Unipampa foi representada no II ENSEC

Aconteceu no período de 01 a 04 de outubro, em paralelo à 38ª Reunião Nacional da Anped, na Universidade Federal do Maranhão, na cidade de São Luís, o II Encontro Nacional de Secretári@s de Programa de Pós-graduação em Educação (ENSEC), organizado pelo Fórum de Secretários/as dos Programas de Pós-graduação em Educação da Região Sul (FORSEC). O secretário do PPGEdu da Unipampa, Charles Eduardo da Cruz do Amaral, fez parte da comissão organizadora do II ENSEC, junto a secretários da PUCRS, UNISUL, UNIJUÍ, UNILASALLE e UNISINOS, e esteve presente no evento.

O encontro tratou de assuntos fundamentais para qualificação dos PPGs e contou com a participação de 63 secretári@s de diversas Instituições, entre elas: UNIPAMPA, UNILASALLE, UNISINOS, UNIJUI, PUCPR, PUCRS, UNISUL, UNEMAT, UEPG, UNIVILLE, UNEB, FURG, USP, UFJF, UFPB, UFPE, UFU, IFC, UNIFESSPA, UFMT, UFPA, UFRGN, USF, UERJ, UESB, UFGD, UESC, UFBA, UFRGS, UFPB, UFPI, UNIRIO, UEMG, UFF e UFMA.

O FORSEC já vem sendo realizado desde 2002, junto às reuniões da Anped Sul, com o objetivo de estabelecer relações de trabalho com outros Programas de Pós-graduação do Sul do país, promovendo trocas de experiências e socialização, de modo a capacitar o grupo para o trabalho de apoio aos Programas de Pós-graduação em Educação. Na mesma linha, o objetivo do II ENSEC foi proporcionar visibilidade ao trabalho exercido pelos secretários/as de Programas de Pós-graduação em Educação e ampliar as discussões para congregar todos os/as secretários/as para as questões que envolvem a secretaria da Pós-graduação em Educação nas mais diferentes regiões do Brasil.

A programação reuniu professores renomados como: Profª Drª Andréa Barbosa Gouveia (UFPR); Profª Drª Edla Eggert (PUCRS); Prof. Dr. Danilo Romeu Streck (UNISINOS/RS); Prof. Dr. Jefferson Mainardes (UEPG); Profª Drª Joana Paulin Romanowski (PUCPR); Prof. Dr. José Gonçalves Gondra (UERJ); Josenilson Guilherme de Araújo, técnico da área de Educação do CNPq; Lívia R. M. A. Schumann, coordenadora da CAPES; Lucídio Bianchetti (UNISC); e Profª Drª Tânia Maria Hetkowski (UNEB).

O Prof. Dr. Lucídio Bianchetti destacou que o trabalho dos secretários “[…] situa-se no campo das mediações. Estar nesse campo significa responder perguntas, resolver impasses, solucionar questões angustiantes, orientar…”. Ele ainda salientou que “juntamente com o/a Coordenador/a do Programa de PG, o/a secretária/o, é alguém ‘sanduichado’ entre instâncias da universidade, do sistema educacional e categorias de pessoas.”

Charles ressalta que a função à frente do PPGE necessita o domínio de um conjunto de conhecimentos, procedimentos e técnicas para viabilizar a atuação. Dessa forma, o secretário da pós-graduação adquire um perfil profissional com competências e habilidades que fundamentam sua ação e a tomada de decisões no programa de pós-graduação, em contínua transformação e autoavaliação a que são submetidas às exigências da avaliação quadrienal do Sistema Nacional de Pós-graduação (SNPG) brasileiro. “Precisamos estar presentes nestes encontros, pois a troca de experiências, as palestras e oficinas, contribuem para o aprimoramento das atividades desenvolvidas e a inserção da Unipampa no cenário nacional”, aponta ele.

  

  

 

Unipampa participa do FORPRED 2017

O PPGEdu esteve presente na Reunião do Fórum Nacional de Coordenadores de Programas de Pós-graduação em Educação (FORPREd), realizado em São Luís, Maranhão, entre 29 de setembro e 01 de outubro. Estiveram presentes coordenadores e coordenadores
substitutos dos Programas de Pós-Graduação em Educação de todo país.

Durante a reunião foi feita a partilha de trabalhos desenvolvidos em grupos de trabalho
organizados com integrantes dos PPGs sobre a Internacionalização da Pós-graduação,
inserção social, políticas de financiamento e produção acadêmica. Debateu-se sobre o
processo de avaliação quadrienal (2013-2017), destacando as conquistas da área, tendo
mais cursos nos extratos 4 e 5.

Tivemos ainda acesso à proposta do Evento da ANPEd Sul que vai acontecer na UFRGS
nos de 23 a 26 de julho de 2018. Podemos já começar a preparar nossos artigos para
submeter e contribuir assim com o avanço da pesquisa na área.

Além das reuniões do FORPRED tivemos ainda reuniões do Fórum dos Mestrados Profissionais (FOMPE) em que os coordenadores apresentaram suas análises do processo avaliativo do quadriênio, destacando a maturidade e o reconhecimento adquirido. Uma boa parcela dos cursos recebeu a nota 4. Mas ainda há muita indefinição sobre a continuidade. Será que é hora de apresentar doutorados? Temos maturidade para isso? A proposta é continuar a pesquisa e o debate nas redes FOMPE, olhando para experiências de doutorados em outros países. Ainda não temos regulamentação do Doutorado e não sabemos como será julgada a proposta apresentada. Contudo, o reconhecimento abre perspectivas já sabemos que não é o suficiente saber o que vai acontecer, mas é necessário antecipar-se aos fatos e participar.

Lúcio Jorge Hammes
Coordenador do PPGEdu



Foto: ANPEd – Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação