O Curso de História – Licenciatura visa contribuir para o desenvolvimento de competências e habilidades pertinentes à formação de um profissional observador, questionador, crítico do contexto social, cultural e político em que vive e em que atuará como docente de História. Além disso, busca-se instrumentalizar o futuro profissional para atuar nas novas demandas do educador em História, que não mais estão limitadas aos espaços educacionais escolares, mas, igualmente, atingem outros setores do mundo contemporâneo, onde a presença do historiador coloca-se imprescindível, como por exemplo: museu, arquivos, memoriais, instituições culturais, órgão de planejamento turístico e culturais, espaços de gestão, avaliação e educação para o patrimônio, entre outros.
O Curso tem como objetivo primordial a formação de professores aptos à docência de História na Educação Básica, e em outros espaços de ensino e aprendizagem não necessariamente relacionados aos espaços escolares. Enquanto pressuposto básico e similar a qualquer outra licenciatura, a especificidade desta graduação – na UNIPAMPA Campus Jaguarão – consiste na formação de licenciados com contato direto com o contexto da fronteira. Essencialmente, trata-se de uma formação propositiva e crítico-reflexiva, a partir do conhecimento formal e temático das experiências vividas por diferentes sociedades e culturas, em tempos e espaços diversos, por meio de atividades de ensino, pesquisa e extensão. O resultado esperado é a produção e a disseminação do conhecimento histórico em ambiente educacional mediante uma postura socialmente engajada e transformadora da realidade.
O profissional habilitado pelo Curso de História – Licenciatura poderá exercer a docência na Educação Básica, nos ensinos Fundamental e Médio, seja ele público ou privado. Igualmente, poderá seguir a formação superior em cursos de pós-graduação lato sensu e stricto sensu em História ou áreas afins, de modo a habilitar-se para a docência no Ensino Superior. Mais ainda, poderá exercer atividades educativas em espaços não-escolares (como museus, associações, centros culturais e outros espaços públicos e privados que contemplem o saber histórico e seu ensino em suas atividades), bem como exercer a pesquisa em órgãos governamentais ou instituições privadas que necessitem de um profissional para esta área, ou cujos propósitos correlacionem-se com este saber.