15 vagas para aluno em regime especial de matrícula 2019/01 – verão

O Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEdu), da Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA), oferece 15 vagas para alunos em regime especial de matrícula, conforme segue:

Componente curricular: OPT 7 – Educação, Cidadania e Sustentabilidade
Número de vagas em regime especial: 5
Período de realização: de 14 a 19 de janeiro de 2019 (6 encontros)
Horário: de segunda a sexta-feira das 08h00min às 12h00min e das 13h30min ás 17h30min; e sábado das 08h00min às 13h00min

Componente curricular: OPT 29 – Metodologias participativas de avaliação e intervenção
Número de vagas em regime especial: 10
Período de realização: de 14 a 19 de janeiro de 2019 (6 encontros)
Horário: de segunda a sexta-feira das 08h00min às 12h00min e das 13h30min ás 17h30min; e sábado das 08h00min às 13h00min

PERÍODO DE INSCRIÇÃO: de 22 a 30 de novembro de 2018, através do envio, por e-mail, dos documentos constates na chamada abaixo:

Chamada para estudantes em regime especial de matrícula 2019/01 – Verão

A ficha de inscrição e a tabela de pontuação, mencionadas na chamada interna estão disponíveis abaixo:

Ficha de inscrição

Tabela de pontuação

Prof. Lúcio profere Conferência no 2° Seminário Internacional da Pós-Graduação em Educação da UERGS

O Programa de Pós-Graduação em Educação da UERGS organizou o 2° Seminário Internacional da Pós-Graduação em Educação, realizado na UERGS de Osório, de 8 a 10 de novembro de 2018.

O tema da conferência era “A conjuntura das políticas de Pós-Graduação e suas relações com a docência” e foi realizada no dia 10 de novembro, tendo como debatedores o Pró-Reitor de pesquisa Rafael Haag e Leandro Forell, coordenador do PPG. Já o tema do Seminário deste ano foi “Deslocamentos na educação contemporânea: desafios na docência”.

Esta participação no evento foi importante para ampliar os laços entre os nossos Programas de Pós-Graduação em Educação da UNIPAMPA e da UERGS. Que os trabalhos comuns sejam importantes para o nosso fortalecimento na pós-graduação em educação.

Mais dados: http://www.uergs.rs.gov.br/uergs-em-osorio-realiza-2-seminario-internacional-da-pos-graduacao-em-educacao

https://www.facebook.com/rochele.santaiana/posts/1919940824720559

Na foto, o Pró-Reitor de pesquisa Rafael Haag, da UERGS, e o Prof. Dr. Lúcio Jorge Hammes, Coordenador do PPGEdu Unipampa

Professora do PPGEdu da UNIPAMPA realiza atividades na Colômbia

     A professora do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEdu) – Mestrado, Marta Cristina Cezar Pozzobon, apresentou trabalhos no 8º Congresso Internacional sobre Formacion de Profesor de Ciencias: para lá construcción de sociedades sustentables, realizado de 10 a 12 de outubro, na Universidade de La Salle, em Bogotá, Colômbia: “A formação de professores que ensinam matemática nos anos iniciais em cursos de Pedagogia”, na modalidade de apresentação oral, categoria 2, em parceria com colegas da Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC), da Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUÍ) e “A organização do ensino por licenciandos em estágio e o processo de formação do professor de Matemática”, na modalidade pôster, na categoria 2, em parceria com colegas da Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUÍ).

    Além disso, a professora Marta participou de uma reunião de trabalho com professores da UNIJUÍ, da UNISC e da Universidade Pedagógica Nacional (UPN), da Colômbia. No encontro, ocorrido no dia 11 de outubro, na UPN, os docentes discutiram a possibilidade de aproximação entre o grupo de pesquisadores de Educação Matemática do Brasil, das instituições UNIJUÍ, UNISC e UNIPAMPA, e acordaram ações de fortalecimento de redes de investigação acerca da formação de professores de matemática na América Latina, tendo como parâmetro atividades a curto, a médio e a longo prazo.

 

Fonte: arquivo pessoal

Integração Universidade e Escola: Alunos da EJA participam da V Semana Acadêmica de Pedagogia da UNIPAMPA – CAMPUS Jaguarão

Na última quinta-feira, 04 de outubro de 2018, durante a realização da V Semana Acadêmica do curso de Pedagogia da Unipampa – Campus Jaguarão, a Coordenadora Pedagógica Nádia Beatriz Machado Gomes, acadêmica do Mestrado Profissional em Educação, juntamente com as professoras Jussara Mattos, Raquel Camisa, Maria Elaine Botelho, Itamara Vieira, Sandra Lisboa e alunos da Educação de Jovens e Adultos da Escola Estadual de Ensino Médio 20 de Setembro, da cidade de Arroio Grande – RS, assistiram ao documentário “Fora de Série”, produzido pelo Observatório Jovem da UFF, sob coordenação do professor Paulo Carrano. O documentário que traz as diferentes trajetórias de alunos da EJA do Estado do Rio de Janeiro. Após a exibição, o professor Maurício Perondi, Coordenador do Observatório Juventudes – PUCRS, dialogou com o grande grupo sobre as diferentes trajetórias dos alunos da EJA e suas expectativas em relação ao contexto vivenciado. A atividade proporcionou aos alunos e professores um momento de reflexão sobre o espaço da escola para dividir conhecimentos, alegrias e superação, trazendo a todos os alunos uma motivação a continuar na busca de novos conhecimentos, finalizando o Ensino Médio e buscando lugar na universidade pública para continuar sua formação. A professora Nádia Gomes irá desenvolver seu projeto de intervenção no Mestrado no campo da qualificação do trabalho dos professores na EJA, sob orientação da prof. Juliana Machado.

Mestranda Katiúscia Texeira Dias Ortiz participa do encerramento do Seminário Municipal do PNAIC, no Município do Chuí/RS.

A convite da Secretaria Municipal de Educação, Katiúscia Texeira Dias Ortiz, discente do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEdu) da UNIPAMPA Jaguarão, oportunizou uma roda de conversa sobre “A inclusão dos alunos com deficiência na Educação Infantil e Anos Iniciais”, possibilitando aos educadores refletir sobre a prática docente, a utilização de novas metodologias e estratégias no contexto da Educação Inclusiva.

Este Seminário Municipal de encerramento da formação do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC), correspondente a 2018, foi promovido pela SME, no dia 04 de agosto, realizado na EMEI Criança Feliz, para os professores da rede municipal e estadual que estão envolvidos com este programa.

Visita Técnica – PPGEdu Unisinos

Os secretários do PPGEdu Caroline Gonçalves Feijó Quadrado e Charles Eduardo da Cruz do Amaral estiveram, no dia  27/07, em visita à secretaria do PPGE da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS). O objetivo da visita foi observar os processos e as práticas da secretaria e estreitar a cooperação entre os dois Programas e qualificar as práticas.

Foto: Arquivo secretaria PPGEdu Unipampa

Visita técnica CEIE

Na tarde do dia 26 de julho, os secretários do PPGEdu, Charles Amaral e Caroline Gonçalves Feijó Quadrado, realizaram uma visita técnica ao Centro de Estudos Internacionais em Educação (CEIE), da UNISINOS.

“O CEIE foi criado em 2015 pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Unisinos com o objetivo de realizar e apoiar iniciativas de internacionalização pelo corpo docente e discente, bem como criar condições para o desenvolvimento de estudos comparados e internacionais na educação. O Centro é um espaço aberto para a interlocução com outros cursos e programas na Unisinos e de outras universidades no país e no exterior.” (Informação disponível em: http://www.unisinos.br/ceie/quem-somos/)

Na oportunidade, o professor Danilo Romeu Streck falou sobre a criação e as atividades do Centro, além de compartilhar as pesquisas sobre internacionalização que estão sendo realizadas no Programa de Pós-graduação em Educação da Unisinos. A bolsista do Diandra e o bolsista Gabriel fizeram uma apresentação do site do CEIE.

Fotos: Arquivos CEIE

PPGEdu participa da XII ANPEd Sul; do IX FORSEC realizados na UFRGS

Entre os dias 23 e 26 de julho de 2018, o PPGEdu da Unipampa participou da 12ª reunião Científica Regional da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (XII ANPEd Sul), sediada pela Faculdade de Educação (Faced) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

Neste ano, o tema da ANPEd-Sul foi Educação, democracia e justiça social, tendo como coordenação geral a professora permanente do PPGEdu Unipampa Profa. Dra. Maria Beatriz Moreira Luce (UFRGS/UNIPAMPA).

O PPGEdu participou do evento das seguintes formas:

  • Apresentação de trabalho:

A discente Roberta dos Santos Messa apresentou o trabalho: Professora, como se faz gostei em Libras? Resultados prévios de uma pesquisa sobre o ensino de Libras para crianças ouvintes, sob orientação do Prof. Dr. Bento Selau da Silva Júnior.

A discente Rachel Rocha apresentou o trabalho: O poder da imagem e do consumo: Como ocorre o exercício do Bullying na Escola, no eixo temático 15: Psicologia da Educação.

A Profa. Dra. do PPGEdu, Cristina Pureza Duarte Boéssio e Darlise Nunes Ferreira apresentaram o trabalho: O SiSU e a prática pedagógica: impactos na sala de aula universitária, fruto de uma investigação desenvolvida conjuntamente entre UFPel e UNIPAMPA.

  • Lançamento de livro:

O Grupo Interinstitucional de Pesquisa em Docências, Pedagogias e Diferenças –(GIPEDI) lançou o livro com o título “Modos de Ser Docente no Brasil Contemporâneo: Articulações entre Pesquisa e Formação”, organizado pelos professores Elí Henn Fabris, Maria Cláudia Dal’igna e Roberto Rafael Dias da Silva. Neste livro, a Coordenadora do PPGEdu Unipampa, Profa. Dra. Marta Cristina Cezar Pozzobon e o professor Cláudio José Oliveira colaboraram com a publicação do capítulo intitulado “Modos de (in)formar o professor para ensinar Matemática(s) nos anos iniciais em cursos de Pedagogia”.

  • Participação no FORPRED:

A Coordenadora do PPGEdu, Profa. Dra. Marta Cristina Cézar Pozzobon, participou da Reunião do Fórum de Coordenadores de Programas de Pós-Graduação em Educação da Região Sul (Forum-Sul).

  • Participação no IX FORSEC:

Os secretários do PPGEdu Charles Eduardo da Cruz do Amaral e Caroline Gonçalves Feijó participaram do IX Fórum de Secretário/as de Programas de Pós-Graduação em Educação da região Sul FORSEC. O secretário Charles foi responsável por conduzir a apresentação das temáticas por fazer parte da Comissão de organização do Fórum Nacional de Secretários. O FORSEC contou com a seguinte programação:

FORSEC: seu percurso na história e sua importância para a Pós-Graduação
Loinir Teresinha Nicolay (UNISINOS)
Silvia Adriana da Silva Soares (UNILASALLE)

Internacionalização na Pós-Graduação Stricto Sensu
Prof. Dr. Luís Henrique Sacchi dos Santos (PPGEDU/UFRGS).

Avaliação quadrienal da Capes: desafios da Plataforma Sucupira
Profa. Dra. Fabiana de Amorim Marcello (PPGEDU/UFRGS).

Políticas de Ações Afirmativas e a Pós-Graduação no Brasil desafios para a promoção de justiça social
Profa. Dra. Maria Aparecida Bergamaschi (PPGEDU/UFRGS).

Produzir, comunicar e ser lido: base de dados e rankings
Coordenadora de Bibliotecas Letícia Strehl

 

 

Fotos: arquivo pessoal.

Resultado processo seletivo para Regime especial de matrícula 2018/2 – Retificado

Lista de selecionados para o Regime especial de matrícula 2018/2 – Retificada

OPT 7 – Educação, Trabalho e Sociabilidade: 
– ÈLIDA DE FREITAS SAIS
– EVERTON FERRER DE OLIVEIRA
– PATRÍCIA SOARES GONÇALVES
– MARINELA RODRÍGUEZ DA SILVA
– MONICA NARDINI DA SILVA

SUPLENTES – POR ORDEM DE CLASSIFICAÇÃO
1º RAFAEL BARBOSA DE JESUS SANTANA
2º ROSDIMERI OLIVEIRA DE MATTOS

OPT 21 – Políticas Públicas e Gestão Institucional do Desenvolvimento Profissional do Magistério:
– Miriele Barbosa Rodrigues

OPT 31 – Teorias do Ensino e da Aprendizagem: 
– CLÁUDIO LEANDRO BUSS
– FATIANI NEVES DA SILVA
– KENYA JESSYCA MARTINS DE PAIVA
– LORENA GONZALEZ TELIS
– MARCOS GARES AFONSO
– MARIA DO CARMO ÁVILA CHAGAS
– SANDRA REGINA DA COSTA CHAVES SANTOS

MATRÍCULA:
Período:
Dia 02/08 – Horário: das 08h30min às 12h00min e das 13h00min às 17h00min
Dia 03/08 – Horário: das 08h30min às 12h00min e das 13h00min às 15h30min
Dia 06/08 – Horário: das 10h00min às 12h00min e das 13h30min às 16h00min –Ampliado

Documentos necessários conforme divulgado na OFERTA REGIME ESPECIAL 2018.2.