Nota sobre a previsão de retorno das aulas presenciais no curso de Relações Públicas

A Coordenação do Curso de Relações Públicas comunica que, após a reunião da Comissão do Curso, realizada na última quarta-feira (13/12/21), houve a deliberação por manter as atividades de ensino remoto para o semestre 2021/2.

A proposta foi estabelecida após o posicionamento dos docentes, em especial os que atuam em componentes curriculares com carga horária prática. Ressalta-se que os planos de ensino foram construídos a partir das características do ensino remoto e adaptados às atividades síncronas e assíncronas. 

Outrossim, a decisão também foi sustentada pelo curso não possuir componentes curriculares práticos em atraso e que poderiam prejudicar a integralização curricular dos discentes, visto que quando solicitado o curso realizou a oferta especial desses componentes para provável formando, atendendo já o disposto no Ofício n. 225/2021/PROGRAD/UNIPAMPA.

Por fim, a Coordenação e a Comissão do curso ressaltam que seguirão as orientações da Reitoria quanto ao retorno presencial das atividades em 2022/1, considerando as medidas de proteção contra a Covid-19.

Atenciosamente,

Coordenação do Curso de Relações Públicas

UNIPAMPA – Campus São Borja

Discentes da UNIPAMPA são premiados no SET universitário

O SET Universitário é um dos eventos mais importantes de Comunicação do Brasil. Contempla alunos dos cursos de Jornalismo, Relações Públicas, Publicidade e Propaganda, Design e Cinema. Além de oficinas e palestras, oferece uma disputada mostra competitiva, aberta para participantes de todo o estado.

O prêmio SET Universitário reconhece os melhores trabalhos em diferentes categorias. Os vencedores foram divulgados no dia 30 de setembro, sendo que a Unipampa teve as seguintes produções premiadas:

:: Assessoria de Comunicação Institucional e Organizacional da Campanha Sentido “A”,
de autoria das discentes Maria Eduarda Fagundes dos Santos, Alexia Saner Silva e Thalia Müller de Oliveira, com orientação da professora Fernanda Sagrilo Andres.

:: Pesquisa mercadológica para Colgate – Palmolive: a percepção do consumo do público jovem em relação às ações comunicacionais da marca, elaborada pelos discentes Paloma Ferreira de Sousa, Gabriele Merlo Oliveira e Luis Henrique de Almeida e orientada pela professora Renata Patricia Corrêa Coutinho.

 

Texto: Laís Tarouco Miranda da Cruz

Projeto das Universidades Federais UFSM, UFRGS e UNIPAMPA promove eventos sobre Mulheres na Comunicação

“50|50: abrindo portas para a equidade de gênero na Comunicação” contará com quatro bate-papos online e participação de profissionais reconhecidas da área 

O projeto 50|50 realizará, entre os meses de outubro e dezembro, às 20h15, seis encontros online com o objetivo de promover a discussão sobre a participação das mulheres na Comunicação. O período de inscrição é de 29 de setembro a 04 de outubro, no site do Grupo NÓS Pesquisa Criativa. As inscrições são gratuitas, limitadas e destinadas para as estudantes da graduação. Serão disponibilizados atestados de participação.

No dia 14 de outubro, acontece o encontro online de lançamento, intitulado “Abertura de Portas”. De 21 de outubro a 4 de novembro, as atividades serão de responsabilidade de cada Universidade participante. Na oportunidade, serão organizadas rodas de conversas com as estudantes, a fim de promover um ambiente mais íntimo e acolhedor para as discussões sobre gênero. Os bate-papos, com profissionais renomadas da Comunicação, serão realizados de novembro a dezembro.

O 50/50 é um projeto de ensino criado na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), pela professora e pesquisadora Juliana Petermann, com o propósito de debater a equidade de gênero na publicidade. Desde 2017, o projeto vem propondo uma série de ações nos âmbitos acadêmico e mercadológico, considerando especialmente a área publicitária, com ênfase na propagação da diversidade no que se refere à representação de gênero, bem como na contribuição para a redução de comportamentos sexistas.

Após quatro anos de atuação, o Projeto abre mais portas e, agora, conta também, com colaboração da Universidade Federal do Pampa (Unipampa), com a professora Fernanda Sagrilo Andres e da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), com as professoras Elisa Piedras e Laura Wottrich, na perspectiva de discutir a equidade de gênero na comunicação de forma ampla e integrada, incorporando além da área da publicidade, as áreas de Relações Públicas e de Jornalismo. Além das quatro professoras, estudantes de graduação e de pós-graduação das três instituições de ensino participam da produção do evento e do projeto.

Acesse https://www.nospesquisacriativa.com para se inscrever.

Acompanhe o Instagram para outras informações: @publicidade5050.

Sobre a programação:

(14/10): Abertura de Portas

(21/10 a 4/11): Rodas de conversas

(11/11): Mulher e síndrome de impostora, com Dani Arrais

(18/11): Coletividade, criatividade e mudança social, com Dani Mattos

(25/11): Mulheres na liderança, com Ana Cortat

(02/12): Criatividade e Diversidade, com Joana Mendes

Horários: 20h15min

Saiba mais sobre as palestrantes:

Dani Arrais

Jornalista e sócia-fundadora e diretora de criação e conteúdo da @contente.vc, plataforma de comunicação e educação por uma vida digital mais consciente – que faz coletivamente #ainternetqueagentequer. Faz o blog @donttouchmymoleskine, a série de entrevistas “Fala que eu não te escuto, impostora”, assina uma coluna na @revistajp. Pernambucana, vive em São Paulo desde 2006, quando ingressou na Folha de S.Paulo. Colaborou com os principais veículos de comunicação do Brasil.

Dani Mattos

Relações Públicas, com foco em Diversidade e Pós graduanda em Gestão Estratégica da Comunicação Organizacional pela USP (Universidade de São Paulo). Trabalhou em agências para marcas como Avon, Netflix, Havaianas e na Comunicação Institucional da Whirlpool. Sua última passagem foi na área de Cultura da Mutato liderando as iniciativas de Diversidade na agência. Hoje é Sócia Co-fundadora da Indique Uma Preta, consultoria de conexões entre profissionais negros e o mercado de trabalho.

Ana Cortat

Fundadora da Hybrid Colab, uma boutique consultancy focada em inspirar conexões humanas usando como trilhas a cultura, o comportamento e o desenvolvimento humano e a comunicação. Seu propósito é acelerar mudanças de impacto positivo em pessoas, negócios e marcas enquanto acelera a busca por inovação e lucro. Com uma sólida carreira de mais de 30 anos em pesquisa e comunicação, liderou as áreas de estudo de comportamento de 3 eleições presidenciais brasileiras e equipes transdisciplinares em grandes agências de publicidade, tendo desenvolvido e implementado estratégias de comunicação para marcas globais líderes. Antes de escolher o empreendedorismo, foi EVP na Leo Burnett Brasil (Grupo Publicis), EVP na Isobar Brasil (Grupo Dentsu), EVP na Agência África (Omnicon Group) e CSO na Pereira& Odell Brasil. Sua atuação tem sido reconhecida pelo mercado através de prêmios de eficácia, criatividade e inovação concedidos pelo Cannes Festival, Jay Chiat, Effie Award e Woman to Watch (que reconhece mulheres líderes em inovação e liderança na indústria brasileira de Marketing e Publicidade). Até hoje, é a única mulher negra a ocupar cargo de vice-presidência entre as 10 maiores agências de publicidade brasileiras. Ana é Singularity Alumnus, TED Speaker e professora na Miami Ad School em São Paulo. Além disso, é uma ávida defensora, palestrante e influenciadora dos conceitos que defendem o valor da ética e da confiança como pilares da construção da reputação de empresas e marcas saudáveis e comprometidas com as questões sociais e ambientais que irão definir o futuro dos negócios.

Joana Mendes

Negra queer nascida e criada em uma cidade no meio da Floresta Amazônica chamada Porto Velho. Trabalhou na Agência3, Artplan, DM9Rio, Pereira O’Dell, JWT, Loducca, FCB, Publicis, entre muitas outras. Foi selecionada para fazer parte da Young Lions Creative Academy. Atualmente, trabalha na R/GA Brasil e é responsável pelas contas do Google, Youtube e Ágora. Além disso, criou e produziu o único banco de imagens de mulheres negras do mundo. Em 2019, foi considerada um dos 30 jovens que estão mudando a indústria da publicidade, e também foi considerada uma Youpix Builder.

Unipampa terá evento para falar sobre saúde mental

No mês de prevenção e cuidado ao suicídio e a saúde mental, a Universidade Federal do Pampa realizará uma roda de conversa como forma de reflexão sobre as nossas emoções durante a pandemia. O debate é promovido pelo acadêmico de Serviço Social e estagiário do Núcleo de Desenvolvimento Educacional (NuDE), Pedro Luiz Pecoits Salaberry, em parceria com  o Projeto Saúde Mental do campus.

Com a pandemia e o distanciamento social, houve um aumento no número de pessoas que relataram sintomas como crise de ansiedade e estresse agudo. Segundo pesquisas realizadas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, os casos de depressão aumentaram em 90% no último ano. Desta forma, são muitos os desafios de se debater o tema dentro de universidades e da sociedade, mas também é uma forma de encontrar caminhos e formas para sabermos lidar com nossos sentimentos.

A roda de conversa acontecerá na próxima terça-feira, 28, às 17h 15min e contará com a participação dos psicólogos e colaboradores do projeto de Saúde Mental, Bianca da Rosa e Gustavo Wisniewski, com mediação do organizador, Pedro Salaberry e da Psicóloga e docente Juliana Rhoden.  Ainda por conta das aulas remotas, o encontro será pelo Google Meet e é aberto ao público em geral, gratuito, através do link: https://meet.google.com/hhm-gzmg-vwp

Texto: Sarah Christine Gonçalves Rocha.

Fashion Cycle: evento de discentes do curso de Relações Públicas da UNIPAMPA visa aliar moda, comunicação e tendências

Acontece, no dia 24 de setembro, às 19h00min, o evento virtual Fashion Cycle. O evento é uma realização do Curso de Relações Públicas, através do componente de Gestão de Eventos e Cerimonial e Protocolo e está sendo organizado pelos discentes: Henrique Kunzler, João Pedro Almeida, Juliana Rosa, Michelle Ferreira, Nayra Kemily Araujo e Raquel Ferreira.

O objetivo do evento é dialogar por meio de um bate-papo sobre como a comunicação interfere diretamente no mundo da moda e vice-versa.
Será abordado o fato de como as tendências da moda voltam e estão cada vez mais frequentes. Para isso, foi convidada a Priscila Sousa, designer de moda pela Universidade Paulista – UNIP e Gustavo Belmontte, bacharelando em Moda pela Faculdade Santa Marcelina – FASM.

O Fashion Cycle busca integrar os assuntos: moda, comunicação e tendências.
Pensando nisso, através do perfil do evento no Instagram é possível ter acesso a conteúdos que englobam o universo da moda e da comunicação.  Na plataforma é possível acessar o formulário  para inscrições, disponibilizado no link da bio. Mais informações podem ser obtidas no Instagram do evento @rp.fashioncycle.

RPGeek: evento online promoverá visibilidade feminina no dia 17/09

Com o objetivo de dar visibilidade feminina ao universo Geek, o grupo de alunos do curso de Relações Públicas organiza evento online que acontecerá na próxima sexta-feira.

O RPGeek é um evento online idealizado por um grupo de alunos do quinto semestre do curso de Relações Públicas da Unipampa campus São Borja, no componente de Gestão de Eventos ministrado pela Profa. Dra. Elisa Lübeck. O

RPGeek tem como objetivo promover um evento inovador, tecnológico e de representatividade abordando conteúdos do universo geek de forma que possibilite dar visibilidade para as mulheres deste cenário.
Para isso, a principal atração será um campeonato feminino de Free Fire, um dos principais jogos do mundo geek que contará com premiação em dinheiro para primeiro, segundo e terceiro lugar. As partidas eliminatórias ocorreram no domingo, 12 de setembro, e estão disponíveis no canal oficial do evento no Youtube. As vinte finalistas que passaram na primeira fase do campeonato jogarão na final que ocorrerá no dia do evento, 17 de setembro, concorrendo às premiações.

Além do campeonato, o evento terá a participação de convidadas que são ícones deste contexto para promover um bate-papo com os participantes a respeito da temática, compartilhando suas experiências e dificuldades enquanto mulheres no meio geek.
No pós-evento, a equipe busca realizar uma ação social. Dessa forma, uma parte do valor arrecadado para o evento por meio de patrocínios será revertida para compra de HQs, estas que serão doadas para a Casa de Acolhida de São Borja.

Por fim, todas as atrações e atividades serão feitas de forma online e gratuita, e todas as informações necessárias para participar do evento encontram-se no instagram oficial @eventorpgeek. Na página também são compartilhados diversos conteúdos sobre séries, filmes e cultura pop em geral que abrangem a temática do evento. Acompanhe as publicações e prestigie o evento no dia 17 a partir das 19h que será transmitido ao vivo no perfil oficial do evento no Youtube: RPGeek Unipampa. O link de acesso também está disponível no @eventorpgeek

Curso de Relações Públicas da UNIPAMPA celebra aniversário e anuncia lançamento de podcast

No dia 16 de agosto, o curso de Relações Públicas completou 11 anos de fundação na UNIPAMPA. Por consequência do distanciamento social causado pelo coronavírus, a comemoração foi feita através das mídias sociais do curso, por meio de postagens e vídeos curtos com a participação de vários docentes. 

Durante a semana do aniversário, para celebrar a data, o curso divulgou que estará lançando um podcast voltado exclusivamente para os seus discentes. Junto com a novidade, foi lançado o “Concurso de Vinhetas”, que visa a criação de uma vinheta para compor o podcast, elaborada pelos alunos. O material será avaliado e julgado pela equipe idealizadora, coordenação do curso e por Jhandrei Nunes, radialista, egresso de Publicidade e Propaganda (UNIPAMPA) e executivo multimídia do Grupo RBS de Santa Maria. Os vencedores receberão horas de Atividades Complementares de Graduação (ACGs) e serão premiados com um voucher em um aplicativo de delivery.

Para participar do concurso é necessário realizar uma inscrição prévia através do link disponibilizado no perfil do Instagram do curso, @rp.unipampa. As inscrições poderão ser realizadas até o dia 24 de agosto e o resultado do concurso será divulgado no dia 15 de setembro.

Trabalho produzido por alunos do curso de Relações Públicas da UNIPAMPA é premiado no Expocom Sul 2021

No dia 06 de agosto, através do Youtube, foi transmitido o Expocom Sul 2021, evento que premia trabalhos produzidos por estudantes das áreas da Comunicação. Na ocasião, o Apoie SB, projeto desenvolvido por alunos do curso de Relações Públicas da UNIPAMPA, foi vencedor na categoria “RP 04 Projeto de assessoria cultural e social”.

O Apoie SB surgiu no ano de 2020, com intuito de auxiliar os pequenos negócios, autônomos e trabalhadores informais da cidade de São Borja em um momento de distanciamento social, causado pela pandemia do coronavírus. A iniciativa do curso de Relações Públicas foi orientada pelos professores Valmor Rhoden e Fernanda Sagrilo Andres e conduzida pelos discentes Diuliane Santos, Ketlin Kerber, Michel Meireles, Nathalia Barros e Tais Righi.

  Após o prêmio na etapa regional, o projeto irá concorrer como finalista no Expocom Nacional 2021. O evento ocorrerá de forma virtual no Youtube da Intercom, no dia 09 de outubro.  

EVENTO DO GRUPO ‘TELAS PESQUISA COLABORATIVA’ DEBATE A DIVERSIDADE NOS EIXOS ACADEMIA E MERCADO

EVENTO DO GRUPO ‘TELAS PESQUISA COLABORATIVA’ DEBATE A
DIVERSIDADE NOS EIXOS ACADEMIA E MERCADO

Ciclo de debates: Mês da Diversidade acontece em junho em modo totalmente digital e vale horas de Atividades Complementares de Graduação

O Ciclo de Debates: Mês da Diversidade, organizado pelo grupo Telas Pesquisa
Colaborativa da Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA), realiza bate-papos sobre a diversidade e inclusão em empresas e no eixo acadêmico. O encontro que debate o eixo da diversidade na academia acontece na próxima quarta-feira, 30/06, às 17h30.

As inscrições podem ser realizadas através do link disponível na Bio do Instagram do
grupo de pesquisa: @telas.lab. O Ciclo de Debates vale horas de Atividades Complementares de Graduação para os participantes do evento.

O TELAS é um grupo colaborativo do curso de Relações Públicas (RP) da Unipampa,
registrado no CNPq, coordenado pela professora Fernanda Sagrilo Andres. O evento é organizado pelas professoras Fernanda Sagrilo Andres e Kalliandra Quevedo Conrad e pelos discentes Nauber Valle Blanco Júnior, Antonio Kanaan, Alexia Saner, Gabriel Andrade, Maria Luiza, João Davi Martins e Filipe Lago.

O primeiro bate-papo, sobre diversidade no mercado, contou com mais de 80 inscrições. O Diretor de Recursos Humanos na Donu/Ztech, hub de tecnologia da Ambev,
Rafael Vinicius, destacou a importância da visibilidade da diversidade em empresas para que a representatividade seja cada vez mais comum e ofereça inclusão a todos e todas. “Nas empresas o importante é encontrar quais são os elos que fazem sentido para aquela organização. Entender o mercado, entender qual é a importância da empresa para aquela divisão que ela tem e de que forma a diversidade, para ela, pode ser um diferencial competitivo. Talvez seja uma boa chave para incluir o tema nas discussões iniciais”, afirma.

Na quarta-feira, 30, acontece a segunda palestra do Ciclo sobre a Diversidade na
academia. Para discutir sobre a temática, o evento conta com a participação de dois
convidados. A doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Tecnologia e Sociedade da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Karen Greco, traz a experiência como integrante do grupo de pesquisa GETEC – Núcleo de Gênero e Tecnologia da UTFPR, além da dissertação intitulada “Sentidos da diversidade, narrativas de ruptura? As representações sociais de LGBTs na comunicação organizacional”. O professor do curso de Jornalismo e do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), Felipe Viero, apresenta as experiências como vice-coordenador do GT Comunicação, Gêneros e Sexualidades da Compós.

Bate-papo dia 30/06:

Felipe Viero. Professor do curso de Jornalismo e do Programa de Pós-Graduação em
Comunicação da UFOP. Doutor e mestre em Ciências da Comunicação pela Unisinos.
Jornalista formado pela UFSM. Realizou estágio de pós-doutorado junto ao PPGCOM da
UFMG. Vice-coordenador do GT Comunicação, Gêneros e Sexualidades da Compós.

Karen Greco. Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Tecnologia e Sociedade da UTFPR, na linha de pesquisa Tecnologia e Trabalho e integrante do grupo de pesquisa
GETEC – Núcleo de Gênero e Tecnologia da UTFPR. Mestra em Comunicação pelo
PPGCOM – UFPR (2017). Bacharel em Relações Públicas – Ênfase em Produção Cultural,
pela Universidade Federal do Pampa – RS (2014). Coordenadora de conteúdos na Explay
Web Agency e consultora de branding LGBTQ+ para empresas em Curitiba – PR.

SOBRE O MÊS DA DIVERSIDADE
Após o movimento que aconteceu em Nova Iorque, junho passa a ser o mês da
diversidade. Os bares e clubes da cidade, eram um refúgio para os membros da comunidade. No entanto, em 28 de junho de 1969, policiais da cidade utilizam tratamento agressivo para prender uma mulher LGBTQIA+ e a resposta a essa atitude surge como uma revolução da comunidade em pedido de respeito. Em razão disso, no mês de junho, a comunidade LGBTQIA+ reivindica, ainda mais, direitos e luta contra o preconceito existente.

Imagens e texto: Grupo TELAS

Encontrão Cultural Digital terá música nesse domingo

O sétimo encontro contará com a presença do cantor alegretense Balial, neste domingo, 13, a partir das 19h.

O Econtrão Cultural Digital é um projeto de Extensão do curso de Relações Públicas da Unipampa São Borja, em parceria com a Proext. A transmissão será através do facebook (https://www.facebook.com/rpunipampa). O convidado da vez é o cantor Balial de Alegrete – RS, Balial. Ele é compositor e músico, tem 18 anos, possui um repertório com músicas de raízes distintas, desde samba de Cartola, Alcione e Adoniran, passando por Elis Regina, Djavan e Toquinho.

Sempre englobando suas influências em suas composições com um toque particular, mantém um público de seguidores fiéis que acreditam no seu trabalho e nas mensagens que os versos de suas músicas passam.

Nesta live, o cantor irá nos mostrar sua arte através da música e tocará muito samba para animar o domingo. Todas as lives que já ocorreram estão disponíveis nas plataformas Instagram, @encontraoculturalsb e no facebook no link (https://www.facebook.com/rpunipampa), para todos que quiserem assistir.

Será disponibilizado no fim da live um formulário para garantir atestado que vale ACGs. Mais detalhes sobre o projeto estão disponíveis no instagram do projeto (@encontraoculturalsb).

 

Três trabalhos do curso de Relações Públicas da Unipampa ganham prêmio nacional

Na última quinta, 10, houve o encerramento do 43º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação (Intercom 2020) e a premiação do Expocom na etapa nacional. O evento aconteceu online, pela plataforma YouTube e premiou três trabalhos de acadêmicos(as) do curso de Relações Públicas da Unipampa.

O Expocom – Exposição de Pesquisa Experimental em Comunicação, é uma exposição e um prêmio destinado aos melhores trabalhos experimentais produzidos por estudantes no campo da Comunicação. A avaliação é por categorias e modalidades e premia trabalhos por regiões e depois nacionalmente.

Os trabalhos que venceram na categoria Relações Públicas e Comunicação Organizacional foram:

RP01 Agência Escola/Júnior de Relações Públicas: “Aprender e compartilhar no ambiente acadêmico: o desenvolvimento da Agência Experimental de Relações Públicas da Universidade Federal do Pampa” – Gabriel Bolzan, Ketlin Kerber e Luciana Matoso, com orientação da Profª  Elisa Lübeck;

RP06 Produto de Comunicação Institucional Radiofônico: “DiversiCast – O Podcast da diversidade” – Cleicy Calichio, Guilherme Santos, Gabriel Andrade, Igor Rios, Nauber Blanco e Vinícius Gama, com orientação da Profª Fernanda Sagrilo Andres;

RP10 TCC/Projeto Experimental em Relações Públicas e Comunicação Organizacional: “In-Palco Mostra de Dança inclusiva – 2019” – Carol Moreira, com orientação da Profª Fernanda Andres.

Parabéns aos vencedores!

Evento de alunos do curso de Relações Públicas terá bate-papo sobre Rap

No dia 11 de dezembro, a partir das 19h, irá acontecer o evento on-line “Papo Rap”, idealizado pelos alunos do curso de Relações Públicas, na disciplina Gestão de Eventos, Cerimonial e Protocolo orientado pela Profa. Dra. Elisa Lübeck.

O “Papo Rap, cultura, resistência e diversidade” será um bate-papo transmitido pelo Youtube e contará com as participações especiais de artistas renomados na cena. Além do debate do rap como um propulsor cultural e econômico, também será tratado assuntos ligados a pandemia do Covid-19 e como esses artistas, os shows e as batalhas foram afetados por essa crise de saúde mundial. Durante a live, serão realizados diversos sorteios patrocinados pelas lojas parceiras do evento, além de muita música, debate e conhecimento compartilhado.

Para participar do Papo Rap, acesse https://m.youtube.com/channel/UCpa2MKTCQHgO6FfkxwHhOkA?fbclid=IwAR05_Q_Q-Rxx6vmfI7ZM5bjgn9zSy8m5k8rULqycK6jWXbW-1BrrLaYR4kE&view_as=subscriber

Para mais informações, acesse o Instagram @paporap_

 

Intercom Nacional 2020 acontece de forma online

O 43º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação (Intercom 2020), realizado desde o dia 1º de forma virtual, se encerra hoje, com o apoio institucional da Universidade Federal da Bahia (UFBA). A realização online do Intercom Nacional, por conta da pandemia, assegurou o objetivo de manter a contribuição da entidade para a constituição do campo científico na área das Ciências Sociais Aplicadas, em interface com diversos campos do conhecimento.

O tema do evento desta edição é “Um mundo e muitas vozes: da utopia à distopia?”. Segundo a organização, trata-se de um chamamento à reflexão científica envolvendo crenças, posturas e atos extremos observados na atualidade.

A dinâmica do congresso envolve palestras e apresentações de trabalhos acadêmicos de 34 grupos de pesquisa, envolvendo docentes e discentes de todas as partes do país.

Ao final do evento, como de costume, ocorrerá a esperada divulgação dos vencedores do Prêmio Expocom na etapa nacional – mostra competitiva na qual alunos do curso de Relações Públicas da Unipampa estarão representando a região Sul em diversas categorias. São estes os trabalhos selecionados:

:: “Projeto de Saúde Mental e Bem-estar na Universidade: Integrando a comunicação em prol da comunidade acadêmica” 

:: “Aprender e compartilhar no ambiente acadêmico: o desenvolvimento da Agência Experimental de Relações Públicas da Universidade Federal do Pampa”

:: “Projeto de Assessoria de Comunicação do RePaginando”

:: “DiversiCast – O Podcast da diversidade”

 :: “Jogue Limpo: o uso de gamification no ensino das Relações Públicas 

:: “In-Palco Mostra de Dança inclusiva – 2019”

O show de encerramento e a premiação ocorrerão hoje, a partir das 19h30 no canal do congresso no Youtube, disponível através do link:

https://youtube.com/c/Intercomcomunicacao

Unipampa lança campanha contra o Coronavírus

Com a pandemia do Covid – 19, estabelecimentos de todas as naturezas estão adotando medidas para evitar a propagação do vírus, no ambiente acadêmico não seria diferente.

Pensando nisso, a campanha Unipampa Contra o Coronavírus busca publicizar informações de interesse público para combatermos o vírus no campus.

Para que isto aconteça, é preciso que cada um faça a sua parte protegendo a si mesmo e consequentemente, o próximo.

Confira as orientações dadas pela Universidade: 

Cartaz-Orientacoes-A4

Cartaz-Máscara-A4

Encontrão Cultural Digital é neste domingo com capoeirista e produtora musical

O sexto encontro contará com participação de Rudi da Rosa e da Beatmaker Malu Graciano, neste domingo (06), às 19h.

A sexta live do Encontrão Cultural Digital acontecerá no dia 06 de dezembro, a patir das 19h, no facebook (https://www.facebook.com/rpunipampa). Esta edição contará com a presença do capoeirista Rudi da Rosa, que é professor de capoeira do grupo afro – brasileira (GCAB). Ele começou a praticar capoeira em 1999 com 16 anos e nunca mais parou, foi aluno do professor Wendel Soares. Iniciou como professor em 2003 e é formado do Mestre Sandro Rodrigues da cidade de Foz do Iguaçu.  Deu aulas em várias escolas da cidade de São Borja, tanto nas estaduais quanto municipais, participou de vários eventos da consciência negra na cidade e também em várias feiras de livros, apresentando a capoeira com seus alunos. Atualmente faz parte do corpo docente da instituição APAE SÃO BORJA  desde 2011, desenvolvendo a capoeira adaptada para os  alunos da escola.

 A segunda convidada é Malu Graciano, da cidade de Osasco – SP. Discente de Relações Públicas e também produtora musical e beatmaker ( dentro do hip hop, atua como uma espécie de produtor musical, construindo instrumentais com elementos percussivos a partir de uma melodia). Desde pequena a música é algo muito importante para ela e foi onde encontrou na música uma forma de se expressar verdadeiramente e fazer com que as pessoas a conheçam melhor, além daquilo que ela externaliza com palavras.

Neste encontro, contaremos com uma apresentação de capoeira e conheceremos um pouco sobre esta luta em forma de arte, com transmissão ao vivo da secretaria da Cultura. Também prestigiaremos um bate-papo e ritmos dos sons da Malu.

Será disponibilizado um formulário que vale atividades complementares de graduação – ACGs.