Componente: Exame de Qualificação de Mestrado | Programa de Pós-Graduação em Computação Aplicada

Componente: Exame de Qualificação de Mestrado

Professores: Orientadores
Pré-Requisitos: Ter condições de integralizar 24 créditos ao final do terceiro semestre
Horas: 0
Créditos: 0
Semestre: 3º
Orientações:

    1. Para realizar seu Exame de Qualificação, o aluno deverá se matricular no componente “Exame de Qualificação de Mestrado” até o terceiro semestre de curso.
    2. O pré-requisito para matrícula neste componente é ter condições de integralizar 24 créditos no final do terceiro semestre.
    3. O aluno terá 16 (dezesseis) meses como prazo máximo para realizar seu Exame de Qualificação, a contar da data de ingresso no Programa.
    4. Ter sido aprovado no componente”Exame de Qualificação de Mestrado” e ter integralizado 24 créditos são requisitos obrigatórios para o aluno se matricular no componente “Dissertação de Mestrado” no quarto e último semestre do Mestrado.
    5. Os objetivos específicos do Exame são:
      • avaliar a capacidade de escrita, demonstrando o potencial do candidato;
      • avaliar a capacidade de proposição de uma metodologia adequada à pesquisa;
      • avaliar a maturidade do aluno para a etapa final de desenvolvimento da dissertação; e
      • demonstrar os primeiros resultados de pesquisa.
    6. Exame de Qualificação consiste na apresentação de dois documentos, conforme item 7 desta orientação, e defesa do projeto, perante uma banca examinadora.
    7. O candidato deverá entregar na secretaria acadêmica, em formato físico ou digital enviado por email, o formulário de indicação da banca e o projeto da dissertação, ambos com aprovação do seu orientador. O projeto deve abordar os tópicos abaixo:
        • Projeto da dissertação (modelo latex e modelos alternativos)
          1 Introdução, incluindo contextualização, tema, justificativa, problema e hipótese da pesquisa, e objetivos;
          2 Metodologia;
          3 Revisão de literatura, incluindo referencial teórico e trabalhos correlatos;
          4 Ensaio ou descrição e análise dos resultados preliminares (Facultativo);
          5 Cronograma das atividades para entrega da dissertação;
          6 Referências bibliográficas.
    8. A banca deve ser solicitada pelo orientador, em formulário próprio, até a quinta semana do terceiro semestre, juntamente com indicação dos três membros titulares e do membro suplente que deverão ter titulação mínima de doutor. Orientador e coorientador podem participar da sessão de deliberação após a banca, no entanto, apenas um deles pode compor a banca e ter direito a voto. É vedada a banca composta exclusivamente de membros de uma única instituição, seja Unipampa, seja Embrapa.
    9. O aluno deverá entregar na Secretaria Acadêmica do Campus Bagé, pelo menos três semanas antes da data da banca, uma cópia do Documento I, que será encaminhada à coordenação do PPGCAP, e três cópias do Documento II, que serão encaminhadas aos membros da banca. Caso o aluno ou orientador se responsabilizem pela entrega do Documento II diretamente a algum dos membros da banca, devem ser entregues na Secretaria Acadêmica os recibos de entrega dos documentos, devidamente assinado pelos avaliadores, até duas semanas antes da data da banca.
    10. No Exame de Qualificação o aluno receberá um parecer de aprovado ou reprovado, com o respectivo parecer descritivo. Porém, cada membro da banca irá elaborar seu parecer individual.
    11. Será considerado aprovado o aluno que obtiver conceito aprovado da maioria dos membros da banca examinadora.
    12. As bancas serão realizadas em um seminário de acompanhamento a ser realizado entre a sétima e a nona semana do terceiro semestre letivo.
    13. No caso de reprovação, o aluno deverá se submeter a novo exame num período máximo de 30 (trinta) dias corridos a partir da data do 1º exame, não excedendo a data final do terceiro semestre letivo.
    14. Todas as defesas são públicas e devem durar, no máximo, 1 hora, sendo dividida em três partes:
      • apresentação do aluno (20 minutos);
      • arguição da banca sobre o tema (30 minutos); e
      • reunião fechada da banca para definição do resultado (10 minutos).