Autora: Larissa Conceição dos Santos
A obra apresenta os principais resultados da pesquisa de Doutorado em Ciências da Informação e da Comunicação, realizada na Université Paris-Sorbonne e em co-tutela com a Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo, com destaque à apresentação da abordagem narrativa da Comunicação Organizacional além de uma problematização sobre os usos da história e da memória como objetos de relatos produzidos pela comunicação das organizações.
O Prefácio é assinado pela Professora Dra.Nicole D’Almeida (CELSA, Sorbonne-Université) e o Posfácio pela Profa. Dra. Margarida Maria Krohling Kunsch.
O ebook pode ser acessado e baixado nas plataformas Google books, Google Play ou no site da editora Ria: Clique aqui
professores e alunos de Relações Públicas da Universidade Federal do Pampa,
ao relatar as investigações desenvolvidas no âmbito da iniciação científica,
dos grupos de pesquisa e trabalhos de conclusão de curso. A obra é muito bem-vinda como uma reflexão sobre a área e, com certeza, destaca e comprova a importância das Relações Públicas e do debate sobre suas práticas na atualidade. Texto de Eugênia Barrichello.
Título: “Pesquisa e produção técnica em Comunicação e Indústria Criativa”
Sinopse: A obra tem como objetivo atender três pontos: atualização da situação de pesquisa/ produção técnica do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Indústria Criativa (PPGCIC) da Universidade Federal do Pampa (Unipampa); valorização da produção coletiva, envolvendo orientadores/orientadoras e orientandos/orientandas; e diversidade de linhas e/ou orientações de pesquisa, como modo de expressar diferentes possibilidades de articulação entre comunicação e indústria criativa.
Os organizadores destacam a obra como “um movimento coletivo do grupo de professores/professoras do nosso mestrado e seus orientandos/orientandas que visa registrar o momento acadêmico, no atual estágio de desenvolvimento do nosso Programa”. O livro conta com oito capítulos, que abordam os mais diversos temas relacionados à comunicação e à indústria criativa. Os textos se caracterizam como um recorte das produções científicas realizadas pelo PPGCIC e servem como uma forma de registrar as atividades destes cinco anos iniciais do Programa.
Titulo: Iniciação à pesquisa científica: experiências atuais no Curso de Relações Públicas da Unipampa.
Sinopse: Este e-book – Iniciação à pesquisa científica: experiências atuais no Curso de Relações Públicas da Unipampa – é resultado de um trabalho colaborativo, entre discentes e docentes, desenvolvido a partir do projeto de ensino “Iniciação à pesquisa científica no Curso de Relações Públicas: práticas em e-book”. O projeto surgiu como resposta à demanda do letramento acadêmico na Universidade, tendo como propósito motivar os discentes ingressantes e até mesmo aqueles em etapas mais avançadas da graduação para desenvolver habilidades de leitura e escrita de gêneros textuais/discursivos acadêmicos, tais como resumos, resenhas e artigos científicos. Então, através da execução do projeto, os discentes são levados à aquisição e consolidação desses conhecimentos através de práticas de leitura e escrita de artigos científicos, resultando nesta publicação on-line.
Uma boa leitura a todas e todos!
Clique aqui para ter acesso ao e-book.
O Livro está disponível para download por meio do repositório científico do Grupo t3xto: https://www.academia.edu/40273851/Comunica%C3%A7%C3%A3o_em_cont3xto_de_pesquisa
Autoras: Elisa Lübeck, Carmen Regina Abreu Gonçalves, Fernanda Sagrilo Andres e Larissa Conceição dos Santos. (Organizadoras)
Titulo: RP na Prática: Experiências do Estágio Curricular Supervisionado em Relações Públicas da Unipampa
Sinopse: A presente edição do livro “RP na Prática: Experiências do Estágio Curricular Supervisionado em Relações Públicas da Unipampa”, foi idealizada pelas Professoras Doutoras Elisa Lübeck, Carmen Regina Abreu Gonçalves, Fernanda Sagrilo Andres e Larissa Conceição dos Santos. A obra contou com a revisão atenta da Professora Doutora Paula Daniele Pavan e a editoração e projeto gráfico ficou a cargo do discente Gabriel Pinheiro Bolzan.
O livro apresenta as ações e reflexões desenvolvidas pelos discentes e seus orientadores no processo de desenvolvimento dos componentes curriculares de Estágio Curricular Supervisionado I e II, do Curso de Relações Públicas, da Universidade Federal do Pampa, campus São Borja, durante o ano de 2018.
As experiências vivenciadas envolveram situações diferenciadas de aprendizagem e formação, tendo como campos de estágio diversas organizações, instituições públicas e privadas, além de projetos de ensino, pesquisa e extensão da Universidade. O Estágio Curricular Supervisionado Obrigatório do Curso de Relações Públicas, conforme previsto nas Diretrizes Curriculares Nacionais da área, representa um momento importante na vida acadêmica e de desenvolvimento profissional. Assim, consiste em um processo planejado, visando à integração entre conhecimentos práticos e teóricos, que complementam a formação do graduando.
Sendo assim, esta obra apresenta o esforço da realização do estágio curricular obrigatório supervisionado do Curso de Relações Públicas da Unipampa, campus São Borja, sintetizando as experiências da primeira turma a vivenciar estes componentes.
Para acessar o E-Book Clique Aqui.
Autoras: Marcela Guimarães e Silva e Renata Corrêa Coutinho (Organizadoras.)
Titulo: Processos e Práticas nas Atividades Criativas e Culturais
Sinopse: O livro tem como objetivo tornar público as investigações realizadas pelos
pesquisadores e estudantes do Grupo de Pesquisa – Processos e Práticas nas
Atividades Criativas e Culturais (GPAC), vinculados ao Programa de Pós-Graduação em
Comunicação e Indústria Criativa (PPGCIC) – Mestrado Profissional da Universidade
Federal do Pampa (Unipampa), campus São Borja. Desta forma, traz resultados de
pesquisas e reflexões desenvolvidas no âmbito das linhas de pesquisa do Grupo.
Interessados neste livro devem enviar e-mail para: marcelasilva@unipampa.edu.br
ou renatacoutinho@unipampa.edu.br
O livro está disponível no link.
Autores: Joel Felipe Guindani e Marcela Guimarães e Silva (Organizadores) – 2018.
Titulo: Comunicação e Indústria Criativa: políticas, teorias e estratégias
Sinopse: Tem como objetivo apresentar noções introdutórias sobre os principais temas
abordados nos componentes curriculares do Programa de Pós-Graduação em
Comunicação e Indústria Criativa (PPGCIC) – Mestrado Profissional – da Universidade
Federal do Pampa, campus São Borja. Desta forma, a obra traz reflexões necessárias à
compreensão de processo, atividades e técnicas relacionadas à atuação na área da
Comunicação e Indústria Criativa, com vistas à capacitação e qualificação profissional.
A obra está disponível Aqui
Título: Ensaio sobre as Missões e (parte da) sua produção cultural (2017).
Sinopse: O livro procura compreender e interpretar a região das Missões dentro de suas singularidades históricas e contemporâneas no que tange à produção cultural. Há um esforço interpretativo em contextualizar a região como uma construção social no tempo-espaço, conectando o passado e o presente nas dimensões sociais pertinentes (os fenômenos econômicos, políticos e culturais que envolveram a vida social ao longo do tempo). O livro é o resultado da tese de doutoramento defendida pelo autor no Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento Regional, sendo indicada ao Prêmio Capes Tese pelo programa.
Autores: Cristóvão Almeida, Elisa Lübeck e Fernanda Andres.
Titulo: Relações Públicas e ensino integrado: da sala de aula para o mundo do trabalho.
Sinopse: Relações Públicas e Ensino Integrado: da Sala de Aula para o Mundo do Trabalho é resultado de intensas e exitosas experiências acadêmicas inovadoras. Capaz de unir e integrar docentes que ministram diferentes componentes curriculares e estudantes a partir de temas geradores. Esses temas provocaram mobilizações envolvendo os conhecimentos teóricos, com potencialidade para aplicar em ações concretas tanto de instituições públicas, privadas quanto Organizações do terceiro setor, que abriram as portas para a realização das experimentações. Como surgiu? No cotidiano acadêmico se anuncia a proposta do trabalho integrador entre disciplinas e conteúdos. Apoiados nessas dimensões, buscando unir, inicialmente, três componentes curriculares, são eles: Estratégias de Relacionamento com os Públicos, Planejamento de Comunicação e Pesquisa em Relações Públicas, ofertados no mesmo semestre letivo, evitando a dispersão e a desarticulação entre os estudantes. Como se percebe, os temas mobilizadores são: Planejamento, Pesquisa e Estratégias, um depende do outro, isto é, esses saberes podem ser integrados, numa dinâmica processual e contínua.
Para acessar o e-book clique aqui
Autores: Elisa Lübeck e Valmor Rhoden.
Título: A experiência das assessorias de comunicação do curso de relações públicas da Universidade Federal do Pampa – 2ª edição.
Sinopse: Um ano depois da primeira edição, estamos aqui para fechar mais um ciclo. Dar visibilidade para os trabalhos realizados durante os semestres de 2016-2 e 2017-1 dentro dos componentes curriculares de Assessoria de Comunicação I e II. Assim, surge a segunda edição.
Encerrando um trabalho, pois, com as novas Diretrizes Curriculares Nacionais de Relações Públicas, houve reformulação no currículo do Curso, que passou a ter estágio curricular obrigatório e não mais o componente – Assessoria de Comunicação. Então, nada melhor do que fechar este ciclo com a apresentação dos trabalhos feitos para várias instituições representativas, públicas ou ONGs da cidade de São Borja.
A continuidade do trabalho tem como propósito mostrar a intervenção que os acadêmicos fizeram na comunicação das organizações, além de mostrar como o planejamento e o desenvolvimento das ações auxiliaram as instituições em seus objetivos estratégicos.
São, ao todo, oito trabalhos, estruturados de forma resumida, mas que permitem ao leitor ter uma ideia das ações implementadas e da mensuração dos resultados, algo que cada vez mais faz parte do trabalho do relações-públicas.
É a continuação de um trabalho que, para nós professores organizadores, traz otimismo, pois, pensamos que precisamos ir além muros da universidade, e esta obra, com ação local, reflexão bibliográfica e olhar metodológico, contribui na perspectiva de um curso superior para formar cidadãos que pensem, profissionais que saibam agir e, principalmente, que saibam refletir criticamente sobre suas ações.
É assim a nossa segunda edição. Uma boa leitura!
Disponível em e-book no link: https://goo.gl/mL1Sxm
Autores: Elisa Lübeck e Valmor Rhoden
Título: A experiência das assessorias de comunicação do curso de relações públicas da Universidade Federal do Pampa
Sinopse: Esta obra foi pensada com o objetivo de socializar as ações realizadas nas disciplinas práticas de assessoria de comunicação I e II do curso de Relações Públicas da Unipampa. O recorte foram os anos de 2015 e 2016.
Atualmente este componente tem uma carga horária de 120 horas semestrais e é ministrada pelos professores Elisa Lübeck e Valmor Rhoden que são também os organizadores do trabalho.
Na fronteira oeste do Rio Grande do Sul o trabalho de relações públicas é recente. A primeira turma da Unipampa se formou em 2014-2. Até o momento – quatro turmas se formaram. Apenas uma parcela destes continuam na região e auxiliam na abertura de espaços de atuação profissional. Em função de ser uma instituição pública federal de ensino, ela atrai acadêmicos de várias regiões do país. Assim como os trabalhos de conclusão de curso são obras públicas, a proposta deste e-book é trazer a intervenção que os acadêmicos fizeram na comunicação das organizações atendidas e conseguir mostrar de que forma estas ações auxiliaram as empresas em seus objetivos.
São ao todo cinco relatos, estruturados de forma resumida, mas que permitam ao leitor ter uma ideia das ações implementadas – com a mensuração dos resultados, algo que cada vez mais faz parte do trabalho de um profissional da comunicação empresarial e relações públicas.
Disponível em e-book no link: https://drive.google.com/file/d/0B7kd6Zf-j279M2tFT21BY0d4V00/view
Título: Comunicação, Memória e Cidadania: inserção social na fronteira
Autores: Cristóvão Domingos de Almeida; Joel Felipe Guindani
Sinopse : O livro foi concebido para que as leitoras e leitores usufruam dos trabalhos desenvolvidos por professores empenhados com o campo da pesquisa e com as ações de extensão que visão o desenvolvimento da comunidade local. Ao conhecer os projetos, eles nos revelam que as propostas de inserção social se conectam com os anseios dos sujeitos concretos que lutam e reclamam por conquista de cidadania, pela valorização de memória, por ações democráticas e emancipatórias. Essas ações afloram na maneira de ser e de se tornar sujeitos da história na região de fronteira.
Título: Comunicação, Sociedade e Cenários Emergentes
Autores: Cristóvão Domingos de Almeida; Valmor Rhoden; Wesley Pereira Grijo (Orgs.)
Sinopse : O livro apresenta resultado de pesquisa enquanto processo de um projeto coletivo. O intuito é compreender os objetos a partir de conceitos, observação sistemática e análise interpretativa das informações. Os textos traduzem o compromisso da pesquisa enquanto responsabilidade pública, visando o desenvolvimento e às transformações.
Título: Comunicação, Cultura e Fronteiras
Autores: Joel Felipe Guindani e Tiago Costa Martins
Sinopse : Esta obra pretende contribuir para a discussão da questão das fronteiras nacionais/internacionais, tendo como perspectiva a sua relação com a comunicação e a cultura, a partir da História, dos movimentos migratórios, do rádio, da televisão, do jornal e da mídia digital. A base é o resultado do trabalho de pesquisadores brasileiros que têm a fronteira como foco, destituindo-a de uma visão unilateral e periférica.
As identidades recriam-se e se constituem dentro de uma cultura, absorvendo e ressignificando os elementos e os sentidos dela provenientes. Em espaços de fronteira nacionais, esses traços tornam-se visíveis nas práticas socioculturais dos habitantes do lugar, cujas trocas cotidianas traduzem-se pelo atravessamento das influências culturais de um e de outro, seja pela língua, pela música, pelos costumes e pelas relações do cotidiano. A mídia eletrônica, impressa e digital interpreta e se apropria dessas práticas nas suas representações sobre a fronteira, fortalecendo tais identidades e registrando as novas configurações dos fenômenos identitários, diante do processo de desterritorialização e migrações na sociedade contemporânea.
Título: Instituições Culturais: região das Missões”, volume 01. A obra é uma parceria do OMiCult com a Editora Conceito de Porto Alegre.
INSTITUIÇÕES CULTURAIS, A REGIÃO DAS MISSÕES. VOL. 1 Instituições Culturais: a região das Missões. Vol. 01 é uma publicação do Observatório Missioneiro de Atividades Criativas e Culturais – OmiCult –, projeto do coletivo de professores da Universidade Federal do Pampa – São Borja, em conjunto com a Editora Conceito. OMiCult – Universidade Federal do Pampa – Unipampa – campus São Borja.
Autores: Profª. Msc. Fernanda Sagrilo Andres, Prof. Dr. Joel Felipe Guindani, Profª. Dr.ª Marcela Guimarães e Silva e Prof. Dr. Tiago Costa Martins
Prefácio:
Ronaldo B. Colvero
1. Centro de Cultura Missioneira: histórico e contexto social e acadêmico
Nadir Lurdes Damiani
Débora Doraiba Menezes Souto
2. Centro de Criatividade São-Luizense: um espaço consolidado de cultura
Sonia Bressan Vieira
3. O Núcleo de Arqueologia do Museu Municipal Dr. José Olavo Machado em Santo Ângelo: uma Instituição Cultural da Região das Missões
Raquel Machado Rech
4. Estudo sobre a trajetória do Museu das Missões IBRAM/MinC
Diego Luiz Vivian
Título: Interfaces da comunicação com a cultura – Volume IV
Autores: Gisela Gonçalves & Tiago Martins
Sinopse: Centrando-se nos diferentes interfaces da comunicação com a cultura, ao longo deste livro são equacionadas temáticas próximas dos estudos de comunicação organizacional e de relações públicas, mas também, outros olhares mais transversais, que possibilitam outras reflexões sobre essas mesmas temáticas. Cultura e identidade organizacional, cultura local e internacional, storytelling, diplomacia, participação, design, produção cultural, organizações culturais, espaço público e participação, cultura do consumo e de media, são alguns dos eixos temáticos aqui discutidos, pela mão de investigadores portugueses e brasileiros.
Este livro constitui o 4º volume da coleção Relações Públicas e Comunicação Organizacional – Dos fundamentos às práticas, que visa promover uma reflexão crítica alargada às diversas teorias, manifestações e aplicações das relações públicas e da comunicação organizacional na contemporaneidade.
Título: Fronteiras e Fundamentos Conceptuais das Relações Públicas – Volume I
Autores: Gisela Gonçalves e Marcela Guimarães
Sinopse: As relações públicas são uma disciplina emergente, com fronteiras permeáveis a outras disciplinas, como a sociologia, a psicologia, a ética, a retórica, a ciência política, a gestão, o marketing, o jornalismo, a publicidade ou a propaganda. A sua legitimação enquanto disciplina decorre precisamente dessa sua elevada complexidade, desse estado de permanente negociação e realinhamento das suas fronteiras conceptuais. O conjunto de 9 capítulos reunidos neste livro, da autoria de investigadores portugueses e brasileiros, são um bom exemplo desse esforço interdisciplinar, visível nas pontes e caminhos percorridos no estudo das relações públicas e da comunicação organizacional.
Este livro constitui o 1º volume da coleção Relações Públicas e Comunicação Organizacional – Dos fundamentos às práticas, que visa promover uma reflexão crítica alargada às diversas teorias, manifestações e aplicações das relações públicas e da comunicação organizacional na contemporaneidade.
MANUAL DE CERIMONIAL PÚBLICO DE SÃO BORJA
Autores: Valmor Rhoden e Elisa L. Terra
PREFÁCIO DO LIVRO: Como dizia o grande Professor André Franco Montoro, municipalista convicto, que ocupou vários cargos eletivos, entre eles o de Governador do Estado de São Paulo, “O homem não vive na União. O homem não vive no Estado. O Homem vive no Município”.
Diante disso, despertamos para o quão importante são os municípios no contexto da República Federativa do Brasil e, assim sendo, como é grande a responsabilidade que cada um de nós tem para com as nossas cidades.
O Cerimonial como guardião do respeito entre os povos, símbolos, usos, costumes etc., não poderia deixar de estar presente, de forma significativa, na administração pública municipal.
Quando fui consultada sobre a possibilidade de revisar e prefaciar este Manual, senti que os mais de 35 anos, dedicados à causa do cerimonial, não foram em vão. A busca pelo saber para que as mais diversas cerimônias sejam corretas e, através delas, possam ser atingidos maiores níveis de credibilidade dos governantes junto ao seu povo, tem sido cada dia maior.
Desta forma, o Manual de Cerimonial Público, que ora é produzido pelos abnegados professores Elisa Lübeck Terra e Valmor Rhoden, para a Câmara Municipal de São Borja, será um eficaz instrumento para o dia a dia da convivência humana. Sem sombra de dúvida, o Cerimonial se faz presente em todos os momentos da vida, do nascer ao funeral.
Parabenizando os autores pela obra e à Presidência da Câmara Municipal pela sensibilidade que teve, apoiando o projeto, desejo que este Manual sirva de “norte” para autoridades, cerimonialistas e, especialmente, de exemplo para outras Câmaras Municipais no Brasil.
*Eliane Ubillús
*Chefe do Cerimonial do Consórcio de Desenvolvimento Integrado do Vale do Paraíba e Diretora do Centro Internacional de Dados em Cerimonial da Organización Internacional de Cerimonial e Protocolo. Autora e co-autora de livros na área de cerimonial e protocolo. Ganhadora de prêmios nacionais e internacionais na área de Cerimonial e de Protocolo.
COMUNICAÇÃO INTEGRADA: contribuições na conquista da cidadania
Autores: Cristóvão Domingos de Almeida e Carmen Regina Abreu
SINOPSE: O livro que temos em mãos diz muito do tempo que nos cabe viver.
Porque mostra onde estão localizados nossos problemas sociais, porque dá uma resposta diferenciada a estes problemas, porque reúne o saber que se produz na Universidade com as demandas do setor público e é um caso exemplar do que pode realizar um grupo de pessoas comprometidas com a realidade a sua volta.
O Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) é um projeto do governo federal proposto no interior do Plano Brasil Sem Miséria (BSM) que reconhece a) as profundas desigualdades sociais a que está submetida uma parcela significativa da população brasileira, e, b) acredita que a melhoria das condições de vida destas pessoas passa pela educação e inclusão ao mundo do trabalho. Pretende, ao mesmo tempo, responder a uma reclamação dos empregadores de que falta mão de obra qualificada e dos trabalhadores que estão no mercado de trabalho com baixa capacitação.
Entre outras tantas cidades do Brasil e do Rio Grande do Sul, São Borja também foi agraciada com este Programa, porque como em outras cidades, também ali a desigualdade social aparece nos indicadores de desemprego e da baixa remuneração. A Secretaria Municipal do Trabalho, Habitação, Assistência Social e Cidadania, através do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) passou a oferecer cursos gratuitos para os trabalhadores da cidade. As vagas, nos cerca de 40 cursos ofertados, entre estudo de idiomas, de pedreiro e alvenaria, de representante comercial e de auxiliar administrativo não eram preenchidas. E não por falta de pessoas interessadas, mas porque faltava circular a informação da existência do Programa e dos cursos oferecidos.
Em São Borja há um campus da Universidade Federal do Pampa (Unipampa), com cursos de Comunicação, de Ciências Sociais, de Serviço Social.
Estes cursos têm por objeto de estudo questões como políticas públicas, desigualdade, desemprego, assistência social, interesse público, educação e comunicação.
ENSINO EM COMUNICAÇÃO SOCIAL NUM MUNDO DE FRONTEIRAS CONVERGENTES
Organizadores: Cristóvão Almeida e Marislei Ribeiro
SINOPSE: A obra tem a compilação de dez artigos de educadores dos três cursos de Comunicação Social da Unipampa: Jornalismo, Publicidade e Propaganda e Relações Públicas, com ênfase em Produção Cultural. Segundo a organizadora, Marislei Ribeiro, o livro articula diversos saberes que facilitam a educação integral e o processo formativo dos futuros profissionais da Comunicação Social.
Para o organizador, Cristóvão Almeida, o livro é uma divulgação das atividades que estão sendo realizadas na Unipampa. “De uma forma interdisciplinar, o livro tem como público-alvo os professores ingressantes na universidade e também os novos alunos, para com isso, mostrar o que cada professor participante tem trabalhado no campus”, completa Almeida.
O estudante de Relações Públicas, Elisando Coelho, acredita que a obra é de grande importância. “É uma oportunidade dos professores mostrarem as ações, pesquisas e projetos que são desenvolvidos com os alunos para a comunidade, ou seja, uma forma de expor o que é produzido dentro da universidade”, ressalta Coelho.
O livro é pioneiro no campus envolvendo educadores da área da comunicação com pensamentos divergentes e já pode ser adquirido juntamente com os autores e organizadores. Tem o objetivo de fomentar a criação de espaços universitários que priorizem o aprendizado reflexivo, crítico e criativo, tendo como referência as experiências pessoais dos acadêmicos e dos educadores.Os autores planejam continuar o projeto com outras edições.
CONHECIMENTOS MUNICIPAIS: ASSISTÊNCIA SOCIAL, COMUNICAÇÃO, CULTURA, EDUCAÇÃO E MEIO AMBIENTE
Autores: Marcela Guimarães e Silva e Tiago Costa Martins
SINOPSE: O livro resulta da parceria entre o curso de Relações Públicas através dos projetos de extensão “Conceitos e Práticas na Administração Municipal: Assistência Social, Comunicação, Cultura, Educação e Meio Ambiente” e de pesquisa “Comunicação Governamental Municipal: apontamentos a partir de Processos nos Tribunais de Contas e de Justiça no Rio Grande do Sul” coordenado pelos professores Marcela Guimarães e Silva e Tiago Martins. O livro é uma parceria institucional entre a AMCENTRO/RS com o patrocínio da Caixa Econômica Federal.
Mais informações com professor Tiago Costa Martins, pelo e-mail: tiagomartins@unipampa.edu.br ou pelo telefone: (55) 99698288.
COMUNICAÇÃO, INFORMAÇÃO E CIDADANIA: REFLETINDO PRÁTICAS E CONTEXTOS
Organizadores: Cristóvão Domingos de Almeida, Ilza Maria Tourinho Girardi e Valdir Jose Morigi.
SINOPSE: Este livro é resultado de várias pesquisas que envolveram professores, estudantes de pós-graduação em diferentes universidades do Sul do Brasil. Ele se constitui num instrumento reflexivo e serve de auxílio àqueles que desejam aprender mais sobre comunicação, informação e cidadania no mundo contemporâneo. Os autores que participaram desta edição pretendem compartilhar de modo simples e direto, as suas ideias, conhecimentos, experiências, dialogando com os resultados das suas pesquisas e, assim, lançar novos olhares e desafios para a construção de uma sociedade solidária, democrática e com justiça socioambiental. O livro está organizado em três partes: Mídia, contextos organizacionais e cidadania; Práticas comunicacionais e cidadania; Ciberespaço e cidadania. Mesmo que a leitura seja de ordem científica, como é o caso dessa coletânea de textos, não deixamos de sair dela com novos propósitos e possibilidades para um novo encontro e 15 novas ações no mundo que nos cerca.
Confira resenha publicada na Espanha: Portal Comunicación – em espanhol
VIDA DE GAÚCHO CAMPEIRO: CULTURA REGIONAL, MÍDIA E DESENVOLVIMENTO
Autor: Tiago Costa Martins
SINOPSE: A obra é o resultado de uma pesquisa realizada no interior do Rio Grande do Sul no ano de 2009. O livro apresenta um estudo, de cunho antropológico, estruturado a partir de viagens aos municípios de Dom Pedrito, Rosário do Sul e Quaraí, com o intuito de compreender a vida atual dos gaúchos campeiros.
O livro procura desvendar a vida dos campeiros pela ótica da cultura e da presença das mídias (TV, DVD, celular, etc.), para, assim, compreender a construção do desenvolvimento. O texto torna-se um exemplo do renovado interesse acadêmico em conhecer melhor essa figura enigmática da cultura regional da fronteira Sul do Brasil.
Para o professor doutor em história, Sílvio Marcus de Souza Correa, o livro destaca-se pelo “caráter inovador ao procurar compreender o gaúcho e seu mundo para além da dicotomia estanque entre tradição e modernidade. No olhar do jovem pesquisador, a imagem cristalizada ou estereotipada do gaúcho não aparece colada à sua retina. O gaúcho se evidencia pelos sinais de mudança daquele arquétipo. O ambiente doméstico do gaúcho também não escapa ao olhar perscrutador de Martins, que penetra num espaço socioeconômico e cultural em transformação”.
Tiago Costa Martins escreveu o livro a partir de seus diários de viagem, proporcionando um texto de base científica, mas de leitura não restrita ao meio acadêmico. Karla Muller, doutora em comunicação, aponta que “a discussão é instigante e a fundamentação teórica bem embasada; ambas ficam diluídas, parecendo mais uma ‘contação de histórias’, o que torna a leitura agradável. O olhar do autor é atento e crítico, demonstrando encantamento com o objeto e, ao mesmo tempo, o distanciamento necessário para a produção de um bom relato reflexivo. Há singularidades no estudo que merecem chegar ao conhecimento público para serem utilizadas como fonte referencial a outras pesquisas; mas este estudo também serve perfeitamente como uma obra com toques literários, que a torna agradável a qualquer leitor, sendo este ligado ou não à Academia”.
Pode ser adquirido pelo site www.pacoeditorial.com.br