Programa de Pós-Graduação em Educação – PPGEdu | Mestrado Profissional – Campus Jaguarão | Página: 50

Seleção de candidatos para concessão de auxílio financeiro

A Comissão Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEdu) da Universidade Federal do Pampa, no uso de suas atribuições regimentais, faz saber que estão abertas as inscrições para o Programa de  Auxílio da Pós-Graduação da Universidade Federal do Pampa (PAPG) para o  PPGEdu, no período de 07/05/2015 a 13/05/2015, conforme disposto nesta  chamada interna e em acordo com o Ato normativo no 001, de 26 de abril de 2013 e a Chamada Interna 02/2015 da Pró-Reitoria de Pós-Graduação  (PROPG). Acesse abaixo a chamada e os documentos necessários para participar da seleção:

  1. Ato Normativo 001 da PROPG
  2. Chamada Interna da PROPG
  3. Chamada interna PPGEdu 

PPGEdu abre 20 vagas para mestrado

O Programa de Pós-Graduação em Educação  abre 20 vagas no processo seletivo para ingresso de discentes em nível de Mestrado Profissional em Educação. As vagas serão distribuídas e preenchidas por orientador e sua respectiva Linha de Pesquisa (LP), até o número de vagas indicadas. Confira o edital e as orientações para o processo seletivo:

a) No site da PROPG (clique aqui)

b) No site do PPGEdu, item seleção (clique aqui)

ESTUDANTES EM REGIME ESPECIAL

VAGAS PARA OS ESTUDANTES EM REGIME ESPECIAL – SEMESTRE 2015/1

O Mestrado Profissional em Educação da Unipampa oferece vagas, em regime de oferta especial, para os seguintes componentes  curriculares:

JAOPT5 – METODOLOGIA DE PROJETOS E INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA (PROF. MAURICIO VIEIRA E SILVANA GRITTI) – Até 10 vagas

JAOPT 8 – POLÍTICAS DE DESENVOLVIMENTO LOCAL (PROF. JEFFERSON MARÇAL DA ROCHA E LÚCIO JORGE HAMMES) – Até 05 vagas

Os discentes matriculados na Categoria de Aluno em Regime Especial NÃO são, em qualquer hipótese, considerados alunos regulares e NÃO possuem quaisquer prerrogativas de alunos regulares.

Somente poderão cursar Componentes Curriculares como alunos em regime especial de matrícula:

  • Portadores de diploma de curso superior;
  • Acadêmicos dos cursos de graduação da Unipampa, desde que tenham cumprido no mínimo 75% dos créditos do currículo do curso;
  • Acadêmicos regularmente matriculados em programas de pós-graduação da Unipampa ou de outras instituições de ensino nacionais ou estrangeiras.

SOLICITAÇÃO DE MATRÍCULAS

A solicitação de matrícula em regime especial deverá ser realizada pelo candidato, por meio  do  preenchimento  da  ficha  de  inscrição  online,  disponível  no  link: http://online.unipampa.edu.br/ingressos/posgraduacao/

e a  entrega  dos  documentos listados a seguir, na secretaria Acadêmica do Campus de origem do Curso, por meio físico,  conforme  orientação  do  Programa  de  Pós-Graduação  responsável pela(s) disciplina(s) de  interesse do candidato: (endereço ao final do documento).

a) cópia impressa e devidamente assinada da ficha de inscrição online, de preenchimento obrigatório que deve ser realizado no endereço eletrônico http://online.unipampa.edu.br/ingressos/posgraduacao/

b) cópia fotostática do diploma de graduação de Instituição de Ensino Superior reconhecida pelo Ministério da Educação, se aplicável;

c) cópia fotostática do histórico escolar completo da graduação;

d) cópia impressa do currículo cadastrado na plataforma Lattes do CNPq, modelo completo;

e) cópia fotostática da carteira de identidade e do CPF, se brasileiro, ou fotocópia do passaporte válido, se estrangeiro;

f) acadêmicos de cursos de graduação da Unipampa também deverão apresentar atestado original de conclusão, com aproveitamento, de no mínimo 75% dos créditos do currículo do curso de graduação, fornecido pela Instituição;

g) os estudantes vinculados a outros programas de pós-graduação da Unipampa ou de outras IES nacionais ou estrangeiras, também devem apresentar atestado original de matrícula e documento assinado por seu orientador de pós-graduação, justificando a necessidade de realizar o componente;

h) Carta de intenção com as finalidades do pedido de matrícula em Componente Curricular em regime especial.

INSCRIÇÃO: presencial: de 09/03/2015  a  11/03/2015 na Secretaria Acadêmica do Câmpus Jaguarão.

Previsão de inscritos deferidos dentro do limite de vagas ofertadas: a partir do dia 12/03/2015 na página do Curso e na página da UNIPAMPA/Câmpus Jaguarão.

MATRÍCULA: dias 12/03 e 13/03/2015 na Secretaria Acadêmica do Câmpus Jaguarão, nos horários de funcionamento da Secretaria.

PROCESSO SELETIVO:

A avaliação das solicitações de matrícula será realizada pela Comissão Especial de seleção para o referido Processo Seletivo.

MATRÍCULA

Os aprovados devem realizar a matrícula junto à Secretaria Acadêmica do Campus do respectivo  Programa,  nas  datas  indicadas  quando  da  publicação  dos  resultados, portando os seguintes documentos:

c) documento original de identificação pessoal;

d)  se  estrangeiro,  apresentação  de  passaporte  com  visto  de  permanência  adequado conforme a legislação vigente;

e) diploma de graduação ou atestado original de conclusão de curso de  Instituição de Ensino Superior reconhecida pelo Ministério da Educação, quando aplicável.

f) cópias fotostáticas  do Título Eleitoral e Comprovante de votação na última eleição (2 turnos) ou    comprovante  de  quitação  eleitoral  expedida  pelo  Tribunal  Regional  Eleitoral, autenticadas ou acompanhadas dos originais;

g) cópia fotostática do Certificado de quitação com o Serviço Militar Obrigatório autenticada ou acompanhada do original, quando aplicável;

Endereço da Secretaria Acadêmica para entrega dos documentos: Rua Conselheiro Diana, n.650 – Bairro Kennedy – Jaguarão/RS

Seminário introdutório – para os novos mestrandos

Dia 28/08

TARDE – Matrícula: das 14:00 às 19:00 horas.

NOITE – 19:00 – Sala 311

Apresentação Institucional pelo Professor Dr. Maurício Aires Vieira

20:00 – Apresentação do Curso pelo Professor Dr. Lúcio Hammes

21:00 –  Apresentação dos professores do Curso e encontro com os orientadores.

 

Dia 29/08 – Sala 311

MANHÃ

8:00 – Encontro com professores da OBR1 Epistemologia das Ciências Humanas e Educação.

10:00 – Conhecendo a Universidade.

Organização e funcionamento da Biblioteca- Bibliotecária – Tatiana

Acesso às Tecnologias – César

Secretaria Acadêmica – Darlise

11:30 – Realização de um Tur Universidade

TARDE – Sala 311 (14:00 – Encontro com Professores da OBR2 – Legislação e Políticas Públicas em Educação.)

NOITE – 19:00 – Seminário Documentos Acadêmicos Professora Dra. Carmen Nogueira

 

Dia 30/08

MANHÃ – Sala 311 (8:00 – Encontro com os Professores da OBR3 e OBR6 – Métodos de Investigação na Gestão das Práticas Docentes e na Gestão da Educação) .

TARDE – Sala 311 (14:00 – Aula OBR2 – Legislação e Políticas Públicas em Educação.)

 

DATAS E HORÁRIOS DE BANCAS

DIA 28/08 (14:00 – Banca de defesa de relatório final)

AUTORA: Fernanda Bork

TÍTULO: GESTÃO ESCOLAR NA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE SÃO LOURENÇO DO SUL: QUALIFICAÇÃO DOS PROCESSOS EDUCATIVOS.

 

DIA 29/08 (15:00 – Banca de qualificação de projeto de intervenção)

AUTORA: Alexsandra Paz Trindade

TÍTULO: EFETIVAÇÃO DA INCLUSÃO NAS ESCOLAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL DA REDE MUNICIPAL DE BAGÉ.

 

DIA 30/08

10:00 – Banca de qualificação de projeto de intervenção.

AUTORA: Vania Seeger

TÌTULO: UM OLHAR SOBRE A (IN)DISCIPLINA NAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL DA ESCOLA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO BÁSICA DR. CELESTINO LOPES CAVALHEIRO

 

14:00 Banca de defesa de relatório final.

AUTORA: Gisiane Vieira Añaña

TÍTULO: A CONSTRUÇÃO DO PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO DAS ESCOLAS DO CAMPO DA REDE MUNICIPAL DE ARROIO GRANDE – RS/BRASIL.

Seminário Introdutório

A coordenação do Curso do Mestrado Profissional em Educação informa que o Seminário Introdutório, obrigatório para os alunos novos, selecionados em 2014, previsto para o dia 16 de agosto foi reagendado para o dia 28 de agosto.