Novos Talentos / Capes | Ciências Exatas – Licenciatura

Novos Talentos / Capes

Novos  Talentos em  Ciências Exatas e da Terra

Projeto aprovado no EDITAL Nº 055/2012

Link para o projeto – Versão completa

Coordenação Geral: Prof. Dr. Márcio André Rodrigues Martins

O Projeto aqui  submetido será desenvolvido no Campus de  Caçapava do Sul (CCS), coordenado pelo Curso de Licenciatura em Ciências Exatas, cujo foco de formação acadêmica centra-se nas Ciências Exatas e da Terra, mais especificamente nas Geociências. Nesse sentido, o município de Caçapava do Sul (RS) e seu entorno despertam grande interesse nessa área, sendo considerado o centro geológico mais importante do sul do Brasil.

Levando em  conta esse aspecto, foram convidadas a integrar este Projeto vinte e uma escolas de  cinco  municípios da região. Os vinte cursos de  40 horas propostos, além de  contextualizados a partir de características regionais e locais, partem do pressuposto de  que é importante trabalhar temáticas e metodologias que proponham pensar a Educação em  interlocução com  os campos científico, social, humano, ambiental, tecnológico. Pensamos que a articulação interessada com  campos de  reflexão e de  ação prática contextualizada pode oferecer a alunos e professores da Educação Básica a oportunidade de desenvolver habilidades a partir do observar, indagar, experimentar, pesquisar, imaginar, inventar. Estes são  processos que contribuem para a compreensão da ciência e da tecnologia como presença constante em  nossa vida,  além de  propiciarem o encaminhamento para a formação de  novos pesquisadores na esfera científica e tecnológica.

Por fim, destacamos o potencial deste projeto em  seu aspecto integrador (presente já na fase de  elaboração do projeto) dos  cinco  cursos do CCS, desafiando docentes/pesquisadores a uma aproximação e transversalização das suas áreas de  estudo. Vislumbra-se, assim, possibilidades de  novos dispositivos para construir conhecimentos e organizar comunidades aprendentes, sem desprezar os processos imaginativos e criativos de  crianças e jovens desta região do Pampa gaúcho. Vale ressaltar que esta é uma região (metade sul) que vem enfrentando há várias décadas uma realidade cujos  baixos indicadores escolares e de desenvolvimento econômico e social contrastam com  os das demais regiões do estado.

OBJETIVOS:

Geral:

Despertar o interesse de  alunos e professores da rede pública para as Ciências Exatas e da Terra e, mais especificamente, em  TICs, matemática, química, física,  astronomia, geologia, mineralogia, petrografia, sismologia, geotecnologias e engenharia ambiental, contribuindo para a melhoria da educação Básica na região do Pampa, Rio Grande do Sul.

Específicos:

Promover 22 (vinte e duas) atividades extracurriculares na área de  Ciências Exatas e da Terra (CET), envolvendo os cinco  cursos da Unipampa-Campus Caçapava do Sul, escolas públicas e outras instituições de  referência nessa área (INPE, CPRM, UFRGS, UNEB) e, através das tecnologias e metodologias propostas nessas atividades: i) criar  condições para que estudantes e professores da Educação Básica, em  interação com  estudantes e docentes de graduação e mestrado, sejam desafiados a experimentar e investigar, de  forma crítica e reflexiva temáticas da área de  CET; ii) aperfeiçoar as interfaces entre pesquisa, ensino e extensão na área de  CET, numa experiência sistêmica/complexa e interdisciplinar; iii) desenvolver e explorar kits tecnológicos que possam ser  utilizados em  sala de  aula da Educação Básica, para o desenvolvimento dos programas curriculares e ampliação da proposta; iv) articular as atividades de  experimentação e investigação científica com  o mundo do trabalho em  visitas e parcerias com  as empresas locais de  mineração e geologia, geofísica, geoprocessamento; v) manipular equipamentos científicos da área de  meio  ambiente, geociências e suas tecnologias, com  o uso  de  TIC transversalizando estas áreas; vi) criar  condições para pensar a responsabilidade com  o meio  ambiente na interface do desenvolvimento cientifico e tecnológico e; vii) construir um ambiente virtual para apoiar uma rede de  aprendizagem colaborativa e inventiva auto-organizada pelos princípios da cumplicidade autoral; do comprometimento e envolvimento coletivo; da visibilidade dos  planos imaginativos e criativos do pensamento.