NOTA DO CURSO DE HISTÓRIA EM REPÚDIO À DEMISSÃO DA PROFESSORA LETÍCIA DE FARIA FERREIRA

O colegiado do Curso de Licenciatura em História da Universidade Federal do Pampa, Campus Jaguarão, vem por meio desta manifestar seu repúdio à demissão, ocorrida no último dia 12 de janeiro de 2022, da professora Letícia de Faria Ferreira, fruto de um processo administrativo depois de a docente denunciar irregularidades em um concurso público ocorrido em 2015.
Primeiramente queremos expressar nosso apoio à professora e afirmar a idoneidade de seu caráter, ressaltar a importância de suas contribuições como docente e pesquisadora no âmbito da universidade. Sua demissão não apenas tomou o colegiado do curso de surpresa – que não recebeu qualquer aviso da reitoria -, mas também se deu no período de recesso em meio ao semestre letivo, interrompendo assimsuas atividades de ensino e pesquisa, ameaçando causar perdas irreparáveis no processo de ensino e aprendizagem dos e das discentes com que estava envolvida. Salientamos que o Curso de Licenciatura em História há anos sofre com a falta de docentes para compor o seu quadro completo de modo a contemplar todos os componentes curriculares de sua grade. A demissão da professora , além de tudo, onera, portanto, a qualidade do ensino oferecido pela instituição, através da consequente precarização do trabalho do colegiado como um todo. Adiantamos que não temos condições e não iremos, por conseguinte, substituir a colega em seus encargos docentes.
No presente momento, o colegiado do curso se encontra paralisado junto com as demais categorias do campus, de acordo com a decisão tomada na plenária da noite do dia 18 de janeiro de 2022, que demanda a imediata revogação da portaria de demissão da professora e uma audiência presencial do reitor com a Direção do Campus Jaguarão e a Coordenação do Curso de História.
Consideramos inaceitável a demissão de nossa colega Leticia Faria Ferreira, e exigimos a imediata revogação deste ato!

Jaguarão, 19 de janeiro de 2022