O curso

Descrição

O curso de Engenharia Agrícola, promovido pela Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA) campus Alegrete e Instituto Federal Farroupilha (IF Farroupilha) campus Alegrete, é inédito no Brasil pelo fato de ser o primeiro Curso Superior aplicado pela parceria de duas instituições federais. O curso iniciou suas atividades no primeiro semestre de 2010, com o ingresso de 50 alunos na primeira turma sendo o acesso de 25 alunos por entidade conveniada.

O Engenheiro Agrícola é o profissional com uma visão integrada do desenvolvimento da cadeia sistêmica agrícola, que aplica as ciências exatas e a tecnologia à agricultura, considerando os fatores ambientais, econômicos e sociais.

Nos dois primeiros anos, você recebe sólida formação básica em ciências exatas (cálculo, física e química), do solo (geologia e pedologia, que é o estudo dos solos) e da computação (programação e uso de softwares da área da engenharia como Autocad e Matlab). A partir do terceiro ano, o curso passa a abordar aspectos tecnológicos que darão suporte ao desenvolvimento de projeto se sistemas de produção, tais como técnicas de planejamento e administração, sistemas de produção animal e vegetal, pós-colheita, energização rural, irrigação e drenagem, máquinas e mecanização agrícola, automação e controle.

O currículo possui também forte característica ambiental, principalmente no que tange ao uso adequado dos recursos hídricos e do solo, atuando na conservação da qualidade da água e do solo, bem como no manejo e tratamento de resíduos líquidos e sólidos causados pelos processos agrícolas.

Titulação 

Bacharel em Engenharia Agrícola

Duração

10 semestres

Coordenação

UNIPAMPA – Professor, Engenheiro Agrícola, Carlos Aurélio Dilli Gonçalves

IFFar – Professor, Engenheiro Agrônomo, Edenir L. Grimm