Aluno em Regime Especial

Os processos seletivos são lançados semestralmente, no mês anterior ao início das aulas, tipicamente em fevereiro e julho.

A matrícula em Regime Especial não cria qualquer vínculo do discente com o Programa de  Pós-Graduação da Universidade Federal do Pampa. Desta forma, discentes matriculados na Categoria de Aluno em Regime Especial não são considerados Alunos Regulares do Curso, não tendo as prerrogativas destes.

No PPGCAP, os discentes nesta modalidade de matrícula podem cursar o máximo de duas disciplinas ou quatro créditos por semestre. O limite  máximo de disciplinas que um aluno especial pode cursar é de oito créditos.

Orientações específicas referentes ao regime especial, como vagas disponíveis, forma de solicitação, documentos a apresentar, critérios do processo seletivo serão divulgadas na página do PPGCAP.

Somente poderão cursar disciplinas como alunos em regime especial de matrícula:

  • Portadores de diploma de curso superior das área de engenharia ou computação;
  • Acadêmicos dos cursos de graduação em engenharias ou computação da Unipampa, desde que tenham cumprido com aproveitamento no mínimo 80% dos créditos do currículo do curso;
  • Acadêmicos regularmente matriculados em programas de pós-graduação da Unipampa ou de outras instituições de ensino nacionais ou estrangeiras.

Calendário
Divulgado no site da Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação – PROPPI, no Calendário PROPPI, constante do mesmo site, e/ou no site do PPGCAP.

Solicitação de matrícula
A solicitação de matrícula em regime especial deve observar as instruções do programa que oferta a disciplina que pretende cursar e as normas institucionais. Deverá ser realizado pelo candidato o preenchimento da ficha de inscrição online disponível no endereço: http://online.unipampa.edu.br/ingressos/posgraduacao/.

Processo Seletivo
A avaliação das solicitações de matrícula será realizada pelo Conselho do Programa responsável pela(s) disciplina(s) de interesse do candidato. A divulgação dos resultados será publicada no site do PPGCAP e cabe ao candidato acompanhar as publicações.

Matrícula
Os aprovados devem realizar a matrícula junto à Secretaria Acadêmica do Campus Bagé, nas datas indicadas quando da publicação dos resultados, portando os seguintes documentos:
a) fotocópia do diploma de graduação de Instituição de Ensino Superior reconhecida pelo Ministério da Educação, se aplicável;
b) fotocópia do histórico escolar completo da graduação;
c) cópia impressa do currículo cadastrado na plataforma Lattes do CNPq, modelo completo;
d) fotocópias da carteira de identidade e do CPF, se brasileiro, ou fotocópia do passaporte válido, se estrangeiro;
e) acadêmicos de cursos de graduação da Unipampa deverão apresentar atestado original de conclusão, com aproveitamento, de no mínimo 80% dos créditos do currículo do curso de graduação, fornecido pela Instituição;
f) os estudantes vinculados a outros programas de pós-graduação da Unipampa ou de outras IES nacionais ou estrangeiras, também devem apresentar atestado original de matrícula e documento assinado por seu orientador de pós-graduação, justificando a necessidade de realizar a disciplina.
g) fotocópia do Título Eleitoral e do Comprovante de votação na última eleição (2 turnos) ou comprovante de quitação eleitoral expedida pelo Tribunal Regional Eleitoral, autenticadas ou acompanhadas dos originais;
h) fotocópia do Certificado de quitação com o Serviço Militar Obrigatório autenticada ou acompanhada do original, quando aplicável;
i) documento original de identificação pessoal;
j) se estrangeiro, apresentação de passaporte com visto de permanência adequado conforme a legislação vigente;
k) diploma de graduação ou atestado original de conclusão de curso de Instituição de Ensino Superior reconhecida pelo Ministério da Educação, quando aplicável.