Campanha #NãoÉNormal aborda inteligência emocional no trabalho

Publicado originalmente em: https://unipampa.edu.br/alegrete/campanha-naoenormal-aborda-inteligencia-emocional-no-trabalho

No mês de outubro, a Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (Progepe) da Universidade Federal do Pampa (Unipampa), por meio da Divisão de Atenção à Saúde e Segurança do Trabalho (DASST) e da Divisão de Perícias (DP), vinculadas à Coordenadoria de Qualidade de Vida e Desenvolvimento Pessoal (CQVDP), divulgou o tema da campanha #NãoÉNormal: Inteligência emocional no trabalho. A campanha, desde junho, tem abordado diferentes temáticas acerca da saúde mental, visando conscientizar e incentivar a reflexão sobre determinadas situações que, quando presentes, podem impactar negativamente no ambiente de trabalho.

 

O vídeo do mês de outubro sobre inteligência emocional no trabalho está disponível no canal do YouTube da Progepe, onde também é possível encontrar os vídeos dos meses anteriores. Além do vídeo, os servidores receberam no e-mail institucional a cartilha com informações sobre “O que é Inteligência Emocional?” e “Por que é importante falar de inteligência emocional no trabalho?”. Segundo a equipe que desenvolve a campanha, “o material também explica sobre o papel fundamental do gestor no fomento da inteligência emocional na sua equipe de trabalho, bem como no autodesenvolvimento dessa competência”. O documento também traz dicas culturais com o intuito de facilitar ainda mais a sua compreensão do assunto, podendo ser apreciadas nos momentos de lazer, de forma prazerosa.

Quem desejar acompanhar as publicações mensais da Campanha #NãoÉNormal, pode se inscrever no canal da Progepe e ativar as notificações.

 

A incapacidade de controlar as próprias emoções no trabalho #NãoÉNormal e não pode ser naturalizada no ambiente laboral. Se você, servidor/a, precisa de suporte e orientação para melhor desenvolver sua inteligência emocional nas mais variadas situações de trabalho, entre em contato com a psicóloga da Progepe, Camila Perez, através do e-mail: camilaperez@unipampa.edu.br.

Aulas Remotas 2021.2

Prezados alunos,

Sejam bem-vindos a mais um semestre letivo.

No link a seguir vocês podem encontrar os links para as aulas virtuais dos componentes nos quais estão matriculados:  aulas remotas.

Caso falte algum, escrevam diretamente para o professor da disciplina solicitando.

Atenciosamente,

Letícia Gindri

 

Oferta de Componentes 2021/2

Lista completa de componentes oferecidos pelo curso de Ciência da Computação nesse semestre 2021/2, lembrando que as solicitações de matrícula começam hoje: 19/10

 

CC02:

 

*Álgebra

Linear

(Al0009)

*Cálculo II

(Al0010)

*Estruturas de

Dados I

(Al0017),

*Circuitos

Digitais

(Al0013)

*Matemática

Discreta

(Al0018),

T70.

 

CC04:

 

*Computação

Gráfica

(Al0052)

*Banco de

Dados I

(Al0049),

*Arquitetura e

Organização

de

Computadores

II (Al0048)

*Programação

Orientada A

Objetos (Al10050)

 

CC06:

 

*Redes de

Computadores

(Al0093)

*Computabilidade

(Al0092)

*Trabalho de

Conclusão de

Curso I

(Al0153)

*Engenharia de

Software II

(Al0094)

 

CC08:

 

*Trabalho de

Conclusão de

Curso II

(Al0134)

*Sistemas de

Informação

(Al0133)

 

CCCG:

 

*Métodos de

Otimização

(Al5006)

*Projeto e

Análise de

Algoritmos

(Al0051)

*Desafios de

Programação

(Al2048)

*Engenharia

Dirigida por

Modelos (Al2175)

*Processamento

de Linguagem

Natural

(Al2054)

*Tópicos em

Blockchain e

Smart

Contracts

(Al2191)

*Tópicos em

Ataques e

Defesa de

Sistemas

(Al2185)

*Desenvolvimento

de Qualquer

Coisa Como Um

Serviço

(Al2187)

*Introdução Ao

Processamento

de Imagens

Digitais

(Al2047)

*Introdução Ao

Processamento

Paralelo

(Al2063)

 

Para mais informações: https://unipampa.edu.br/alegrete/horarios-de-aulas

Como funciona o cálculo do CPC? (Conceito Preliminar de Curso)

Ele é calculado sempre no ano seguinte à realização do ENADE e considera além do desempenho dos estudantes na prova, o corpo docente, infraestrutura e os recursos disponíveis em cada universidade.

O cálculo é feito a partir de oito componentes subdivididos em quatro dimensões que se destinam a avaliar a qualidade dos cursos. Cada componente possui um peso e junto com os outros contribui para o resultado final, sendo eles:

 

→A nota do ENADE: tem um peso 20 no cálculo.

→Nota do Indicador de diferença entre os desempenhos observado e esperado: possuindo um peso de 35.

→Nota de proporção de mestres: com peso de 7,5.

→Nota de proporção de Doutores: peso de 15

→Nota de regime de trabalho: 7,5 de peso.

→Nota referente à organização didático-pedagógica: 7,5

→Nota referente à infraestrutura e instalações físicas: peso 5.

→Nota referente às oportunidades de ampliação da formação acadêmica e profissional: com peso 2,5.

 

Os primeiros dois componentes da nota são obtidos através da parte da prova do ENADE que avalia o desempenho dos alunos, já os últimos três são obtidos através de um Questionário do Estudante aplicado para os estudantes juntamente com o ENADE. Esse questionário possui tanta importância quanto a prova em si e deve ser respondido sempre com cuidado e atenção, já que seus resultados podem influir positiva ou negativamente no CPC do nosso curso.

ENADE – Informações Importantes Sobre a Prova

A prova que está prevista para ocorrer no dia 14 de Novembro, terá 40 questões, sendo 10 de conhecimentos gerais a todos os cursos participantes e 30 questões do componente específico, sendo 35 de múltipla escolha e 5 dissertativas.

Os alunos têm 4h para realizar a prova que será aplicada das 13 às 17h (Horário de Brasília), lembrando que os portões abrem uma hora antes, assim como no Enem, às 12h. O local da prova pode ser consultado direto no site do ENADE (https://enade.inep.gov.br).

Os estudantes que quiserem dar uma olhada nas provas antigas a fim de estudo e familiarização podem encontrá-la no site do ENADE (https://enade.inep.gov.br).

Você sabe como é feito o cálculo da média do ENADE?

Para chegar até a nota final primeiro são separadas as médias de desempenho na fase geral e depois na de conhecimentos específicos e então é feito o cálculo da média ponderada de ambos tendo o peso 1 atribuído para o primeiro e 3 atribuído para o segundo.

Todas as médias são padronizadas de acordo com o desvio padrão e com a média nacional e dessa forma se chega em uma nota de 1 a 5. Sendo 1-2 muito baixo, 3 dentro da média e 4-5 acima da média/muito boa. Esses conceitos são muito importantes e bastante levados em consideração na hora de escolher em qual universidade ingressar.

Vídeo de apresentação do curso de Ciência da Computação

Compartilhamos com vocês o vídeo que o programa de extensão Programa C, com o apoio do Gurias na Computação, produziu para divulgar o curso Ciência da Computação.

 

Para a elaboração do vídeo, recebemos depoimentos da direção do campus, da coordenação acadêmica, do PampaTec, de docentes e egressos do curso. Destaco que esse é apenas o primeiro vídeo produzido. Já estamos trabalhando na elaboração de um vídeo sobre a área da atuação dos docentes. Aguardem!

Agradecemos a todos que colaboraram com seu depoimento, especialmente aos docentes e discentes vinculados ao Programa C e ao Gurias na Computação que dedicaram seu tempo à realização dessa ação.

​_Essa ação faz parte da 1ª Jornada de Extensão em Computação que tem como intuito divulgar os cursos de Computação do campus Alegrete, provendo oficinas para estudantes da educação básica e outras atividades para a comunidade em geral.