O Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) constitui-se em um momento de potencialização, sistematização de habilidades e conhecimentos relativos à pesquisa acadêmico-científica. Trata-se de uma experiência fundamental na formação do estudante, uma vez que lhe proporciona resolver de forma rigorosa e criativa problemas teóricos e empíricos.
Para a obtenção do diploma, o estudante deverá defender o TCC atendendo os prazos e critérios pré-estabelecidos no projeto pedagógico do Curso. Este trabalho é caráter individual e obrigatório e deve ser desenvolvido na própria instituição.
Como trabalho que se submete aos padrões da produção científica, o TCC deve respeitar os parâmetros dessa produção. Dessa maneira, o TCC envolve as seguintes etapas: a escolha de um tema e formulação de um problema, a elaboração de um projeto e a apresentação de seus resultados de maneira a ser julgada pela própria comunidade científica. O TCC deve possuir caráter monográfico ou de artigo científico que respeite a
área de estudos a qual o acadêmico pleiteia sua formação inicial.
Para se matricular no componente curricular TCC I o acadêmico deverá ter cursado, com aprovação, pelo menos três quartos (3/4) dos componentes curriculares obrigatórios da área de formação inicial que pleiteia. Além disso, a pesquisa acadêmico-científica realizada terá que estar, obrigatoriamente, relacionada à área de formação pedagógica (Ciências e Matemática, Ciências da Natureza, Física, Química, Matemática) escolhida pelo estudante.
O componente curricular TCC I configurará pré-requisito para o componente TCC II, sendo assim a matrícula em TCC II estará condicionada à aprovação no componente curricular TCC.