O LEHMAI convida todos/as a participarem do evento “Palestina: Infância em Terra sob Ocupação”.
As palestras serão realizadas online com transmissão pelo nosso canal do YouTube (Laboratório Mundo Árabe e Islã), entre os dias 28 e 30 de novembro.
O IV Simpósio de História Antiga e Medieval da Universidade Federal do Pampa (IV SHAM/UNIPAMPA), realizado em parceria entre o Laboratório de Pesquisas e Estudos em História Medieval (LAPEHME/UNIPAMPA) e o Grupo de Trabalho de História Antiga da ANPUH-RS (GTHA/ANPUH-RS), traz como temática os processos de marginalização e subalternização na Antiguidade e no Medievo, ponderando, as formas pelas quais a sociedade contemporânea se tornou herdeira desses processos de produção de alienação e exclusão de indivíduos e minorias. Objetiva-se abordar o marginal e o subalterno enquanto agentes históricos e enquanto temáticas historiográficas em construção, que esperam por problematizações em diversos recortes temporais e espaciais. Desde a antiguidade marginais e subalternos constituíram diferentes grupos proscritos e subjugados, sendo alvos de sentimentos de abjeção, ódio e indiferença, por parte da comunidade. Estereotipar pessoas com características de inferioridade e maldade, sempre foi uma constante necessidade para as estruturas de poder, que assumem o dever de controlar e, mesmo, extirpar estes indivíduos e grupos do seio da sociedade.
Seguindo a tradição dos eventos anteriores, as Inscrições de Comunicações não necessitam estar, obrigatoriamente, vinculadas à temática do IVSHAM. Serão aceitas Comunicações dos mais variados temas relacionados a Antiguidade e Medievo.
Para mais informações, consulte o site do evento: https://lapehmeunipampa.wixsite.com/ivsham
No próximo dia 10, sexta-feira, o Curso de História-Licenciatura, da Universidade Federal do Pampa, Campus Jaguarão, através de seu Laboratório de Estudos da História do Mundo Árabe e Islã (LEHMAI), realizará um Ato de Apoio a Causa Palestina – Por Uma Palestina Livre: Memórias e Histórias da Colonização. O Ato ocorrerá na sala 311, a partir das 17h30min, em formato híbrido, a participação poderá ser tanto presencial quanto online. Interessados a participarem online devem solicitar o atalho pela DM do Instagram ou pelo email do Laboratório: lab.mundoarabe@gmail.com Toda comunidade acadêmica do Campus Jaguarão e público externo estão convidados para participarem desse momento de solidariedade com o povo Palestino, que há 75 anos sofre opressão e desterro e que nos últimos dias tem sofrido o sistemático extermínio de sua população na Faixa de Gaza. Contaremos com a participação do Presidente da FEPAL (Federação Árabe Palestina do Brasil), Ualid Rabah, com relatos de memórias de integrantes da comunidade palestina jaguarense e com a apresentação de um contexto histórico sobre a ocupação e colonização do território da Palestina, por professores do Curso de História-Licenciatura de Jaguarão.