Agência Experimental de Relações Públicas (AGERP) | Relações Públicas – Bacharelado

Agência Experimental de Relações Públicas (AGERP)

A Agência, inicialmente com o nome de Agência Experimental de Relações Públicas e Produção Cultural, começou suas atividades como laboratório, sob a responsabilidade da Professora Dra. Marislei Ribeiro, pensando em uma maior integração dos acadêmicos da Universidade Federal do Pampa com o mercado de trabalho e, consequentemente, com os públicos-alvo (organizações não governamentais, órgãos públicos, instituições escolares, entre outros), além da importância de realizar trabalhos práticos para a própria universidade.

Inicialmente, em caráter de laboratório, a agência prestava serviços somente à comunidade da Unipampa, posteriormente, esses serviços se estenderam à comunidade em geral, sendo eles: assessoria e consultoria, planejamento e organização de eventos, relacionamento com a mídia, elaboração e execução de projetos culturais, entre outros.

Após esse período a agência reativou suas atividades como um projeto de ensino. Desde 2018 é coordenado pela Professora Dra. Elisa Lübeck sob o nome: Agência experimental de Relações Públicas: Uma articulação da prática profissional com o ensino.

A AGERP tem a missão de promover o desenvolvimento social e cultural de sua região de abrangência, relacionando teoria e prática, mediante a articulação, promoção e operacionalização de ações internas e externas à Unipampa, propiciando, assim, apoio às iniciativas das áreas de comunicação, sendo espaço de formação acadêmica e visando contribuir com o campo de atuação profissional de Relações Públicas.

Seus valores são direcionar suas ações a partir de princípios éticos e críticos, com base no mundo do trabalho, para uma atuação mais qualificada de seus profissionais em empreendimentos diversificados, que proporcionem a interação entre as empresas e as instituições de ensino e pesquisa.

Em 2019, para alcançar os objetivos estabelecidos, foi produzida uma nova identidade visual para a Agência, pensada a partir de uma persona, de acordo com o perfil do estudante de Relações Públicas da Unipampa. Durante o ano foram desenvolvidas diversas ações, dentre elas, palestras e oficinas, reformulação do Boletim Informativo e a criação de um canal de comunicação (instagram). As ações foram pensadas e planejadas na busca pela ampliação das atividades da Agência e com o intuito de aumentar sua visibilidade, conquistando novos públicos, destacando o Curso de Relações Públicas e estabelecendo um novo canal de comunicação.

Em 2020, a AGERP conquistou o prêmio no Encontro Intercom Inter-regiões, etapa Sul, e também o prêmio nacional no 43° Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação Intercom Nacional 2020 – como melhor trabalho na categoria Agência/escola de Relações Públicas.

Atualmente, a AGERP está sob a coordenação da professora Carmen Regina Gonçalves Abreu, que juntamente com um grupo de estagiários de Relações Públicas, desenvolvem vários projetos de ensino, extensão e prestação de serviços,  como a Mostra de Cinema e o atendimento no planejamento e execução de eventos para a Unipampa – campus São Borja.

Quer saber mais sobre a Agência e suas ações? Sigam o perfil no instagram @agenciarpunipampa.

Atualmente estamos com a seguinte equipe:

Orientadora: Profa. Dra. Carmen Regina Abreu Gonçalves
Estagiárias: Maria Luiza Fidelis Rosado
Voluntarias: