Atividades Complementares de Graduação – ACG | Engenharia Mecânica da Unipampa

Atividades Complementares de Graduação – ACG

As atividades Complementares de Graduação – ACG fazem parte da carga horária mínima necessária para a obtenção do grau de Bacharel em Engenharia Mecânica, totalizando 300 horas. Tem validade somente as atividades que foram realizadas pelo aluno após seu ingresso junto a UNIPAMPA (o que foi feito antes não pode ser computado).

As ACG estão divididas em 4 grupos: 1-Ensino, 2-Pesquisa, 3-Extensão e 4-Culturais, Artísticas, Sociais e de Gestão.

 

Que atividades posso fazer para computar como ACG?

Existem diversas atividades que podem ser realizadas pelo aluno para o posterior aproveitamento (cômputo como ACG). Recomenda-se a leitura da Norma de ACG, onde constam informações sobre os aspectos legais e também a tabela com os diversos subgrupos de atividade, documentos necessário e equivalência de horas. No caso de dúvidas recomenda-se procurar a coordenação do curso para esclarecimentos.

Componentes curriculares que o aluno realize junto a UNIAPAMPA ou qualquer outra IES, por exemplo, podem ser computados como ACG de Ensino (grupo 1). Particularmente, alguns componentes curriculares de cunho Social/Cultural, que são ministrados periodicamente por outros curso da UNIPAMPA/Campus Alegrete, são computados como ACG do grupo 4. São eles:

AL0257 – Sociologia e Extensão Rural (2 créditos|)

AL2051 – Acessibilidade e Inclusão Digital (4 créditos)

Dica: alunos que atuam como voluntário em atividades institucionais junto a universidade, tem esse esforço valorizado por meio de pontuação superior àquela dada aos bolsistas.

Quando devo realizar ACG?

A partir do momento do ingresso junto a universidade, o aluno já deve procurar a se envolver em atividades atreladas aos 4 grupos citados anteriormente. Anualmente é realizado o Seminário da Engenharia Mecânica, onde alunos do curso fazem apresentações dos trabalhos que estão desenvolvendo no âmbito institucional. Esta é uma boa oportunidade para os alunos tomarem conhecimento do está sendo desenvolvido no âmbito do curso/universidade e, assim, buscarem engajamento com aquelas atividades que tiver identificação.

 

Quando e como devo solicitar o cômputo das ACG?

Recomenda-se solicitar o cômputo a partir do momento em  tiver obtido aprovação em, aproximadamente, 70% da carga horária mínima do curso em Componentes Curriculares Obrigatórios – CCO.

Semestralmente o Calendário Acadêmico (procure pelo atualizado na página web da UNIPAMPA) traz o “período para solicitação de aproveitamento de atividade complementares de graduação“. Neste período os alunos (aqueles que já tem 70% do curso completo, como explicado anteriormente) devem levar até a Secretaria Acadêmica, cópias e vias originais dos certificados das atividades que foram realizadas. Posteriormente a Secretaria Acadêmica encaminhará a documentação para a Coordenação do Curso fazer o cômputo. Juntamente dos certificados das atividades devem ser entregues, também, vias do Formulário de ACG.