Responsabilidade social, integração e conhecimento marcam o mês de março

Após acolhida aos calouros do curso de Ciência da Computação, no primeiro dia de aula – 06 de março de 2017 -, ocorreram a Calourada – atividade organizada pelo Centro Estudantil do Campus Alegrete da Unipampa – e Aula Magna – organizada pelas coordenações dos cursos de Ciência da Computação e Engenharia de Software.

Durante a Calourada, de 13 a 18 de março, estudantes de todos os cursos do Campus participaram de atividades de integração e exercitaram a responsabilidade social. Além da participação em atividades criativas e jogos desportivos, calouros e veteranos arrecadaram recursos e donativos. Entre os donativos, estão alimentos não perecíveis, ração canina e papel higiênico. Os alimentos foram doados a diferentes instituições do município, entre elas APAE, Creche Estivalet, Escola Marques, Lar das Vovós, Lar dos Vovôs, Moradia Transitória e Creche Metodista. A ração arrecada foi doada à ONG OPAA e ao projeto de extensão “Animais no Campus”. O papel higiênico também foi doado, parte a instituições e outra parte é para uso no próprio Campus.

Doação de alimentos na APAE

Foto com estudantes e professores do curso em frente à Unipampa

A organização das atividades do curso envolveu o Diretório Acadêmico da Ciência da Computação e estudantes do curso – Bruno Krewer, Clovis Ivan, Isadora Ferrão, Nathan Vargas, Rafael Fernandes e Robson Vasquez. Ao todo, os participantes do curso – calouros e veteranos – arrecadaram 175kg de alimentos não perecíveis, 224kg de ração e 600m de papel higiênico.

No dia 24 de março de 2017, realizou-se a Aula Magna dos cursos de Ciência da Computação e Engenharia de Software. As atividades, conduzidas pela coordenadora substituta do curso de Ciência da Computação – profa. Aline Vieira de Mello -, ocorreram na sala 101, com projeção na sala 204. O evento contou com a colaboração de docentes e discente da área da Computação, além da participação de José Carlos Sant’Anna Palma como palestrante.

A profa. Dra. Andréa Bordin, coordenadora da Comissão Local de Extensão, apresentou as ações de extensão na área da Computação em desenvolvimento no Campus Alegrete. O prof. Dr. Alessandro Bof de Oliveira apresentou os grupos de pesquisa na área da Computação. O professor Me. Jean Cheiran e o acadêmico Peterson Rodrigues, do curso de Engenharia de Software, apresentaram a Sociedade Brasileira de Computação. O prof. Dr. Fábio Kepler compartilhou sua experiência durante o período de pós-doutoramento. Finalmente, o palestrante convidado compartilhou suas experiências na área de Computação, com ênfase em sua experiência mais recente, na ARM SSG.

Palestrante convidado e visão do auditório na Aula Magna

Crédito: Igor de Oliveira