LABORATÓRIOS DO CICLO BÁSICO | Engenharia Mecânica da Unipampa

LABORATÓRIOS DO CICLO BÁSICO

LABORATÓRIO DE FÍSICA – Bloco A3, sala 206

Este laboratório dispõe de um vasto acervo de equipamentos e ferramentas. Estes componentes curriculares formam o arcabouço indispensável para as áreas de mecânica dos sólidos, fenômenos de transporte e automação e controle.

Componentes curriculares atendidos: (1) Física I, (2) Física II, (3) Física III.

LABORATÓRIO DE QUÍMICA – Bloco A3, sala 207

O Laboratório de Química tem por objetivo atender o componente curricular de Química Geral e Experimental, servindo de base para o componente curricular de Ciência e Engenharia dos Materiais e as que se seguem nessa área de conhecimento. Os principais assuntos a serem abordados nas aulas práticas deste laboratório incluem: reações de oxirredução (princípios fundamentais, celas eletroquímicas e corrosão); introdução às técnicas de laboratórios (tipos de equipamentos e utilização), tipos de reagentes (separação de misturas e padronização de soluções); reações de neutralização de ácidos e bases; determinação do ph e dureza da água, entre outros.

Componentes curriculares atendidos: (1) Química Geral e Experimental

LABORATÓRIO DE ELETROTÉCNICA – Bloco A3, sala 107

Planejado para atender os componentes curriculares que compõe parte da interface entre os cursos de engenharia Elétrica e Mecânica. São previstos experimentos sobre circuitos elétricos em corrente contínua e em corrente alternada; análise dos regimes transitório e permanente destes circuitos, possuindo equipamentos necessários para visualizar e medir as grandezas elétricas de acordo com a característica do circuito (resistivo, capacitivo ou indutivo).

Componentes curriculares atendidos: (1) Eletrotécnica, (2) Física III, (3) Tópicos de Máquinas Elétricas.

LABORATÓRIOS DE INFORMÁTICA (LICA) – Bloco A1, salas 102, 110, 112, 202, 302

Planejados para a realização de atividades de uso geral como, por exemplo, produção de relatórios, simulações usando ferramentas CAD, desenvolvimento de programas computacionais e teste de algoritmos.

Componentes curriculares atendidos: (1) Algoritmos e Programação, (2) Desenho Mecânico Computacional, (3) Introdução à Programação com MATLAB, (4) Resistência dos Materiais II, (5) Elementos de Máquinas I.