MATRÍCULAS | Engenharia Mecânica da Unipampa

MATRÍCULAS

MATRÍCULAS DE CALOUROS

Os procedimentos de matrícula para os ingressantes pelo SISU-ENEM estão explicados detalhadamente  na página de INGRESSO

ORIENTAÇÕES PARA MATRÍCULA DE VETERANOS

> Fique atento às datas do Calendário Acadêmico, pois é responsabilidade de todo aluno estar a par dele, que ESTÁ DISPONÍVEL NOS LINKS À DIREITA>>

> Escolha os componentes curriculares que pretende cursar, consultando as informações do site do curso na página: COMPONENTES CURRICULARES

> Para realizar a solicitação de matrícula entre no site: http://aluno.unipampa.edu.br (Portal do Aluno);

> Sempre se matricule ENTRE OS LIMITES MÍNIMO (180h/semestre = 12 horas-aula/semana) e MÁXIMO (480h/semestre = 32 horas-aula/semana) de CARGA HORÁRIA SEMESTRAL para evitar desligamento (c.h.<180h) ou cancelamento de matrícula;

>>IMPORTANTE:

– SEMPRE TRAGA SEU ESBOÇO DE HORÁRIO! Os alunos devem consultar previamente os horários dos componentes curriculares, disponíveis na página do Campus Alegrete e afixados na sede do Campus (no saguão, na prede do Lab. eletrotécnica, etc.).

– APROVEITAMENTO DE COMPONENTES CURRICULARES (para segunda e demais matrículas e para ingressantes por Processo Seletivo Complementar): na sua primeira matrícula o aluno deve obter o aproveitamento de ao menos três (3) componentes curriculares cursados na sua instituição de origem. Os alunos ingressantes por REOPÇÃO, TRANSFERÊNCIA VOLUNTÁRIA ou PORTADOR DE DIPLOMA devem solicitar no período previsto naquele semestre para o aproveitamento dos componentes curriculares cursados no curso ou instituição anterior e que tiverem equivalência de conteúdo e carga horária no curso de Engenharia Mecânica da UniPampa (vide período no Calendário Acadêmico no menu à direita). As solicitações de aproveitamento só podem ser feitas nas datas apropriadas, não sendo automáticas para alunos de REOPÇÃO, o que acarretará ausência de pré-requisitos na sua matrícula! Mantenha-se informado nos sites ou na secretaria da UniPampa.

– ORDEM DE MATRÍCULA (preferência de vagas): após o primeiro semestre a preferência é função do seu desempenho escolar nos semestres cursados anteriormente, dependendo portanto exclusivamente do seu esforço e dedicação ao estudo, dê o melhor de si.

ETAPAS DA MATRÍCULA
1. Período para solicitação de matrícula pelo portal do aluno: Antes de fazer a sua matrícula analise e tenha em mãos os horários do curso na página de OFERTA DE DISCIPLINAS, a fim de evitar choques de horários.

1.1. Preencha os campos de matrícula e senha (a mesma da biblioteca) e clique em entrar. Na próxima tela entre no link matrícula. Na tela seguinte aparecerão todos os componentes curriculares do seu curso. É importante que você já saiba em que horários eles serão ofertados antes de iniciar a solicitação de matrícula. Ao lado do componente curricular aparecerá um sinal de +, ao clicar neste sinal aparecerá cada uma das turmas e os seus respectivos horários. Procure marcar todos os horários, mas em ordem de prioridade para evitar ficar sem cursar a disciplina. Logo abaixo aparecerá uma caixa com a relação de todas as matérias escolhidas conforme a ordem selecionada. Após selecionar os componentes curriculares clique em confirmar. Na nova tela que se abrirá aparecerá toda a relação de disciplinas escolhidas e as turmas. Imprima esta página antes de confirmar novamente. Este é o seu comprovante de solicitação de matrícula. OBS: alguns componentes não são ofertados pela EM, aparecendo apenas clicando no link para mostrar as ofertas de outros cursos.

2. Período de ajuste de matrícula pela internet: Período em que todos os alunos devem acessar o portal para verificar seu relatório de solicitação de matrícula. Neste relatório estará o resultado de sua solicitação. Se foi aceita ou rejeitada, e o motivo da rejeição. Neste período pode haver oferta de vagas remanescentes das ofertas da mecânica e algumas de outros cursos, seja em componentes do básico como em CCG, confira a nova oferta. ATENÇÃO: os componentes curriculares dos outros cursos que não estão na lista de possíveis CCG, encontrada na página correspondente do menu, não contam para a carga horária mínima a ser vencida! OBS.: nesse período NÃO É POSSÍVEL CANCELAR NADA, SOMENTE NO AJUSTE PRESENCIAL!

2.1. Para fazer o ajuste, você deve entrar no mesmo site em que fez a solicitação de matrícula e clicar na opção relatório de solicitação de matrícula. Este relatório apresentará os componentes curriculares que conseguiste ou não a matrícula. Se quiser, podes aproveitar este período para fazer mais alguma solicitação, basta entrar no link matrícula da página inicial.

3. Período de ajuste presencial junto à Coordenação de Curso: Este ajuste é realizado para situações de exceção e deve ser orientado pelo Coordenador do Curso – solicitações deixadas na secretaria acadêmica sem consulta ao coordenador deverão especificar apenas uma turma por componente curricular e solicitações de mudança de turma não serão consideradas. Neste período os alunos devem assinar o relatório de matrícula, verificando-o. O acompanhamento da solicitação de matrícula deve ser feito pelo solicitante através do portal do aluno, verificando se as vagas solicitadas foram concedidas e comparecendo às aulas até confirmar o resultado da solicitação.

As dúvidas e solicitações sobre a matrícula de alunos veteranos do curso deverão ser sempre elucidadas pela Secretaria Acadêmica do Campus Alegrete pelo fone (55) 3421 8400 ou 3421 8401 ou pessoalmente na Av. Tiarajú 810, sala 116. O horário de atendimento da secretaria é das 8:00h às 20:00h, de segunda a sexta-feira.

>>IMPORTANTE: pré-requisitos são necessários para o bom aproveitamento das disciplinas e, portanto, via de regra não serão quebrados.

Casos particulares serão encaminhados sempre através da Secretaria Acadêmica a qualquer outra instância, sendo ela (Secretaria) a via competente para sua solicitação.

4. Matrículas em Regime ESPECIAL para Prováveis Formandos: estas solicitações possuem período específico para serem realizadas (vide calendário acadêmico) e estão sujeitas às condições especificadas nas Normas de Graduação (Resolução 29 do CONSUNI), bem como às condições impostas pela Comissão de Curso, que são:

>>Somente serão aceitas solicitações de matrícula em regime Especial para Prováveis Formandos em Componentes Curriculares que:

a) não sejam componentes com carga horária 100% prática;

b) nunca tenham sido solicitados anteriormente em Regime Especial (só pode 1 vez).

5. Período de matrícula de alunos de REOPÇÃO, Processo Seletivo COMPLEMENTAR, Indígenas Aldeados e Uruguaios Fronteiriços: Dirijam-se à secretaria acadêmica para saber os procedimentos necessários para realizar sua matrícula.