Visita do Professor Dr. Rafael Fonseca de Castro ao PPGEdu/Unipampa

Por intermédio do grupo de pesquisa Educação e Defectologia de Vygotski (coordenado pelo Prof. Bento Selau), o Professor Rafael Fonseca de Castro, do Programa de Pós-Graduação em Educação da UNIR, esteve presente no Campus Jaguarão, nos dias 17 e 18 de dezembro. As atividades desenvolvidas foram:

Dia 17/12 – ministrou a palestra “Intervenções pedagógicas: formação pela pesquisa de Norte a Sul do Brasil”. A atividade ocorreu na sala 312 do campus Jaguarão. Estiveram presentes mestrandos do PPGEdu, egressos e professores da rede.

Dia 18 – reuniu-se com o Professor Bento Selau, com o objetivo de planejar futuros trabalhos em conjunto.

A UNIR foi a primeira instituição do Brasil que aprovou, junto à CAPES, doutorado na modalidade profissional.

 

Divulgação de banca de qualificação

O PPGEdu convida a comunidade acadêmica para prestigiar a qualificação do Projeto de Intervenção da discente Solange Fedrigo, orientanda da Profa. Dra. Maria Beatriz Luce. A sessão será realizada no dia 20 de dezembro de 2019, às 08h30min, na sala 306, do campus Jaguarão da Unipampa.

Oferta curricular 2020/01 e Disciplina especial de verão

Está disponível a oferta curricular das disciplinas de 2020/01 e disciplina especial de verão do PPGE.

As matrículas para cursar a disciplina especial de verão ocorrerão via web, através do Guri, e devem ser realizadas de 20 de dezembro de 2019 a 05 de janeiro de 2019, um dia antes da data prevista para início das aulas.

Para o período regular, as solicitações de matrícula web devem ser realizadas de 10 a 15 de fevereiro de 2019, também pelo portal do aluno.

Oficinas de Matemática com os alunos da Escola Dr. Manoel Amaro Jr.

No dia 21 de novembro de 2019, no turno da manhã, a professora Marta Pozzobon e as mestrandas Cláudia Berneira e Lidiane de Carvalho realizaram oficinas de Matemática com os alunos de 3º, 4º e 5º anos da Escola Dr. Manuel Amaro Jr., localizada nas proximidades da UNIPAMPA/Jaguarão. As oficinas envolveram a ludicidade e o uso de materiais manipuláveis, a partir das seguintes atividades: Stop da Matemática; Lata da Matemática; A bota de muitos pulos.

Participação do PPGEdu no ALFAMAT – Sul

Nos dias 8 e 9 de novembro de 2019, ocorreu o Alfamat – Sul – Encontro de Alfabetização Matemática do Extremo Sul Gaúcho, um evento em parceria entre a Universidade Federal de Rio Grande – FURG, a Universidade Federal de Pelotas – UFPel, o Instituto Federal Sul-Rio-Grandense – IFSUL e a Universidade Federal do Pampa – UNIPAMPA.

A palestra de abertura foi realizada pela professora Dra. Adair Nacarato e a aula-entrevista, realizada pela Patrona do Evento, professora Dra. Esther Pillar Grossi. O grupo de alunos e ex-alunos do PPGEdu da UNIPAMPA participou com a apresentação de Oficinas e de Cirandas.

A mestra Carla Andriguetto e a mestranda Cinthia Pacífico Gonçalves apresentaram a oficina: “Matemática na Educação Infantil: vivências com o mercado da sala de aula”. O mestrando Charles Eduardo Amaral participou das Cirandas com o artigo “Situações matemáticas na perspectiva dos cenários para investigação com alunos do 6º ano”; a mestranda Ana Eliza Machado participou com o artigo “Reflexões sobre a prática docente com números e operações em uma turma de 2º ano”; a mestranda Lidiane Lima de Carvalho participou com o artigo “O laboratório para ensinar Matemática em um curso de Pedagogia” e a mestranda Claudia Ribeiro Berneira participou com o artigo “Formação continuada para professores que ensinam Matemática nos anos iniciais”. A professora Patrícia Moura participou como coordenadora das “Cirandas das crianças pequenas”.