EVENTO DO GRUPO ‘TELAS PESQUISA COLABORATIVA’ DEBATE A DIVERSIDADE NOS EIXOS ACADEMIA E MERCADO

EVENTO DO GRUPO ‘TELAS PESQUISA COLABORATIVA’ DEBATE A
DIVERSIDADE NOS EIXOS ACADEMIA E MERCADO

Ciclo de debates: Mês da Diversidade acontece em junho em modo totalmente digital e vale horas de Atividades Complementares de Graduação

O Ciclo de Debates: Mês da Diversidade, organizado pelo grupo Telas Pesquisa
Colaborativa da Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA), realiza bate-papos sobre a diversidade e inclusão em empresas e no eixo acadêmico. O encontro que debate o eixo da diversidade na academia acontece na próxima quarta-feira, 30/06, às 17h30.

As inscrições podem ser realizadas através do link disponível na Bio do Instagram do
grupo de pesquisa: @telas.lab. O Ciclo de Debates vale horas de Atividades Complementares de Graduação para os participantes do evento.

O TELAS é um grupo colaborativo do curso de Relações Públicas (RP) da Unipampa,
registrado no CNPq, coordenado pela professora Fernanda Sagrilo Andres. O evento é organizado pelas professoras Fernanda Sagrilo Andres e Kalliandra Quevedo Conrad e pelos discentes Nauber Valle Blanco Júnior, Antonio Kanaan, Alexia Saner, Gabriel Andrade, Maria Luiza, João Davi Martins e Filipe Lago.

O primeiro bate-papo, sobre diversidade no mercado, contou com mais de 80 inscrições. O Diretor de Recursos Humanos na Donu/Ztech, hub de tecnologia da Ambev,
Rafael Vinicius, destacou a importância da visibilidade da diversidade em empresas para que a representatividade seja cada vez mais comum e ofereça inclusão a todos e todas. “Nas empresas o importante é encontrar quais são os elos que fazem sentido para aquela organização. Entender o mercado, entender qual é a importância da empresa para aquela divisão que ela tem e de que forma a diversidade, para ela, pode ser um diferencial competitivo. Talvez seja uma boa chave para incluir o tema nas discussões iniciais”, afirma.

Na quarta-feira, 30, acontece a segunda palestra do Ciclo sobre a Diversidade na
academia. Para discutir sobre a temática, o evento conta com a participação de dois
convidados. A doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Tecnologia e Sociedade da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Karen Greco, traz a experiência como integrante do grupo de pesquisa GETEC – Núcleo de Gênero e Tecnologia da UTFPR, além da dissertação intitulada “Sentidos da diversidade, narrativas de ruptura? As representações sociais de LGBTs na comunicação organizacional”. O professor do curso de Jornalismo e do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), Felipe Viero, apresenta as experiências como vice-coordenador do GT Comunicação, Gêneros e Sexualidades da Compós.

Bate-papo dia 30/06:

Felipe Viero. Professor do curso de Jornalismo e do Programa de Pós-Graduação em
Comunicação da UFOP. Doutor e mestre em Ciências da Comunicação pela Unisinos.
Jornalista formado pela UFSM. Realizou estágio de pós-doutorado junto ao PPGCOM da
UFMG. Vice-coordenador do GT Comunicação, Gêneros e Sexualidades da Compós.

Karen Greco. Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Tecnologia e Sociedade da UTFPR, na linha de pesquisa Tecnologia e Trabalho e integrante do grupo de pesquisa
GETEC – Núcleo de Gênero e Tecnologia da UTFPR. Mestra em Comunicação pelo
PPGCOM – UFPR (2017). Bacharel em Relações Públicas – Ênfase em Produção Cultural,
pela Universidade Federal do Pampa – RS (2014). Coordenadora de conteúdos na Explay
Web Agency e consultora de branding LGBTQ+ para empresas em Curitiba – PR.

SOBRE O MÊS DA DIVERSIDADE
Após o movimento que aconteceu em Nova Iorque, junho passa a ser o mês da
diversidade. Os bares e clubes da cidade, eram um refúgio para os membros da comunidade. No entanto, em 28 de junho de 1969, policiais da cidade utilizam tratamento agressivo para prender uma mulher LGBTQIA+ e a resposta a essa atitude surge como uma revolução da comunidade em pedido de respeito. Em razão disso, no mês de junho, a comunidade LGBTQIA+ reivindica, ainda mais, direitos e luta contra o preconceito existente.

Imagens e texto: Grupo TELAS