O Programa de Pós-Graduação em Educação vem convidar a tod@s para Aula Inaugural do ano de 2020, a realizar-se no dia 30 de outubro, às 19:00h, com o Professor Doutor Renan Antônio da Silva, pesquisador visitante PPGEdu, com o Tema Educação Transformadora: pesquisa científica no Brasil, através do link  https://meet.google.com/yps-neua-wtt

 

Edital de seleção PPGEdu 2020/2 – aluno regular

Foi publicado o Edital 245/2020 , que trata sobre a seleção para aluno regular do Mestrado Profissional em Educação da Universidade Federal do Pampa – campus Jaguarão.

As inscrições para as 36 vagas serão realizadas de 14 a 22 de setembro de 2020, através do link: https://guri.unipampa.edu.br/psa/processos/

Para conferir quem pode se inscrever, a documentação necessária para inscrição, assim como as etapas, o cronograma e as demais informações do processo, acesse o edital disponibilizado na página da PROPPI (Campus Jaguarão > Programa de Pós-Graduação em Educação):
https://sites.unipampa.edu.br/prpg/editais/processos-seletivos-stricto-sensu/editais-de-ingresso/

Acesso ao Edital e anexos no sistema Guri: https://guri.unipampa.edu.br/psa/processos/visualizarProcessoSeletivo/concursosEncerrados/11335

Mais informações através do e-mail:
secretaria.ppgedu@unipampa.edu.br

Professora Drª Simone S. Alves do PPGEdu coordena cursos para formação continuada de profissionais da Educação Básica

A professora permanente do PPGEdu, Profª Simone Silva Alves, está coordenando o curso de extensão “Planejamento Interdisciplinar e Tecnologias Digitais” na 5ª edição da Comissão Institucional de Formação de Profissionais da Educação Básica (CIFOR), o curso têm atingido as cinco regiões do Brasil, trazendo diversos contextos e aspectos sobre a nova realidade nas escolas em todo o território nacional. Esse é o segundo Curso de extensão ofertado pela docente, o primeiro foi “Os atuais desafios da prática docente colocado pela BNCC e pela Política Nacional de Alfabetização”, em parceria com a Profª Drª Patrícia Moura que também faz parte do PPGEdu.

Abaixo Card de divulgação do primeiro curso e foto do encontro síncrono do curso de Planejamento Interdisciplinar e Tecnologias Digitais:

 

 

 

 

 

Pesquisador visitante PPGEdu

É com grande satisfação que o PPGEdu comunica a formalização do Prof. Dr. Renan Antônio da Silva como pesquisador visitante no nosso Mestrado Profissional em Educação da Unipampa. O  professor também está inserido como integrante do Projeto de Pesquisa “A gestão dos conflitos escolares: dados de estudos e pesquisas sobre violência e paz nas escolas”, coordenado pelo Prof. Dr. Lúcio Jorge Hammes.

Professor Renan Antônio da Silva é Pesquisador Colaborador Júnior junto ao Programa de Pós Graduação em Direitos Humanos e Cidadania da Universidade de Brasília – UnB. Pós – Doutor pelos seguintes Programas: Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Ciências Sociais pela Universidade Estadual Paulista (UNESP/ Marília), História pela University of Warwick (Reino Unido), Educação pela Universidad de Sevilla (Espanha), Ciências Sociais e do Comportamento pela Universidade da Coruña (Espanha), Educação pela Universidade Estadual Do Sudoeste Da Bahia (UESB), Ensino pela Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA), História pela Universidade de Évora (Portugal) e em Políticas Públicas pela Universidade de Mogi das Cruzes. Pós – Doutorando em Direitos Humanos e Cidadania pela Universidade de Brasília (UnB) e em Ensino pela UNIVATES. Doutor em Educação Escolar (2018) pela UNESP/ Araraquara. Realizou o Estágio Doutoral com bolsa CAPES/PDSE, junto ao Centro em Investigação Social (CIS) pelo Instituto Universitário de Lisboa – ISCTE – Portugal (2015-2016). Mestre em Desenvolvimento Regional e Políticas Públicas (2014) e Licenciado em Ciências Sociais (2011).

Mais informações disponíveis em seu currículo lattes: http://lattes.cnpq.br/5491042310888384

Pesquisadores visitantes PPGEdu e GEPPAGE

É com imensa satisfação que formalizamos a participação de dois importantes pesquisadores visitantes no nosso Mestrado Profissional em Educação da Unipampa e novos integrantes do GEPPAGE – Grupo de Estudos e Pesquisas em Politica, Avaliação e Gestão da Educação.


Professora Ana Lúcia Souza de Freitas, pedagoga, com pós-doutorado em Educação pela Liverpool Hope University com o projeto “Cartas Pedagógicas e outros registros: legado e reinvenção do pensamento de Paulo Freire em diálogo com outros autores e autoras”.


Professor Celso Augusto, linguista, doutor em linguística, com pós-doutorado em Direito pela Universidade Nova de Lisboa, em colaboração na escritura das Cartas Pedagógicas.  Também é correspondente brasileiro da Academia de Ciências de Lisboa.

Discente do PPGEdu apresenta trabalho no I SEMEDUC

O discente Douglas Brum Tavares, do PPEGEdu, participou, no dia 31 de Julho, do Simpósio Nacional de Estratégias e Multidebates da Educação – I SEMEDUC. Um evento científico online, gratuito, organizado por Instituições de Ensino Superior, que se associaram para promover debates acadêmico-científicos entre Programas de Mestrado e Doutorado em Educação – Profissionais e Acadêmicos, localizados em vários estados brasileiros. O discente apresentou o trabalho “A EDUCAÇÃO EM TEMPOS DE PANDEMIA”, em que promove uma reflexão através do relato dos docentes sobre o processo de aprendizagem de sujeitos em vulnerabilidade socioeconômica, diante da educação remota configurada na pandemia do COVID-19.

Egressas do PPGEDU/UNIPAMPA participam de webnários promovidos pelo PET/Pedagogia, direcionado a estudantes de graduação da UNIPAMPA

Durante os meses de maio e junho de 2020, o grupo PET Pedagogia, cuja tutora é a professora Juliana Machado, realizou o projeto “Conversas com professores/as: debates entre universidade e escola” através de webnários semanais sobre temáticas vinculadas à formação de professores, desdobradas em temas de interesse previamente coletados com a comunidade acadêmica. O ciclo de formação previa a discussão, a cada tema, de experiências realizadas na Educação Básica por docentes.

O projeto contou com a participação das egressas do PPGEDu Driéle Silva (Webnário “Gênero, Sexualidades e Educação”), Juliana Brochado da Luz (Webnário “Interseccionalidade e Educação”) e Paula Fernanda Brum (Webnário “Cibercultura e Educação”), relatando suas pesquisas de intervenção.

Neste link, segue matéria completa, com depoimentos das egressas participantes do projeto.

 

Discente do PPGEdu participa de Live Cultural

Patricia Oliveira Crespo Nunes, aluna do PPGEdu, participou, no dia 23 de julho, de uma Live Cultural com a temática Mulheres Negras em Foco, um debate alusivo ao dia 25 de julho, que é oficialmente, no Brasil, o Dia Nacional de Tereza de Benguela e da Mulher Negra. A data comemorativa foi instituída pela Lei n° 12.987/2014.
A organização do evento ocorreu a cargo de Ilê Axé Mãe Nice D’ Xangô e o coletivo Nuestra Utopia “Nossa Utopia”.