Linhas de Pesquisa

1. EDUCAÇÃO CIENTÍFICA: PROCESSOS DE ENSINO E APRENDIZAGEM NA ESCOLA, NA UNIVERSIDADE E NO LABORATÓRIO DE PESQUISA

Estudos relativos ao campo da didática das ciências que envolvem investigação dos problemas do ensino e da aprendizagem das ciências, referenciados nos saberes da ciência, da filosofia, da história da ciência e das ciências da educação. Utilizando-se dos pressupostos teóricos da pesquisa social, pretende-se desenvolver ações que envolvam o espaço escolar e o universitário, na busca de alternativas para amenizar situações problema relacionadas ao processo educacional. Algumas questões de pesquisa que permeiam e são permeadas por este contexto, são:
– as implicações da pesquisa no ensino de ciências;
– as implicações da pesquisa enquanto estratégia de formação de professores de ciências;
– as relações entre pesquisa em ciências e ensino de ciências;
– os saberes que constituem as práticas docentes;
– concepções epistemológicas sobre ciências e ensino de ciências;
– Universidade e Espaços Educativos: espaços de formação e investigação;
– implicações teóricas na construção do conhecimento científico.

Orientadores:
Profª Drª Betina Loitzenbauer da Rocha Moreira
Prof. Dr. Carlos Maximiliano Dutra
Prof. Dr. Edward Frederico Castro Pessano
Profª Dr ª Fabiane Ferreira da Silva
Profª Drª Jaqueline Copetti
Profª Drª Mara Regina Bonini Marzari
Prof. Dr. Marcus Vinícius Morini Querol
Prof. Dr. Phillip Vilanova Ilha
Prof. Dr. Rafael Roehrs
Prof. Dr. Robson Luiz Puntel
Prof. Dr. Rodrigo de Souza Balk
Profª Drª Simone Lara
Prof. Dr. Vanderlei Folmer

2. EDUCAÇÃO CIENTÍFICA: IMPLICAÇÕES DAS PRÁTICAS CIENTÍFICAS NA CONSTITUIÇÃO DOS SUJEITOS

Esta linha de pesquisa investiga os efeitos das práticas sociais processadas em diferentes instâncias – laboratório, salas de aula, na universidade e na escola, mídia, entre outras, visando compreender como os discursos e as práticas atuam na produção de “verdades” e de sujeitos. Para tanto, utiliza-se de autores vinculados ao campo dos Estudos Culturais e Estudos Culturais em Ciências, nas suas vertentes pós-estruturalistas.

Orientadores:
Profª Dr ª Fabiane Ferreira da Silva
Profª Drª Jaqueline Copetti
Prof. Dr. Phillip Vilanova Ilha
Prof. Dr. Rodrigo de Souza Balk
Profª Drª Simone Lara
Prof. Dr. Vanderlei Folmer

3. EDUCAÇÃO CIENTÍFICA: PRODUÇÃO CIENTÍFICA E AVALIAÇÃO DE PRODUTIVIDADE EM CIÊNCIA

Envolvimento de professores e alunos de escolas na produção científica no laboratório experimental e publicação de resultados; avaliação de fatores que interferem na produção científica e na formação de recursos humanos. Instrumentação alternativa para o ensino de bioquímica, biologia molecular e química.

Orientadores:
Prof. Dr. Carlos Maximiliano Dutra
Prof. Dr. Daniel Henrique Roos
Prof. Dr. Edward Frederico Castro Pessano
Profª Drª Jaqueline Copetti
Prof. Dr. Marcus Vinícius Morini Querol
Prof. Dr. Robson Luiz Puntel
Prof. Dr. Rodrigo de Souza Balk
Prof. Dr. Vanderlei Folmer

4. EDUCAÇÃO CIENTÍFICA: AS TECNOLOGIAS EDUCATIVAS NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM

Estudo e desenvolvimento de metodologias e tecnologias aplicadas à educação envolvendo Formação de Professores, Ambientes Virtuais de Aprendizagem, Educação a Distância, Interfaces interativas.

Orientadores:
Prof. Dr. Carlos Maximiliano Dutra
Profª Drª Jaqueline Copetti
Prof. Dr. Phillip Vilanova Ilha
Prof. Dr. Rafael Roehrs
Prof. Dr. Rodrigo de Souza Balk
Profª Drª Simone Lara
Prof. Dr. Vanderlei Folmer