Formatura da Turma de 2016/01

Quatro licenciandos colaram grau em 2016/01: Gabriela Dutra Rodrigues Conrado, Paulo César Marques da Silva, Tiani Chaves Oliveira e Vanice Pasinato da Trindade. A cerimônia aconteceu no sábado, dia 20 de agosto de 2016, no Instituto Municipal de Educação Professora Augusta Maria de Lima Marques. Foram convidados os professores Ângela Maria Hartmann (Patronesse), Marcello Ferreira (Paraninfo) e Anelise Marlene Schmidt (Homenageada). Também foi homenageado o técnico de laboratório Guilherme Pacheco Casa Nova.

Paulo César Marques (Matemática)
Paulo César Marques (Matemática)
Gabriela Rodrigues Conrado (Matemática)
Gabriela Rodrigues Conrado (Matemática)
tianichaves_2016
Tiani Chaves Oliveira (Química)
Vanice Trindade Pasinato (Matemática)
Vanice Trindade Pasinato (Matemática

 

Formatura da Turma de 2015/02

A formatura de Franciele Franco Dias (Física), Sabrina Gonçalves Marques (Física) e Susete Francieli Machado (Química) aconteceu na sexta-feira, dia 11 de março de 2016. As professoras convidadas pela formandas foram: Ângela Maria Hartmann (Homenageada), Mara Elisângela Jappe Goi (Paraninfa) e Sandra Hunsche (Patronesse).

Formandas com professoras homenageadas
Formandas com professoras convidadas
formandas20152coordcurso
Formandas com o Coordenador do Curso: Prof. Márcio André Rodrigues Martins

No sábado, dia 12 de setembro, aconteceu a colação de grau de mais duas licenciandas do  curso: Jeruza Quintana Petrarca de Freitas e Fernanda Pergher Campos. As duas são de Lavras de Sul (RS) e coloram grau como professoras de Matemática. Com elas, o número de egressos do curso chega a 25.

Parabéns e sucesso a ambas!

DSC_1267 FernandaPergher

 

Ciências Exatas participa do XIII Encontro Sobre Investigação na Escola

“Os Encontros sobre Investigação na Escola são espaços tempos de formação de professores encantados com a docência e, que se compreendem imersos na linguagem, no educar pela pesquisa, no coletivo, na interação entre a Escola, a Universidade e a Comunidade e acima de tudo procuram compreender a epistemologia de suas práticas pedagógicas.”

Sediado pela Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), Campus Erechim (RS), o evento  aconteceu nos dia 21 e 22 de agosto de 2015 com a participação de aproximadamente 220 participantes, sendo 70 deles da Unipampa, oriundos dos campi Bagé, Caçapava do Sul, Dom Pedrito e Jaguarão.

Participaram do evento as discentes Janaína Midora Hirata, Gabriela Dutra Rodrigues Conrado, Susete Franciele Machado, Édila Rosane Alves da Silva e os docentes André Luis Silva da Silva e Ângela Maria Hartmann. Os trabalhos apresentados por eles podem ser acessados clicando abaixo do nome de cada um.

Professores André e Ângela e Discentes Gabriela e Susete na UFFS

Professores André e Ângela e discentes Gabriela e Susete na UFFS

Lançada nova identidade visual da Licenciatura em Ciências Exatas

A nova “marca” – ou identidade visual – do curso de Licenciatura em Ciências Exatas foi apresentada nesta quinta-feira, dia 20 de agosto, às 18 horas, no saguão do campus Caçapava do Sul, a docentes e acadêmicos do curso.

O evento contou com a presença do prof. João Antônio Gomes Pereira, de São Borja, que apresentou a nova identidade visual assessorado pelos membros da agência, que participaram via skype do evento.

A apresentação da nova “marca” é o primeiro evento da campanha publicitária criada pela Agência Makalu Comunicações do curso de Publicidade e Propaganda, do campus São Borja. A campanha publicitária se estenderá até o início do ano de 2016, com o objetivo de tornar conhecido o curso regional e nacionalmente.

 

 

 

Divulgação da Proposta de Colégios Universitários

A proposta piloto de criação de Colégios Universitários foi apresentada nesta quinta-feira, dia 20 de agosto,  a prefeitos, secretários municipais de educação (ou seus representantes) e diretores de escolas com Ensino Médio de sete cidades: Caçapava do Sul, Santana da Boa Vista, São Sepé, Formigueiro, Lavras do Sul, Vila Nova do Sul e Santa Margarida do Sul.

A proposta, a ser implantada a partir do segundo semestre de 2016, foi bem recebida pelos presentes, que demonstraram preocupação em relação a  disponibilizar transporte para os estudantes de suas cidades até o campus Caçapava do Sul. Conforme apontado pelo Prefeito de Formigueiro, Sr. Gildo Benjamin Bortolotto, devido à crise econômica que o país atravessa, os recursos das prefeituras estão bastante limitados e não atendem demandas educacionais que competem às administrações municipais.

A reunião aconteceu no auditório do campus Caçapava do Sul, da Unipampa, e contou com a presença da pró-reitora adjunta, Profa. Francéli Brizola, do diretor do campus, Prof. Marco Hansen, da coordenadora acadêmica, Profa. Aline Balladares, e do coordenador administrativo, Evelton Ferreira.

O texto da proposta de Colégios Universitários, a ser implantada a partir do curso de Licenciatura em Ciências Exatas, pode ser encontrada neste link.

Mais informações sobre o evento podem ser encontradas no link http://goo.gl/jP3pYv

 

Versão preliminar para oferta dos componentes curriculares (nova matriz)

Consulte aqui a versão preliminar para oferta dos componentes curriculares  pela nova matriz. Aproveite para realizar uma análise da relação entre esta proposta de oferta e suas expectativas de formação, comparativamente com suas previsões na matriz antiga. Caso a atual proposta não contemple suas expectativas, solicitamos que retorne um e-mail para a coordenação do curso, informando qual componente curricular gostaria que fosse ofertada e em qual semestre.

 

4 ª Edição da Feira de Ciências

No dia 22 de Agosto, aconteceu no campus, a 4ª Edição da Feira de Ciências, do projeto “Difundindo Ciência e Tecnologia na Região da Campanha”. A coordenadora do evento no campus, é a professora Aline Lopes Balladares.Neste ano, a equipe organizadora do evento, contou com duas bolsistas e dez monitores voluntários, além dos professores colaboradores. Participaram do evento doze escolas de Caçapava do Sul, duas escolas de Lavras do Sul e uma escola de São Sepé. Foram expostos 36 trabalhos da educação infantil ao ensino médio, tendo como destaque os seguintes trabalhos:

Na modalidade séries iniciais e educação infantil:

A multiplicação de números naturais de algumas civilizações;

Bolhas flutuantes;

Vila reciclada;

Construindo o próprio brinquedo, uma atitude sustentável;

Plantas medicinais.

Na modalidade séries finais:

Hábitos de consumo e utilização consciente de água no bairro;

Mineração de calcário e seus reflexos socioambientais;

Construindo robôs com sucata;

Explosão de cores;

Vida saudável na Escola Eliana Bassi de Melo.

E por fim, na modalidade ensino médio:

Caracterização nutricional da folha de oliveira conservado na forma de silagem; Custo/benefício da implantação de um condomínio rural sustentável;

Animais silvestres em extinção no Rio Grande do Sul;

O resgate das sementes crioulas e a criação de um banco de sementes no contexto do bioma Pampa e Arquitetura sustentável.

A Feira teve aproximadamente 280 visitantes de escolas do município e região. Parabenizamos a todos alunos , professores, e comunidade geral que tiveram participação na 4ª Edição da Feira de Ciências no Campus Caçapava do Sul.