No dia 23 de outubro, a professora Mabel reuniu-se com os professores e técnicos do PPGEdu para conversarmos sobre a intencionalidade de propormos o curso de Doutorado Profissional em Educação, uma vez que recebemos a nota 4, resultado da avaliação quadrienal da Capes (2013-2016) e, também, para discutirmos algumas questões levantadas pela Comissão Coordenadora do Curso. A professora destacou que alguns pontos são importantes para a avaliação do Mestrado, como: distribuição da produção docente; publicações em parceria; fortalecimento de grupos de pesquisa; relações entre as atividades de extensão, de ensino e de pesquisa; as dissertações precisam gerar produções para periódicos.
Em relação ao curso de Doutorado, a professora Mabel salientou a necessidade de termos linhas de pesquisa equilibradas, principalmente em relação a publicação. Para este Curso, poderíamos propor uma linha de pesquisa, considerando a produção dos docentes, pois precisamos investir nas produções do grupo de docentes e pensarmos a proposta para o ano de 2018. A professora, também, apontou que devido o tamanho do Programa, precisamos pensar em componentes curriculares conjuntos entre o Mestrado e o Doutorado. Sugeriu a realização de um evento Binacional, entre Brasil e Uruguai, para começarmos a delinear a internacionalização do Programa.
Destacou, ainda, a necessidade de ampliarmos as fronteiras, abrindo Edital para discentes Uruguaios, e para aqueles que não atuam na Educação Básica, mas que tenham formação em licenciatura, repensando as exigências em termos de atividade de docência ou intervenção no ambiente de trabalho.