Seminário do Estágio Supervisionado Semestre 2018/01

Realizou-se no dia 04 de julho de 2018, no auditório da Unipampa, Caçapava do Sul/RS, as apresentações do seminário de estágio supervisionado do curso de Ciências Exatas – Licenciatura, o qual contou com a participação dos alunos, professores supervisores e professores do curso. Nos estágios, os acadêmicos vivenciam o cotidiano da escola e suas dinâmicas, experimentando uma profusão de experiências acadêmicas, profissionais e humanas que estão pressupostas em uma formação na escola, com a escola e para a escola. As apresentações dos estágios iniciaram-se as 19 h, ocorrendo conforme descrito abaixo:

1 – Observação: Alunos (Juliana, Leriana, Rafael, Rafaela e Yasmin);

2 – Monitoria: Alunos (Guedulla, Ingrid, Luana e Willian);

3 – Regência: Alunos (Aline, Aniele, Marcos, Marcelo e Mayara).

Alunos relataram suas experiências e atividades realizadas durante o período de estágio, como análise de livros, leitura de artigos e observações referentes as escolas onde foram exercidas as atividades. A maioria dos alunos já haviam participado do PIBID, o que facilitou a relação com as atividades realizadas nas escolas, de acordo com os alunos, essa primeira impressão escolar já tinha sido feita através do PIBID, e que agora nos estágios, sentiam-se mais “à vontade” na escola. Os alunos relataram uma forte relação do ensino atual nas escolas com um ensino convencional, porém nos estágios mais avançados do curso os alunos fizeram a diferença, utilizando de práticas pedagógicas aprendidas durante o curso, realizando suas intervenções em sala de aula de forma inovadora, utilizando-se de práticas laboratoriais, experimentais e audiovisuais, para ministrarem suas aulas.

Este evento promove o compartilhamento de saberes e propicia socialização de experiências por meio de interações entre acadêmicos e professores supervisores, contribuindo para a formação do aluno, abordando pensamentos reflexivos e práticas pedagógicas interativas.

Reunião de representantes dos municípios parceiros do Programa Conexões

Ocorreu no dia 16 de maio de 2018, às 10 horas, no Campus Caçapava do Sul, a segunda reunião dos municípios integrantes do Programa Conexões Universidade-Escola. Na reunião estavam presentes os representantes dos municípios de Caçapava do Sul, São Sepé, Lavras do Sul e Santana da Boa Vista.

Professor Dr. Marcio A. R. Martins conduziu a reunião, a qual teve como principais pautas a seguir:

  • Programação das atividades anuais e formação continuada para professores.
  • Planejamento do orçamento para o próximo ano.
  • Apresentação do cronograma das atividades que serão realizadas pelo grupo conexões.
  • Organização de datas para entregas de documentos provenientes dos municípios envolvidos.
  • Esclarecimentos sobre o acordo de cooperação Unipampa-municípios.
  • Implementação do Núcleo Interdisciplinar de Formação de Educadores – NIFE.

Após os diálogos referentes às pautas abordadas, professor Marcio esclareceu dúvidas sobre o novo PIBID e o Programa Residência Pedagógica e como esses programas podem contribuir com a educação nos municípios.

Ficou acordado entre os presentes que as próximas reuniões ocorrerão a cada 15 dias, no horário das 9h às 11h.

Curso de Ciências Exatas participa da Feira do Livro 2018

Nos dias 27 de abril a 06 de maio de 2018, no  Salão Paroquial, aconteceu  a 28° edição da Feira do Livro, do município de  Caçapava do Sul . O evento ocorre anualmente, com exposições e amostras de autores de renome do município e do Estado.

No evento deste ano, cada dia foi dedicado a uma temática, a um homenageado ou a uma instituição. O dia 02 de maio foi dedicado à Unipampa que, buscando atender o público de todas as idades, elaborou diversas atividades para divulgar os cursos de graduação e pós-graduação do campus, o turismo e a geodiversidade.

O Curso  de Ciências Exatas – Licenciatura também teve sua presença neste evento, marcada por professores e alunos voluntários trazendo experimentos de Biologia, Física, Matemática e Química.  As apresentações e explicações foram voltadas aos alunos das escolas do município. De certa forma, sempre há o interesse dos alunos, que têm curiosidade em entender como as coisas funcionam. Logo, vislumbrando o saber sobre a ciência, os projetos apresentados pelo curso de Ciências Exatas buscaram ser atrativos e interativos, de maneira que os alunos pudessem envolver-se com o tema mostrado. Com o auxilio dos professores e alunos do curso, houve uma evolvimento e participação ativa dos alunos das escolas do município.

A sociedade se enriquece ao participar da Feira do Livro do município, buscando conhecer mais sobre assuntos importantes, esclarecer dúvidas e curiosidades. A participação dos alunos das escolas é de grande importância nessa interação com os livros e exposições demonstradas no evento. Neste sentido, o curso de Licenciatura em Ciências Exatas busca participar das atividades da Feira, mostrando os trabalhos que realiza e seu envolvimento com a ciência, representando uma instituição federal presente em nossa cidade.

28° edição da Feira do Livro ocorreu no Salão Paroquial.

Professora Maria Arlita Soares demonstrando atividades lógicas na área da matemática.

Alunos interessados nas exposições realizadas pelo curso de Ciências Exatas.

Seminário do Estágio Supervisionado Semestre 2017/02

Como estratégia de divulgação do resultado das experiências docentes e das produções intelectuais dos acadêmicos durante a realização dos estágios curriculares, promove-se semestralmente um encontro acadêmico a que denominamos Seminário de Estágios.

Este evento tem como objetivo socializar experiências e promover o compartilhamento de saberes por meio de mesas de apresentações de acadêmicos e professores supervisores. As discussões buscam contribuir para o processo co-formativo, reflexivo e interativo de nossas práticas pedagógicas. Particularmente com relação aos estágios do curso de Ciências Exatas – Licenciatura, vale ressaltar a relevância dessa atividade de interação com professores supervisores das escolas da Educação Básica para a qualidade da formação de todos nós, acadêmicos e professores, bem como para a consolidação de uma proposta pedagógica mais ampla, que pressupõe a licenciatura como um eixo de formação e de transformação sociais.

No dia 05 de dezembro de 2017 realizamos o Seminário de Estágio contando com as seguintes apresentações: 1- Cotidiano da Escola- Observação e intervenção. Discentes: Ionara l. Menezes  e Willian S. França. 2- Cotidiano da Escola: GEO . Discentes: Aniele V. Machado, Deisy C. Senna, Guedulla S. Dias, Ingrid P. Silva, Marcos V. S. Ferreira e Mayara F. S. Silva. 3- Cotidiano da Escola: Regência II. Discentes: Aline S. Brasil e Tamiris D. Rosa.

Os professores responsáveis por esse momento de reflexão docente foram: Mara E. JappeGoi, Paulo H. Sartori e Sandra Hunsche.

Curso de Ciências Exatas participa do Dia “C” da Ciência

Coordenados pela Profa. Maria Arlita Soares, acadêmicos do Curso de Ciências Exatas – Licenciatura participaram, no dia 25 de outubro de 2017, da 1ª Mostra de Profissões e Projetos do Campus de Caçapava do Sul, da Unipampa, em comemoração ao “Dia C da Ciência”.

O evento é uma mobilização nacional para a divulgação da ciência brasileira. Nesta data, universidades, faculdades, institutos e centros de ensino, ciência e tecnologia expõem à comunidade a importância das pesquisas e sua influência no cotidiano dos cidadãos.

Além do Curso de Ciências Exatas, os cursos de Geologia, Engenharia Ambiental e Sanitária, Geofísica e Tecnologia em Mineração apresentaram informações e realizaram demonstrações sobre os cursos e as respectivas profissões. Além disso, 24 estandes montados no saguão do campus divulgaram os projetos de pesquisa, ensino e extensão desenvolvidos atualmente em Caçapava do Sul.

Voltados à Licenciatura, são desenvolvidos atualmente 20 projetos nas categorias de ensino, pesquisa e extensão, além do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) com os subprojetos Física, Matemática e Química, e programas de pós-graduação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências, Especialização em Educação Científica e Tecnológica e Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional – PROFMAT).

Da esquerda para a direita: Profa. Maria Arlita, Acadêmicas Stephanie Trindade e Tamiris Dias da Rosa

Acadêmicas Jéssica Marques, Rosimere dos Santos, Priscila Fonseca e Tamiris Dias da Rosa

 

 

 

 

Divulgação do Curso durante Semana do Município de Caçapava do Sul

A Unipampa∕Campus Caçapava do Sul participou, nos dias 20 e 23 de outubro, respectivamente: da Mostra de Profissões, realizada pelo Instituto Estadual de Educação Dinarte Ribeiro, e da programação comemorativa dos 186 anos de Caçapava do Sul, durante a Semana do Município. Nestas duas ocasiões, foram divulgados os cursos e projetos desenvolvidos no campus.

Durante a Mostra de Profissões, o público, formado por alunos da escola, teve acesso a informações relativas à forma de ingresso no Curso de Ciências Exatas – Licenciatura, à duração do curso, bem como esclarecimentos acerca da profissão docente. Foram apresentadas algumas das atividades desenvolvidas no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), por bolsistas de iniciação à docência dos subprojetos Física, Matemática e Química.

Acadêmicos Márcio de Oliveira e Marcelo Del Nóbile explicando o Curso para alunos do Ensino Médio
Acadêmicos Márcio de Oliveira e Marcelo Del Nóbile explicando o Curso para alunos do Ensino Médio
Acadêmicos Márcio de Oliveira e Marcelo Del Nóbile com a Coordenadora do Curso, Profa. Ângela Hartmann

Integrando a apresentação dos cursos e projetos desenvolvidos na Unipampa durante a Semana do Município, a Profa. Dra. Maria Arlita da Silveira Soares representou o Curso de Ciências Exatas – Licenciatura, divulgando informações referentes à forma de ingresso, número de vagas disponíveis, período e organização do curso, percursos formativos e os projetos que estão sendo desenvolvidos atualmente.

Profa. Maria Arlita Soares divulgando o Curso de Ciências Exatas durante evento da Semana do Município de Caçapava do Sul

Semana Acadêmica de 2017

Entre os dias 17 e 20 de outubro de 2017 ocorreu a II Semana Acadêmica dos Cursos do Campus Caçapava do Sul, da Unipampa. O Curso de Ciências Exatas – Licenciatura participou do evento, organizado pelo Diretório Acadêmico em parceria com a Coordenação do Curso.

A programação contemplou palestras, oficinas e apresentação de trabalhos, e contou com a presença de diversos convidados.

No dia 17 de outubro, a Profa. Dra. Fabiane Silva Ferreira, docente do Curso de Ciências da Natureza – Licenciatura(Unipampa∕ Uruguaiana) ministrou, durante a tarde, a oficina “Gênero e sexualidade: provocações contemporâneas”. Durante à noite, realizou a palestra “Mulheres na ciência: em defesa da igualdade de gênero”.

Na tarde do dia 18, alunos do Curso de Física – Licenciatura (Unipampa∕ Bagé) ministraram oficina sobre programação com arduíno. Na sequência, o professor Dr. Edson Massayuki Kakuno, Curso de Física – Licenciatura (Unipampa∕ Bagé) ministrou a oficina “Construção de célula combustível”.

À noite, o Prof. Dr. Guilherme Frederico Marranghello(Unipampa∕ Bagé) realizou a palestra “Prêmio Nobel de Física 2017: Ondas Gravitacionais abrem nova janela para o Universo”

Na tarde da quinta-feira (19∕10), alunos das escolas estaduais Antônio José Lopes Jardim e Nossa Senhora da Assunção, apresentaram os trabalhos que obtiveram destaque na Feira de Ciências do Campus Caçapava do Sul de 2017. Na mesma tarde, a palestra “Drogas de abuso: um mergulho sem volta” foi proferida pela Dra. Patrícia de Brum Vieira, pós-doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Ciências Biológicas (Unipampa∕ São Gabriel), destacandoos efeitos biológicos das drogas no organismo.

À noite, o Prof. Dr. Márcio Marques Martins, Curso de Química – Licenciatura (Unipampa∕ Bagé) proferiu a palestra “A Ficção Científica como elemento motivador para o encantamento pela Ciência”.

A sexta-feira, 20/10, foi destinada às comunicações orais. Neste espaço, as acadêmicas Luana e Luziane apresentaram o trabalho envolvendo educação financeira, desenvolvido no PIBID Matemática.

Na sequência, encerrando as atividades da Semana Acadêmica, o Prof. Dr. Daniel da Silva Silveira, Coordenador Adjunto do Curso de Licenciatura em Ciências EaD, da Universidade Federal de Rio Grande (FURG) proferiu a palestra “Cultura Digital no Ensino de Matemática na Educação Superior”.

VI Fórum da Licenciatura

Na noite do dia 16 de outubro de 2017, aconteceu o VI Fórum da Licenciatura. O evento, organizado pelos professores André Luis Silva da Silva, Paulo Henrique dos Santos Sartori e VitalinoCesca Filho, teve como público docentes e discentes do Curso de Ciências Exatas – Licenciatura. Durante o evento foram abordadas as seguintes temáticas: o novo Projeto Pedagógico do Curso (PPC) e a implantação do Programa Conexões Universidade-Escola.

Na primeira parte do evento, a Coordenadora do Curso de Ciências Exatas – Licenciatura, Profa. Ângela Maria Hartmann, que apresentou o novo PPC do curso, denominado Projeto Pedagógico dos Cursos de Licenciatura Associados à ABI – Ciências Exatas e da Natureza. Nesta perspectiva, foram abordados os impactos técnicos e pedagógicos consequentes da criação de quatro cursos de licenciatura associados a uma Área Básica de Ingresso.

No momento seguinte, o Prof. Márcio Martins apresentou o Programa Conexões Universidade-Escola, que traz como inovação a proposição de novas metodologias de formação docente, priorizando a articulação entre formação inicial e continuada, numa perspectiva de coexistência e indissociabilidade entre estes planos de formação. O Programa Conexões Universidade-Escola prevê a criação de Núcleos Interdisciplinares de Formação de Educadores (NIFE) em escolas de sete municípios: Caçapava do Sul, Formigueiro, São Sepé, Santana da Boa Vista, Lavras do Sul, Vila Nova do Sul e Santa Margarida do Sul.

O encerramento do Fórum foi destinado ao esclarecimento das dúvidas dos participantes que foram, de modo geral, relativas à implantação do novo PPC. Além disso, tratou-se de assuntos gerais, como o cadastro das Atividades Complementares de Graduação (ACG’s), no Moodle, o qual os acadêmicos sugeriram que ocorresse de modo mais facilitado.

 

 

Ciências Exatas participa de Fórum das Licenciaturas – 2017

Nos dias 21 e 22 de setembro de 2017, professores e acadêmicos bolsistas do PIBID/UNIPAMPA do Curso de Ciências Exatas – Licenciatura participaram do Fórum das Licenciaturas promovido pela Pró-Reitoria de Graduação , no Campus Bagé.

O evento, que aconteceu concomitantemente com o Seminário Institucional do PIBID/UNIPAMPA, discutiu a formação inicial e continuada de professores.

Além de 20 acadêmicos, estiveram presentes  seis Professores Ângela Maria Hartmann (coordenadora do Curso e coordenadora de Gestão do PIBID), André Luís Silva da Silva (membro do NDE), Mara Elisângela Jappe Goi (membro do NDE e coordenadora de área do PIBID), Márcio André Rodrigues Martins (Coordenador institucional do PIBID e membro do NDE), Sandra Hunsche (coordenadora de área do PIBID e membro do NDE) e André Martins Alvarenga (coordenador de área do PIBID).

O vídeo abaixo mostra, na sequência, as falas do Pró-Reitor de Graduação, Prof. Ricardo Carpes, da Profa. Ângela Maria Hartmann, do Prof. Márcio Martins e do Reitor da Universidade, Prof. Marco Antônio Hansen.

O evento reuniu mais de 350 pessoas, entre coordenadores de cursos de licenciatura, professores representantes dos Núcleos Docentes Estruturantes (NDES), professores gestores de área do PIBID, professores supervisores do PIBID e estudantes bolsista do PIBID da instituição.

Curso de Ciências Exatas – Licenciatura é estrelado

O Curso de Ciências Exatas – Licenciatura, da UNIPAMPA – Campus Caçapava do Sul, é destaque na 27ª edição do Guia do Estudante. O curso recebeu o selo de qualidade 4 estrelas na avaliação da publicação da Editora Abril e constará da publicação GE Profissões Vestibular 2018, que passa a circular nas bancas a partir do dia 16 de outubro de 2017.

A avaliação de cursos superiores do Guia do Estudante, é uma avaliação já consagrada entre os estudantes e vestibulando e influência a escolha e o futuro profissional de milhares de estudantes brasileiros. Trata-se de uma pesquisa de opinião realizada, essencialmente, com docentes e coordenadores de curso na qual a editora emite conceitos que permitem classificar os cursos em bons (três estrelas), muito bons (quatro estrelas) e excelentes (cinco estrelas).

Segundo Ângela Maria Hartmann, docente e coordenadora do Curso em Ciências Exatas – Licenciatura: “Esse desempenho é resultado da dedicação e da busca constante pela melhoria do curso, objetivo coletivo do grupo de professores do campus que subverte o atual cenário de crise do país, conquistando recursos e financiamentos em órgãos de fomento à Pesquisa e Ensino, resultados que estão sendo fundamentais para a evolução dessa graduação”.

O Curso de Ciências Exatas – Licenciatura, da UNIPAMPA, realiza suas atividades na região central do Rio Grande do Sul, possuindo uma equipe de docentes altamente qualificados, todos doutores ou doutorandos e laboratórios interdisciplinares, que além de possibilitarem a realização de ações de ensino, pesquisa e extensão, viabilizam uma formação de alta qualidade para seus alunos, os quais têm se destacado, não somente no mercado de trabalho, como também nas seleções para programas de pós-graduação.