o Curso Ciências Exatas – Licenciatura tem 4 estrelas.

Hoje, dia 25/10/2020, foi publicado no jornal O Estado de S. Paulo:

“Em nome de toda a equipe do Guia da Faculdade, fruto da parceria entre a Quero Educação e o jornal O Estado de S. Paulo, gostaria de lhe parabenizar pelo resultado obtido por seu(s) curso(s) no segundo ano de nossa avaliação.

LISTA DOS CURSOS ESTRELADOS

Ciências Exatas (Licenciatura) – Caçapava do Sul – 4 Estrelas – Selo (Imagem | PDF)

 

 O Estado de S. Paulopublicacoes.estadao.com.br/guia-da-faculdade     ”

Obrigada a todos os docentes, discentes e TAEs que estão envolvidos com o curso.  As 4 estrelas são fruto do trabalho de todos.

M. Lucia e Ângela

 

Participação do curso Ciências Exatas em projeto de pesquisa da UFG.

Projeto de pesquisa:  “P&D: Inteligência artificial para auxílio de ações que visam à redução do ensino superior” coordenado pelo prof. Marcelo Tete da UFG. O curso de Ciências Exatas foi indicado pela Prograd, juntamente com o curso de Farmácia, Uruguaiana, e o curso de Engenharia de Softaware, Alegrete, para fornecer dados para a citada pesquisa.

O coordenador Prof. Marcelo argumentou que o objetivo principal do projeto é de pesquisar e desenvolver uma solução computacional preditiva que implementa algoritmos de inteligência artificial, que de forma customizada por aluno, possa estabelecer as bases tecnológicas para a realização de intervenção pedagógica.

Ele ressaltou que a lógica das ações de intervenção nos cursos-piloto serão: priorizar problemas; avaliar capacidades e recursos institucionais; desenvolver “ jornadas  de sucesso de estudante”; elaborar planos de ação; mensurar e comparar resultados; gerar feedbacks para os modelos de predição.

Sendo o ponto fundamental das ações de intervenção a educação suplementar a alunos com risco de reprovação/evasão e a tutoria por pares. Esses tutores serão estudantes recrutados e selecionados mediante critérios a serem definidos pela equipe executora do projeto, coordenador do curso e representantes institucionais da Unipampa e eles oferecerão educação suplementar em componentes curriculares críticas, após receberem treinamento por parte de seus supervisores remotos (equipe do projeto) e seguirão uma metodologia comum de tutoria que poderá ser implementada conforme cada contexto-local.

Cada curso-piloto terá recursos para contratar até 3 tutores com bolsa por 12 meses. As ações de tutores serão acompanhadas e mensuradas por dois semestres e servirão de campo de prova para a geração de requisitos para a automação de interações tutor-tutorando, tutorando-máquina, tutor-supervisor.

Oportunidade de bolsa em projeto de Extensão

Lançado hoje edital de seleção de bolsista em dois projetos de extensão coordenados pela Profa. Ângela Maria Hartmann:

  • História das equações de 2º grau e das funções quadráticas – Edital PROFOR 2020.
  • A escala numérica em situações cotidianas – Edital PROFEXT 2020

Os projetos serão desenvolvidos de forma remota. Cada uma das bolsas exige 20 horas de dedicação, O valor da bolsa é de R$ 400,00.

Informações detalhadas sobre inscrição e seleção podem ser visualizadas nos arquivos disponíveis nos links abaixo:

Edital de Seleção da bolsa PROFEXT 2020.

Edital de Seleção da bolsa PROFOR 2020.

I Semana Acadêmica da Licenciatura em Ciências Exatas Remota – I SALCER

Sob a coordenação dos licenciandos Paola Menezes, Diego Pereira e Dierontty Rodrigues acontece, de 27 a 31 de julho de 2020, a primeira Semana Acadêmica da Licenciatura em Ciências Exatas em formato totalmente remoto, devido às regras de distanciamento social impostas pela pandemia do COVID-19 no Brasil desde março deste ano.

Confira abaixo a programação: 

A sala virtual, onde serão realizadas as atividades do I SALCER, pode ser acessada AQUI.

Docentes e discentes do Curso de Ciências Exatas produzem podcasts sobre combate à Covid-19

Informe produzido por Sofia Viero Sorgetzt, da Assessoria de Comunicação Social (ACS)

Desde abril, docentes e discentes do Curso de Ciências Exatas do Campus Caçapava do Sul da Universidade Federal do Pampa (Unipampa) desenvolvem o projeto de extensão Podcast Covid-19: popularizando a ciência para enfrentamento do Coronavírus. A iniciativa tem como objetivo contribuir com o combate à pandemia da Covid-19 e reduzir os efeitos do isolamento social sobre a saúde das pessoas. Apresentando entrevistas com especialistas, os podcasts esclarecem dúvidas e divulgam informações científicas sobre o Coronavírus e suas formas de contágio.

As entrevistas e a produção dos áudios são feitas remotamente. A iniciativa é coordenada pela professora Ângela Maria Hartmann. Os podcasts estão disponíveis no SpotifyYoutubeCastboxDeezerGoogle Podcast e Apple Podcast.

Esta notícia pode ser visualizada também em:  https://unipampa.edu.br/portal/docentes-e-discentes-do-curso-de-ciencias-exatas-produzem-podcasts-sobre-combate-covid-19

Docentes do Ciências Exatas realizam várias ações durante período de suspensão das aulas

Desde o início de abril de 2020, vários docentes do curso realizam ações relacionadas a projetos de ensino e de extensão. Confira no quadro abaixo:

Capacitação Professor Bloco Período horas
Utilização de Textos de Divulgação Científica – TDC no ensino de Ciências. Mara Elisângela Jappe Goi

Cifor

Proext

28 e 29 /04 4h
Minicurso – Experimento Investigativo no Ensino de Ciências Mara Elisângela Jappe Goi

Cifor

Proext

19/05/2020

22/05/2020

12h
Formação de professores da Educação Básica em Tópicos de Astronomia e Cosmologia Rafhael Brum Werlang

Cifor

Proext

17/05/2020 a 06/05/2020 12h
Estrutura da Matéria Paulo Henrique dos Santos Sartori

Cifor

Proext

18 a 22/05/2020

25 a 29/05/2020

40h
Aspectos quantitativos das transformações químicas Zilda Baratto Vendrame

Cifor

Proext

18/05/2020 a 29/05/2020 20h
Resolução de Problemas no ensino de ciências Mara Elisângela Jappe Goi 1ª quinzena junho
Mapas conceituais André Luis Silva da Silva 1ª quinzena junho
Ordem de Grandeza Astronômica e Evolução Estelar Rafhael Brum Werlang 2ª quinzena junho
Circuitos elétricos Sandra Hunsche 1ª quinzena junho
Radiação e suas aplicações na Saúde Paulo Henrique Sartori 1ª quinzena junho
Cálculo na quarentena Coordenadora: Daniela Tolfo

Equipe:

Vitalino Cesca Filho e

Suene Bernardes

Projeto Especial de Ensino – Chamada Interna da Prograd 04/2020 29/04/2020 a 05/06/2020 24h
Matemática na quarentena Coordenador: Vitalino Cesca Filho

Equipe:

Aline Balladares, Daniela Tolfo, Suene Bernardes

Projeto Especial de Ensino – Chamada Interna da Prograd 04/2020 12/05/2020 a 07/07/2020 24h
Atendimento e auxílio aos alunos – Campus Caçapava do Sul Aline Balladares, Carolina Sampaio e Daniela Tolfo Início: 19/03 e

estende-se por tempo indeterminado

8h/semanais
Projeto de Extensão PODCAST COVID-19: popularizando a ciência para enfrentamento do coronavírus Ângela Maria Hartmann, Anelise Scmidt, Carolina Matos Jauris, Caroline Wagner, Elenize Nicoletti, Rafhael Brum Werlang Projeto especial de Extensão

Proext

Início 02/04/20 até 30/06/2020
Aqui tem Química Jaqueline Pinto Vargas Proext execução no período de suspensão  atividades regular SEI Processo nº 23100.005382/2020-97
Curso de espanhol online Márcio

(Sara)

Agosto/2020
Monitoria virtual: possibilidade para sanar dúvidas em Funções Exponenciais e Logarítmicas Maria Lucia Pozzatti Flôres

 

André Martins Alvarenga

4º   Cifor

Proext

01/06 à 10/06 10 horas

II Fórum do Programa Conexões e Seminário dos Estágios

Durante o turno da tarde do dia 29 de novembro de 2019 ocorreu no Auditório do campus Caçapava o II Fórum do Programa Conexões. Professores dos municípios de Santana da Boa Vista e São Sepé estiveram presentes nos dois turnos do evento.

O professor Dr. André Luis Silva realizou a fala de abertura, na qual apresentou os encaminhamentos do programa de formação continuada no decorrer do ano de 2019. Após, a Doutoranda Sabrina Marques (UFSM), egressa da Unipampa, realizou uma fala intitulada: ‘Educação CTS e articulações com a BNCC’. Após o cofee breack, os participantes foram convidados a pôr a mão na massa e elaborar planejamentos envolvendo temáticas CTS no Ensino Fundamental. Os resultados foram significativos, uma vez que vários professores elogiaram a iniciativa de serem convidados a participar ativamente do processo formativo.

Durante o período da noite ocorreu o Seminário de Estágio, juntamente com o evento Cirandar (FURG), para os quais os participantes do Fórum foram convidados.

A Comissão Organizadora foi composta pelas professoras Caroline Wagner, Daniela Tolfo, Elenize Nicoletti e Suene Bernardes.

Professor Dr. André Luís realizando a fala de abertura do II Fórum. Fonte: Elenize Nicoletti

Sabrina Marques (Egressa do Curso de Ciências Exatas e Mestranda  da UFSM) fazendo sua fala sobre ‘Educação CTS e articulações com a BNCC’. Fonte: Elenize Nicoletti

Grupo de professoras apresentando seus planejamentos envolvendo temáticas CTS.  Fonte: Elenize Nicoletti

Grupo de professores apresentando seus planejamentos envolvendo temáticas CTS. Fonte: Elenize Nicoletti

Processo Seletivo para ingresso no curso de Ciências Exatas – Licenciatura

Estão abertas até o dia 08 de janeiro de 2020 as inscrições para ingresso no curso de  Ciências Exatas. São ofertadas 30 vagas para candidatos que tenham concluído o Ensino Médio até a data da matrícula no período de 20 a 22 de janeiro de 2020.

Como a UNIPAMPA é uma universidade pública federal,  as inscrições são gratuitas, assim como o curso!

Os interessados devem se inscrever por meio do Sistema GURI mediante preenchimento de formulário eletrônico específico. A seleção dos inscritos será feita pelo cálculo da média das pontuações nas disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática no Histórico Escolar do Ensino Médio.

Os estudantes desse curso podem optar por uma de quatro formações como professores de Matemática, Física, Química ou Ciências Naturais.

O primeiro semestre do curso é ofertado no Campus Caçapava do Sul  e, eventualmente, nos Núcleos Interdisciplinares de Formação de Educadores (NIFE) dos municípios conveniados. Os componentes curriculares, do segundo semestre em diante, são ofertados no Campus Caçapava do Sul.

Mais informações referentes a este processo seletivo podem ser consultadas no Edital no 445/2019 disponível aqui. Dúvidas podem ser esclarecidas pelo WhatsApp: (51)989009318.

Realização de Júri Simulado na Componente Integração – CTS

Na tarde do dia 20 de novembro realizou-se um Júri Simulado na Componente e Integração das Ciências – CTS. Sob orientação da professora Elenize Nicoletti, os discentes realizaram pesquisas durante duas semanas acerca da temática ‘Clonagem Humana – destruindo ou salvando vidas?’.

A turma dividiu os papéis, sendo definidos quem seria o réu, os advogados de defesa, o juiz, a promotoria, as testemunhas e os jurados. Foram convidados cinco alunos do curso que não estavam matriculados na componente para compor o júri popular e ainda outro colega como testemunha de defesa. O envolvimento de todos foi perceptível, uma vez que criaram textos baseados na legislação vigente e elaboram argumentos e hipóteses na tentativa de convencer os jurados presentes. O juiz ficou responsável pelos textos utilizados no momento do júri e  a professora auxiliou como escrivã, além de criar o enredo da história inicial relacionada a clonagem.

Atividades como essa motivam os estudantes a entenderem aspectos relacionados à Ciência, a Tecnologia e a Sociedade que envolvem temas polêmicos como este escolhido pelos discentes. Além disso, incentivam o protagonismo dos estudantes que, por serem professores em formação inicial, poderão incluir práticas semelhantes em suas futuras atuações.

Promotoria (Jaqueline) e Jurados (alunos do curso). Fonte: Elenize Nicoletti

Advogado de defesa (Gilberto); Juiz (Odinei) e testemunhas de defesa. Fonte: Elenize Nicoletti