O GEESPA convida para seu próximo Debate Bibliográfico.
Será na próxima terça-feira, dia 5 de novembro, às 17:30h na sala 105. Debateremos a primeira parte do livro “Luciana Lealdina de Araújo e Maria Helena Vargas da Silveira: história de mulheres negras no pós-abolição do sul do Brasil”. Esta primeira parte, foca na trajetória de Luciana Lealdina de Araújo, que em 1901 fundou o Asylo São Benedicto, em Pelotas (RS), para o acolhimento de meninas negras, e também outra instituição com a mesma função em Bagé (RS), no ano de 1909.
O livro pode ser acessado no seguinte link: Personagens-do-pós-abolição-v2-Luciana-Lealdina-de-Araújo-e-Maria-Helena-Vargas-da-Silveira.pdf (uff.br) .
Leremos da página 11 até a 85.
No encontro do próximo mês, em dezembro, leremos e debateremos o restante do livro, sobre a trajetória de Maria Helena Vargas da Silveira.
Participem!
OLIVEIRA, Fernanda. Luciana Lealdina de Araújo e Maria Helena Vargas da Silveira: história de mulheres negras no pós-abolição do sul do brasil. Niterói: EdUFF, 2020. (Coleção Personagens do pós-abolição: trajetórias, e sentidos de liberdade no Brasil republicano, v. 2).