No dia 29 de agosto de 2024, a Engenharia Agrícola, Eng. de Software e Programa de Pós-graduação em Engenharia (PPENG), representada pelos professores: Vinícius dos Santos Cunha, Elder de Macedo Rodrigues, Eracilda Fontanela e Lanes Beatriz Acosta Jaques estiveram em Esteio na na 47ª Expointer. A Expointer é a maior feira do Agronegócio do Rio Grande do Sul (RS).
Na ocasião, o professor Dr. Vinícius dos Santos Cunha apresentou o projeto de pesquisa sobre o balanço de gases de efeito estufa nos campos e nas florestas do Rio Grande do Sul.
Ressalta-se, que esse projeto foi contemplado no Edital FAPERGS nº 005/2023 com recurso de R$ 2 milhões.
O evento ocorreu durante a Expoinrter no Auditório do espaço RS da 47ª Expointer sediou a palestra “Mitigação e Redução: como o campo conecta-se com a resiliência”, um evento promovido pela secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura (Sema), foi promovido pela Secretaria do Estado do Meio Ambiente e Infraestrutura do RS (SEMA).
Arquivo mensais:agosto 2024
Comodato de Estufa – Engenharia Agrícola e Fundação Maronna
Na última segunda-feira, dia 19/08 o curso de Engenharia Agrícola recebeu em convênio com a Fundação Maronna o comodato de um equipamento laboratorial.
Esse comodato trata-se do compartilhamento de estufa de secagem para materiais e produtos agrícolas (amostras de solo, plantas, sementes e grãos).
O equipamento auxiliará muito o curso na execução de projetos de ensino, pesquisa, extensão e inovação.
Agradecemos a parceria com a Fundação Maronna.
Plantio de mudas de Árvores na Avenida Caverá
O curso de Engenharia Agrícola da Universidade Federal do Pampa – UNIPAMPA, juntamente com o Hospital de Guranição de Alegrete, Brigada Militar, EMEB Honório Lemes e a Secretaria de Meio Ambiente, de Agricultura e Pecuária e de Infraestrutura, participaram de uma importante iniciativa de plantio de árvores no município.
Foram plantadas 40 mudas de entre Sibipiruna e Bauhinia, popularmente conhecida como pata de vaca, em buracos abertos por militares do 12º BE Comb.
A atividade reforça o compromisso do curso de Engenharia Agrícola e da Unipampa com a sustentabilidade e a preservação ambiental, elementos fundamentais para o desenvolvimento das futuras gerações.