Nos dias 13 e 14 de junho, a Universidad del Trabajo del Uruguay – UTU, Escola Técnica de Rio Branco, foi palco da 8ª Edição da Feira Alternativa de Literatura e Artes da Fronteira – FALA, evento que reforça a importância da inclusão e da diversidade na educação e na arte. Destacamos a participação das mestrandas do Programa de Pós-Graduação em Educação da UNIPAMPA (PPGEdu/UNIPAMPA).
As discentes Francine Guerreiro e Katarine Lapuente Souza, orientadas pela Profa. Drª Juliana Machado docente permanente do mestrado em educação, ministraram no dia 13 de junho, a oficina “Introdução a Libras: Construindo Pontes de Inclusão” para os estudantes da UTU. Durante a oficina, Francine e Katarine destacaram a importância da Língua Brasileira de Sinais como um meio de inclusão e acesso à informação para a comunidade surda, promovendo uma sociedade mais inclusiva e acessível para todos. Também participou da oficina, a professora de Libras e egressa do mestrado profissional, Marceli Romeu.
No dia 14 de junho, Katarine ministrou, para os professores da UTU, a oficina intitulada “Sou capacitista quando…”, em que discutiu a reprodução de práticas capacitistas e possibilidades anticapacitistas na educação, a partir da formação docente.
A participação das discentes do PPGEdu em eventos como a FALA evidencia o compromisso da universidade com a formação dos profissionais da educação que atuam na região de fronteira em que está situado o campus Jaguarão. Além disso, demonstra a inserção social das pesquisas desenvolvidas no programa. As oficinas realizadas são exemplos concretos de como a educação pode ser uma ferramenta poderosa na construção de uma cultura inclusiva.
Figura 1- Oficina de Libras
Figura 2- Oficina sobre Capacitismo