Engenharia Agrícola participa de evento pelo Dia Mundial da Água em Alegrete

O curso de Engenharia Agrícola participou do evento em comemoração ao Dia Mundial da Água, celebrado em 22 de março. Devido às condições climáticas, a celebração em Alegrete ocorreu no dia 3 de abril, no ginásio da Escola Oswaldo Aranha.

Dia Mundial da Água

Durante o evento, o curso de Engenharia Agrícola, liderado pela Profª Lanes Beatriz Acosta Jaques, apresentou ações voltadas à conscientização sobre o uso sustentável e a qualidade da água. Além disso, foram exibidos equipamentos utilizados para aferir parâmetros que indicam possíveis contaminações e a qualidade da água.

Ademais, o evento contou com várias ações educativas para os estudantes das escolas públicas e privadas que estiveram visitando o ginásio, como o planetário móvel, oficina de compostagem, etc.

A iniciativa foi promovida pela pela Prefeitura Municipal de Alegrete, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, em parceria com o Conselho Municipal de Meio Ambiente.

Unipampa avança na pesquisa agroambiental com instalação de torre de monitoramento climático

Nos dias 26 e 27 de fevereiro, pesquisadores da Unipampa – Campus Alegrete instalaram a primeira torre micrometeorológica do município, um marco inédito para a pesquisa agroambiental na Fronteira Oeste do Rio Grande do Sul.

A iniciativa faz parte do projeto “Semeando Sustentabilidade no Pampa: Avaliação do impacto da utilização de boas práticas de cultivo do arroz sobre o balanço de gases de efeito estufa”, contemplado em um edital da Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura (SEMA) em parceria com a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul (FAPERGS).

Equipada com tecnologia avançada, a torre realiza medições em tempo real de variáveis meteorológicas e fluxos de CO₂ e CH₄, com uma frequência de aquisição de 10 medidas por segundo. Esses dados permitirão uma compreensão mais detalhada das interações entre solo, vegetação e atmosfera, quantificando as emissões e a captura de carbono pela cultura do arroz. Essa informação pode ser essencial para que produtores tenham acesso ao mercado de créditos de carbono, agregando valor à produção por meio de práticas agrícolas sustentáveis.

A instalação da torre representa um avanço significativo para a pesquisa agroambiental, fornecendo dados que podem embasar a adoção de práticas agrícolas mais eficientes e sustentáveis, além de criar novas oportunidades econômicas para o setor.

O projeto conta com a participação de pesquisadores de diversas áreas, como Física, Engenharia Agrícola, Agronomia e Ciência da Computação, além da colaboração de instituições nacionais e internacionais. A equipe destaca o apoio essencial das famílias Dalcin e Bley, que viabilizaram a instalação da torre e contribuíram para o desenvolvimento da pesquisa. O Instituto Riograndense do Arroz (IRGA), por meio do 9º NATE, também tem sido um parceiro fundamental no projeto.

Com a torre em operação, o projeto reafirma o compromisso da Unipampa com a inovação e a sustentabilidade na agropecuária, demonstrando que o setor pode ser um aliado no enfrentamento das mudanças climáticas e na construção de um futuro mais sustentável.

Projeto da Unipampa recebe pesquisador da UFRN para aprimorar estudos sobre boas práticas no cultivo de arroz

O curso de Engenharia Agrícola e o Programa de Pós-Graduação em Engenharia da Universidade Federal do Pampa (Unipampa) – Campus Alegrete, por meio do projeto “Semeando Sustentabilidade no Pampa: Avaliação do Impacto da Utilização de Boas Práticas no Cultivo do Arroz sobre o Balanço dos Gases de Efeito Estufa”, receberam nesta semana o professor e pesquisador da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Dr. Pablo Eli Soares de Oliveira.

Especialista em instrumentação micrometeorológica e na técnica Eddy Covariance, o professor Pablo compartilhou seus conhecimentos com estudantes da graduação e pós-graduação, além de servidores do campus. Durante sua visita, ele apresentou em detalhes a torre de monitoramento dos gases de efeito estufa (GEE) e explicou a função de cada sensor.

Esse equipamento será utilizado para observações de longo prazo em campo, permitindo uma análise detalhada das interações entre a superfície e a atmosfera ao longo do desenvolvimento do projeto.

Curso de Engenharia Agrícola recebe novo trator Budny para atividades acadêmicas

No dia 28 de janeiro, o curso de Engenharia Agrícola da Universidade Federal do Pampa – Campus Alegrete,  recebeu um novo trator da marca Budny.  A aquisição da máquina foi viabilizada por meio de uma emenda parlamentar indicada por deputado federal.

 

Esse investimento fortalece o curso e contribui para o desenvolvimento do setor agrícola, proporcionando uma formação mais qualificada e alinhada às demandas do mercado de trabalho além de fortalecer as ações e projetos de ensino, pesquisa, extensão e inovação.