Oficinas de Matemática com os alunos da Escola Dr. Manoel Amaro Jr.

No dia 21 de novembro de 2019, no turno da manhã, a professora Marta Pozzobon e as mestrandas Cláudia Berneira e Lidiane de Carvalho realizaram oficinas de Matemática com os alunos de 3º, 4º e 5º anos da Escola Dr. Manuel Amaro Jr., localizada nas proximidades da UNIPAMPA/Jaguarão. As oficinas envolveram a ludicidade e o uso de materiais manipuláveis, a partir das seguintes atividades: Stop da Matemática; Lata da Matemática; A bota de muitos pulos.

Participação do PPGEdu no ALFAMAT – Sul

Nos dias 8 e 9 de novembro de 2019, ocorreu o Alfamat – Sul – Encontro de Alfabetização Matemática do Extremo Sul Gaúcho, um evento em parceria entre a Universidade Federal de Rio Grande – FURG, a Universidade Federal de Pelotas – UFPel, o Instituto Federal Sul-Rio-Grandense – IFSUL e a Universidade Federal do Pampa – UNIPAMPA.

A palestra de abertura foi realizada pela professora Dra. Adair Nacarato e a aula-entrevista, realizada pela Patrona do Evento, professora Dra. Esther Pillar Grossi. O grupo de alunos e ex-alunos do PPGEdu da UNIPAMPA participou com a apresentação de Oficinas e de Cirandas.

A mestra Carla Andriguetto e a mestranda Cinthia Pacífico Gonçalves apresentaram a oficina: “Matemática na Educação Infantil: vivências com o mercado da sala de aula”. O mestrando Charles Eduardo Amaral participou das Cirandas com o artigo “Situações matemáticas na perspectiva dos cenários para investigação com alunos do 6º ano”; a mestranda Ana Eliza Machado participou com o artigo “Reflexões sobre a prática docente com números e operações em uma turma de 2º ano”; a mestranda Lidiane Lima de Carvalho participou com o artigo “O laboratório para ensinar Matemática em um curso de Pedagogia” e a mestranda Claudia Ribeiro Berneira participou com o artigo “Formação continuada para professores que ensinam Matemática nos anos iniciais”. A professora Patrícia Moura participou como coordenadora das “Cirandas das crianças pequenas”.

Participação do PPGEdu no XIII ENEM – Encontro Nacional de Educação Matemática

Dos dias 17 a 19 de julho, na cidade de Cuibá, na Arena Pantanal, a professora Marta Pozzobon e a mestranda Cinthia Gonçalves Pacífico participaram do XIII ENEM – Encontro Nacional de Educação Matemática. A mestranda Cinthia apresentou uma comunicação científica a partir do artigo: “Algumas conexões entre a Música e a Matemática com crianças de berçário”.

Aaro Toomela (Tallin University – Estônia) e Aliciene Machado (Univille) no campus Jaguarão

Por intermédio do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEdu) da Universidade Federal do Pampa (Unipampa) e do grupo de pesquisa de Educação e Defectologia de Vygotski (coordenado pelo Prof. Bento Selau), entre os dias 27/10 e 01/11, estiveram presentes na UNIPAMPA/Campus Jaguarão os Professores Aaro Toomela (Tallin University – Estônia), Soraya Salomão (Psicóloga) e a professora Aliciene Machado (Programa de Pós- Graduação em Educação/Univille).

Os pesquisadores reuniram-se para a realização de diversas atividades, fruto do Protocolo de Intenções que firmaram entre si Unipampa e Tallin University
https://sites.unipampa.edu.br/daeinter/convenios-internacionais/

Dentre as atividades que realizaram coletivamente, os pesquisadores: debateram com estudantes do grupo de pesquisa de Educação e Defectologia de Vygotski; o professor Aaro Toomela ministrou a palestra “Cultural-neuropsychological theory of language functioning”, como evento de extensão universitária da Unipampa. O curso de extensão/palestra teve duração de 8 horas, sendo ministrado pelo Prof. Aaro Toomela em língua inglesa. O evento contou com a tradução simultânea da Prof. de Inglês Marta Teixeira.

Os próximos passos desta relação estão relacionados à realização de uma pesquisa
internacional, que ocorrerá entre os pesquisadores da Unipampa, Tallin University e Univille.

As despesas dos professores Aaro Toomela, Soraya Salomão e Aliciene Machado foram
custeadas com recursos das universidades às quais estão vinculados.

Participação em evento na FURG

No dia 09 de outubro de 2019, a Profa. Paula Bianchi e suas orientandas Anabelle de Aguiar e Caroline Gonçalves Feijó Quadrado participaram do 21º Encontro de Pós-Graduação (EPG) na Universidade Federal do Rio Grande (FURG). No evento, a mestranda Caroline apresentou o trabalho intitulado Formação continuada de professores: levantamento acerca das políticas e programas de formação docente no Brasil e em Jaguarão/RS.

 

Docente do PPGEdu participa do painel “Ensino Médio, Juventudes e Tecnologias”

No dia 01/10/2019, a Profa. Juliana Machado participou do painel “Ensino Médio, Juventudes e Tecnologias”, parte do evento “SESI COM @ CIÊNCIA” – Mostra de Conhecimento, Ciência, Inovação e Tecnologias. Voltada à formação de professores de diferentes redes de ensino, especialmente as públicas, a atividade teve o objetivo de discutir as relações entre as tecnologias e a formação no Ensino Médio. A prof. Juliana apresentou problematizações sobre as distintas realidades juvenis brasileiras, suas relações com a ciência e o conhecimento e a importância da discussão sobre o trabalho docente neste cenário. O painel contou, também, com a presença dos professores Adriano Teixeira (UPF), Luciana Gageiro (UFF) e mediação do Prof. Maurício Perondi (UFRGS).

Oficina PET pedagogia para ingressantes do PPGEdu

No dia 27/09/2019, o grupo PET Pedagogia (Programa de Educação Tutorial), coordenado pela profa. Juliana Machado e formado por estudantes do curso de Pedagogia – Licenciatura do Campus Jaguarão, realizou a oficina intitulada “As Ferramentas Digitais”, para os discentes ingressantes do Mestrado Profissional em Educação da UNIPAMPA. A atividade teve o objetivo de auxiliar os mestrandos a manusear plataformas que contribuam nas suas produções acadêmicas. Foram apresentados o ambiente Moodle, as ferramentes de colaboração e compartilhamento do Google Drive, a plataforma CAPES e SCiELO.

Convite para palestra – Professor Aaro Toomela (Tallinn University, Estônia)

Convite

Cultural-neuropsychological theory of language functioning
Aaro Toomela

Por intermédio do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA) e do grupo de pesquisa “Educação e defectologia de Vygotski”, o Professor Aaro Toomela (Tallinn University, Estônia) estará na UNIPAMPA/Jaguarão/RS, em 29 de outubro de 2019. O Professor Aaro ministrará a palestra “Cultural-neuropsychological theory of language functioning”.

Interessados enviar email para <francescogioia122@gmail.com>
Local: UNIPAMPA/Campus Jaguarão
Data: 29 de outubro de 2019
Horário: 8h-17h