Metodologia | Engenharia de Software

Metodologia

Um dos diferenciais do Curso de Engenharia de Software é existência de um eixo metodológico guiado pela Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP). Tal estratégia, desenvolve as competências e habilidades a partir de problemas reais, melhorando a relação entre teoria e prática e tornando os estudantes protagonistas no processo de aprendizagem. O Curso tem o eixo metodológico guiado por ABP desde sua criação em 2010, e o mantém por observar os impactos benéficos causados na formação dos egressos.

Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP) é uma abordagem construtivista de ensino-aprendizagem que explora problemas de diversos tipos, permitindo o desenvolvimento do raciocínio lógico, da criatividade, o aumento da motivação e da interpretação de textos pelo discente quando da resolução do problema .

A figura a seguir mostra os principais elementos envolvidos na ABP. O problema a ser resolvido é o gatilho para o processo de aprendizagem. O conhecimento representa o que é necessário saber para encontrar uma solução viável para o problema. O discente é autônomo e responsável pela construção dos conhecimentos necessários para resolver o problema. O tutor atua como facilitador no processo de aprendizagem.

As definições operacionais sobre papéis e responsabilidades, métodos de avaliação e caracterização dos problemas a serem resolvidos são definidos em documento específico. Veja os links abaixo: