Participação do PPGEdu no ALFAMAT – Sul

Nos dias 8 e 9 de novembro de 2019, ocorreu o Alfamat – Sul – Encontro de Alfabetização Matemática do Extremo Sul Gaúcho, um evento em parceria entre a Universidade Federal de Rio Grande – FURG, a Universidade Federal de Pelotas – UFPel, o Instituto Federal Sul-Rio-Grandense – IFSUL e a Universidade Federal do Pampa – UNIPAMPA.

A palestra de abertura foi realizada pela professora Dra. Adair Nacarato e a aula-entrevista, realizada pela Patrona do Evento, professora Dra. Esther Pillar Grossi. O grupo de alunos e ex-alunos do PPGEdu da UNIPAMPA participou com a apresentação de Oficinas e de Cirandas.

A mestra Carla Andriguetto e a mestranda Cinthia Pacífico Gonçalves apresentaram a oficina: “Matemática na Educação Infantil: vivências com o mercado da sala de aula”. O mestrando Charles Eduardo Amaral participou das Cirandas com o artigo “Situações matemáticas na perspectiva dos cenários para investigação com alunos do 6º ano”; a mestranda Ana Eliza Machado participou com o artigo “Reflexões sobre a prática docente com números e operações em uma turma de 2º ano”; a mestranda Lidiane Lima de Carvalho participou com o artigo “O laboratório para ensinar Matemática em um curso de Pedagogia” e a mestranda Claudia Ribeiro Berneira participou com o artigo “Formação continuada para professores que ensinam Matemática nos anos iniciais”. A professora Patrícia Moura participou como coordenadora das “Cirandas das crianças pequenas”.