Reunião de Planejamento PPGEdu 2018/2019

Na data de 24 de maio de 2018, os professores do PPGEdu reuniram-se para realizar o planejamento 2018/2019 do Curso. Na oportunidade, fizeram uma reflexão sobre a avaliação do quadriênio realizada pela Capes e, ainda, estabeleceram um plano de ação com estratégias para aprimorar e qualificar ainda mais as atividades do Programa.

A Coordenadoria de Pós-graduação informa que está aberto o edital de seleção para ingresso de discentes no 2º semestre/2018

As inscrições para o processo seletivo para ingresso de discentes no Programa de Pós-Graduação em Educação, em nível de Mestrado Profissional, estarão abertas no período de: 04/06/2018 a 18/06/2018 – Edital 199/2018, junto à Secretaria Acadêmica do PPGEdu, no Campus Jaguarão.

Mais informações em:

http://porteiras.r.unipampa.edu.br/portais/prpg/editais/processos-seletivos-stricto-sensu/editais-de-ingresso/

Participação no 5º Seminário de Educação Nacional de Inclusão Digital (SENID)- Passo Fundo (RS)

A mestranda Janaina Corrêa e a Professora Drª Juliana Machado participaram do 5º Seminário Nacional de Inclusão Digital, que teve nesse ano o tema “Cultura Digital na Educação”. O evento foi realizado na Universidade de Passo Fundo nos dias 7, 8 e 9 de maio de 2018, e dialogou sobre as práticas criativas da era digital, oportunizando 360 horas de aprendizagens variadas através de oficinas digitais, palestras e apresentações de trabalhos. A mestranda apresentou o trabalho intitulado “O Uso da Webquest na Prática Educativa nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental”.

Professor Bento Selau visita Universidade da Região de Joinville – UNIVILLE

Entre os dias 17 e 18 de maio, o Prof. Bento Selau esteve na Universidade da Região de Joinville – UNIVILLE. No dia 17, no período da tarde, o Prof. Bento reuniu-se com os integrantes do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre o Trabalho e a Formação Docente – GETRAFOR, coordenado pela Prof. Aliciene Cordeiro e vinculado à linha de pesquisa Trabalho e a Formação Docente, do Programa de Mestrado em Educação, da Universidade da Região de Joinville – UNIVILLE, debatendo aspectos referentes à Psicologia Histórico-Cultural de L. S. Vygotski. À noite, ministrou a palestra “O conceito de superação em Vygotski e as possíveis implicações educacionais”, para os estudantes do curso de Mestrado em Educação, Graduação em Pedagogia e Graduação em Psicologia.

No dia 18, participou como membro da banca de exame de qualificação da aluna Sandra Michelluzzi Biazotto, do Mestrado em Educação da UNIVILLE. O trabalho teve como título “Segundo Professor de Turma: trabalho e desafios”. Ainda no dia 18, participou de reunião com professores do Mestrado em Educação para tratar da possibilidade de revista interinstitucional.

O Prof. Bento avaliou as atividades como extremamente positivas e que gerarão diferentes resultados positivos para ambos os programas.

Participação de discentes e docentes no XX Fórum de Estudos: Leituras de Paulo Freire

As discentes Marlete Nunes Gomes Beiro, turma 2016; Cristiane Cardozo Marroche; Ariane B. Rodrigues; Claudete B. Ferreira; Elis Regina da Silva Caetano; Katiuscia Teixeira Dias Ortiz; Karine Dias Maximila; Maria Lucia Giozza Hernandes; Vanderleia Lucia D. Conrad e Nandjara N. Castro, turma 2017, participaram, junto ao Coordenador do PPGEdu, do XX Fórum de Estudos:Leituras de Paulo Freire, que ocorreu entre os dias 3 e 4 de maio, na Unisinos, em São Leopoldo/RS.

PPGEdu participa do V FOMPE

O Coordenador do PPGEdu, professor Lúcio Hammes, esteve presente na V Fórum dos Mestrados Profissionais (FOMPE), realizado nos dias 26 e 27 de abril, em Salvador – Bahia.

A agenda da reunião consistia nas seguintes discussões: resultados e prospectivas sobre a quadrienal da Capes; Grupos de Trabalho (socialização/sistematização das contribuições trazidas pelos GTs organizados para estudar o Documento de Área; Inserção Social e Formatos de Pesquisa; Internacionalização e Articulação Interinstitucional e Regulamento do FOMPE.

Para conferir o relato completo elaborado pelo professor Lúcio, clique aqui.

 

O coordenador do PPGEdu participa de evento em Santa Vitória do Palmar

A partir do convite dos professores da Escola Municipal de Educação Infantil Donatos,  o professor Lúcio Hammes, coordenador do PPGEDu, e as mestrandas Ariane Barrios e Jana Martins  desenvolveram um estudo pautando a temática “Em busca da paz: um desafio a partir da educação”. O estudo foi proposto pela aluna do Mestrado Ariane Barrios, que desenvolve sua pesquisa de intervenção nesta escola.

“Quando chegamos, a escola já estava preparada para o estudo, com o ambiente organizado e bem acolhedor. Por isso,  professores e servidores, puderam participar com liberdade e desprendimento. A avaliação foi muito positiva e ficou o convite para novos trabalhos nesta cidade”, disse o professor.