Dicas para Rotina de Estudo na Quarentena | Matemática – Licenciatura

Dicas para Rotina de Estudo na Quarentena

? Está em Quarentena? Seguem algumas Dicas Para Organizar o Estudo em Casa.

Em virtude da Pandemia do COVID-19 (doença causada pelo novo coronavírus), a Universidade paralisou suas aulas por tempo indeterminado. Sabemos que a paralisação é necessária pelo bem e saúde de todos, porém é muito importante (ajuda até mesmo a nossa saúde mental) manter uma rotina saudável de estudos.

 Nesse momento devemos nos cuidar, priorizar a nossa saúde e também a dos nossos familiares e entes queridos!! Mas podemos fazer isso encontrando maneiras de se adaptar à nova realidade e continuar estudando mesmo dentro de casa.

 Pensando nisso, resolvemos te ajudar nesse período disponibilizando algumas dicas (reunidas de artigos na internet):

1. Siga uma Rotina.

Tente seguir uma rotina o mais próximo possível da que você teria se fosse para a faculdade: não dormir até muito tarde, vestir-se adequadamente (isso é, não fique de pijama o dia todo! Quanto mais a gente fica de pijama parece que mais preguiça acumulamos e mais a nossa cama nos “chama” para um cochilo!), tomar o café da manhã em horário mais próximo ao normal e focar nas atividades que você determinar para fazer.

2. Faça uma lista/um roteiro das atividades que quer desenvolver no dia.

Liste tudo!! Desde passar um tempo com o filho até limpar a casa, lavar a louça, tudo! Mas claro, deixe algumas horas para fazer essa atividade produtiva para a sua mente e que vai te manter com “o cérebro em forma”. O curso de Matemática da UNIPAMPA – Campus Itaqui em breve disponibilizará aos seus alunos algumas atividades que podem incluir nessa lista. Outras opções são videoaulas, cursos online gratuitos (muitos tem certificação e podem ser contabilizados como horas de atividades complementares, necessárias para a formatura), leitura de livros (em virtude da quarentena algumas empresas como a Amazon disponibilizaram vários e-books para serem baixados gratuitamente e podem ser lidos pelo celular utilizando o aplicativo Amazon Kindle) dentre outras alternativas.

3. Defina, se possível, um local de estudos.

Sabemos que muitos não dispõem de um cômodo específico para estudar em sua casa e não tem problema! Pode ser em qualquer lugar desde que evite as distrações. Se for estudar no quarto, o ideal é que não seja na cama se não, em alguns minutos, estará tirando um cochilo. Se for estudar na cozinha é importante estabelecer foco para que não queira preparar um lanche ou uma bebida o tempo todo. Se for estudar na sala, não ligue a TV! Enfim, defina o melhor lugar e procure estar focado nessas horas que você vai determinar para realizar essas atividades acadêmicas e não perder o seu ritmo.

4. Você não precisa estudar sozinho o tempo todo. Chame seus colegas (em uma chama de vídeo, devido a quarentena)!

Depois que você gastou um tempo lendo ou pensando em uma determinada atividade você pode (e é recomendado que faça!) interagir com seu(s) colega(s) a respeito de como ele está se organizando, as percepções dele sobre a mesma atividade, as dificuldades em focar e estabelecer a rotina, enfim, compartilhar. Se nós dividirmos com os colegas o que temos (e o que não temos) conseguido fazer podemos ajudá-los ou mesmo ser ajudado com dicas e maneiras diferentes de fazer a mesma coisa.

5. Use a tecnologia a seu favor

É muito importante utilizar bem dos recursos como celular e internet para que sejam (nessas horas determinadas pelo menos) fontes de tirar dúvidas e pesquisas para agregar conhecimento. É muito comum que o celular ou a internet nos tire o foco e a atenção daquilo que estamos fazendo. Quem nunca parou só para ver um “meme”?? Então, pode fazer isso nas demais horas do dia. Porém, evite utilizar o celular para esses fins na(s) hora(s) que tiver determinado para essas atividades de estudo.

6. Você pode utilizar como recurso (aos fins de semana, por exemplo) estudar por meio de filmes, documentários, músicas e podcasts.

Como já foi dito, além de termos uma rotina diferente fisicamente, a pandemia também pode causar alterações emocionais nas pessoas. Por isso é importante, de vez em quando, estudar aliado a fazer algo que te distrai e entretém como, por exemplo, ver um filme (ou documentário). Existem várias sugestões interessantes na internet e disponíveis em canais de streaming ou mesmo no Youtube.

Textos que inspiraram a elaboração dessas dicas:

https://guiadoestudante.abril.com.br/estudo/coronavirus-7-dicas-para-estudar-em-casa-e-nao-perder-o-ritmo/

http://www.catolicasc.org.br/joinville/2020/03/24/dicas-para-estudar-na-quarentena/

https://sae.digital/estudar-em-casa/

https://blog.imaginie.com.br/como-estudar-na-quarentena-do-coronavirus/

https://gshow.globo.com/programas/e-de-casa/noticia/coronavirus-veja-dicas-de-organizacao-para-estudar-durante-a-quarentena.ghtml

https://www.ufrgs.br/pordentrodaufrgs/2020/03/31/dicas-de-estudos-em-tempo-de-quarentena/