I – De acordo com o PPC vigente a partir de 2019, a matriz curricular do Curso de Ciências Exatas contempla os seguintes componentes curriculares com pré-requisito:
- Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) I, cujo pré-requisito é o discente ter cursado, com aprovação, pelo menos três quartos (3/4) dos componentes curriculares obrigatórios da área de formação inicial escolhida.
- Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) II, cujo pré-requisito é o discente ter cursado TCC I.
- Estágio Supervisionado: Observação e Intervenção, cujo pré-requisito é o discente ter integralizado, no mínimo 1.200 horas de componentes curriculares do percurso formativo escolhido para conclusão do Curso.
- Estágio Supervisionado: Monitoria, cujo pré-requisito é o discente ter cursado o Estágio Supervisionado: Observação e Intervenção.
- Estágio Supervisionado: Regência I, cujo pré-requisito é o discente ter cursado o Estágio Supervisionado: Monitoria.
- Estágio Supervisionado: Regência II, cujo pré-requisito é o discente ter cursado o Estágio Supervisionado: Regência I.
II – A partir de 2019, para cursar os componentes de “Estágio Supervisionado: Regência I” e “Estágio Supervisionado: Regência II”, o acadêmico deve ter cursado, com aprovação, os componentes curriculares indicados nos Quadro 1 a 4, de acordo com o percurso formativo escolhido.
Quadro 1 – Pré-requisitos para os componentes curriculares “Estágio Supervisionado: Regência I” e “Estágio Supervisionado: Regência II” do percurso formativo Ciências Exatas: ênfase Ciências Naturais
| Componentes Curriculares | Estágio Supervisionado: Regência I | Estágio Supervisionado: Regência II |
| Biologia Geral | X | |
| Citoquímica e Genética | X | |
| Diversidade dos seres vivos I | X | |
| Ecologia Geral | X | |
| Estágio Supervisionado: monitoria | X | |
| Estágio Supervisionado: observação e intervenção | X | |
| Estudo do Movimento | X | |
| Evolução Biológica | X | |
| Química Geral: fundamentos e contextos | X | |
| Diversidade dos Seres Vivos II | X | |
| Estágio Supervisionado: Regência I | X | |
| Funcionamento do Corpo Humano | X | |
| Química da Vida | X | |
| Saúde Pública | X |
Quadro 2 – Pré-requisitos para os componentes curriculares “Estágio Supervisionado: Regência I” e “Estágio Supervisionado: Regência II” do percurso formativo Ciências Exatas: ênfase Física
| Componentes Curriculares | Estágio Supervisionado: Regência I | Estágio Supervisionado: Regência II |
| Energia | X | |
| Estágio Supervisionado: monitoria | X | |
| Estágio Supervisionado: observação e intervenção | X | |
| Estágio Supervisionado: Regência I | X | |
| Estudo do Movimento | X | |
| Fluidos e Ondas | X | |
| Fundamentos para o Ensino de Física I | X | |
| Fundamentos para o Ensino de Física II | X |
Quadro 3 – Pré-requisitos para os componentes curriculares “Estágio Supervisionado: Regência I” e “Estágio Supervisionado: Regência II” do percurso formativo Ciências Exatas: ênfase Matemática
| Componentes Curriculares | Estágio Supervisionado: Regência I | Estágio Supervisionado: Regência II |
| Álgebra Linear | X | |
| Cálculo a uma Variável | X | |
| Cálculo a Várias Variáveis | X | |
| Geometria Analítica | X | |
| Geometria Plana | X | |
| Matemática: fundamentos e contextos | X | |
| Estágio Supervisionado: monitoria | X | |
| Estágio Supervisionado: observação e intervenção | X | |
| Álgebra: fundamentos teórico-metodológicos | X | |
| Cálculo a Várias Variáveis | X | |
| Estatística e Probabilidade: fundamentos teórico-metodológicos | X | |
| Estágio Supervisionado: Regência I | X | |
| Geometria Espacial | X | |
| Geometria: fundamentos teórico-metodológicos | X | |
| Números: fundamentos teórico-metodológicos | X |
Quadro 4 – Pré-requisitos para os componentes curriculares “Estágio Supervisionado: Regência I” e “Estágio Supervisionado: Regência II” do percurso formativo Ciências Exatas: ênfase Química
| Componentes Curriculares | Estágio Supervisionado: Regência I | Estágio Supervisionado: Regência II |
| Estágio Supervisionado: monitoria | X | |
| Estágio Supervisionado: observação e intervenção | X | |
| Química: Fundamentos e contextos | X | X |
| Química Geral e Inorgânica | X | X |
| Química Orgânica: Funções, nomenclatura e propriedades | X | X |
| Fundamentos para o Ensino de Química | X | X |
| Estágio Supervisionado: Regência I | X |
III – Sobre a quebra de pré-requisitos
- Em reunião da Comissão de Curso, realizada no dia 14 de novembro de 2018, foi deliberado que, sob nenhuma hipótese, haverá quebra dos pré-requisitos descritos acima.
- Essa decisão poderá ser revista pela Comissão de Curso caso ela implique, comprovadamente, em retenção de discentes ao longo do curso.
