O curso de Engenharia Mecânica da Universidade Federal do Pampa é o melhor da Região Sul, conforme a avaliação do Conceito Preliminar de Curso (CPC) divulgado nesta semana pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Anísio Teixeira (INEP). Com conceito contínuo 4,097 e conceito CPC 5, o bacharelado também é o segundo colocado no âmbito nacional, muito perto do Instituto Militar de Engenharia (IME).
Trata-se de um excelente resultado para o curso e para a UNIPAMPA, pois, embora seja ainda novo (a primeira turma ingressou em 2009), o curso já se encontra muito bem posicionado no cenário nacional, não devendo em nada para os cursos mais tradicionais do país. Uma conquista como esta mostra que o curso vem trilhando o caminho certo e serve de motivação para todos os envolvidos: alunos, professores, técnicos e terceirizados. Estes são os agentes que tornam um resultado como esse possível.
O engenheiro mecânico formado pela Unipampa adquire um perfil e uma base de conhecimentos generalista. A ideia é preparar um profissional capacitado para atuação em qualquer setor. Com a base generalista, fica mais fácil também buscar saberes em especialidades como as requeridas pelos setores automotivo, aeronáutico e petroquímico, por exemplo, além do aperfeiçoamento acadêmico via pós-graduação.