Projeto de Extensão Territórios Negros em Mapa: Inventário dos Pontos Negros da Memória de Jaguarão/RS

O Projeto intitulado “Territórios Negros em Mapa: Inventário dos Pontos Negros da Memória de Jaguarão/RS”. Coordenado pela Profª.  Drª. Giane Vargas e executada pelo o NEABI MOCINHA tem como o objetivo principal mapear, identificar, localizar, pesquisar e divulgar trajetórias de vida de pessoas negras e os territórios da memória conectados as estas, presenças na diáspora africana, com vistas a produzir um material didático pedagógico que contribua com  luta antirracista na cidade de Jaguarão. Através do projeto tivemos duas semanas de oficinas e visitas aos territórios negros jaguarenses.

A comunidade dos Bairros Kennedy e Vencato  e receberam o NEABI MOCINHA nas suas casas começando com a Dona Rosa Maria, a seguir a  Dona Aldaci, o Professor Azemiro Gonçalves  e a Professora Lucimara Chaves  contaram um pouco sobre as suas vivências dentro da comunidade. Na sequência tivemos a oportunidade de conhecer o único Centro Comunitário da cidade localizado no Bairro Vencato, coordenado por uma mulher negra, a  Presidenta Jurema Cardozo e a diretoria. Na tarde de sábado foi realizada a  Roda de lembranças com a comunidade local e após uma caminhada onde encontramos as irmãs do Mestre Vado, além da oportunidade de conhecer a popular Rua do Cordão.

“Quando você segue as pegadas dos mais velhos, aprende a caminhar como eles”. (Provérbio Africano). É assim que construimos uma politica antirracista quando colocamos as pessoas negras como sujeitos/as da sua própria história.

Para saber mais: @neabimocinha / neabimocinha.campusjaguarao@gmail.com