15 de Maio, Dia da Nakba / Extermínio em Gaza

No próximo dia 15, relembramos a Nakba, a catástrofe do povo palestino que completa 77 anos. Longe de ter chegado ao fim, a Nakba vive um novo e terrível episódio com o genocídio da população da Faixa de Gaza, levado a cabo pela política assassina do Estado facho-sionista de Israel. Um massacre amplamente registrado e divulgado pelas mídias, mas que pouco — ou nada — parece mobilizar em termos de atuação efetiva da política internacional.

São aproximadamente 100 mil feridos e 52 mil mortos, a grande maioria mulheres e crianças; bombardeios intencionais a hospitais, centros de saúde e postos de distribuição de suprimentos; assassinatos de jornalistas, médicos, socorristas e trabalhadores humanitários; o deslocamento forçado de 2 milhões de pessoas; e o bloqueio imposto pelo exército israelense, que impede a chegada de ajuda humanitária, como medicamentos, alimentos e água. Esta é a realidade brutal enfrentada pelo povo palestino na Faixa de Gaza desde setembro de 2023.

Neste 15 de maio, uma atividade conjunta do Laboratório de Estudos da História do Mundo Árabe e Islã (LEHMAI/UNIPAMPA – Curso de História/Jaguarão) e do Grupo de Análise Estratégica – Oriente Médio e África Muçulmana (GAE-OMAM/UNIPAMPA – Curso de Relações Internacionais/Sant’Ana do Livramento) busca apresentar à comunidade acadêmica da Universidade Federal do Pampa, por meio de instalações e exposições, um pouco da crueza dos fatos vivenciados por uma população civil indefesa, aprisionada no maior campo de extermínio que o mundo já conheceu.

VIII Seminário Integrado do GEESPA, com o Prof. Dr. Rafael Rosa da Silva: 12 de maio, 19h, no Auditório da Unipampa

Na agenda do 13 de maio, em que debatemos as resistências, os projetos de liberdade, de cidadania, e políticas de reparação ao povo negro, o Grupo de Estudos Sobre Escravidão e Pós-Abolição (GEESPA), convida para o VIII Seminário Integrado.
Trata-se de um evento tradicionalmente organizado pelo GEESPA, que chega a sua oitava edição, e que objetiva a troca de saberes com pesquisadores/as das áreas de estudos do Grupo.
Receberemos o professor e pesquisador, Dr. Rafael Rosa da Silva, que debaterá sua tese de doutorado defendida no Programa de Pós-Graduação em Antropologia da Universidade Federal Fluminense, intitulada “Entre Centros de Tradições Gaúchas e entidades carnavalescas: tradicionalismo gaúcho, racismo e as construções identitárias negras em Bagé/RS”.
A atividade, aberta a toda comunidade interna e externa à universidade, ocorrerá no dia 12 de maio, presencialmente, das 19h às 20:30h no auditório do campus Jaguarão. A participação é gratuita e serão confeccionados certificados.
VIII Seminário Integrado do GEESPA
Título: “Entre Centros de Tradições Gaúchas e entidades carnavalescas: tradicionalismo gaúcho, racismo e as construções identitárias negras em Bagé/RS”
Prof. Dr. Rafael Rosa da Silva
Dia: 12 de maio
Horário: 19h às 20:30h
Local: Auditório do campus Jaguarão