Engenharia Agrícola | Campus Alegrete

Engenharia Agrícola presente na Experience Day – mostra e uso de tecnologia e inovação

Professores da Engenharia Agrícola juntamente com servidores da Unipampa – Campus Alegrete estiveram presentes no Experience Day – mostra e uso de tecnologia e inovação. O evento, promovido pelo Parque Científico e Tecnológico do Pampa – PampaTec, ocorreu no dia 15 de dezembro, no Auditório da Sicredi em Alegrete.

Na ocasião o curso de Engenharia Agrícola esteve presente com estande para divulgação da Instituição e do curso para os presentes no evento.

Professores do Curso de Engenharia Agrícola integram equipe de pesquisadores que aprova projeto de mais de 2 milhões junto a Fapergs

Professores do Curso de Engenharia Agrícola estão entre os professores do Campus Alegrete – Unipampa, compõem a equipe que aprovou o projeto, de 2 milhões,  com título “Semeando sustentabilidade no pampa: avaliação do impacto da utilização de boas práticas no cultivo do arroz sobre o balanço de gases de efeito estufa” estão entre as cinco contempladas no RS para pesquisa sobre esse tema de grande relevância.

O edital lançado pela Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura (Sema), em parceria com a Fundação de Amparo à Pesquisa do Rio Grande do Sul (FAPERGS), tem como objetivo apoiar a execução de projetos de pesquisa para medição do balanço de gases nas cadeias produtivas primárias da economia gaúcha.

Visita dos estudantes da escola do Polo da Conceição

O curso de Engenharia Agrícola recebeu a visita  alunos da escola do Polo da Conceição.
A visita teve como tema: Agricultura, tecnologias e inovação em diferentes áreas da Engenharia Agrícola. Na oportunidade foram apresentadas as áreas de Irrigação, Solos, Pós-Colheita, Mecanização e Agricultura Digital e finalizamos a visita com almoço preparado e ofertado pela Caal.

Agradecemos a visita e esperamos vê-los em breve.

 

 

Engenharia Agrícola no SIEPE 2023

Estudantes e Professores do Curso de Engenharia Agrícola participaram do 15º Salão Internacional de Ensino, Pesquisa e Extensão (SIEPE), da UNIPAMPA, realizado em Caçapava do Sul – RS entre os dias 28 e 30 de novembro de 2023.

Os estudantes apresentaram os trabalhos (modalidade pôster ou oral), dos grupos de pesquisa em que participam e de seus Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC).

Engenharia Agrícola na sociedade

O curso de Engenharia Agrícola, visitou a propriedade dos quilombolas Maria e Alcebide e, na oportunidade, realizou a doação de uma tela metálica para a ampliação da horta.
A integração social do curso na comunidade auxilia nas diferentes percepções de desafios enfrentados pelos pequenos produtores rurais da cidade de Alegrete.
Levar soluções e auxiliar com conhecimento técnico é a nossa missão.

Dia do Engenheiro Agrícola

Dia 27 de outubro é o Dia do Engenheiro(a) Agrícola! Parabéns Engenheiros (as) Agrícolas!

Como parte das comemoração, de 23 a 27 de outubro ocorreu a tradicional Semana Acadêmica do Curso de Engenharia Agrícola da Unipampa – Campus Alegrete. O evento, organizado pelos estudantes do sétimo semestre do curso, oportuniza à comunidade estudantil a participação em palestras e minicursos de empresas locais e regionais, sobre temas atuais, tecnologias e aplicações na agricultura.

O encerramento da Semana Acadêmica aconteceu com um jantar de comemoração pelo dia do Engenheiro Agrícola, realizado no dia 27 de outubro, na Sociedade Italiana de Alegrete.

 

    

 

Participação e Publicação de Trabalho no 6º Congresso APSUL AMÉRICA

Estudantes do curso de Engenharia Agrícola, juntamente do Professor Vinícius dos Santos Cunha estiveram participando do 6º Congresso Sul-Americano de Agricultura de Precisão e Máquinas Precisas. O evento, de grande relevância para a área de Ciências Agrárias ocorreu nos dias 26 e 27 de setembro em Não-Me Toque/RS.

Os estudantes Luka da Costa Bianchin, Leonardo Hohn Haas e Thalles Fagundes de Fagundes apresentaram trabalhos do grupo de pesquisa em que fazem parte, sob orientação do Prof. Vinícius.