Matemática e Química: Uma Perspectiva Integrada na Ciência e no Ensino.
Projeto de Pesquisa com duração ate 01/04/2026.
Profª. Drª. Silvia Machado
Este estudo realizará uma revisão sistemática da literatura para mapear como os princípios da matemática são aplicados na química, identificar estratégias de ensino que favoreçam sua compreensão e analisar desafios e oportunidades da integração entre essas áreas, visando aprimorar práticas pedagógicas e ampliar o conhecimento científico.
Acordes de Matemática
Projeto de Pesquisa com duração até 30/12/2026
Prof. Dr. Alex Leão
Investigar os conteúdos matemáticos envolvidos na construção musical.
Estudo de Relações entre Grandezas Geométricas.
Projeto de Pesquisa com duração até 28/02/2029
Prof. Dr. Radael Parolin
Propõe o estudo e o desenvolvimento de funções que representam relações de dependências entre grandezas geométricas, com participação de pesquisadores professores e alunos.
Equações Diferenciais Parciais: Alguns Modelos de Evolução.
Projeto de Pesquisa com duração até 01/02/2026
Profª. Drª. Daiane Soares
Propõe o estudo de alguns modelos de equações de evolução, amplamente utilizados na modelagem de problemas da física-matemática. Tem interesse nas propriedades qualitativas ou quantitativas destes modelos (estabilização, dissipação, controlabilidade) que nos permitem dar informações suplementares sobre o sistema. Objetivamos por meio de pesquisas bibliográfica em literatura científica adequada ao tema compreender métodos matemáticos de forma a utilizá-los na obtenção de informações sobre a existência local e global de soluções para problemas relacionados a sistemas de Klein-Gordon, bem como determinar propriedades relacionadas ao comportamento assintótico da solução quando a variável temporal tende ao infinito.
