Corpo Docente | Engenharia de Software

 Corpo Docente

Alessandro Bof de Oliveira

Doutorado
Classe C – Adjunto – Nível 2
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/0152113010079859
E-mail institucional: alessandrooliveira@unipampa.edu.br

Descrição: Bacharel em Física (2004), Mestre e Doutor em Ciências da Computação (2008 e 2016 respectivamente), ambos pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Atualmente atua como docente na Universidade Federal do Pampa campus Alegrete principalmente nos cursos de ciência da computação e engenharia de software onde também é coordenador do curso de ciência da computação desde 2013. Tem experiência nas áreas de Física e Ciência da Computação, com ênfase em Processamento de Imagens, atuando principalmente nos seguintes temas: Métodos estocásticos aplicados no processamento de imagens, rastreamento de objetos em vídeos e reconhecimento de padrões utilizando grafos e redes complexas. É revisor ad-hoc da Revista de informática teórica a aplicada (RITA) do Instituto de Informática da UFRGS e do periódico Pattern Recognition Letters.


Alexandre Silva de Oliveira

Doutorado
Classe D – Associado – Nível 2
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/4920816501807863
E-mail institucional: alexandresilva@unipampa.edu.br

Descrição: Doutorado em Engenharia Agrícola, na Área de Mecanização Agrícola (2008); Mestrado em Administração, Área de Finanças (2008); Mestrado em Engenharia de Produção, Área de Planejamento Estratégico (2002); Especialização em Estatística e Modelagem Quantitativa, na Área de Séries Temporais (2009), Graduação em Engenharia Mecânica (2001), Graduação em Administração (2002), Graduação em Ciências Contábeis (2006), Graduação em Ciências Econômicas (2014), Graduação em Engenharia Civil (2021) e Técnico em Mecânica (1993) e Oficial da Reserva do Exército na Arma de Artilharia (1995). É Professor Associado na Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA). Foi extensionista da Secretaria de Desenvolvimento e Assuntos Internacionais do Governo do Estado do Rio Grande do Sul (SEDAI/RS) junto à UNICRUZ/RS e coordenador de Núcleos de Pesquisa e Extensão e de cursos sobre Engenharia Econômica e Mercado de Capitais, atuando como docente há 23 anos em instituições de ensino técnico, superior, e pós-graduação, como UNIPAMPA/RS, UFSM/RS, FAPAS/RS, UNIFRA/RS, FAMES/RS, FISMA/RS e FACISA/CELER/SC. Tem experiência nas áreas de Engenharia de Produção, Projeto de Produto e Administração Financeira, com ênfase em Planejamento Estratégico e Orçamento. Atualmente trabalha disciplinas de: Microeconomia (Custos de Produção); Engenharia Financeira (Econômica); Metodologia de Projeto de Produto; Sistemas de Produção; Sistemas de Qualidade; Administração e Empreendedorismo. Registros: CREA 108404-RS; CRA 30650-RS; CRC 078296/O-3 RS; CORECON 8195 RS.


Aline Vieira de Mello 

Doutorado
Classe C – Adjunto – Nível 3
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/7822927936432169
E-mail institucional: alinemello@unipampa.edu.br

Descrição: Possui graduação em Informática pela Universidade da Região da Campanha (1995), mestrado em Computação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2002) e doutorado em Computação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2012). Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal do Pampa. Possui experiência na área de Ciência da Computação com ênfase em Engenharia de Software, atuando principalmente nas seguintes áreas: Modelagem de software por meio da UML e AOSE – Agent Oriented Software Engineering. Pode ser contatado pelo e-mail gtaguedes@gmail.com.


Alice Fonseca Finger

Doutorado
Classe B – Assistente– Nível 2
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/7511013446343990
E-mail institucional: alicefinger@unipampa.edu.br
Grupos de pesquisa: LabISE
Site do Grupo de Pesquisa: https://www.instagram.com/labise_unipampa/

Descrição: Professora na Universidade Federal do Pampa – Campus Alegrete, Bacharel em Ciência da Computação na Universidade Federal de Pelotas. Doutora em Ciência da Computação pelo Programa de Pós-Graduação em Computação da Universidade Federal de Pelotas, na área de Fundamentos da Computação. Com interesse nas áreas de matemática computacional, matemática intervalar e fundamentos da computação.


Amanda Meincke Melo

Doutorado
Classe D – Associado – Nível 1
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/7511013446343990
E-mail institucional: amanda.melo@unipampa.edu.br
Grupos de pesquisa: GEInfoEdu
Site do Grupo de Pesquisa: https://sites.unipampa.edu.br/geinfoedu/

Descrição: Doutora em Ciência da Computação pela Universidade Estadual de Campinas (2007), mestra em Ciência da Computação pela mesma instituição (2003) e bacharela em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Santa Maria (2001). Professora, classe Professor Associado, na Universidade Federal do Pampa – UNIPAMPA, Campus Alegrete. Coordenadora da Comissão Local de Extensão do Campus Alegrete da UNIPAMPA. Membro da Comissão Superior de Extensão da UNIPAMPA. Membro do Núcleo Docente Estruturante (NDE) do Curso de Ciência da Computação da UNIPAMPA. Extensionista nos programas de extensão GEInfoEdu – Grupo de Estudos em Informática na Educação e Programa C – Comunidade, Computação, Cultura, Comunicação, Ciência, Cidadania, Criatividade, Colaboração. Extensionista no projeto de extensão Leitura em Todos os Sentidos. Acadêmica do Curso de Letras Português/Licenciatura, modalidade a distância, na UNIPAMPA – Polo Alegrete. Tem interesse principalmente pelos seguintes temas de pesquisa: Interação Humano-Computador, Acessibilidade e Inclusão Digital, Informática na Educação.


Ana Paula Gomes Lara

Especialização
Classe B – Assistente – Nível 1
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/0656831363283655
E-mail institucional: analara@unipampa.edu.br

Descrição: Especialização em Libras e possui graduação em Letras – Libras pela Universidade Federal de Santa Catarina (2010); Titulo de Professor do Ensino Fundamental de 1ª e 4ª Série, Ensino Médio, com a Habilidade Profissional Plena para o Magistério pelo Colégio La Salle, (2002), Certificada pelo Exame Nacional de Proficiência (PROLIBRAS) no Uso e no Ensino da LIBRAS- Nível Médio e Nível Superior. Atualmente Servidora Pública Federal na Universidade Federal do Pampa – Campus Alegrete, onde exerce o cargo de docente na disciplinas de LIBRAS e cursos de extensão de Libras.


Arlindo Dutra Carvalho Júnior
Mestrado
Classe B – Assistente – Nível 1
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/0656831363283655
E-mail institucional:arlindocarvalho@unipampa.edu.br

Descrição: Licenciado em Matemática pela Universidade Federal de Santa Maria em 2010. Mestre em Matemática pela mesma Universidade em 2013. Doutorando no Programa de Pós Graduação em Meteorologia PPGMET pela mesma universidade desde 2016, pesquisando na área de Micrometeorologia com ênfase na Camada Limite Planetária. Atua como Docente da Universidade Federal do Pampa, Campus Alegrete (UNIPAMPA), com as disciplinas de Cálculo I e II e Álgebra Linear e Equações Diferenciais.


Brenda Salenave Santana
Doutorado
Classe A – Adjunto A– Nível 1
Currículo Lattes: Não consta no Guri
E-mail institucional: brendasantana@unipampa.edu.br

Descrição: Doutoranda em Ciência da Computação pelo Programa de Pós-graduação em Computação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul e mestre na mesma área e instituição (2019). É bacharel em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Santa Maria (2017). Foi bolsista do Programa de Educação Tutorial do Curso de Ciência da Computação da Universidade Federal de Santa Maria durante 3 anos, onde atuou em diversos projetos ligados a atividades de Ensino, Pesquisa e Extensão. Recentemente, também prestou colaboração ao Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores, Tecnologia e Ciência (INESC TEC), colaborando em projetos de aplicação de processamento de linguagem natural destinados principalmente à extração de narrativas textuais. Nessa colaboração, suas principais contribuições estiveram vinculadas ao projeto Text2Story. Atualmente, no processo de doutoramento, seu foco vem sendo ligado ao estudo do uso de indicadores linguísticos característicos da incitação ao ódio associados a métodos computacionais. Demais áreas de interesse incluem pesquisas voltadas, principalmente, em mineração de dados, processamento de linguagem natural e análise de discursos de ódio em redes sociais, possuindo ainda experiência nas áreas de Modelagem Conceitual e Ciência de Dados em geral.


Chiara Valsecchi

Doutorado
Classe C – Adjunto  – Nível 1
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/1681384408424641
E-mail institucional: chiaravalsecchi@unipampa.edu.br

Descrição: Possui graduação em Ciências e Tecnologias Químicas – Universitá degli Studi – Milão, Itália (2009) com trabalho de conclusão de curso em JKU Universität, Linz, Áustria. Possui mestrado em Química pela University of Victoria, Canadá (2013), com estudo do desenvolvimento de um método de detecção econômico e rápido de Leucemia em amostras de sangue, utilizando as propriedades ópticas e sensoriais dos plasmons de superfície. Após se mudar para o Brasil com o marido, obteve doutorado em Química pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) (2018), na área de Química Teórica, sobre estudo de interação de líquidos iônicos em diferentes solventes e interação com a membrana plasmática. Atualmente é Professora da Unipampa, campus Alegrete (2017). Possui experiência em fabricação de materiais nanoestruturados, em diferentes técnicas de caraterização de materiais e simulação de dinâmica molecular. Atualmente atua no programa de Pós-Graduação da Unipampa em Engenharias, no desenvolvimentos de materiais eco-sustentáveis para as engenharias a partir de resíduos agrícolas, como a produção de vidro transparente e suas aplicações a partir da casca de arroz.


Claudio Schepke

Doutorado
Classe C – Adjunto – Nível 4
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/6412713158883137
E-mail institucional: claudioschepke@unipampa.edu.br

Descrição: É professor adjunto da Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA), campus Alegrete/RS desde 2012. Possui graduação em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Santa Maria (2005) e mestrado (2007) e doutorado (2012) em Computação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, sendo este feito na modalidade sanduíche na Technische Universität Berlin, Alemanha (2010-2011). Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Processamento Paralelo e Distribuído, atuando principalmente nos seguintes temas: processamento de alto desempenho, programação paralela, aplicações científicas e computação em nuvem. 


Diego Luis Kreutz

Mestrado
Classe C – Adjunto – Nível 2
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/2781747995973774
E-mail institucional: diegokreutz@unipampa.edu.br

Descrição: Possui graduação em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Santa Maria (2003), mestrado em Engenharia de Produção (PPGEP), na área de Tecnologia de Informação, pela Universidade Federal de Santa Maria (2005) e mestrado em Informática (PPGI), pela Universidade Federal de Santa Maria (2009). Atualmente é professor da Universidade Federal do Pampa. Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Redes de Computadores, Computação de Alto Desempenho, Sistemas Distribuídos, Segura nça e Desenvolvimento de Software, atuando principalmente nos seguintes temas: redes definidas por software (SDN), gerenciamento automatizado de redes, desenvolvimento e avaliação de sistemas e aplicações, programação paralela e distribuída, análise de desempenho, protocolos e mecanismos de segurança, segurança e administração de sistemas, computação em nuvem e tolerância a falhas e intrusões. É também membro de sociedades científicas e profissionais como: IEEE, IEEE Computer Society, ACM, EuroSys (ACM SIGOPS in Europe), SIGOPS, SBC, OSA, LuxDocs, e Toastmasters International. 


Elder de Macedo Rodrigues

Doutorado
Classe C – Adjunto – Nível 1
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/5733269259864085
E-mail institucional: elderrodrigues@unipampa.edu.br

Descrição: Possui graduação em Informática pela Universidade da Região da Campanha (2006) e mestrado e doutorado em Ciência da Computação pelo Programa de Pós-graduação em Ciências da Computação da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, tendo atuado em diversas empresas, tais como Pesquisador PDTI na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, professor da Faculdade Fundação Evangélica de Novo Hamburgo e analista de sistemas na Fundação Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre. Atualmente é professor adjunto na Universidade Federal do Pampa – Campus Alegrete. Tem experiência na área de Ciência da Computação, atuando principalmente nos seguintes temas: teste de software, teste de desempenho, teste baseado em modelos, linhas de produto de software e engenharia de software experimental.


Fábio Paulo Basso

Doutorado
Classe A – Adjunto A – Nível 1
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/6653688230110966
E-mail institucional: fabiobasso@unipampa.edu.br

Descrição: Doutor pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), mestre em Ciência da Computação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) e graduado em Informática pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUÍ). Tem experiência com pesquisa e desenvolvimento em Engenharia de Software, atuando principalmente nos seguintes temas: Desenvolvimento ágil de software, arquiteturas de desenvolvimento Java, reúso de software por meio de Engenharia Dirigida por Modelos (MDE) e refatoração, Padrões de Projeto, UML e Linguagens Específicas de Domínio (DSLs). É arquiteto e desenvolvedor para plataformas Web, Desktop e Mobile com larga experiência em tecnologias que dão suporte para Java (J2ME, J2SE e J2EE). Em 2007, fundou a empresa ADAPIT Soluções em TI, spin-off do trabalho desenvolvido em seu mestrado com foco em MDE como um Serviço (P&D em Engenharia de Software), que esteve incubada na Raiar (Ambiente de Desenvolvimento de Startups da PUCRS). Atuou como seu diretor até 2011. Atualmente é professor adjunto no cursos de Engenharia de Software e Ciências da Computação da Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA), campus de Alegrete (RS).


Fladimir Fernandes dos Santos

Doutorado
Classe D – Associado – Nível 2
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/7275659448602867
E-mail institucional: fladimirsantos@unipampa.edu.br

Descrição: Possui graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) – 2001; mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) – 2003; doutorado em Engenharia e Gestão do Conhecimento pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) – 2010 e Curso Superior de Tecnologia em Gestão Ambiental pelo Centro de Ensino Superior de Maringá Ltda. (CESUMAR) – 2018.


Gilleanes Thorwald Guedes

Doutorado
Classe C – Adjunto – Nível 1
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/6804701791614680
E-mail institucional: gilleanesguedes@unipampa.edu.br

Descrição: Possui graduação em Informática pela Universidade da Região da Campanha (1995), mestrado em Computação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2002) e doutorado em Computação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2012). Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal do Pampa. Possui experiência na área de Ciência da Computação com ênfase em Engenharia de Software, atuando principalmente nas seguintes áreas: Modelagem de software por meio da UML e AOSE – Agent Oriented Software Engineering. Pode ser contatado pelo e-mail gtaguedes@gmail.com.


Giovani Guarienti Pozzebon

Doutorado
Classe C – Adjunto – Nível 3
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/1519130109409197
E-mail institucional: giovanipozzebon@unipampa.edu.br

Descrição: Doutor em Ciências pelo Programa de Engenharia Elétrica da Escola de Engenharia de São Carlos – USP em 2013. Possui Graduação e Mestrado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Santa Maria em 2006 e 2009, respectivamente. Atualmente é Professor Adjunto da Universidade Federal do Pampa – UNIPAMPA, Campus Alegrete e Coordenador do Curso de Especialização em Qualidade e Eficiência Energética. Suas áreas de interesse são: controle digital de conversores de potência e conversores multiníveis conectados à rede e aplicados em fontes alternativas de energia. Possui conhecimentos em transformada wavelet, redes neurais artificiais e sistemas fuzzy embarcados.


Ildevana Poltronieri Rodrigues

Doutorado
Classe A – Adjunto A- Nível 1
Currículo Lattes: Não consta no Guri
E-mail institucional: ildevanarodrigues@unipampa.edu.br

Descrição: Doutora em Ciência da Computação, Graduada em Sistemas de Informação pela PUCRS e Matemática Licenciatura Plena pela Universidade da Região da Campanha, Especialista em Matemática Aplicada. Possui experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Sistemas de Informação. Pesquisa nas áreas de Interação Humano Computador e Engenharia de Software.


Jean Felipe Patikowski Cheiran

Mestrado
Classe B – Assistente – Nível 2
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/9076894715365563
E-mail institucional: jeancheiran@unipampa.edu.br

Descrição: Associado da Sociedade Brasileira de Computação (SBC). Possui bacharelado em Ciência da Computação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2009) e mestrado em Computação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2013). Atualmente é professor no magistério superior na Universidade Federal do Pampa no campus Alegrete nos cursos de Ciência da Computação e Engenharia de Software e doutorando em Ciência da Computação na Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Atua principalmente em desenvolvimento e pesquisa de sistemas acessíveis e usáveis, desenvolvimento e pesquisa de jogos digitais, e é entusiasta de métodos ágeis.


 

João Pablo Silva da Silva

Doutorado
Classe C – Adjunto – Nível 2
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/2530892415505191
E-mail institucional: joaosilva@unipampa.edu.brGrupos de pesquisa: Grupos de pesquisa: Grupos de pesquisa: LabISE
Site do Grupo de Pesquisa: https://www.instagram.com/labise_unipampa/

Descrição:João Pablo S. da Silva é professor efetivo no Campus Alegrete da Universidade Federal do Pampa (Unipampa) desde 2011, onde executa atividades de ensino, pesquisa e extensão relacionadas à engenharia de software. Recebeu o título de Doutor em Ciência da Computação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) em 2018, o título de Mestre em Computação Aplicada da Universidade Unisinos em 2010 e o título de Bacharel em Ciência da Computação da Universidade Católica de Pelotas (UCPel) em 2002. Trabalhou na indústria de 2002 até 2010 como desenvolvedor de software, gerente de projetos e consultor em engenharia de software. Atualmente, está trabalhando em tópicos de pesquisa relacionadas à engenharia de software inteligente. 


Maicon Bernardino da Silveira

Doutorado
Classe A – Adjunto A – Nível 2
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/7511013446343990
E-mail institucional: maiconbernardino@unipampa.edu.br
Grupos de pesquisa: LESSE
Site do Grupo de Pesquisa: https://lesse.com.br/site/

Descrição: Graduado em Licenciatura em Computação pela Universidade Feevale (2005). Master of Business Administration em Gerenciamento de Projetos pela FGV (2008). Mestre em Ciência da Computação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul – PUCRS (2012). Doutor em Ciência da Computação pela PUCRS (2016). Atuou como pesquisador da PUCRS no Projeto de Pesquisa em Virtualização e Teste de Software PUCRS/DELL durante o seu mestrado e doutorado. Atuou como docente do CST em Análise e Desenvolvimento de Sistemas pela FTEC em Novo Hamburgo. Atuou também como docente do CST em Jogos Digitais na Universidade Feevale. Atuou como professor do magistério superior na Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) – Campus Francisco Beltrão, associado ao curso de Licenciatura em Informática. Atualmente é professor do magistério superior adjunto na Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA) – Campus Alegrete, associado aos cursos de Bacharelado em Ciência da Computação e Engenharia de Software e avaliador de condições de ensino do Ministério da Educação (MEC/INEP). Possui experiência na área de Ciência da Computação, atuando principalmente nos seguintes temas: Gerenciamento de Projetos de Software, Teste de Desempenho, Teste Baseado em Modelos, Linguagem de Domínio Específico, Linhas de Produtos de Software, Programação em Jogos, Banco de Dados e Engenharia de Software. Membro da Association for Computing Machinery (ACM).


Marcelo Caggiani Luizelli

Doutorado
Classe C – Adjunto – Nível 1
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/6613933581513594
E-mail institucional: marceloluizelli@unipampa.edu.br

Descrição: Marcelo Luizelli é doutor em Computação (UFRGS, 2017). Foi pesquisador visitante na NOKIA Bell Labs e na Technion University (Israel) sob orientação do prof. Dr. Danny Raz. Atua como Professor Adjunto na Universidade Federal do Pampa. Sua pesquisa é focada em Redes Definidas por Software, Virtualização de Funções de Rede, e Planos de Dados Programáveis. O Prof. Luizelli vem publicando seus trabalhos em periódicos e conferências de bom impacto, tais como o IEEE Communications Letters, o Elsevier Computer Communications, o Journal of Network and Computer Applications (Elsevier), o IEEE INFOCOM, ACM SIGCOMM, e o IFIP/IEEE IM. Atualmente, é professor credenciado no Programa de Pós Graduação em Engenharia Elétrica (PPGEE) e no Programa de Pós Graduação em Engenharia de Software (PPGES). Tem coordenado projetos com financiamento de várias fontes, como CNPq e FAPESP.

 

Marcelo Resende Thielo

Doutorado
Classe C – Adjunto  – Nível 2
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/2888669095722446
E-mail institucional:marcelothielo@unipampa.edu.br

 

Descrição: Possui graduação em Licenciatura Plena em Ciências – Habilitação Física pela Fundação Universidade Federal do Rio Grande (1996), mestrado em Ciências da Computação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2000), e doutorado em Física com ênfase em Física Teórica pelo Programa de Pós Graduação em Física da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2010). Atualmente é professor Adjunto da Universidade Federal do Pampa. Tem experiência e interesse nas áreas de Ciência da Computação (Aprendizado de Máquina, Modelagem e Simulação, Processamento de Sinais e Imagens, Visão Computacional, Computação Gráfica, Estruturas de Dados e Ensino assistido por Computador), e Física (Mecânica Estatística de Fluidos, Simulações de Monte Carlo, Física Computacional, Sistemas Não-Lineares, e Ensino de Ciências e Física).


Mauro Fonseca Rodrigues
Doutorado
Classe A – Adjunto A – Nível 1
Currículo Lattes:://lattes.cnpq.br/7341416023275265
E-mail institucional:maurorodrigues@unipampa.edu.br

Descrição: Atualmente, Professor Adjunto de Comunicações Ópticas na Engenharia de Telecomunicações da Unipampa – Campus Alegrete, extensionista na área de Educação para Engenharia, pesquisador na área de telefonia móvel e membro das comissões de NDE, extensão e inovação e empreendedorismo. Participante da Rede Sacci Unipampa. Experiências anteriores: Instrutor de NRs e Jovem Aprendiz, Responsável Técnico por provedor de Telecomunicações; aulas na Graduação para Engenharia Elétrica e Controle e Automação, passando por Medidas e Instrumentos Eletroeletrônicos, Metrologia, Eletrônica, Telecomunicações, Robótica e Geração de Energia Elétrica. Criou Projeto de Pós-Graduação lato sensu em Sistemas de Telecomunicações. Atuou profissionalmente como Especialista em Telecomunicações – OI (RS), fazendo projetos de Engenharia Elétrica e de Telecomunicações. Tem experiência na área de Sistemas de Telecomunicações (redes fixa e móvel) e publicações na área de Processamento de Imagens Digitais (Engenharia Biomédica), Geração de Energia com Fontes Renováveis, Sistemas de Telecomunicações e pesquisa comunicação de dados e geração de energia elétrica otimizada nas novas Redes Elétricas Inteligentes (Smart Grids). Redijo e deposito patentes no INPI, possuindo 4 depósitos de patentes, das quais 1 já concedida.


Raquel Mainardi Pillat Basso

Doutorado
Classe A – Adjunto A – Nível 1
Currículo Lattes: Não informado pelo docente
E-mail institucional:raquelbasso@unipampa.edu.br

Descrição: Formada em Informática pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (Unijuí, 2003) e mestre em Ciências da Computação, subárea Computação Gráfica, pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS, 2006). Sua experiência com pesquisa acadêmica durante o mestrado abrangeu principalmente os seguintes temas: visualização de informações e interação humano-computador. Desde 2012, é doutoranda do Programa de Engenharia de Sistemas e Computação (PESC/COPPE) na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), subárea Engenharia de Software. Seu atual tema de interesse é a melhoria de processos de desenvolvimento de software, por meio da aplicação de novas técnicas, metodologias e ferramentas.


Rodrigo Brandao Mansilha

Doutorado
Classe C – Adjunto  – Nível 1
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/3118442101667444
E-mail institucional: rodrigomansilha@unipampa.edu.br

Descrição: Rodrigo Mansilha é doutor em Ciência da Computação (UFRGS, 2017) e atua como professor na Universidade Federal do Pampa (Unipampa) em Alegrete. No ano letivo europeu 2014-2015, realizou estágio de doutorado sanduíche na Télécom ParisTech (França). Anteriormente, obteve títulos de mestre pela UFRGS em 2012, e bacharel pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS) em 2008, ambos em Ciência da Computação. Tem experiência nas áreas de Redes de Computadores, Sistemas Distribuídos e Segurança de Sistemas Computacionais, com ênfase em temas relacionados à sistemas de disseminação de conteúdo em larga escala. Mais precisamente, sua pesquisa de doutorado focou em redes orientadas à conteúdo (ICN) e sua pesquisa anterior investigou redes par-a-par (P2P).


Silvio Ereno Quincozes
Doutorado
Classe A – Adjunto A – Nível 1
Currículo Lattes: Não informado pelo docente
E-mail institucional: silvioquincozes@unipampa.edu.br

Descrição: Professor na Universidade Federal de Uberlândia (UFU, Brasil). Engenheiro de Software (UNIPAMPA, Brasil), Mestre em Ciência da Computação (UFSM, Brasil) e doutor em Ciência da Computação (UFF, Brasil), com período sanduíche na University of Pittsburgh (Pitt, EUA). Seus principais interesses de linha de pesquisa incluem Segurança da Informação, Redes de Computadores, Internet das Coisas, Mineração de Dados e Engenharia de Software. Também têm experiências profissionais como Consultor de Sistemas, Desenvolvedor Android, Desenvolvedor PHP e Analista de Dados. Durante o doutorado, foi bolsista pelo Programa de Excelência Acadêmica da CAPES (Proex) e do Programa Institucional de Internacionalização (Print). Foi membro do projeto “Teleproteção em IEC-61850” e do Laboratório Midiacom, na UFF. Revisor dos periódico IEEE Access e Computers & Security, e dos simpósios Simpósio Brasileiro de Telecomunicações e Processamento de Sinais (SBrT) e Simpósio Brasileiro de Redes de Computadores e Sistemas Distribuídos (SBRC).


Williamson Alison Freitas Silva

Doutorado
Classe A – Adjunto A – Nível 1
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/7511013446343990
E-mail institucional: williamsonsilva@unipampa.edu.br
Grupos de pesquisa:  LESSE
Site do Grupo de Pesquisa: https://lesse.com.br/site/

Descrição: Williamson Alison Freitas Silva é doutor e mestre em Informática pelo Programa de Pós-Graduação em Informática da Universidade Federal do Amazonas (UFAM). Possui graduação em Análise e Desenvolvimento de Sistemas pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima (Campus Boa Vista). Atualmente, é professor adjunto na Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA) e membro do Programa Pós-Graduação em Engenharia de Software (PPGES-UNIPAMPA). É membro do Grupo de Pesquisa LESSE (Laboratory of Empirical Studies in Software Engineering), do Comitê Gestor (2022-2023 e 2023-2024) da Comissão Especial de Sistemas de Informação (CESI) da Sociedade Brasileira de Computação (SBC) e também faz parte do Grupo de Interesse em Metodologias Ativas vinculado à Comissão Especial de Educação em Computação. Suas principais áreas de pesquisa incluem Engenharia de Requisitos, Qualidade de Software, Engenharia de Software Experimental, Pesquisa em Educação em Computação, Informática na Educação, Sistemas de Informação, Usabilidade e User eXperience, além de Agentes Conversacionais, Chatbots, Inteligência Artificial e Machine Learning. Com uma sólida formação acadêmica e uma abordagem interdisciplinar, Williamson contribui ativamente com a comunidade acadêmica, buscando avanços nas áreas de Computação e Engenharia de Software.