Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) | Licenciatura em Ciências da Natureza

Trabalho de Conclusão de Curso (TCC)

2016/01

  1. “A INCLUSÃO NAS AULAS DE CIÊNCIAS: PERCEPÇÃO DE PROFESSORES EM RELAÇÃO AO TRABALHO COM ALUNOS COM NECESSIDADES ESPECIAIS” . Idelcides Alexandre Munhoz Silveira
  2. “A INTERDISCIPLINARIDADE E O ENSINO DE CIÊNCIAS: UMA PROPOSTA PARA ABORDAGEM DA TEMÁTICA APROVEITAMENTO TOTAL DOS ALIMENTOS NA EDUCAÇÃO BÁSICA”. Francielle Lemos Escobar
  3. “ANÁLISE BIBLIOGRÁFICA DO ENPEC-CONCEPÇÕES DE AVALIAÇÃO NO ENSINO DE CIÊNCIAS” . Roberta Antunes Argiles
  4. “ANÁLISE DA TOLERÂNCIA DE TRÊS ESPÉCIES DE LEGUMINOSAS AO RESIDUAL DE IMAZAPIQUE + IMAZAPIR EM SOLOS CONTAMINADOS”. Juliane Melo de Gregori
  5. “ARTICULAÇÕES ENTRE O ENSINO DE CIÊNCIAS E A EDUCAÇÃO DO CAMPO NO MUNICÍPIO DE DOM PEDRITO – RS”. Eril Medeiros da Fonseca
  6. “CARACTERIZAÇÃO DAS OFICINAS: UMA PESQUISA EXPLORATÓRIA EM PUBLICAÇÕES NA ÁREA DE ENSINO DE CIÊNCIAS DA NATUREZA”. Ticiane da Rosa Osório
  7. “ELABORAÇÃO DE UM EBOOK PARA O ENSINO DE BOTÂNICA COM PLANTAS DE
    DIFERENTES HABITAT”. Luiz Irio Vieira da Rosa
  8. “O ENSINO POR PROJETOS: UM ESTUDO DA FEIRA MUNICIPAL DE INVESTIGAÇÃO CIENTÍFICA”. Cristiane Silveira
  9. “ENSINO DE CIÊNCIAS: TEMÁTICA LÂMPADA COM ENFOQUE CTSA”. Bianca Maria de Lima.
  10. “ESPÉCIES UTILIZADAS NA MEDICINA POPULAR NO MUNICÍPIO DE DOM PEDRITO SOB OS NOMES VERNÁCULOS DE “GARUPÁ”, “GUAÇATUMBA” E “POEJO”. Vera Regina Nunes Gonçalves
  11. “ESTUDO RETROSPECTIVO DA PREVALÊNCIA DO TRAÇO FALCIFORME NO
    MUNICÍPIO DE DOM PEDRITO-RS”. Enilda Fontoura dos Santos
  12. “EXPERIMENTAÇÃO NO ENSINO DE QUÍMICA: UMA ANÁLISE DOS ARTIGOS PUBLICADOS EM REVISTAS DA ÁREA”. Bianca Larrea Machado
  13. “PROJETO NOVOS TALENTOS: CONTRIBUIÇÕES NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES EM CIÊNCIAS DA NATUREZA”. Cristiane da Cunha Alves.

2016/02

  1. “SISTEMA SOLAR: UMA PROPOSTA LÚDICA PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS”. Jéssica Penteado Machado
  2. “UM ESTUDO SOBRE O DESCARTE DE MEDICAMENTOS EM DOM PEDRITO/RS”. Cristiani Aparecida Basilio
  3. “INSTRUMENTOS AVALIATIVOS DE CIÊNCIAS: ESTUDO DE CASO NO 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL DE UMA ESCOLA PÚBLICA DE DOM PEDDRITO – RS”. Elenara Fernandes Mello
  4. “TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TIC): CONTRIBUIÇÕES DO BLOG NO ENSINO DE CIÊNCIAS”. Débora Cristiane Oliveira dos Santos

2017/01

  1. CONCEPÇÕES DE TABELA PERIÓDICA: UM ESTUDO AO LONGO DO ENSINO MÉDIO. Nycollas Stefanello Vianna
  2. O PORTFÓLIO COMO INSTRUMENTO DIDÁTICO-METODOLÓGICO NO PROCESSO AVALIATIVO DE CIÊNCIAS DA NATUREZA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS. Vitor Garcia Stoll
  3. RELAÇÃO PROFESSOR/ LIVRO DIDÁTICO: IMPACTOS NA ABORDAGEM DO MOVIMENTO RETILÍNEO UNIFORME. Danielle Costa da Silva
  4. RETENÇÃO ACADÊMICA NOS CURSOS DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS DA NATUREZA DA UNIPAMPA. Quelen Colman Espíndola

2017/02

  1. A SILVICULTURA URUGUAIA E O ÍNDICE PLUVIOMÉTRICO DO MUNICÍPIO DE DOM PEDRITO.  Eva Olibia Gomes Mena
  2. DEMANDAS DOS ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL DE DOM PEDRITO – RS SOBRE O TEMA: SEXUALIDADE. Leci Kaufmann
  3. ENSINO DE FÍSICA: INVESTIGAÇÃO PARA A CONSTRUÇÃO DE UMA PROPOSTA DIDÁTICA PARA 1ª SÉRIE DO ENSINO MÉDIO. Cíntia Tiburski Souza
  4. O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE FÍSICA NO ENSINO MÉDIO: CONCEPÇÕES DOS ALUNOS DA 3ª SÉRIE.  Fernanda Rodrigues de Rodrigues
  5. O TEMA “BIOMA PAMPA” EM LIVROS DIDÁTICOS DO 6° ANO DE CIÊNCIAS. Marcia Gomes Machado
  6. UMA ANÁLISE DAS METODOLOGIAS DE ENSINO DE QUÍMICA PUBLICADAS EM PERIÓDICOS. Adriano Esteve Oliveira

2018/01

  1. A ARBORIZAÇÃO URBANA: CONSTRUINDO A IDENTIDADE DE DOM PEDRITO-RS. Celza Nariete Oliveira Marques Dias 
  2. A INCLUSÃO COMO FOCO DA PESQUISANO ENSINO DE CIÊNCIAS: UMA ANÁLISE DOS ANAIS DO ENPEC. Lídia Carla de Gusmão Almeida
  3. ABORDAGEM DOS CONCEITOS ÁCIDO-BASE EM LIVROS DIDÁTICOS DE QUÍMICA DO ENSINO SUPERIOR. Renata Teixeira Gomes de Freitas
  4. ALISAMENTO CAPILAR: UMA TEMÁTICA PARA A ABORDAGEM DE PROTEÍNA.  Lorena Garces Silva 
  5. ANÁLISE DO USO DAS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA PRÁTICA DOCENTE DE PROFESSORES DE UM CURSO DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS DA NATUREZA. Jeisse Villar Cruz 
  6. CIÊNCIAS FORENSES: O ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS UTILIZANDO O MÉTODO AULA INVERTIDA NO ENSINO SUPERIOR.  Alisson Araújo Antunes 
  7. ESTUDO EXPLORATÓRIO SOBRE O PORTFÓLIO COMO INSTRUMENTO DE AVALIAÇÃO. Liziane Padilha Mena 
  8. MATERIAIS PEDAGÓGICOS DE CIÊNCIAS PARA O ENSINO DO ALUNO AUTISTA.  Cíntia Rochele Alves de Oliveira
  9.  UM ESTUDO SOBRE A UTILIZAÇÃO DAS PLANTAS MEDICINAIS NA REDE DE ENSINO DE DOM PEDRITO-RS E SUAS PERSPECTIVAS PEDAGÓGICAS.  Viviani Epifanio Machado Ferreira
  10.  USO DE AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM NO ESTUDO DE CONCEITOS DO PRINCÍPIO DE ARQUIMEDES. Diovana Santos dos Santos 

2019/01

  1. ALFABETIZAÇÃO ECOLÓGICA: UMA ABORDAGEM PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS UTILIZANDO UMA TECNOLOGIA EDUCACIONAL. Juliana Martins Rodrigues
  2. BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR: A EXPERIMENTAÇÃO NO ENSINO DE BIOLOGIA Fernanda Tarouco Gonçalves
  3. BIOMOLÉCULAS E CITOLOGIA: ANÁLISE DE CONCEITOS BIOQUÍMICOS APLICADOS NO ENSINO MÉDIO Aline Farias Maia
  4. DESENHO UNIVERSAL PARA A APRENDIZAGEM NO ENSINO DE CIÊNCIAS DA NATUREZA NA PERSPECTIVA INCLUSIVA Uilson Tuiuti de Vargas Gonçalves
  5. ENSINO DE CIÊNCIAS NA AGRICULTURA: UMA PROPOSTA DE JOGO DIDÁTICO Daniele Miranda Hollweg
  6. ESTÁGIO CURRICULAR EM CIÊNCIAS DA NATUREZA: PERCEPÇÕES DA GESTÃO ESCOLAR E DO PROFESSOR REGENTE Juliana Castilho Paz
  7. INCLUSÃO DE ALUNOS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA (TEA) NO ENSINO DE CIÊNCIAS NAS ESCOLAS PÚBLICAS MUNICIPAIS DE DOM PEDRITO/RS Fernanda Bohnert Gomes
  8. O DISCURSO OFICIAL SOBRE A AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM NOS CURSOS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM CIÊNCIAS DA NATUREZA Leticia Leite Chaves
  9. O ENSINO INCLUSIVO EM CIÊNCIAS DA NATUREZA PARA ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA VISUAL ATRAVÉS DO USO DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA Fabiana Gomes Guntzel
  10. PIBID: PROCESSOS FORMATIVOS DOS ACADÊMICOS DO CURSO DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS DA NATUREZA UNIPAMPA – CAMPUS DOM PEDRITO Guilherme Brasil D’Avila
  11. CONHECENDO O BIOMA PAMPA E SUA DIVERSIDADE FLORÍSTICA ATRAVÉS DE UMA SAÍDA DE CAMPO: A EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO ENSINO DE CIÊNCIAS DA NATUREZA Jussiara Rodrigues Caminha
  12. TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NO SIMPÓSIO NACIONAL DO ENSINO DE FÍSICA: UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA NAS ATAS DO EVENTO Josani dos Santos Bulmini
  13. O USO DA EXPERIMENTAÇÃO NAS AULAS DE CIÊNCIAS DA NATUREZA NO
    ENSINO FUNDAMENTAL Tatiane de Fatima Fontoura Garcez

2019/02

  1. A FORMAÇÃO DO PLATÔ DO TAQUAREMBÓ, DOM PEDRITO, RS:UMA PROPOSTA DE REGIONALIZAÇÃO DO ESTUDO DO COMPONENTE FORMAÇÃO E ESTRUTURA DA VIDA NA TERRA Adriana Gomes Ozorio
  2. UTILIZAÇÃO DO FILME “PROCURANDO DORY” COMO RECURSO PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS DA NATUREZA DA EDUCAÇÃO BÁSICA Cleusa Maria dos Santos Mancilia
  3. METODOLOGIAS APLICADAS NO ENSINO DE CIÊNCIAS DA NATUREZA COM ALUNOS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA Angélica Rodrigues Tarouco
  4. ANÁLISE DAS CONCEPÇÕES DE AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM EXPRESSAS NOS PROJETOS PEDAGÓGICOS DA LICENCIATURA EM CIÊNCIAS DA NATUREZA Emanuelle Boeno Stochero
  5. A INTERDISCIPLINARIDADE NOS PROJETOS PEDAGÓGICOS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM CIÊNCIAS DA NATUREZA Líslei Machado de Azambuja Duarte
  6. A RELAÇÃO ENTRE ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA E O CURSO CIÊNCIAS DA NATUREZA-LICENCIATURA Caren Rocha Araujo

2020/01

1- A FORMAÇÃO DE PROFESSORES NA PERSPECTIVA DE PROCESSOS
EDUCACIONAIS INCLUSIVOS – SANDRA DENISE DOS SANTOS GARCIA

2- SITUAÇÕES DE URGÊNCIA E EMERGÊNCIA NA ESCOLA: ALFABETIZAÇÃO
CIENTÍFICA EM PRIMEIROS SOCORROS Vanessa Antunes Machado

3- XANTINAS E OS NÍVEIS DE REPRESENTAÇÃO EM QUÍMICA    Caroline dos Santos Xavier

4- FORMAÇÃO DOS LICENCIANDOS EM CIÊNCIAS DA NATUREZA DO
CAMPUS DOM PEDRITO NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA CAROLINE ANTUNES ÁVILA

5- LEVANTAMENTO DOS ÍNDICES DE REPROVAÇÃO NO ENSINO DE CIÊNCIAS
NO MUNICÍPIO DE DOM PEDRITO – RS Suliman Soares

2020/02

1- BIOLOGIA DO CONHECER (BC) E BIOLOGIA DO AMAR (BA):
CONTRIBUIÇÕES PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS SILVANA DA ROSA

2- UTILIZAÇÃO DE MEMES COMO PROPOSTA DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE NO
ENSINO FUNDAMENTAL Pâmela Ribeiro Bueno

3- ASPECTOS TEÓRICO METODOLÓGICOS DA ATIVIDADE EXPERIMENTAL PROBLEMATIZADA EM PERIÓDICOS DO ENSINO DE CIÊNCIAS  Gabriela Miranda

4- ESTUDO EXPLORATÓRIO SOBRE O ENSINO DE CIÊNCIAS DA
NATUREZA EM TEMPOS DE CORONAVÍRUS: DESAFIOS E POSSIBILIDADES Viviane Oliveira

5- RECRECIÊNCIAS: PROPOSTA PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS DA NATUREZA
EXPLORANDO O RECREIO ESCOLAR Jaluza de Oliveira Carvalho

6- LETRAMENTO AMBIENTAL EM PUBLICAÇÕES DO ENSINO DE CIÊNCIAS
DA NATUREZA    Ariane Silveira Rodrigues

7- A INTERDISCIPLINARIDADE NO ENSINO DE CIÊNCIAS DA NATUREZA:
HABILIDADES E COMPETÊNCIAS NA BNCC  JÉSSICA MARIA BATISTA

8- ENSINO DA TABELA PERIÓDICA UTILIZANDO A LÍNGUA BRASILEIRA DE
SINAIS  MAIARA JACINTHO

9- PLANTAS MEDICINAIS E CHÁS COMO RECURSO NO ENSINO DE
QUÍMICA Nara Regina Firmo Alves

2021/01

1- IMPACTOS DO PROGRAMA DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA NA FORMAÇÃO
DE PROFESSORES EM CIÊNCIAS DA NATUREZA  JÉSSICA SOLANGE POSTIGLIONI TERTEROLA

2- O USO DE WEBQUEST COMO PROPOSTA DE FERRAMENTA DIDÁTICA PARA
O ENSINO DE ASTRONOMIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA  THAIS FREITAS SOUZA

3-DEPRESSÃO NA ESCOLA: A ARTE COMO PROPOSTA DE INTERVENÇÃO

PEDAGÓGICA NO ENSINO DE CIÊNCIAS  KAREN MACHADO DA CUNHA

OFICINAS TEMÁTICAS PARA O ENSINO DE ELETRICIDADE NA FORMAÇÃO
DOCENTE INICIAL EM CIÊNCIAS DA NATUREZA    Odair José Andrade Evangelista

2021/02

1- ESTRATÉGIAS AVALIATIVAS UTILIZADAS NO ENSINO REMOTO CLARISSE DE MATTOS MACHADO

2- ENSINO REMOTO NA FORMAÇÃO DOCENTE INICIAL EM CIÊNCIAS DA
NATUREZA: REFLEXÕES NO/SOBRE O PERCURSO FORMATIVO EM TEMPOS
DE PANDEMIA QUÉLI CHEMELLO PIECHA

3- ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA NO ENSINO MÉDIO A PARTIR DA TEMÁTICA ALISAMENTO CAPILAR Marcelo Rosa

2022/01

1- AS UNIDADES DE ENSINO POTENCIALMENTE SIGNIFICATIVAS NO ENSINO DE CIÊNCIAS DA NATUREZA: UM ESTUDO EXPLORATÓRIO  Ana Paula Gonçalves

2- ATIVIDADES LÚDICAS NO ENSINO DE QUÍMICA ORGÂNICA: UMA PROPOSTA DE JOGO DIDÁTICO –Charlene Lemos

3- ATIVIDADES LÚDICAS E O TDAH: UMA PROPOSTA DE ENSINO INCLUSIVO DE QUÍMICA Larissa Moreira de Oliveira

4- DESMOTIVAÇÃO PROFISSIONAL DOCENTE E SEUS IMPACTOS NA
EDUCAÇÃO BÁSICA  DANIELI PORTILHO BRINHOL

5- A AFETIVIDADE NA RELAÇÃO DO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM
NO ENSINO DE CIÊNCIAS  BRUNA CORRÊA MELO

6- LEVANTAMENTO BIBLIOGRÁFICO SOBRE A CONTEXTUALIZAÇÃO
UTILIZADA PARA O ENSINO DE QUÍMICA NA REVISTA QUÍMICA NOVA NA
ESCOLA        SOLANGE SANT ANNA BORGES

7-PERCEPÇÃO DE ACADÊMICOS DA LICENCIATURA EM CIÊNCIAS DA
NATUREZA SOBRE A UTILIZAÇÃO DOS JOGOS DO WORDWALL NO ESTUDO
DE CONCEITOS SOBRE AVALIAÇÃO Juan Cardoso

2022-2

1- FORMAÇÃO DE PROFESSORES E O ENSINO DE CIÊNCIAS: DESAFIOS DA
EDUCAÇÃO INCLUSIVA Carla Maia de Paula Maciel

2- USO DE HISTÓRIAS EM QUADRINHOS NO ENSINO DE CIÊNCIAS UMA
PROPOSTA SOBRE CONTAMINAÇÃO DA ÁGUA POR AGROTÓXICO  – PUBLICAÇÃO PARCIALLUANA GONÇALVES AMARAL

3-  APRENDIZAGEM CRIATIVA: UM ESTUDO DE CASO COM ALUNOS DOS ANOS INICIAIS NO MUNICÍPIO DE DOM PEDRITO-RS – ALINE SIMÕES MADRUGA

2023-1

1- MATERIAIS ALTERNATIVOS NO ENSINO DE QUÍMICA: UM ESTUDO
EXPLORATÓRIO – PUBLICAÇÃO PARCIAL  –JULIANE SILVA DOS SANTOS

2- MOTIVAÇÃO DOS ALUNOS PARA APRENDER QUÍMICA: UMA REVISÃO
BIBLIOGRÁFICA – PUBLICAÇÃO PARCIAL – PAOLA MIRANDA ANDRADE

3- ESTADO NUTRICIONAL E RENDIMENTO ESCOLAR: UM ESTUDO
EXPLORATÓRIO – PUBLICAÇÃO PARCIAL – ROSANA VILLAMIL RODRIGUES NUNES

4- EVASÃO NOS CURSOS DE GRADUAÇÃO NA UNIVERSIDADE FEDERAL DO
PAMPA – CAMPUS DOM PEDRITO JULIANA CARVAHO BRUNO

5- PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO COGNITIVO NO ESTUDO DE HIDROSTÁTICA LEDA GOULARTE MACHADO

6- JOGOS ONLINE E O ENSINO REMOTO – Paulo Danúbio Silva Moraes

7- AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM EM CIÊNCIAS DA NATUREZA: UMA EXPERIÊNCIA COM O PORTFÓLIO NO ENSINO MÉDIO –  Marina Moreira Cassiano

8- CONTRIBUIÇÕES DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO OBRIGATÓRIO NA
FORMAÇÃO DOCENTE INICIAL EM CIÊNCIAS DA NATUREZA  DENISE GONÇALVES GOMES

2023-2

1-AFETIVIDADE E INTERAÇÕES ENTRE PROFESSOR/ALUNO NO ENSINO DE
CIÊNCIAS DA NATUREZA: ANÁLISE DO TEMA EM PERIÓDICOS DA ÁREA –  CARLA ESTELA MARTINS DE BARROS BUENO

2- DETERMINAÇÃO DAS PROPRIEDADES FÍSICO-QUÍMICAS DO PÓLEN
APÍCOLA APREENDIDO PELA RECEITA FEDERAL –BEATRIZ SALES DA SILVA
3- A RELAÇÃO ENTRE SAÚDE MENTAL E EMOCIONAL NO DESEMPENHO
ESCOLAR EM ENSINO DE CIÊNCIAS DA NATUREZA: UM ESTUDO DE
CASO LAVINIA RODRIGUES CHAGAS
4- TECNOLOGIAS DIGITAIS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NO ENSINO
DE CIÊNCIAS DA NATUREZA: ANÁLISE DOS RECURSOS NA ABORDAGEM DO
TEMA TERRA E UNIVERSO – LUCIANO VEIGA MUNHOZ
5- SEXUALIDADE, GÊNERO E BNCC: DIVERGÊNCIAS E CONFLUÊNCIAS NOS
MEIOS EDUCACIONAIS  MATHEUS SOUZA BORTOLOTTO
7-  CONCEPÇÕES AVALIATIVAS DE UMA ESCOLA RURAL DO MUNICÍPIO DE DOM PEDRITO/RS  Mirelle Machado Duarte
8-  LEVANTAMENTO BIBLIOGRÁFICO SOBRE ATIVIDADES EXPERIMENTAIS
PARA O ENSINO DE ELETROQUÍMICA – Sibeli Alves Mello

2024-1

1- ÁLBUM DE FIGURINHA E O ENSINO DE CIÊNCIAS: FERRAMENTA PEDAGÓGICA PARA ALUNOS COM BAIXA VISÃO . – Milena Hornos Ritter
2- ESTRATÉGIAS UTILIZADAS NO ENSINO DE BIOQUÍMICA: PANORAMA DOS
TRABALHOS DO ENPEC MARIA ANTÔNIA GONÇALVES ALVES

2024-2

1- INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA COM USO DE JOGOS DIGITAIS PARA O
ENSINO DE CIÊNCIAS DA NATUREZA NOS ANOS FINAIS DO ENSINO
FUNDAMENTAL THALIA ROCHA SILVEIRA

2- ASTRONOMIA: ANÁLISE DAS HISTÓRIAS EM QUADRINHOS PRODUZIDAS
POR ESTUDANTES DE OITAVOS ANOS DO ENSINO FUNDAMENTAL    Patrícia Bley de Lara

3- NARRATIVAS PRODUZIDAS NO COTIDIANO DA ESCOLA CHICO MENDES
DE HULHA NEGRA – RS  ANA CAROLINA SILVA DA SILVA

4- SOMATIZAÇÃO E AS DORES QUE REFLETEM NO CORPO – Adriana Martins Gonçalves