Publicações | Relações Públicas – Bacharelado

Publicações

Autora: Larissa Conceição dos Santos

Título: “Abordagem Narrativa da Comunicação Organizacional: história e narrativa em foco nas organizações”
Sinopse: Publicado pela editora Ria Editorial em novembro de 2022.
A obra apresenta os principais resultados da pesquisa de Doutorado em Ciências da Informação e da Comunicação, realizada na Université Paris-Sorbonne e em co-tutela com a Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo, com destaque à apresentação da abordagem narrativa da Comunicação Organizacional além de uma problematização sobre os usos da história e da memória como objetos de relatos produzidos pela comunicação das organizações.
O Prefácio é assinado pela Professora Dra.Nicole D’Almeida (CELSA, Sorbonne-Université) e o Posfácio pela Profa. Dra. Margarida Maria Krohling Kunsch.

O ebook pode ser acessado e baixado nas plataformas Google books, Google Play ou no site da editora Ria: Clique aqui

Autores (as): Fernanda Sagrilo Andres, Valmor Rhoden
Título: “Pesquisa em Relações Públicas: experiências científicas na graduação da UNIPAMPA”
Sinopse: O livro Pesquisas em Relações Públicas: experiências científicas na graduação da UNIPAMPA, organizado pelos professores Fernanda Sagrilo Andres e Valmor Rhoden, demonstra a capacidade de pesquisar e inovar, dos
professores e alunos de Relações Públicas da Universidade Federal do Pampa,
ao relatar as investigações desenvolvidas no âmbito da iniciação científica,
dos grupos de pesquisa e trabalhos de conclusão de curso. A obra é muito bem-vinda como uma reflexão sobre a área e, com certeza, destaca e comprova a importância das Relações Públicas e do debate sobre suas práticas na atualidade. Texto de Eugênia Barrichello.

Título: “Pesquisa e produção técnica em Comunicação e Indústria Criativa”

Sinopse: A obra tem como objetivo atender três pontos: atualização da situação de pesquisa/ produção  técnica do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Indústria Criativa (PPGCIC) da Universidade Federal do Pampa (Unipampa); valorização da produção coletiva, envolvendo orientadores/orientadoras e orientandos/orientandas; e diversidade de linhas e/ou orientações de pesquisa, como modo de expressar diferentes possibilidades de articulação entre comunicação e indústria criativa.

Os organizadores destacam a obra como “um movimento coletivo do grupo de professores/professoras do nosso mestrado e seus orientandos/orientandas que visa registrar o momento acadêmico, no atual estágio de desenvolvimento do nosso Programa”.  O livro conta com oito capítulos, que abordam os mais diversos temas relacionados à comunicação e à indústria criativa. Os textos se caracterizam como um recorte das produções científicas realizadas pelo PPGCIC e servem como uma forma de registrar as atividades destes cinco anos iniciais do Programa.

O livro organizado pelos professores Gabriel Feil e Marco Bonito conta com capítulos de autoria de professores do curso de Relações Públicas e está disponível nesse link.
Autores (as): Fernanda Sagrilo Andres, Valmor Rhoden e Arion Fernandes.
Título: Soluções Criativas em RP: Relatos de Experiência.
Sinopse: Este e-book – Telas – Soluções Criativas em Relações Públicas – é resultado de um trabalho colaborativo, entre egressos/egressas e docentes, desenvolvido a partir do grupo de pesquisa: TELAS Pesquisa Colaborativa. O projeto surgiu como resposta à demanda das investigações desenvolvidas pelo grupo, tendo como propósito apresentar experiências desenvolvidas no mercado das relações públicas que merecem ser contadas e lidas. Sabemos que os tempos são/estão complexos, as demandas de trabalho só aumentaram durante o difícil momento pandêmico e o ambiente remoto necessitou de inúmeras adaptações. Ao mesmo tempo, nossa importante profissão nunca foi tão requisitada e colocada à prova, não é mesmo?Reconhecemos as inovadoras práticas profissionais desenvolvidas pelos nossos egressos e egressas de relações públicas, bem como os esforços para gerar novas conexões. Por isso, destacamos e divulgamos alguns “casos de sucesso”, que certamente motivarão e inspirarão vocês, nossos discentes. Nesse sentido, os relatos de experiências dos mais diferentes assuntos do campo das Relações Públicas são foco de análise das experiências presentes nesta obra.
Uma boa leitura a todas e todos!
Clique aqui para ter acesso ao e-book.
Autoras: Fernanda Sagrilo Andres, Paula Daniele Pavan.

Titulo: Iniciação à pesquisa científica: experiências atuais no Curso de Relações Públicas da Unipampa.

Sinopse: Este e-book – Iniciação à pesquisa científica: experiências atuais no Curso de Relações Públicas da Unipampa – é resultado de um trabalho colaborativo, entre discentes e docentes, desenvolvido a partir do projeto de ensino “Iniciação à pesquisa científica no Curso de Relações Públicas: práticas em e-book”. O projeto surgiu como resposta à demanda do letramento acadêmico na Universidade, tendo como propósito motivar os discentes ingressantes e até mesmo aqueles em etapas mais avançadas da graduação para desenvolver habilidades de leitura e escrita de gêneros textuais/discursivos acadêmicos, tais como resumos, resenhas e artigos científicos. Então, através da execução do projeto, os discentes são levados à aquisição e consolidação desses conhecimentos através de práticas de leitura e escrita de artigos científicos, resultando nesta publicação on-line.

Uma boa leitura a todas e todos!

Clique aqui para ter acesso ao e-book.

Autores (as): Fernanda Sagrilo Andres e Valmor Rhoden (organizadores).
Titulo: Experiências e perspectivas: 10 anos do curso de Relações Públicas da Unipampa.
Sinopse: O curso de Relações Públicas da Unipampa comemora 10 anos de funcionamento. Se fosse um casamento – estaríamos comemorando bodas de estanho ou zinco. Mas o ano de 2020 começou bem diferente. Nem iniciamos as atividades letivas na instituição em função da pandemia do Coronavirus e o formato de aulas este ano deverá ser o remoto, enfim estamos vivendo uma excepcionalidade. O curso de Relações Públicas começou suas atividades no dia 16 de agosto de 2010 na Unipampa. Já formou mais de uma centena de profissionais que atuam em diversas instituições do país em diferentes segmentos. Vários docentes também já passaram por aqui e hoje estão em outras instituições, mas foram importantes – pela sua contribuição que deixaram. Esta obra é uma singela forma de mostrarmos para a comunidade acadêmica – através de um recorte de alguns momentos e perspectivas do curso, uma perspectiva mais científica desta década. A obra reúne artigos dos docentes que estão atuando no curso em 2020, tratando de diferentes temáticas, com a participação de alunos, egressos e ex-professores. São projetos de pesquisa, ensino, extensão que contam um pouco das experiências já realizadas no curso na última década.
São ao todo doze artigos que retratam um pouco do que foi o início do curso, afinal de contas – precisamos resgatar um pouco da nossa memória e também do campo da Comunicação. A produção cultural que já foi uma ênfase do curso também é retratada na coletânea, além da mostra de cinema, projeto aberto para a comunidade local. A visão dos empresários sobre a área, o projeto que curso realizou durante anos junto ao asilo, as ricas experiências que o mestrado profissional trouxe também tem seu espaço. Mais recentemente o curso passou a ter um curso de nivelamento – que aqui é analisado. A preocupação do curso com a saúde mental do seu público foi um projeto realizado em 2019 e também abordado. Ah, e as experiências da agência experimental e seus reflexos no ensino e clientes além de projetos, eventos e ações inclusivas realizadas pelo curso também são foco de reflexões. Esta obra foi feita com muito zelo por toda a comissão de curso para comemorar os dez anos do nosso curso de RP da Unipampa. Queremos uma vida longa com muitas obras mais para contar e compartilhar.

Uma boa leitura a todas e todos!

Clique aqui para ter acesso ao e-book.

 

Autores (as): Gerson de Lima Oliveira, Larissa Conceição dos Santos e Marco Bonito.
Titulo: Comunicação em Cont3xto de Pesquisa.
Sinopse: A obra “Comunicação em cont3xto de pesquisa”, desenvolvida via financiamento do Edital de Apoio aos Grupos de pesquisa da UNIPAMPA (AGP 2018/UNIPAMPA) é uma iniciativa dos(as) pesquisadores(as) do Grupo de Pesquisa t3xto – da Universidade Federal do Pampa, Campus São Borja – e teve como objetivo desenvolver uma obra composta por artigos acadêmico-científicos que expressem as pesquisas atuais de seus membros e de convidados, apropriando-se da ideia de work in progress.
O livro está composto por investigações em curso realizadas pelos pesquisadores do GP t3xto e colaboradores nacionais e estrangeiros, tecidas em uma perspectiva interdisciplinar, que caracteriza e norteia os trabalhos do Grupo de pesquisa.
O livro foi lançado oficialmente à comunidade em evento realizado no último dia 06 de setembro, no Memorial Casa João Goulart.
O Livro está disponível para download por meio do repositório científico do Grupo t3xto: https://www.academia.edu/40273851/Comunica%C3%A7%C3%A3o_em_cont3xto_de_pesquisa

 

 

Autoras: Elisa Lübeck, Carmen Regina Abreu Gonçalves, Fernanda Sagrilo Andres e Larissa Conceição dos Santos. (Organizadoras)

Titulo: RP na Prática: Experiências do Estágio Curricular Supervisionado em Relações Públicas da Unipampa

Sinopse: A presente edição do livro “RP na Prática: Experiências do Estágio Curricular Supervisionado em Relações Públicas da Unipampa”, foi idealizada pelas Professoras Doutoras Elisa Lübeck, Carmen Regina Abreu Gonçalves, Fernanda Sagrilo Andres e Larissa Conceição dos Santos. A obra contou com a revisão atenta da Professora Doutora Paula Daniele Pavan e a editoração e projeto gráfico ficou a cargo do discente Gabriel Pinheiro Bolzan.

O livro apresenta as ações e reflexões desenvolvidas pelos discentes e seus orientadores no processo de desenvolvimento dos componentes curriculares de Estágio Curricular Supervisionado I e II, do Curso de Relações Públicas, da Universidade Federal do Pampa, campus São Borja, durante o ano de 2018.

As experiências vivenciadas envolveram situações diferenciadas de aprendizagem e formação, tendo como campos de estágio diversas organizações, instituições públicas e privadas, além de projetos de ensino, pesquisa e extensão da Universidade. O Estágio Curricular Supervisionado Obrigatório do Curso de Relações Públicas, conforme previsto nas Diretrizes Curriculares Nacionais da área, representa um momento importante na vida acadêmica e de desenvolvimento profissional. Assim, consiste em um processo planejado, visando à integração entre conhecimentos práticos e teóricos, que complementam a formação do graduando.

Sendo assim, esta obra apresenta o esforço da realização do estágio curricular obrigatório supervisionado do Curso de Relações Públicas da Unipampa, campus São Borja, sintetizando as experiências da primeira turma a vivenciar estes componentes.

Para acessar o E-Book Clique Aqui.

 

 

Autoras: Marcela Guimarães e Silva e Renata Corrêa Coutinho (Organizadoras.)

Titulo: Processos e Práticas nas Atividades Criativas e Culturais

Sinopse: O livro tem como objetivo tornar público as investigações realizadas pelos
pesquisadores e estudantes do Grupo de Pesquisa – Processos e Práticas nas
Atividades Criativas e Culturais (GPAC), vinculados ao Programa de Pós-Graduação em
Comunicação e Indústria Criativa (PPGCIC) – Mestrado Profissional da Universidade
Federal do Pampa (Unipampa), campus São Borja. Desta forma, traz resultados de
pesquisas e reflexões desenvolvidas no âmbito das linhas de pesquisa do Grupo.
Interessados neste livro devem enviar e-mail para: marcelasilva@unipampa.edu.br
ou renatacoutinho@unipampa.edu.br

O livro está disponível no  link.

 

Autores: Joel Felipe Guindani e Marcela Guimarães e Silva (Organizadores) – 2018.
Titulo: Comunicação e Indústria Criativa: políticas, teorias e estratégias

Sinopse: Tem como objetivo apresentar noções introdutórias sobre os principais temas
abordados nos componentes curriculares do Programa de Pós-Graduação em
Comunicação e Indústria Criativa (PPGCIC) – Mestrado Profissional – da Universidade
Federal do Pampa, campus São Borja. Desta forma, a obra traz reflexões necessárias à
compreensão de processo, atividades e técnicas relacionadas à atuação na área da
Comunicação e Indústria Criativa, com vistas à capacitação e qualificação profissional.

A obra está disponível  Aqui

Autor: Tiago Costa Martins

Título:  Ensaio sobre as Missões e (parte da) sua produção cultural (2017).

Sinopse: O livro procura compreender e interpretar a região das Missões dentro de suas singularidades históricas e contemporâneas no que tange à produção cultural. Há um esforço interpretativo em contextualizar a região como uma construção social no tempo-espaço, conectando o passado e o presente nas dimensões sociais pertinentes (os fenômenos econômicos, políticos e culturais que envolveram a vida social ao longo do tempo). O livro é o resultado da tese de doutoramento defendida pelo autor no Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento Regional, sendo indicada ao Prêmio Capes Tese pelo programa.

Autores: Cristóvão Almeida, Elisa Lübeck e Fernanda Andres.

Titulo: Relações Públicas e ensino integrado: da sala de aula para o mundo do trabalho. 

Sinopse: Relações Públicas e Ensino Integrado: da Sala de Aula para o Mundo do Trabalho é resultado de intensas e exitosas experiências acadêmicas inovadoras. Capaz de unir e integrar docentes que ministram diferentes componentes curriculares e estudantes a partir de temas geradores. Esses temas provocaram mobilizações envolvendo os conhecimentos teóricos, com potencialidade para aplicar em ações concretas tanto de instituições públicas, privadas quanto Organizações do terceiro setor, que abriram as portas para a realização das experimentações. Como surgiu? No cotidiano acadêmico se anuncia a proposta do trabalho integrador entre disciplinas e conteúdos. Apoiados nessas dimensões, buscando unir, inicialmente, três componentes curriculares, são eles: Estratégias de Relacionamento com os Públicos, Planejamento de Comunicação e Pesquisa em Relações Públicas, ofertados no mesmo semestre letivo, evitando a dispersão e a desarticulação entre os estudantes. Como se percebe, os temas mobilizadores são: Planejamento, Pesquisa e Estratégias, um depende do outro, isto é, esses saberes podem ser integrados, numa dinâmica processual e contínua.

Para acessar o e-book clique aqui

Autores: Elisa Lübeck e Valmor Rhoden.

Título: A experiência das assessorias de comunicação do curso de relações públicas da Universidade Federal do Pampa – 2ª edição.

Sinopse: Um ano depois da primeira edição, estamos aqui para fechar mais um ciclo. Dar visibilidade para os trabalhos realizados durante os semestres de 2016-2 e 2017-1 dentro dos componentes curriculares de Assessoria de Comunicação I e II. Assim, surge a segunda edição.

Encerrando um trabalho, pois, com as novas Diretrizes Curriculares Nacionais de Relações Públicas, houve reformulação no currículo do Curso, que passou a ter estágio curricular obrigatório e não mais o componente – Assessoria de Comunicação. Então, nada melhor do que fechar este ciclo com a apresentação dos trabalhos feitos para várias instituições representativas, públicas ou ONGs da cidade de São Borja.

A continuidade do trabalho tem como propósito mostrar a intervenção que os acadêmicos fizeram na comunicação das organizações, além de mostrar como o planejamento e o desenvolvimento das ações auxiliaram as instituições em seus objetivos estratégicos.

São, ao todo, oito trabalhos, estruturados de forma resumida, mas que permitem ao leitor ter uma ideia das ações implementadas e da mensuração dos resultados, algo que cada vez mais faz parte do trabalho do relações-públicas.

É a continuação de um trabalho que, para nós professores organizadores, traz otimismo, pois, pensamos que precisamos ir além muros da universidade, e esta obra, com ação local, reflexão bibliográfica e olhar metodológico, contribui na perspectiva de um curso superior para formar cidadãos que pensem, profissionais que saibam agir e, principalmente, que saibam refletir criticamente sobre suas ações.

É assim a nossa segunda edição. Uma boa leitura!

Disponível em e-book no link: https://goo.gl/mL1Sxm

thumbnail_capa-do-ebook

Autores: Elisa Lübeck e Valmor Rhoden

Título: A experiência das assessorias de comunicação do curso de relações públicas da Universidade Federal do Pampa

Sinopse: Esta obra foi pensada com o objetivo de socializar as ações realizadas nas disciplinas práticas de assessoria de comunicação I e II do curso de Relações Públicas da Unipampa. O recorte foram os anos de 2015 e 2016.
Atualmente este componente tem uma carga horária de 120 horas semestrais e é ministrada pelos professores Elisa Lübeck e Valmor Rhoden que são também os organizadores do trabalho.
Na fronteira oeste do Rio Grande do Sul o trabalho de relações públicas é recente. A primeira turma da Unipampa se formou em 2014-2. Até o momento – quatro turmas se formaram. Apenas uma parcela destes continuam na região e auxiliam na abertura de espaços de atuação profissional. Em função de ser uma instituição pública federal de ensino, ela atrai acadêmicos de várias regiões do país. Assim como os trabalhos de conclusão de curso são obras públicas, a proposta deste e-book é trazer a intervenção que os acadêmicos fizeram na comunicação das organizações atendidas e conseguir mostrar de que forma estas ações auxiliaram as empresas em seus objetivos.
São ao todo cinco relatos, estruturados de forma resumida, mas que permitam ao leitor ter uma ideia das ações implementadas – com a mensuração dos resultados, algo que cada vez mais faz parte do trabalho de um profissional da comunicação empresarial e relações públicas.

Disponível em e-book no link: https://drive.google.com/file/d/0B7kd6Zf-j279M2tFT21BY0d4V00/view

Título: Comunicação, Memória e capa 1Cidadania: inserção social na fronteira capa 2

Autores: Cristóvão Domingos de Almeida; Joel Felipe Guindani

Sinopse : O livro foi concebido para que as leitoras e leitores usufruam dos trabalhos desenvolvidos por professores empenhados com o campo da pesquisa e com as ações  de extensão que visão o desenvolvimento da comunidade local.  Ao conhecer os projetos, eles nos revelam que as propostas  de inserção social se conectam com os anseios dos sujeitos concretos que lutam e reclamam por conquista de cidadania, pela valorização de memória, por ações democráticas e emancipatórias. Essas ações afloram na maneira de ser e de se tornar sujeitos da história na região de fronteira.

tim

Título: Comunicação, Sociedade e Cenários Emergentes

Autores: Cristóvão Domingos de Almeida; Valmor Rhoden; Wesley Pereira Grijo (Orgs.)

Sinopse : O livro apresenta resultado de pesquisa enquanto processo de um projeto coletivo. O intuito é compreender os objetos a partir de conceitos, observação sistemática e análise interpretativa das informações. Os textos traduzem o compromisso da pesquisa enquanto responsabilidade pública, visando o desenvolvimento e às transformações.

capa livro - tiagoTítulo: Comunicação, Cultura e Fronteiras

Autores: Joel Felipe Guindani e Tiago Costa Martins

Sinopse : Esta obra pretende contribuir para a discussão da questão das fronteiras nacionais/internacionais, tendo como perspectiva a sua relação com a comunicação e a cultura, a partir da História, dos movimentos migratórios, do rádio, da televisão, do jornal e da mídia digital. A base é o resultado do trabalho de pesquisadores brasileiros que têm a fronteira como foco, destituindo-a de uma visão unilateral e periférica. 
As identidades recriam-se e se constituem dentro de uma cultura, absorvendo e ressignificando os elementos e os sentidos dela provenientes. Em espaços de fronteira nacionais, esses traços tornam-se visíveis nas práticas socioculturais dos habitantes do lugar, cujas trocas cotidianas traduzem-se pelo atravessamento das influências culturais de um e de outro, seja pela língua, pela música, pelos costumes e pelas relações do cotidiano. A mídia eletrônica, impressa e digital interpreta e se apropria dessas práticas nas suas representações sobre a fronteira, fortalecendo tais identidades e registrando as novas configurações dos fenômenos identitários, diante do processo de desterritorialização e migrações na sociedade contemporânea.

capa do livro - prof. Tiago - Ministério da CulturaTítulo: Instituições Culturais: região das Missões”, volume 01. A obra é uma parceria do OMiCult com a Editora Conceito de Porto Alegre.

INSTITUIÇÕES CULTURAIS, A REGIÃO DAS MISSÕES. VOL. 1 Instituições Culturais: a região das Missões. Vol. 01 é uma publicação do Observatório Missioneiro de Atividades Criativas e Culturais – OmiCult –, projeto do coletivo de professores da Universidade Federal do Pampa – São Borja, em conjunto com a Editora Conceito. OMiCult – Universidade Federal do Pampa – Unipampa – campus São Borja.

Autores: Profª. Msc. Fernanda Sagrilo Andres, Prof. Dr. Joel Felipe Guindani, Profª. Dr.ª Marcela Guimarães e Silva e Prof. Dr. Tiago Costa Martins

Prefácio:

Ronaldo B. Colvero

1. Centro de Cultura Missioneira: histórico e contexto social e acadêmico
Nadir Lurdes Damiani
Débora Doraiba Menezes Souto

2. Centro de Criatividade São-Luizense: um espaço consolidado de cultura
Sonia Bressan Vieira

3. O Núcleo de Arqueologia do Museu Municipal Dr. José Olavo Machado em Santo Ângelo: uma Instituição Cultural da Região das Missões
Raquel Machado Rech

4. Estudo sobre a trajetória do Museu das Missões IBRAM/MinC
Diego Luiz Vivian

hgvjhbkjTítulo: Interfaces da comunicação com a cultura – Volume IV

Autores: Gisela Gonçalves & Tiago Martins

Sinopse: Centrando-se nos diferentes interfaces da comunicação com a cultura, ao longo deste livro são equacionadas temáticas próximas dos estudos de comunicação organizacional e de relações públicas, mas também, outros olhares mais transversais, que possibilitam outras reflexões sobre essas mesmas temáticas. Cultura e identidade organizacional, cultura local e internacional, storytelling, diplomacia, participação, design, produção cultural, organizações culturais, espaço público e participação, cultura do consumo e de media, são alguns dos eixos temáticos aqui discutidos, pela mão de investigadores portugueses e brasileiros.

Este livro constitui o 4º volume da coleção Relações Públicas e Comunicação Organizacional – Dos fundamentos às práticas, que visa promover uma reflexão crítica alargada às diversas teorias, manifestações e aplicações das relações públicas e da comunicação organizacional na contemporaneidade.

 capa livro - prof. MarcelaTítulo: Fronteiras e Fundamentos Conceptuais das Relações Públicas – Volume I

Autores: Gisela Gonçalves e Marcela Guimarães

Sinopse: As relações públicas são uma disciplina emergente, com fronteiras permeáveis a outras disciplinas, como a sociologia, a psicologia, a ética, a retórica, a ciência política, a gestão, o marketing, o jornalismo, a publicidade ou a propaganda. A sua legitimação enquanto disciplina decorre precisamente dessa sua elevada complexidade, desse estado de permanente negociação e realinhamento das suas fronteiras conceptuais. O conjunto de 9 capítulos reunidos neste livro, da autoria de investigadores portugueses e brasileiros, são um bom exemplo desse esforço interdisciplinar, visível nas pontes e caminhos percorridos no estudo das relações públicas e da comunicação organizacional.
Este livro constitui o 1º volume da coleção Relações Públicas e Comunicação Organizacional – Dos fundamentos às práticas, que visa promover uma reflexão crítica alargada às diversas teorias, manifestações e aplicações das relações públicas e da comunicação organizacional na contemporaneidade.

capa final do livro - nov. 2014

MANUAL DE CERIMONIAL PÚBLICO DE SÃO BORJA 

Autores: Valmor Rhoden e Elisa L. Terra

PREFÁCIO DO LIVRO: Como dizia o grande Professor André Franco Montoro, municipalista convicto, que ocupou vários cargos eletivos, entre eles o de Governador do Estado de São Paulo, “O homem não vive na União. O homem não vive no Estado. O Homem vive no Município”.

Diante disso, despertamos para o quão importante são os municípios no contexto da República Federativa do Brasil e, assim sendo, como é grande a responsabilidade que cada um de nós tem para com as nossas cidades.

O Cerimonial como guardião do respeito entre os povos, símbolos, usos, costumes etc., não poderia deixar de estar presente, de forma significativa, na administração pública municipal.

Quando fui consultada sobre a possibilidade de revisar e prefaciar este Manual, senti que os mais de 35 anos, dedicados à causa do cerimonial, não foram em vão. A busca pelo saber para que as mais diversas cerimônias sejam corretas e, através delas, possam ser atingidos maiores níveis de credibilidade dos governantes junto ao seu povo, tem sido cada dia maior.

Desta forma, o Manual de Cerimonial Público, que ora é produzido pelos abnegados professores Elisa Lübeck Terra e Valmor Rhoden,  para a Câmara Municipal de São Borja, será um eficaz instrumento para o dia a dia da convivência humana. Sem sombra de dúvida, o  Cerimonial se faz presente em todos os momentos da vida, do nascer ao funeral.

Parabenizando os autores pela obra e à Presidência da Câmara Municipal pela sensibilidade que teve, apoiando o projeto, desejo que este Manual sirva de “norte” para autoridades, cerimonialistas e, especialmente, de exemplo para outras Câmaras Municipais no Brasil.

*Eliane Ubillús

*Chefe do Cerimonial do Consórcio de Desenvolvimento Integrado do Vale do Paraíba e Diretora do Centro Internacional de Dados em Cerimonial da Organización Internacional de Cerimonial e Protocolo. Autora e co-autora de livros na área de cerimonial e protocolo. Ganhadora de prêmios nacionais e internacionais na área de Cerimonial e de Protocolo.

COMUNICAÇÃO INTEGRADA: contribuições na conquista da cidadania  capa livro (1)

Autores: Cristóvão Domingos de Almeida e Carmen Regina Abreu

SINOPSE: O livro que temos em mãos diz muito do tempo que nos cabe viver.
Porque mostra onde estão localizados nossos problemas sociais, porque dá uma resposta diferenciada a estes problemas, porque reúne o saber que se produz na Universidade com as demandas do setor público e é um caso exemplar do que pode realizar um grupo de pessoas comprometidas com a realidade a sua volta.
O Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) é um projeto do governo federal proposto no interior do Plano Brasil Sem Miséria (BSM) que reconhece a) as profundas desigualdades sociais a que está submetida uma parcela significativa da população brasileira, e, b) acredita que a melhoria das condições de vida destas pessoas passa pela educação e inclusão ao mundo do trabalho.  Pretende, ao mesmo tempo, responder a uma reclamação dos empregadores de que falta mão de obra qualificada e dos trabalhadores que estão no mercado de trabalho com baixa capacitação.
Entre outras tantas cidades do Brasil e do Rio Grande do Sul, São Borja também foi agraciada com este Programa, porque como em outras cidades, também ali a desigualdade social aparece nos indicadores de desemprego e da baixa remuneração.  A Secretaria Municipal do Trabalho, Habitação, Assistência Social e Cidadania, através do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) passou a oferecer cursos gratuitos para os trabalhadores da cidade.  As vagas, nos cerca de 40 cursos ofertados, entre estudo de idiomas, de pedreiro e alvenaria, de representante comercial e de auxiliar administrativo não eram preenchidas. E não por falta de pessoas interessadas, mas porque faltava circular a informação da existência do Programa e dos cursos oferecidos.
Em São Borja há um campus da Universidade Federal do Pampa (Unipampa), com cursos de Comunicação, de Ciências Sociais, de Serviço Social.
Estes cursos têm por objeto de estudo questões como políticas públicas, desigualdade, desemprego, assistência social, interesse público, educação e comunicação.

ENSINO EM COMUNICAÇÃO SOCIAL NUM MUNDO DE FRONTEIRAS CONVERGENTES

Organizadores: Cristóvão Almeida e Marislei Ribeiro

SINOPSE: A obra tem a compilação de dez artigos de educadores dos três cursos de Comunicação Social da Unipampa: Jornalismo, Publicidade e Propaganda e Relações Públicas, com ênfase em Produção Cultural. Segundo a organizadora, Marislei Ribeiro, o livro articula diversos saberes que facilitam a educação integral e o processo formativo dos futuros profissionais da Comunicação Social.

Para o organizador, Cristóvão Almeida, o livro é uma divulgação das atividades que estão sendo realizadas na Unipampa. “De uma forma interdisciplinar, o livro tem como público-alvo os professores ingressantes na universidade e também os novos alunos, para com isso, mostrar o que cada professor participante tem trabalhado no campus”, completa Almeida.

O estudante de Relações Públicas, Elisando Coelho, acredita que a obra é de grande importância. “É uma oportunidade dos professores mostrarem as ações, pesquisas e projetos que são desenvolvidos com os alunos para a comunidade, ou seja, uma forma de expor o que é produzido dentro da universidade”, ressalta Coelho.

O livro é pioneiro no campus envolvendo educadores da área da comunicação com pensamentos divergentes e já pode ser adquirido juntamente com os autores e organizadores. Tem o objetivo de fomentar a criação de espaços universitários que priorizem o aprendizado reflexivo, crítico e criativo, tendo como referência as experiências pessoais dos acadêmicos e dos educadores.Os autores planejam continuar o projeto com outras edições.

CONHECIMENTOS MUNICIPAIS: ASSISTÊNCIA SOCIAL, COMUNICAÇÃO, CULTURA, EDUCAÇÃO E MEIO AMBIENTE

Autores: Marcela Guimarães e Silva e Tiago Costa Martins

SINOPSE: O livro resulta da parceria entre o curso de Relações Públicas através dos projetos de extensão “Conceitos e Práticas na Administração Municipal: Assistência Social, Comunicação, Cultura, Educação e Meio Ambiente” e de pesquisa “Comunicação Governamental Municipal: apontamentos a partir de Processos nos Tribunais de Contas e de Justiça no Rio Grande do Sul” coordenado pelos professores Marcela Guimarães e Silva e Tiago Martins. O livro é uma parceria institucional entre a AMCENTRO/RS com o patrocínio da Caixa Econômica Federal.

Mais informações com professor Tiago Costa Martins, pelo e-mail: tiagomartins@unipampa.edu.br ou pelo telefone: (55) 99698288.

COMUNICAÇÃO, INFORMAÇÃO E CIDADANIA: REFLETINDO PRÁTICAS E CONTEXTOS

Organizadores: Cristóvão Domingos de Almeida, Ilza Maria Tourinho Girardi e Valdir Jose Morigi.

SINOPSE: Este livro é resultado de várias pesquisas que envolveram professores, estudantes de pós-graduação em diferentes universidades do Sul do Brasil. Ele se constitui num instrumento reflexivo e serve de auxílio àqueles que desejam aprender mais sobre comunicação, informação e cidadania no mundo contemporâneo. Os autores que participaram desta edição pretendem compartilhar de modo simples e direto, as suas ideias, conhecimentos, experiências, dialogando com os resultados das suas pesquisas e, assim, lançar novos olhares e desafios para a  construção de uma sociedade solidária, democrática e com justiça  socioambiental. O livro está organizado em três partes: Mídia, contextos organizacionais e cidadania; Práticas comunicacionais e cidadania; Ciberespaço e cidadania. Mesmo que a leitura seja de ordem científica, como é o caso dessa coletânea de textos, não deixamos de sair dela com novos propósitos e possibilidades para um novo encontro e 15 novas ações no mundo que nos cerca.

Confira resenha publicada na Espanha: Portal Comunicaciónem espanhol

VIDA DE GAÚCHO CAMPEIRO: CULTURA REGIONAL, MÍDIA E DESENVOLVIMENTO

Autor: Tiago Costa Martins

SINOPSE: A obra é o resultado de uma pesquisa realizada no interior do Rio Grande do Sul no ano de 2009. O livro apresenta um estudo, de cunho antropológico, estruturado a partir de viagens aos municípios de Dom Pedrito, Rosário do Sul e Quaraí, com o intuito de compreender a vida atual dos gaúchos campeiros.
O livro procura desvendar a vida dos campeiros pela ótica da cultura e da presença das mídias (TV, DVD, celular, etc.), para, assim, compreender a construção do desenvolvimento. O texto torna-se um exemplo do renovado interesse acadêmico em conhecer melhor essa figura enigmática da cultura regional da fronteira Sul do Brasil.
Para o professor doutor em história, Sílvio Marcus de Souza Correa, o livro destaca-se pelo “caráter inovador ao procurar compreender o gaúcho e seu mundo para além da dicotomia estanque entre tradição e modernidade. No olhar do jovem pesquisador, a imagem cristalizada ou estereotipada do gaúcho não aparece colada à sua retina. O gaúcho se evidencia pelos sinais de mudança daquele arquétipo. O ambiente doméstico do gaúcho também não escapa ao olhar perscrutador de Martins, que penetra num espaço socioeconômico e cultural em transformação”.
Tiago Costa Martins escreveu o livro a partir de seus diários de viagem, proporcionando um texto de base científica, mas de leitura não restrita ao meio acadêmico. Karla Muller, doutora em comunicação, aponta que “a discussão é instigante e a fundamentação teórica bem embasada; ambas ficam diluídas, parecendo mais uma ‘contação de histórias’, o que torna a leitura agradável. O olhar do autor é atento e crítico, demonstrando encantamento com o objeto e, ao mesmo tempo, o distanciamento necessário para a produção de um bom relato reflexivo. Há singularidades no estudo que merecem chegar ao conhecimento público para serem utilizadas como fonte referencial a outras pesquisas; mas este estudo também serve perfeitamente como uma obra com toques literários, que a torna agradável a qualquer leitor, sendo este ligado ou não à Academia”.

Pode ser adquirido pelo site www.pacoeditorial.com.br