Doutorado
Classe A – Adjunto A – Nível 1
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/7511013446343990
E-mail institucional: williamsonsilva@unipampa.edu.br
Grupos de pesquisa: LESSE
Site do Grupo de Pesquisa: https://lesse.com.br/site/
Descrição: Doutor e mestre em Informática pelo Programa de Pós-Graduação em Informática da Universidade Federal do Amazonas (UFAM). Possui graduação em Análise e Desenvolvimento de Sistemas pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima (Campus Boa Vista). Atualmente, é professor adjunto na Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA) e membro do Programa Pós-Graduação em Engenharia de Software (PPGES-UNIPAMPA). É membro do Grupo de Pesquisa LESSE (Laboratory of Empirical Studies in Software Engineering), do Comitê Gestor (2022-2023 e 2023-2024) da Comissão Especial de Sistemas de Informação (CESI) da Sociedade Brasileira de Computação (SBC) e também faz parte do Grupo de Interesse em Metodologias Ativas vinculado à Comissão Especial de Educação em Computação. Suas principais áreas de pesquisa incluem Engenharia de Requisitos, Qualidade de Software, Engenharia de Software Experimental, Pesquisa em Educação em Computação, Informática na Educação, Sistemas de Informação, Usabilidade e User eXperience, além de Agentes Conversacionais, Chatbots, Inteligência Artificial e Machine Learning. Com uma sólida formação acadêmica e uma abordagem interdisciplinar, Williamson contribui ativamente com a comunidade acadêmica, buscando avanços nas áreas de Computação e Engenharia de Software.
- Gabriel Alves dos Santos. Uma abordagem para apoiar a atividade de teste em Chatbots. Início: 2023. Dissertação (Mestrado profissional em Informática) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná. (Coorientador).
- Vitória Moraes da Silva. Ensino de Programação por meio de metodologias ativas. Início: 2023. Dissertação (Mestrado profissional em Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Software) – Universidade Federal do Pampa. (Coorientador).
- Andressa Sias. Visualização de Informação e User Experience: como representar dados dos usuários aos desenvolvedores de software. Início: 2023. Dissertação (Mestrado profissional em Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Software) – Universidade Federal do Pampa. (Orientador).
- Renato Pacheco Vieira. ainda a ser definido. Início: 2023. Dissertação (Mestrado profissional em Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Software) – Universidade Federal do Pampa. (Orientador).
- Julio Fraga. Visualização de Informação de Sentimentos dos Usuários. Início: 2023. Dissertação (Mestrado profissional em Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Software) – Universidade Federal do Pampa. (Orientador).
- Matheus de Oliveira Ribeiro. Melhorando o Processo de Avaliação de Experiência do Usuário por meio de Métodos de Machine Learning. Início: 2022. Dissertação (Mestrado profissional em Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Software) – Universidade Federal do Pampa. (Orientador).
- Wesley Soares de Souza. Gestão de Conhecimento em empresas de software. Início: 2022. Dissertação (Mestrado profissional em Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Software) – Universidade Federal do Pampa. (Coorientador).
- Eduardo Augusto Oliveira de Jesus. Uma Nova Técnica de Avaliação de Usabilidade e Experiência do Usuário em Aplicações Móveis. Início: 2022. Dissertação (Mestrado profissional em Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Software) – Universidade Federal do Pampa. (Orientador).
- Renato de Souza Garcia. ChatLearnEx: Chatbot para apoiar o ensino de programação sob a perspectiva da Aprendizagem Baseada em Exemplos.. Início: 2022. Dissertação (Mestrado profissional em Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Software) – Universidade Federal do Pampa. (Coorientador).
Orientações e supervisões em andamento – Tese de doutorado
- Maria Ivanilse Calderon Ribeiro. Repositório Aberto Colaborativo de metodologias ativas para apoiar docentes no ensino de Programação. Início: 2021. Tese (Doutorado em Informática) – Universidade Federal do Amazonas. (Coorientador).
- Luiz Rafael Jacques Caldeira. Estudo sobre a predição de energia em alegrete. Início: 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência da Computação) – Universidade Federal do Pampa. (Orientador).
- Matheus Luis Machado Sonego. Plataforma Web para o Apoio à Defesa Civil de Alegrete. Início: 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Software) – Universidade Federal do Pampa. (Orientador).
- Gabriel Jacques Moura. Desenvolvimento do Back End de um aplicativo para gerenciamento de animais. Início: 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Software) – Universidade Federal do Pampa. (Orientador).
- Thaís dos Santos. Evoluindo repositório de aprendizagem por meio de elementos motivadores. Início: 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Software) – Universidade Federal do Pampa. (Orientador).
- Gustavo Soares Ferreira. Desenvolvimento do Front End de um Aplicativo de Carteira de Vacinação Animal Digital. Início: 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Software) – Universidade Federal do Pampa. (Orientador).
- Lucas Vieira de Carvalho. Caracterização de Tecnologias de Avaliação de Usabilidade em Agentes Conversacionais baseados em Texto. Início: 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Software) – Universidade Federal do Pampa. (Orientador).
- Mateus Balda Mota. Em direção a uma proposta de back-end de um chatbot baseado em exemplos para pratica de conteúdos de programação. Início: 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Software) – Universidade Federal do Pampa. (Orientador).
- Joao Emilio Antonio Villa. Em direção a uma proposta de front-end de um ChatBot para Auxílio no Ensino da Programação. Início: 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Software) – Universidade Federal do Pampa. (Orientador).
- Vitor Xavier Siqueira. Estudo Sobre a Previsão da Evasão dos Alunos da Computação Usando Mineração de Dados. Início: 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência da Computação) – Universidade Federal do Pampa. (Orientador).
- Marcus Vinicius Andrade Barbosa. Proposição e avaliação de tecnologias para avaliação de chatbots sob a perspectiva da experiência do usuário. Início: 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Software) – Universidade Federal do Pampa. (Orientador).
- Eduardo Bulling Couto. Analysis of the state of the art of gamification in requirements engineering. Início: 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Software) – Universidade Federal do Pampa. (Orientador).
- Emanuelle Leães Alves. Investigando o uso de design fiction para apoiar o levantamento dos requisitos de chatbots. Início: 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Software) – Universidade Federal do Pampa. (Orientador).
- Andre Luiz Mendes Miranda. Chatbot para educação: avaliando a learner experience em ambientesnão convencionais de aprendizagem. Início: 2023. Iniciação científica (Graduando em Engenharia de Software) – Universidade Federal do Pampa. (Orientador).
- Marcus Vinicius Andrade Barbosa. UX of Chatbots: Investigando o uso de Métodos de Avaliação de UX em Chatbots. Início: 2022. Iniciação científica (Graduando em Engenharia de Software) – Universidade Federal do Pampa, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul. (Orientador).
- Lucas Vieira de Carvalho. Usabilidade de Chatbots: Comparando métodos de avaliação de usabilidade em chatbots. Início: 2022. Iniciação científica (Graduando em Engenharia de Software) – Universidade Federal do Pampa, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. (Orientador).
- Kauã Henrico da Silva Souza. Orientação de Estágio: COMPASS.UOL TECNOLOGIA.. Início: 2023. Orientação de outra natureza. Universidade Federal do Pampa. (Orientador).
Artigos completos publicados em periódicos
-
- MOREIRA, L. S. ; LUNARDI, G. ; RIBEIRO, M. O. ; SILVA, WILLIAMSON ; BASSO, F. . A Study of Algorithm-Based Detection of Fake News in Brazilian Election: Is BERT the Best. IEEE Latin America Transactions, v. 21, p. 897-903, 2023.
- CALDERON, IVANILSE ; SILVA, WILLIAMSON ; FEITOSA, EDUARDO . Active Learning Methodologies for Teaching Programming in Undergraduate Courses: A Systematic Mapping Study. Informatics In Education, v. 1, p. 1-6-42, 2023
- ALBUQUERQUE, A. D. ; GALVAO, N. S. ; MENEZES, S. S. C. ; RIBEIRO, M. O. ; CACIANO, K. R. P. S. ; SILVA, W. . Software para auxiliar o autocuidado de pessoas com estomias intestinais no contexto amazônico. Enfermagem em Foco, v. 14, p. 1, 2022.
- LOPES, A. C. ; Marques, A. B. ; SILVA, WILLIAMSON ; BARBOSA, SIMONE ; CONTE, T. . Checklist-Based Techniques with Gamification and Traditional Approaches for Inspection of Interaction Models. IET Software, p. 1-11, 2020.
- SILVA, WILLIAMSON; STEINMACHER, IGOR ; CONTE, TAYANA . Students’ and instructors’ perceptions of five different active learning strategies used to teach software modeling. IEEE Access, v. 7, p. 1-1, 2019.
- FERREIRA, BRUNA ; SILVA, WILLIAMSON ; BARBOSA, SIMONE D.J. ; CONTE, TAYANA . Technique for representing requirements using personas: a controlled experiment. IET Software, v. 12, p. 280-290, 2018.
- CUNHA, J. A. O. G. (Org.) ; BARROS, P. V. S. (Org.) ; MONTEIRO FILHO, J. M. S. (Org.) ; MACHADO, J. C. (Org.) ; SILVA, W. (Org.) . Tópicos Especiais em Sistemas de Informação: Minicursos SBSI 2023. 1. ed. MACEIÓ: IFAL, 2023. v. 1.
- ASSANUMA, W. R. ; VALLE, P. H. D. ; COLETI, T. A. ; SILVA, W. . AVALIAÇÃO DE UM AMBIENTE GAMIFICADO DE APOIO AO ENSINO DE DISCIPLINAS DE CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO. In: Tatiana Mendes Bacellar; Shirley Ribeiro Carvalho. (Org.). Pilares da Educação Contemporânea ? Vol. 02. 08ed.São Luís: Editora Pascal, 2021, v. 2, p. 74-89.
- NASCIMENTO, C. R. ; VALLE, P. H. D. ; NAKAYAMA, L. K. ; ARANTES, E. P. ; SILVA, W. . Empregando Design Science Research para projetar um jogo educacional de apoio à aprendizagem de frações matemáticas. In: Tatiana Mendes Bacellar; Shirley Ribeiro Carvalho. (Org.). Pilares da Educação Contemporânea ? Vol. 02. 08ed.São Luís: Editora Pascal, 2021, v. 2, p. 90-103.
- GUERINO, G. C. ; NAKAMURA, W. T. ; PASCHOAL, L. N. ; VALLE, P. H. D. ; SILVA, W. . LIÇÕES APRENDIDAS SOBRE ENSINO REMOTO EMERGENCIAL SOB A PERSPECTIVA DE DOCENTES DOS CURSOS DE COMPUTAÇÃO. In: Cleber Bianchessi. (Org.). LIÇÕES APRENDIDAS SOBRE ENSINO REMOTO EMERGENCIAL SOB A PERSPECTIVA DE DOCENTES DOS CURSOS DE COMPUTAÇÃO. 1ªed.Curitiba: Editora Bagai, 2021, v. , p. 60-73.
- SILVA, WILLIAMSON; VALENTIM, NATASHA ; CONTE, TAYANA . Designing Activity Diagrams Aiming at Achieving Usability in Interactive Applications: An Empirical Study. In: Masaaki Kurosu. (Org.). HCI: International Conference on Human-Computer Interaction. 1ed.: , 2016, v. 9731, p. 208-219.
- NASCIMENTO, I. ; SILVA, WILLIAMSON ; GADELHA, B. ; CONTE, TAYANA . Userbility: a technique for the evaluation of user experience and usability on mobile applications. In: Masaaki Kurosu. (Org.). HCI: International Conference on Human-Computer Interaction. 1ed.: Springer, Cham, 2016, v. 9731, p. 372-383.
- LEIFHEIT, BHRUNO ROAN ; BASSO, FÁBIO PAULO ; SILVA, WILLIAMSON . Characterizing Toolkits for Platform Independent Chatbot Development. In: SBSI ’23: XIX Brazilian Symposium on Information Systems, 2023, Maceió Brazil. Proceedings of the XIX Brazilian Symposium on Information Systems. p. 28-36.
- CALDERON, IVANILSE ; VALLE, PEDRO ; ORAN, ANA ; VILELA, RICARDO ; LIMA, RAYFRAN ; GARCIA, RENATO ; SILVA, WILLIAMSON ; FEITOSA, EDUARDO . Percepção docente sobre o uso do WhatsApp como ferramenta de comunicação no ensino remoto emergencial. In: Workshop sobre Aspectos Sociais, Humanos e Econômicos de Software, 2023, Brasil. Anais do VIII Workshop sobre Aspectos Sociais, Humanos e Econômicos de Software (WASHES 2023). p. 31-40.
- ORAN, ANA CAROLINA ; LIMA, RAYFRAN ROCHA ; GADELHA, BRUNO ; MAIA, NAYANE ; SILVA, WILLIAMSON ; RIVERO, LUIS . Empowering Technical Skills and Soft Skills in Software Engineering Students through Problem-Based Learning. In: SBES 2023: XXXVII Brazilian Symposium on Software Engineering, 2023, Campo Grande Brazil. Proceedings of the XXXVII Brazilian Symposium on Software Engineering. New York: ACM. p. 348-357.
- TONHÃO, SIMONE ; SHIGENAGA, MARCELO ; HERCULANI, JULIO ; MEDEIROS, ANDRESSA ; AMARAL, ALINE ; SILVA, WILLIAMSON ; COLANZI, THELMA ; STEINMACHER, IGOR . Gamification in Software Engineering Education: a Tertiary Study. In: SBES 2023: XXXVII Brazilian Symposium on Software Engineering, 2023, Campo Grande Brazil. Proceedings of the XXXVII Brazilian Symposium on Software Engineering. New York: ACM. p. 358-367.
- BONETTI, TIAGO PIPERNO ; DIAS, MATHEUS MOLINA ; SILVA, WILLIAMSON ; COLANZI, THELMA ELITA . Students’ Perception of Example-Based Learning in Software Modeling Education. In: SBES 2023: XXXVII Brazilian Symposium on Software Engineering, 2023, Campo Grande Brazil. Proceedings of the XXXVII Brazilian Symposium on Software Engineering. New York: ACM. p. 67-76.
- TONHAO, S. F. ; SHIGENAGA, M. ; SILVA, W. ; COLANZI, T. ; STEINMACHER, Igor . Um estudo sobre o uso de Worked Examples e Gamificação para apoiar o ensino de Engenharia de Software. In: Simpósio Brasileiro de Informática na Educação (SBIE 2023), 2023, Passo Fundo. Anais do Simpósio Brasileiro de Informática na Educação (SBIE 2023), 2023.
- SILVA, W.; GARCIA, R. S. ; MENDES, A. ; RIBEIRO, M. O. ; VILELA, R. F. ; NAKAMURA, W. T. ; LUNARDI, G. M. ; VALLE, P. H. D. . Aprendendo com os Erros dos Outros: Um relato sobre o uso de Exemplos Errôneos como ferramenta de Aprendizagem de Casos de Uso. In: Simpósio Brasileiro de Informática na Educação (SBIE 2023), 2023, Passo Fundo. Anais do Simpósio Brasileiro de Informática na Educação (SBIE 2023), 2023.
- Calderon Ribeiro, M. I. ; SILVA, W. ; FEITOSA, E. L. . Explorando a aceitação do CollabProg como um Facilitador de Metodologias Ativas no Ensino de Programação. In: Simpósio Brasileiro de Informática na Educação (SBIE 2023), 2023, Passo Fundo. Anais do Simpósio Brasileiro de Informática na Educação (SBIE 2023), 2023.
- SILVEIRA, M. B. ; CARGNELUTTI, R. ; GARCIA, R. S. ; SILVA, W. . Um Estudo Exploratório sobre o uso do ChatGPT na Melhoria e Revisão da Escrita de Artigos Científicos. In: Simpósio Brasileiro de Informática na Educação (SBIE 2023), 2023, Passo Fundo. Anais do Simpósio Brasileiro de Informática na Educação (SBIE 2023), 2023.
- SILVA, L. ; DIAS, B. ; FINGER, A. ; SILVA, W. . Avaliação da Experiência de Uso do JFLAP como recurso pedagógico no ensino de Linguagens Formais. In: Simpósio Brasileiro de Informática na Educação (SBIE 2023), 2023, Passo Fundo. Anais do Simpósio Brasileiro de Informática na Educação (SBIE 2023), 2023.
- MENDES, A. ; GARCIA, R. S. ; LUNARDI, G. M. ; VILELA, R. F. ; VALLE, P. H. D. ; SILVA, W. . Projeto e Avaliação de um Template de Worked Exemplos para o Ensino de Programação. In: Simpósio Brasileiro de Informática na Educação (SBIE 2023), 2023, Passo Fundo. Anais do Simpósio Brasileiro de Informática na Educação (SBIE 2023), 2023.
- VALLE, P. H. D. ; VILELA, R. F. ; GUERINO, G. C. ; SILVA, WILLIAMSON . Soft and Hard Skills of Software Testing Professionals: A Comprehensive Survey. In: Simpósio Brasileiro de Qualidade de Software, 2023, Brasilia. Anais do XXII Simpósio Brasileiro de Qualidade de Software, 2023.
- LIMA, RAYFRAN ; Toledo, A. C. O. F. ; FRANCA, C. ; BARROS, M. ; SILVA, WILLIAMSON . Improving test team performance through an Episodic Organizational Change implementation: A case study replication and extension. In: Simpósio Brasileiro de Qualidade de Software, 2023, Brasilia. Anais do XXII Simpósio Brasileiro de Qualidade de Software, 2023.
- JESUS, EDUARDO ; GUERINO, GUILHERME ; VALLE, PEDRO ; NAKAMURA, WALTER ; ORAN, ANA ; BALANCIERI, RENATO ; COLETI, THIAGO ; MORANDINI, MARCELO ; FERREIRA, BRUNA ; SILVA, WILLIAMSON . An Experimental Study on Usability and User Experience Evaluation Techniques in Mobile Applications. In: 24th International Conference on Enterprise Information Systems, 2022, Online Streaming. Proceedings of the 24th International Conference on Enterprise Information Systems, 2022. p. 340.
- BARBOSA, MARCUS ; NAKAMURA, WALTER ; VALLE, PEDRO ; GUERINO, GUILHERME ; FINGER, ALICE ; LUNARDI, GABRIEL ; SILVA, WILLIAMSON . UX of Chatbots: An Exploratory Study on Acceptance of User Experience Evaluation Methods. In: 24th International Conference on Enterprise Information Systems, 2022, Online Streaming. Proceedings of the 24th International Conference on Enterprise Information Systems, 2022. v. 2. p. 355-363.
- CALDERON, IVANILSE ; SILVA, WILLIAMSON ; FEITOSA, EDUARDO . CollabProg: Um Repositório Colaborativo Aberto para Apoiar na Adoção de Metodologias Ativas no Ensino de Programação. In: Anais Estendidos do Simpósio Brasileiro de Educação em Computação, 2022, Brasil. Anais Estendidos do II Simpósio Brasileiro de Educação em Computação (EDUCOMP Estendido 2022), 2022. p. 36-39.
- BARBOSA, MARCUS ; VALLE, PEDRO ; NAKAMURA, WALTER ; GUERINO, GUILHERME ; FINGER, ALICE ; LUNARDI, GABRIEL ; SILVA, WILLIAMSON . Um Estudo Exploratório sobre Métodos de Avaliação de User Experience em Chatbots. In: Escola Regional de Engenharia de Software, 2022, Brasil. Anais da VI Escola Regional de Engenharia de Software (ERES 2022), 2022. p. 21-30.
- SILVA, LEONARDO G. ; FINGER, ALICE ; SILVA, WILLIAMSON . Um estudo exploratório sobre a aceitação do UX Curve aplicado a Ambientes Virtuais de Aprendizagem. In: Escola Regional de Engenharia de Software, 2022, Brasil. Anais da VI Escola Regional de Engenharia de Software (ERES 2022), 2022. p. 31-40.
- RIBEIRO, MATHEUS DE OLIVEIRA ; ALBURQUERQUE, ALINE DUARTE ; DE MENEZES, SÁSKIA SAMPAIO CIPRIANO ; GALVÃO, NARIANI SOUZA ; SILVA, WILLIAMSON . EstomAM: um aplicativo para auxiliar no autocuidado de pessoas com estomias intestinais. In: Escola Regional de Engenharia de Software, 2022, Brasil. Anais da VI Escola Regional de Engenharia de Software (ERES 2022), 2022. p. 41-50.
- MOREIRA, LARA S. ; RIBEIRO, MATHEUS DE O. ; SIQUEIRA, VITOR X. ; CORREA, MAGINO A. ; C. JUNIOR, CASSIO ; OLIVEIRA, EDUARDO A. ; MERLUGO, JOÃO P. ; BASSO, FÁBIO P. ; SILVA, WILLIAMSON ; LUNARDI, GABRIEL M. . Engenharia de Software Inteligente para a Predição de Notícias Falsas: Representações de Codificador Bidirecional de Transformadores. In: Escola Regional de Engenharia de Software, 2022, Brasil. Anais da VI Escola Regional de Engenharia de Software (ERES 2022). p. 61-70.
- DIAS, BRUNA ; FINGER, ALICE ; SILVA, WILLIAMSON ; DA SILVA, JOÃO PABLO . Avaliando a Aceitação de Aplicativos de Lógica Matemática Sob a Perspectiva de Docentes e Discentes. In: Escola Regional de Engenharia de Software, 2022, Brasil. Anais da VI Escola Regional de Engenharia de Software (ERES 2022). p. 121-130.
- MOREIRA, SUSANA ; SOUSA, TAMIRES ; SILVA, WILLIAMSON ; MARQUES, ANNA B. . Uma experiência de gamificação no ensino com o ambiente Classcraft: análise da motivação dos estudantes. In: Simpósio Brasileiro de Informática na Educação, 2022, Brasil. Anais do XXXIII Simpósio Brasileiro de Informática na Educação (SBIE 2022). p. 403-414.
- TONHÃO, SIMONE DE FRANÇA ; SILVA, WILLIAMSON ; COLANZI, THELMA ; STEINMACHER, IGOR . Uma plataforma gamificada de desafios baseados em worked examples extraídos de projetos de Software Livre para o ensino de Engenharia de Software. In: Anais Estendidos do Simpósio Brasileiro de Sistemas Colaborativos, 2022, Brasil. Anais Estendidos do XVII Simpósio Brasileiro de Sistemas Colaborativos (SBSC Estendido 2022). p. 33-38.
- COLETI, THIAGO ; GUERINO, GUILHERME ; VALENTIM, NATASHA ; SILVA, WILLIAMSON . Assessing a Technology for Usability and User Experience Evaluation of Conversational Systems: An Exploratory Study. In: 23rd International Conference on Enterprise Information Systems, 2021, Online Streaming. Proceedings of the 23rd International Conference on Enterprise Information Systems, 2021. p. 463-473.
- CALDERON, IVANILSE ; SILVA, WILLIAMSON ; FEITOSA, EDUARDO . Um Mapeamento Sistemático da Literatura sobre o uso de Metodologias Ativas durante o Ensino de Programação no Brasil. In: Simpósio Brasileiro de Informática na Educação, 2021, Brasil. Anais do XXXII Simpósio Brasileiro de Informática na Educação (SBIE 2021). p. 1152-1161.
- SILVA, WILLIAMSON; GADELHA, BRUNO ; STEINMACHER, IGOR ; CONTE, TAYANA . Towards an open repository for teaching software modeling applying active learning strategies. In: ICSE ’20: 42nd International Conference on Software Engineering, 2020, Seoul South Korea. Proceedings of the ACM/IEEE 42nd International Conference on Software Engineering: Software Engineering Education and Training. p. 162-172.
- MARQUES, ANNA B. ; FERREIRA, BRUNA ; LOPES, ADRIANA ; SILVA, WILLIAMSON . Stimulating the development of soft skills in Software Engineering Education through Design Thinking. In: SBES ’20: 34th Brazilian Symposium on Software Engineering, 2020, Natal Brazil. Proceedings of the 34th Brazilian Symposium on Software Engineering, 2020. p. 690-699.
- SILVA, WILLIAMSON; GADELHA, BRUNO ; STEINMACHER, IGOR ; CONTE, TAYANA . What are the differences between group and individual modeling when learning UML?. In: the XXXII Brazilian Symposium, 2018, Sao Carlos. Proceedings of the XXXII Brazilian Symposium on Software Engineering – SBES ’18, 2018. p. 308-317.
- COSTA VALENTIM, NATASHA M. ; SILVA, WILLIAMSON ; CONTE, TAYANA . The Students’ Perspectives on Applying Design Thinking for the Design of Mobile Applications. In: 2017 IEEE/ACM 39th International Conference on Software Engineering (ICSE), 2017, Buenos Aires. 2017 IEEE/ACM 39th International Conference on Software Engineering: Software Engineering Education and Training Track (ICSE-SEET), 2017. p. 77-86.
- NASCIMENTO, E. ; SILVA, W. ; De FRANCA, B. B. N. ; GADELHA, B. ; CONTE, T. . Um Modelo sobre as Dificuldades para Especificar Casos de Uso. In: XX Ibero-American Conference on Software Engineering: Software Engineering Track (CIbSE-SET 2017), 2017, Buenos Aires. Proceedings of the XX Ibero-American Conference on Software Engineering: Software Engineering Track (CIbSE-SET 2017), 2017. p. 263-276.
- SILVA, WILLIAMSON; STEINMACHER, IGOR ; CONTE, TAYANA . Apoiando o Ensino de Diagrama de Atividades através de um jogo educacional. In: XXV Workshop sobre Educação em Computação, 2017. Anais do Workshop sobre Educação em Computação (WEI).
- SILVA, WILLIAMSON ALISON FREITAS; STEINMACHER, IGOR FABIO ; CONTE, TAYANA UCHOA . Is It Better to Learn from Problems or Erroneous Examples?. In: 2017 IEEE 30th Conference on Software Engineering Education and Training (CSEE&T), 2017, Savannah. 2017 IEEE 30th Conference on Software Engineering Education and Training (CSEE&T), 2017. p. 222-231.
- SILVA, W.; VALENTIM, N. M. C. ; CONTE, T. . Designing Activity Diagrams Aiming at Achieving Usability in Interactive Applications: An Empirical Study. In: 18th International Conference on Human-Computer Interaction (HCII 2016), 2016, Toronto. Human-Computer Interaction. Theory, Design, Development and Practice (Part I), LNCS 9731, 2016. v. 1. p. 208-219.
- COSTA, INGRID ; SILVA, WILLIAMSON ; LOPES, ADRIANA ; RIVERO, LUIS ; GADELHA, BRUNO ; OLIVEIRA, ELAINE ; CONTE, TAYANA . An Empirical Study to Evaluate the Feasibility of a UX and Usability Inspection Technique for Mobile Applications. In: The 28th International Conference on Software Engineering and Knowledge Engineering, 2016. v. 1. p. 595-599.
- NASCIMENTO, ELIZAMARY ; SILVA, WILLIAMSON ; CONTE, TAYANA ; STEINMACHER, IGOR ; MASSOLLAR, JOBSON ; TRAVASSOS, GUILHERME HORTA . Is a Picture worth a Thousand Words?. In: the 30th Brazilian Symposium, 2016, Maringá. Proceedings of the 30th Brazilian Symposium on Software Engineering – SBES ’16, 2016. p. 93-102.
- COSTA VALENTIM, NATASHA M. ; SILVA, WILLIAMSON ; CONTE, TAYANA . Integrating the Usability into the Software Development Process – A Systematic Mapping Study. In: 17th International Conference on Enterprise Information Systems, 2015, Barcelona. Proceedings of the 17th International Conference on Enterprise Information Systems. v. 3. p. 105-113.
- VALENTIM, N. M. C. ; SILVA, W. ; CONTE, T. . Avaliando a Experiência do Usuário e a Usabilidade de um Aplicativo Web Móvel: um relato de experiência. In: XVIII Congresso Ibero-Americano em Engenharia de Software, 2015, Lima. Congresso Ibero-Americano em Engenharia de Software (CIbSE 2015), 2015. v. 1. p. 788-801.
- FERREIRA, BRUNA ; SILVA, WILLIAMSON ; Oliveira, Edson ; CONTE, TAYANA . Designing Personas with Empathy Map. In: The 27th International Conference on Software Engineering and Knowledge Engineering, 2015. v. 1. p. 501-505.
- SILVA, W.; VALENTIM, N. M. C. ; CONTE, T. . Estudo Comparativo entre Diagrama de Atividade e Análise Hierárquica de Tarefas: uma Análise da Facilidade de Modelagem e Compreensão. In: XIII Simpósio Brasileiro Sobre Fatores Humanos em Sistemas Computacionais (IHC’14), 2014, Foz do Iguaçu. IHC ’14: Proceedings of the 13th Brazilian Symposium on Human Factors in Computing Systems, 2014. v. 1. p. 91-100.
- SILVA, W.; VALENTIM, N. M. C. ; CONTE, T. . Projetando Diagramas de Atividade visando a Usabilidade de Aplicações Interativas. In: XIII Simpósio Brasileiro Sobre Fatores Humanos em Sistemas Computacionais (IHC’14), 2014, Foz do Iguaçu. IHC’14, 2014. v. 1. p. 349-352.
- VALENTIM, NATASHA M. COSTA ; RABELO, JACILANE ; SILVA, WILLIAMSON ; COUTINHO, WALLISON ; MOTA, ÁLVARO ; CONTE, TAYANA . Avaliando a qualidade de um aplicativo web móvel através de um teste de usabilidade: um relato de experiência. In: XIII Simpósio Brasileiro de Qualidade de Software, 2014, Brasil. Anais do XIII Simpósio Brasileiro de Qualidade de Software (SBQS 2014), 2014. p. 256-263.
- GARCIA, RENATO DE SOUZA ; VALLE, PEDRO HENRIQUE DIAS ; BASSO, FÁBIO ; SILVA, WILLIAMSON . Em direção ao desenvolvimento de um chatbot baseado em exemplos para prática de conteúdos de programação. In: Anais Estendidos do Simpósio Brasileiro de Educação em Computação, 2023, Brasil. Anais Estendidos do III Simpósio Brasileiro de Educação em Computação (EDUCOMP Estendido 2023). p. 14-15.
- MOURA, GUILHERME DE ÁVILA DE ; SILVA, WILLIAMSON ; LUNARDI, GABRIEL MACHADO . Em Direção a uma Ferramenta de Recomendação de Código para Apoiar o Aprendizado de Programação. In: Anais Estendidos do Simpósio Brasileiro de Educação em Computação, 2023, Brasil. Anais Estendidos do III Simpósio Brasileiro de Educação em Computação (EDUCOMP Estendido 2023). p. 24.
- Calderon Ribeiro, M. I. ; REIS, K. ; SILVA, S. ; ENDRIO, H. ; SILVA, R. ; VIANA, M. ; SILVA, W. ; FEITOSA, E. L. . CollabProg: Um Repositório Colaborativo Aberto para Apoiar na Adoção de Metodologias Ativas no Ensino de Programação. In: IX Concurso Integrado de Desenvolvimento de Soluções de Tecnologia e Objetos de Aprendizagem para a Educação (Apps.Edu 2022), 2023, Passo Fundo. Anais Extendidos do Congresso Brasileiro de Engenharia de Software (CBIE 2023), 2023.
- CALDERON RIBEIRO, IVANILSE ; SILVA, WILLIAMSON ; FEITOSA, EDUARDO LUZEIRO . Repositório Colaborativo para apoiar a adoção de Metodologias Ativas no Ensino de Programação. In: Anais Estendidos do Simpósio Brasileiro de Educação em Computação, 2021, Brasil. Anais Estendidos do I Simpósio Brasileiro de Educação em Computação (EDUCOMP Estendido 2021). p. 56-57.
- CONTE, T. U. ; Santos, G. ; VALENTIM, N. M. C. ; Marques, A. B. ; LOPES, A. C. ; Toledo, A. C. O. F. ; SILVA, W. . Grupo de Usabilidade e Engenharia de Software – USES. In: XVI Simpósio Brasileiro sobre Fatores Humanos em Sistemas Computacionais (IHC 2017), 2017, Joinville. Fórum dos Grupos de Pesquisa em Interação Humano-Computador, 2017.
- SILVA, W.; CONTE, T. . Técnica para Projeto de Diagramas de Atividades visando a Usabilidade nas Aplicações Interativas. In: I Workshop de Teses e Dissertações em IHC (WTD-IHC), 2014, Foz do Iguaçu. IHC’14, 2014. v. 2. p. 41-44.
- SILVA, W.. Melhorando a qualidade de aplicações interativas por meio da usabilidade de software. 2016. (Apresentação de Trabalho/Outra).