Novos Talentos em Ciências Exatas e da Terra
Projeto aprovado no EDITAL Nº 055/2012
Link para o projeto – Versão completa
Coordenação Geral: Prof. Dr. Márcio André Rodrigues Martins
O Projeto aqui submetido será desenvolvido no Campus de Caçapava do Sul (CCS), coordenado pelo Curso de Licenciatura em Ciências Exatas, cujo foco de formação acadêmica centra-se nas Ciências Exatas e da Terra, mais especificamente nas Geociências. Nesse sentido, o município de Caçapava do Sul (RS) e seu entorno despertam grande interesse nessa área, sendo considerado o centro geológico mais importante do sul do Brasil.
Levando em conta esse aspecto, foram convidadas a integrar este Projeto vinte e uma escolas de cinco municípios da região. Os vinte cursos de 40 horas propostos, além de contextualizados a partir de características regionais e locais, partem do pressuposto de que é importante trabalhar temáticas e metodologias que proponham pensar a Educação em interlocução com os campos científico, social, humano, ambiental, tecnológico. Pensamos que a articulação interessada com campos de reflexão e de ação prática contextualizada pode oferecer a alunos e professores da Educação Básica a oportunidade de desenvolver habilidades a partir do observar, indagar, experimentar, pesquisar, imaginar, inventar. Estes são processos que contribuem para a compreensão da ciência e da tecnologia como presença constante em nossa vida, além de propiciarem o encaminhamento para a formação de novos pesquisadores na esfera científica e tecnológica.
Por fim, destacamos o potencial deste projeto em seu aspecto integrador (presente já na fase de elaboração do projeto) dos cinco cursos do CCS, desafiando docentes/pesquisadores a uma aproximação e transversalização das suas áreas de estudo. Vislumbra-se, assim, possibilidades de novos dispositivos para construir conhecimentos e organizar comunidades aprendentes, sem desprezar os processos imaginativos e criativos de crianças e jovens desta região do Pampa gaúcho. Vale ressaltar que esta é uma região (metade sul) que vem enfrentando há várias décadas uma realidade cujos baixos indicadores escolares e de desenvolvimento econômico e social contrastam com os das demais regiões do estado.
OBJETIVOS:
Geral:
Despertar o interesse de alunos e professores da rede pública para as Ciências Exatas e da Terra e, mais especificamente, em TICs, matemática, química, física, astronomia, geologia, mineralogia, petrografia, sismologia, geotecnologias e engenharia ambiental, contribuindo para a melhoria da educação Básica na região do Pampa, Rio Grande do Sul.
Específicos:
Promover 22 (vinte e duas) atividades extracurriculares na área de Ciências Exatas e da Terra (CET), envolvendo os cinco cursos da Unipampa-Campus Caçapava do Sul, escolas públicas e outras instituições de referência nessa área (INPE, CPRM, UFRGS, UNEB) e, através das tecnologias e metodologias propostas nessas atividades: i) criar condições para que estudantes e professores da Educação Básica, em interação com estudantes e docentes de graduação e mestrado, sejam desafiados a experimentar e investigar, de forma crítica e reflexiva temáticas da área de CET; ii) aperfeiçoar as interfaces entre pesquisa, ensino e extensão na área de CET, numa experiência sistêmica/complexa e interdisciplinar; iii) desenvolver e explorar kits tecnológicos que possam ser utilizados em sala de aula da Educação Básica, para o desenvolvimento dos programas curriculares e ampliação da proposta; iv) articular as atividades de experimentação e investigação científica com o mundo do trabalho em visitas e parcerias com as empresas locais de mineração e geologia, geofísica, geoprocessamento; v) manipular equipamentos científicos da área de meio ambiente, geociências e suas tecnologias, com o uso de TIC transversalizando estas áreas; vi) criar condições para pensar a responsabilidade com o meio ambiente na interface do desenvolvimento cientifico e tecnológico e; vii) construir um ambiente virtual para apoiar uma rede de aprendizagem colaborativa e inventiva auto-organizada pelos princípios da cumplicidade autoral; do comprometimento e envolvimento coletivo; da visibilidade dos planos imaginativos e criativos do pensamento.