Engenharia Agrícola | Campus Alegrete

Topcon Positioning System e Base Precisão na Agricultura visitam o Campus Alegrete

A Topcon Positioning System, empresa global líder em ferramentas para a agricultura de precisão, representada por Mauricio Rosa (gerente de território), e a Base Precisão na Agricultura, empresa especializada na oferta de serviços de consultoria em agricultura de precisão e representante autorizado Topcon, representada por seu diretor Charles Pontelli e os consultores Vinícius Fernandes e Marci Koch, estiveram no campus Alegrete no dia 27 de julho de 2022 em evento com os estudantes do curso de Engenharia Agrícolas e os demais alunos dos cursos do Campus.

A visita das empresas contou com uma apresentação teórica sobre os conceitos e tecnologias básicas utilizadas no contexto da agricultura de precisão, bem como a visão global da Topcon e a demonstração de como empresas de consultoria aplicam, na prática, as soluções.

Visita técnica à CAAL – Indústria de beneficiamento de cereais

No dia 06 de julho de 2022 os estudantes do curso de Engenharia Agrícola, do componente curricular Armazenamento e Beneficiamento de Produtos Agrícolas, estiveram em visita técnica à indústria de beneficiamento de arroz da Cooperativa Agroindustrial Alegrete Ltda. – CAAL.

Na ocasião os estudantes do 7º semestre, acompanhados pela professora Chaiane Guerra da Conceição, tiveram a oportunidade de conhecer e visualizar na prática os conceitos e processos aplicados ao beneficiamento dos grãos de arroz, visto antes na teoria, em sala de aula.

Fundação do Diretório Acadêmico do Curso de Engenharia Agrícola


Os estudantes do curso de Engenharia Agrícola se reuniram em Assembleia Geral no dia 15 de junho para fundação do Diretório Acadêmico do curso. Na ocasião, um grupo de estudantes apresentou uma proposta de estatuto para apreciação. O estatuto foi aprovado por unanimidade entre os presentes. A equipe diretiva do Diretório Acadêmico da Engenharia Agrícola (DAEA) é composta pelos seguintes membros:

  • Elton de Oliveira Schwingel – Presidente;
  • Stefani Refatti Moraes – Vice-Presidente;
  • Maria Juliana Soares da Silva Santos – Primeira Secretária;
  • Natália do Nascimento Garcez – Segunda Secretária;
  • Charles Nunes da Silva – Tesoureiro;
  • Felipe Bilik – Diretor de Desporto;
  • Leonardo Hohm Haas – Diretor de Culturas e Eventos;
  • Brenda de Sousa Lucena – Diretora de Comunicação.

Processo Seletivo Complementar 2022/2

Está aberto o período de Processo Seletivo Complementar 2022/2, que se estrutura nas modalidades de Reingresso, Reopção de Curso, Transferência Voluntária, 2º Ciclo de Formação para Egressos de Cursos de Bacharelados e Licenciaturas Interdisciplinares e Portador de Diploma. As inscrições vão até 05/07/2022. Confira o cronograma e o edital clicando aqui.

O candidato deverá se inscrever via Sistema GURI, mediante preenchimento de formulário específico, no período previsto no cronograma. É permitida a realização de somente uma inscrição em uma única modalidade. Candidatos das modalidades de Transferência Voluntária e Portador de Diploma deverão pagar uma taxa de inscrição de R$ 50,00 (cinquenta reais). Candidatos de outras modalidades estão isentos.

Esse é o número de vagas ofertadas para o curso de Engenharia Agrícola:

2º Ciclo Reingresso Reopção Transferência Voluntária Portador de Diploma
1 3 3 3 3

Para verificar os critérios de seleção e demais informações, consulte o edital.

Visita Técnica – Cooperativa Agroindustrial Alegrete LTDA

No dia 08 de junho de 2022, os estudantes do curso de Engenharia Agrícola realizaram uma visita técnica à Cooperativa Agroindustrial Alegrete Ltda (CAAL). Na ocasião, os estudantes, que realizam o componente curricular de Armazenamento e Beneficiamento de Produtos Agrícolas, puderam acompanhar o processo de recebimento e classificação do arroz, e desta forma fortalecer à teoria vista em sala de aula. Estiveram acompanhando os estudantes a professora Chaiane Guerra da Conceição, responsável pela área de Pós-colheita na Unipampa, Campus Alegrete, e o professor José Gabriel Vieira Neto.

Doação de Protótipos para o Laboratório de Pós-Colheita – Engenharia Agrícola

No dia 24 de maio de 2022 o Laboratório de Pós-Colheita (LAPÓS) da Unipampa, Campus Alegrete, recebeu a doação de dois protótipos de silos armazenadores, da Engenheira Agrícola, e egressa da Unipampa, Ítala Thaísa Padilha Dubal.

Os protótipos, que foram utilizados pela engenheira em seu trabalho de tese, ficarão disponíveis no LAPÓS para o desenvolvimento de trabalhos de pesquisa.

A doação foi recebida pela professora Eracilda Fontanela, Coordenadora do Curso de Engenhearia Agrícola, e pela professora Chaiane Guerra da Conceição, docente responsável pelo Laboratório de Pós-Colheita.

 

Evento do Curso para Retomada das Aulas Presenciais

O curso de Engenharia Agrícola realizou durante todo o dia 05 de maio de 2022 uma Aula Inaugural para marcar o reinício das aulas presenciais.

Durante o período da manhã, o evento contou com a presença do reitor da Unipampa, Prof. Roberlaine Ribeiro Jorge, que abordou o tema “A profissão do Engenheiro Agrícola”. Na sequência, esteve presente no evento, a Cooperativa Agroindustrial de Alegrete – Caal, representada pelos Engenheiros Agrícolas: Camila Fontoura Nunes, Ítala Thaísa Padilha Dubal e Lucas Ramos. Foi o momento de apresentação da Caal, que já é parceira do curso, aos estudantes e realizada uma dinâmica com os estudantes do curso, presentes no evento.

No período da tarde, a empresa Motomco, representada pelo coordenador comercial Roney Smolareck tratou sobre “A Evolução dos Medidores de Umidade de Grãos”. Na sequência, a Gerente Comercial da Motomco, Manoella Rodrigues da Silva, falou sobre a “Representatividade da Mulher no Agronegócio Brasileiro”.

Confira os registros fotográficos do evento:

Topcon Positioning Systems visita o Campus Alegrete

No último dia 6 de abril a empresa Norte-americana Topcon Positioning Systems, representada por seu coordenador técnico de vendas para o sul do Brasil e da América do Sul, Mauricio da Rosa Machado, visitou o Campus Alegrete.

Durante a visita, motivada pelo curso de Engenharia Agrícola e conduzida juntamente com a direção do campus, a Topcon foi apresentada ao ecossistema de ensino, pesquisa e extensão. A sinergia existente entre os cursos de Engenharia Agrícola, Mecânica, de Telecomunicações, de Software, Civil, Elétrica e de Ciência da Computação é a mesma que pode haver entre o campus e a empresa.

Assim, foi alimentado o desejo e levantadas as possibilidades de desenvolvimento de trabalho em conjunto, voltados tanto aos pilares ensino, pesquisa e extensão, como também inovação tecnológica. Para tanto, a Topcon estará novamente no Campus Alegrete durante os dias 25 e 28 de julho, fazendo uma demonstração prática de suas tecnologias para os alunos do campus Alegrete.

Sobre a empresa: A Topcon é um fabricante líder nos mercados de construção, geoespacial e agrícola, criando tecnologia que melhora os fluxos de trabalho para manter profissionais munidos de soluções para seus desafios. Suas raízes começam com a Topcon Corporation, fundada em 1932 no Japão. Desde então, a empresa cresceu em uma rede de 93 empresas composta por subsidiárias e afiliadas e agora é uma das líderes globais em tecnologias de posicionamento e diagnóstico oftalmológico.

Parceria entre Motomco e Unipampa – Campus Alegrete

No dia 24 de março de 2022, recebemos na Unipampa – Campus Alegrete o Engenheiro Agrônomo Roney Smolareck, Coordenador comercial da Motomco. A visita ao Campus marcou o início da parceria com a empresa, que comercializa equipamentos medidores de umidade de grãos, de alta precisão. Na ocasião, o Diretor do Campus Alegrete, Professor Ederli Marongon, apresentou a instituição, bem como a Coordenadora do Curso de Engenharia Agrícola, Professora Eracilda Fontanela, apresentou o curso e suas respectivas demandas. Estiveram presentes, também, os professores do Curso de Engenharia Agrícola Chaiane Guerra da Conceição, Vinícius do Santos Cunha e José Gabriel Vieira Neto.

Unipampa divulga Calendário Acadêmico de 2022

Por Franceli Couto Jorge, site da UNIPAMPA, em 04/03/2022.

A Universidade Federal do Pampa (Unipampa) divulgou o Calendário Acadêmico da Graduação de 2022, referente aos cursos presenciais e EaD Institucional. O documento foi proposto pela Pró-Reitoria de Graduação (Prograd) e homologado pelo Conselho Universitário (Consuni). As atividades do primeiro semestre letivo de 2022 ocorrem no período de dia 25 de abril a 20 de agosto de 2022. O segundo semestre começa em 21 de setembro e estende-se até 11 de fevereiro de 2023.

O documento também traz datas importantes para a graduação como os períodos de aproveitamentos e dispensas de componentes curriculares; de matrículas; de mobilidade e regimes especiais; de lançamento de notas; ofertas; recesso; entre outras. O Calendário Acadêmico pode ser conferido na íntegra, no site da Prograd e também no portal institucional.