Recomendação de Conhecimento Prévio das CCCGs

Olá!

A Comissão de Curso aprovou a proposta do NDE de conhecimentos prévios essenciais e recomentados para CCCGs na Engenharia de Software. Assim, a Coordenação de Curso orienta aos alunos que desejam matricular-se em CCCGs na oferta 2021.2 que consultem a Tabela de  Recomendações de Conhecimentos Prévios das CCCGs conforme segue abaixo:

Componente Curricular Complementar

Conhecimentos essenciais são desenvolvidos pelos seguintes componentes:

Conhecimentos recomendados são desenvolvidos pelos seguintes componentes:

Semestre recomendado

Acessibilidade e Inclusão Digital

A partir do 3º

Acessibilidade Web

Interação Humano-Computador

A partir do 3º

Álgebra Linear

A partir do 4º

Aprendizado de Máquina

Algoritmos e Programação

Estruturas de Dados

Cálculo I

Álgebra Linear

Análise e Projeto de Algoritmos

A partir do 6º

Automação de Teste de Sistema

Resolução de Problemas II

A partir do 4º

Cálculo I

A partir do 4º

Cálculo II

Cálculo I

A partir do 5º

 Computação e Cidadania

A partir do 3º

Desenvolvimento de Software para Dispositivos Móveis

Algoritmos e Programação

Estruturas de Dados

Banco de Dados

Interação Humano-Computador

A partir do 3º

Desenvolvimento de Software para Web Semântica

Algoritmos e Programação

A partir do 5º

Desenvolvimento de Qualquer Coisa como Serviço

Algoritmos e Programação

Programação Orientada a Objetos

A partir do 5º

Engenharia Dirigida por Modelos

Análise e Projeto de Software

A partir do 4º

Engenharia de Software Orientada a Agentes

Algoritmos e Programação

Análise e Projeto de Software

Lógica Matemática

A partir do 4º

Geometria Analítica

A partir do 4º

Inteligência Artificial

Lógica Matemática

Algoritmos e Programação

Estruturas de Dados

Análise e Projeto de Algoritmos

A partir do 6º

Introdução à Análise de Dados

Banco de Dados

Programação Orientada a Objetos

Algoritmos e Programação

Estruturas de Dados

Probabilidade e Estatística

A partir do 5º

Introdução ao Processamento de Imagens Digitais

Algoritmos e Programação

Lógica Matemática

A partir do 4º

Introdução ao Processamento Paralelo

Arquitetura e Organização de Computadores

Algoritmos e Programação

Estruturas de Dados

Análise e Projeto de Algoritmos

Sistemas Operacionais

A partir do 5º

Laboratório de Desenvolvimento de Jogos Digitais

Algoritmos e Programação

Estruturas de Dados

Interação Humano-Computador

Programação Orientada a Objetos

A partir do 4º

Libras

A partir do 3º

Libras 2

A partir do 3º

 Linguagens Específicas de Domínio

Análise e Projeto de Software

A partir do 4º

Métodos de Otimização

Algoritmos e Programação

Estruturas de Dados

Matemática Discreta

Análise e Projeto de Algoritmos

Álgebra Linear

Cálculo I

A partir do 4º

Modelo de Negócio na Área de Software

Administração e Empreendedorismo

A partir do 3º

Práticas em Programação

Algoritmos e Programação

Estruturas de Dados

Programação Orientada a Objetos

A partir do 4º

Prática em Linguagem III

A partir do 3º

Processamento de Linguagem Natural

Algoritmos e Programação

Estruturas de Dados

Lógica Matemática

A partir do 5º

Produção de Textos Científicos e Latex

A partir do 3º

Programação para Web

Algoritmos e Programação

Algoritmos e Programação

Estruturas de Dados

A partir do 5º

Projeto de Linguagens de Programação

Algoritmos e Programação

Estruturas de Dados

Análise e Projeto de Algoritmos

A partir do 6º

Projeto de Sistemas Digitais

Algoritmos e Programação

Estruturas de Dados

Sistemas Operacionais

Arquitetura e Organização de Computadores

A partir do 6º

Redação Técnica

A partir do 3º

Relações Étnico-raciais

A partir do 3º

Sistemas de Informação

A partir do 3º

Tecnologia em Contexto Social

A partir do 3º

Teste de Desempenho

Resolução de Problemas II

Sistemas Operacionais

Arquitetura e Organização de Computadores

Programação Orientada a Objetos

A partir do 4º

Tópicos em Ataque e Defesa de Sistemas

Redes de Computadores

Sistemas Operacionais

Arquitetura e Organização de Computadores

A partir do 6º

Tópicos em Blockchain e Smart Contracts

Algoritmos e Programação

Estruturas de Dados

Redes de Computadores

A partir do 5º

Tópicos de Redes de Computadores

Redes de Computadores

A partir do 6º

Tópicos em Resolução de Problemas em Sistemas Unix/Linux I

Algoritmos e Programação

Estruturas de Dados

Redes de Computadores

A partir do 6º

Tópicos em Resolução de Problemas em Sistemas Unix/Linux II

Tópicos em Resolução de Problemas em Sistemas Unix/Linux I

A partir do 7º

Tópicos de Segurança de Sistemas e da Informação

Algoritmos e Programação

Estruturas de Dados

Sistemas Operacionais

Redes de Computadores

Análise e Projeto de Software

Programação Orientada a Objetos

A partir do 6º

Interação Humano-Computador no

Desenvolvimento de Software

Resolução de Problemas I

Interação Humano-Computador

Inovação e Criatividade

Verificação e Validação

A partir do 5º

Desafios de Programação

Algoritmos e Programação

Estruturas de Dados

Análise e Projeto de Algoritmos

Matemática Discreta

A partir do 5º