“50|50: abrindo portas para a equidade de gênero na Comunicação” é finalista do Salão ARP 2021

Projeto das Universidades Federais UFSM, UFRGS e UNIPAMPA está entre os 5 Projetos do Ano 

Na última terça-feira, dia 16 de novembro, o projeto “50|50: abrindo portas para a equidade de gênero na Comunicação” foi anunciado pela Associação Riograndense de Propaganda (ARP), como finalista do Salão ARP 2021, na categoria “Projeto do Ano”. A categoria destaca trabalhos desenvolvidos entre 2020 e 2021 relevantes em termos de inovação, criatividade, estratégia e resultados. Os projetos foram indicados por grupos e entidades do mercado, bem como sócios e finalistas da última edição.

Juntamente com o 50/50, estão concorrendo os projetos: Destemperados, vivendo a gastronomia em 360º (Grupo RBS); Cais Embarcadero (DCSET Group / Tornak Holding); CREMERS: Monitoramento e Impacto de Opinião (Moove); e, Instituto Cultural Floresta: um sopro de esperança em meio à pandemia (Agência Euro).

De acordo com a professora Juliana Petermann, coordenadora do projeto 50/50, na Universidade Federal de Santa Maria: “É urgente enfrentar a desigualdade de gênero no mercado da comunicação. Ambiente em que apenas 26% das pessoas que trabalham na área da criação publicitária são mulheres. Eu acredito que a mudança começa no ensino. Desde 2017, o projeto 50/50 trabalha com alunas da UFSM. De lá pra cá envolvemos mais duas universidades federais na produção: a Unipampa e a UFRGS. Chegamos em 15 universidades pelo Brasil promovendo eventos com sucesso de público. Muito ainda precisa ser feito, e este reconhecimento nos dá ainda mais impulso para seguir”.

A premiação acontece dia 6 de dezembro, no Cais Embarcadero, em Porto Alegre. Independente do resultado, esse destaque enaltece o trabalho e coroa todos os esforços que as universidades federais vêm desenvolvendo em busca de ambientes mais saudáveis, humanos e com foco na formação profissional de excelência.

Sobre o projeto:

Querer falar algo e não ter coragem. Falar e não ser ouvida. Dar uma ideia e ser desconsiderada. Perceber que temos um caminho mais difícil à frente apenas por sermos mulheres. E perceber também que precisamos de estratégia para seguir em frente, para encurtar caminhos, achar atalhos e abrir as portas dos nossos próprios percursos. Mas estamos fazendo isso juntas. Porque assim somos mais fortes e assim o caminho é também mais leve.

O 50/50 é um projeto de ensino criado na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), pela professora e pesquisadora Juliana Petermann, com o propósito de debater a equidade de gênero na publicidade. Desde 2017, o projeto vem propondo uma série de ações nos âmbitos acadêmico e mercadológico, considerando especialmente a área publicitária, com ênfase na propagação da diversidade no que se refere à representação de gênero, bem como na contribuição para a redução de comportamentos sexistas.

Após quatro anos de atuação, o Projeto abriu mais portas e, agora, conta também, com colaboração da Universidade Federal do Pampa (Unipampa), com a professora Fernanda Sagrilo Andres e da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), com as professoras Elisa Piedras e Laura Wottrich, na perspectiva de discutir a equidade de gênero na comunicação de forma ampla e integrada, incorporando além da área da publicidade, as áreas de Relações Públicas e de Jornalismo. Além das quatro professoras, estudantes de graduação e de pós-graduação das três instituições de ensino participam da produção.

Na edição de 2021, de forma remota, o projeto alcançou ainda mais mulheres. Além de profissionais do mercado, estudantes e professoras de 15 instituições de ensino de todo o Brasil, se engajaram na proposta a partir do desenvolvimento de pesquisas científicas, rodas de conversas, cursos, oficinas, consultorias e palestras com profissionais renomadas no campo, como: Dani Arrais, jornalista e diretora de criação e conteúdo da @contente.vc (Mulher e síndrome de impostora); Dani Mattos, Sócia Co-fundadora da Indique Uma Preta (Coletividade, criatividade e mudança social); Ana Cortat, Fundadora da Hybrid Colab, Singularity Alumnus, TED Speaker e professora na Miami Ad School em São Paulo, (Mulheres na liderança); e Joana Mendes, selecionada para fazer parte da Young Lions Creative Academy e Youpix Builder (Criatividade e Diversidade).

O projeto ainda prevê uma fase específica com docentes, o lançamento de um livro e cartilhas para que outras universidades possam implementar estratégias de equidade de gênero nas suas práticas de ensino.

Acesse o Instagram do 50/50 para saber mais sobre o projeto: @publicidade5050.

Texto e Imagem: Projeto 50 | 50