Projeto de pesquisa promoveu oficina de design centrado no humano

 

As atividades foram realizadas durante três dias, com início dia 30 de maio até 1 de junho. A oficina faz parte do trabalho de conclusão de curso da aluna Maria Eduarda Fagundes, formanda de Relações Públicas, sob orientação do professor Tiago Costa Martins. A iniciativa surgiu como um método teste para a imersão no universo do design centrado no usuário.

O design centrado no humano busca reforçar a metodologia criativa para gerar soluções facilitadoras de determinado produto. O enfoque é no público, ou seja, no ser humano como centro do projeto. A partir deste momento, se identifica as necessidades deste público e as oportunidades que o produto oferece.

Durante os três dias imersivos as discentes participantes elaboraram um planejamento esquematizado, de comunicação, seguindo várias etapas até o produto final. Em cada etapa foram propostos desafios com uma problemática específica para ser resolvida. Ao final, foi apresentado um produto de relacionamento para ampliar a experiência turística.

As alunas relataram que a oficina foi muito importante para a aprendizagem e complemento às disciplinas, despertando ainda mais interesse pelo projeto. A Maria Clara, integrante do projeto, comentou “a oficina foi incrível do começo ao fim, a Maria Eduarda foi sempre muito atenciosa e com as atividades interativas me fizeram entrar de cabeça no conteúdo”.

A divulgação das atividades e stories das etapas, foram publicados no perfil do projeto, no instagram (@projetofreerider). O projeto pretende ampliar o desenvolvimento do método para servir de apoio ao planejamento das Relações Públicas. A intenção do grupo de pesquisa é realizar mais oficinas na mesma temática para o segundo semestre.