Atendimento secretaria do PPGEdu

Informamos que de 23 a 27 de julho de 2018 não haverá atendimento da Secretaria do PPGEdu, em virtude da participação dos secretários do curso no X Fórum sul de secretários e secretárias de Programas de Pós-Graduação em Educação (FORSEC), que será realizado junto à XII ANPED Sul, na UFRGS.

Regime especial de matrícula – 2018/2

O Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEdu) da Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA), oferece 15 vagas, para alunos em regime especial de matrícula, em componente curricular de oferta especial, conforme segue:

OPT 7 – Educação, Trabalho e Sociabilidade (5 vagas)
Período: de 11 de agosto a 15 dezembro de 2018 (11 encontros)
Horário: Sábado das 08h00min às 12h00min

OPT 21 – Políticas Públicas e Gestão Institucional do Desenvolvimento Profissional do Magistério (5 vagas)
Período: de 09 de agosto a 13 dezembro de 2018 (11 encontros)
Horário: Quinta-feira das 13h30min às 18h30min

OPT 31 – Teorias do Ensino e da Aprendizagem (5 vagas)
Período: de 09 de agosto a 13 dezembro de 2018 (11 encontros)
Horário: Quinta-feira das 19h00min às 23h00min

INSCRIÇÃO
Período: de 25 a 30 de julho de 2018

Para informações detalhadas OFERTA REGIME ESPECIAL 2018.2

Resultado da etapa de Avaliação de conhecimentos específicos Edital 199/2018

Foi publicado no dia 10/07/2018, o resultado da etapa de Avaliação de conhecimentos específicos, disponível no Sistema de Gestão Unificada de Recursos Institucionais – GURI,  no link: (acessar processos encerrados)
https://guri.unipampa.edu.br/psa/processos/

Período para recursos da avaliação de conhecimentos específicos: até
12/07/2018 pelo seguinte e-mail:  ppgedu.unipampa@gmail.com.

Resultado da Homologação de Inscrições Edital 199/2018

O Resultado da analise das inscrições para o PROCESSO SELETIVO PARA INGRESSO DE DISCENTES ao PPGEdu 2º SEMESTRE/2018  estão disponívei na “Área do candidato” no Sistema de Gestão Unificada de Recursos Institucionais – GURI, disponível no link:
https://guri.unipampa.edu.br/psa/processos/.

Conforme previsto no item 4.4 do Edital 199/2018.

4.4. Serão aceitos recursos encaminhados, como requerimento, à Comissão de
Seleção do PPGEdu, enviados até o dia 28/06/2018 ao seguinte e-mail:
ppgedu.unipampa@gmail.com.

Reunião de planejamento de revista interinstitucional

No dia 29/05, os professores Bento Selau e Lúcio Hammes participaram de uma reunião com os professores Nelson Marques, Marcos da Silva (IFESUL-Pelotas), Aliciene Cordeio (UNIVILLE), Viviane Klaus (UNISINOS) para tratar do planejamento de revista interinstitucional.
Os professores firmaram acordo para que os PPGs aos quais estão vinculados sejam co-partícipes na edição da Revista Thema.
Os próximos passos serão definidos com a concretização dos convênios entre as Instituições.

 

Reunião de Planejamento PPGEdu 2018/2019

Na data de 24 de maio de 2018, os professores do PPGEdu reuniram-se para realizar o planejamento 2018/2019 do Curso. Na oportunidade, fizeram uma reflexão sobre a avaliação do quadriênio realizada pela Capes e, ainda, estabeleceram um plano de ação com estratégias para aprimorar e qualificar ainda mais as atividades do Programa.

A Coordenadoria de Pós-graduação informa que está aberto o edital de seleção para ingresso de discentes no 2º semestre/2018

As inscrições para o processo seletivo para ingresso de discentes no Programa de Pós-Graduação em Educação, em nível de Mestrado Profissional, estarão abertas no período de: 04/06/2018 a 18/06/2018 – Edital 199/2018, junto à Secretaria Acadêmica do PPGEdu, no Campus Jaguarão.

Mais informações em:

http://porteiras.r.unipampa.edu.br/portais/prpg/editais/processos-seletivos-stricto-sensu/editais-de-ingresso/

Participação no 5º Seminário de Educação Nacional de Inclusão Digital (SENID)- Passo Fundo (RS)

A mestranda Janaina Corrêa e a Professora Drª Juliana Machado participaram do 5º Seminário Nacional de Inclusão Digital, que teve nesse ano o tema “Cultura Digital na Educação”. O evento foi realizado na Universidade de Passo Fundo nos dias 7, 8 e 9 de maio de 2018, e dialogou sobre as práticas criativas da era digital, oportunizando 360 horas de aprendizagens variadas através de oficinas digitais, palestras e apresentações de trabalhos. A mestranda apresentou o trabalho intitulado “O Uso da Webquest na Prática Educativa nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental”.

Professor Bento Selau visita Universidade da Região de Joinville – UNIVILLE

Entre os dias 17 e 18 de maio, o Prof. Bento Selau esteve na Universidade da Região de Joinville – UNIVILLE. No dia 17, no período da tarde, o Prof. Bento reuniu-se com os integrantes do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre o Trabalho e a Formação Docente – GETRAFOR, coordenado pela Prof. Aliciene Cordeiro e vinculado à linha de pesquisa Trabalho e a Formação Docente, do Programa de Mestrado em Educação, da Universidade da Região de Joinville – UNIVILLE, debatendo aspectos referentes à Psicologia Histórico-Cultural de L. S. Vygotski. À noite, ministrou a palestra “O conceito de superação em Vygotski e as possíveis implicações educacionais”, para os estudantes do curso de Mestrado em Educação, Graduação em Pedagogia e Graduação em Psicologia.

No dia 18, participou como membro da banca de exame de qualificação da aluna Sandra Michelluzzi Biazotto, do Mestrado em Educação da UNIVILLE. O trabalho teve como título “Segundo Professor de Turma: trabalho e desafios”. Ainda no dia 18, participou de reunião com professores do Mestrado em Educação para tratar da possibilidade de revista interinstitucional.

O Prof. Bento avaliou as atividades como extremamente positivas e que gerarão diferentes resultados positivos para ambos os programas.