Foi realizada de 22 a 24 de julho, no Kartódromo de Interlagos, a 7ª Maratona Universitária da Eficiência Energética, uma competição muito diferente das tradicionais, onde o que importa é o menor consumo e o uso de soluções ecologicamente corretas na construção dos carros. Com 35 equipes, o evento reuniu professores e estudantes de 17 universidades de São Paulo, Minas Gerais, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Os cursos são os mais variados, desde design e matemática até tecnologia mecânica e muitas especialidades de engenharia. A equipe vencedora de 2010 na categoria gasolina foi a UFSM, com a marca de 284,248 km/l. Na categoria etanol venceu a equipe da Anhembi-Morumbi com a marca de 140,047 km/l. Na categoria de carro elétrico o carro do Instituto Mauá de Tecnologia conseguiu rodar 14,578 km, ou 18 voltas do kartódromo, com a carga de 4Ah da bateria, praticamente o dobro do segundo colocado. Os resultados foram inferiores aos obtidos na 6ª Maratona (2009) devido a mudanças nas regras para a edição de 2010. Regulamento da Prova Os protótipos a gasolina e etanol que competem na Maratona da Eficiência têm direito a três tentativas para estabelecer a sua marca de consumo, com 12 voltas cada. A classificação final considera o melhor resultado alcançado, desde que mantenham uma velocidade média mínima de 24 km/h. Na categoria elétrico, os veículos recebem uma bateria padrão (12V 4Ah) em cada uma das três saídas. O campeão será aquele que completar mais voltas com uma velocidade média mínima de 15 km/h. A distância total percorrida é usada como critério de desempate. Carros e Motores para os Campeões Com patrocínio da Fiat, FPT Powertrain Technologies e NSK Rolamentos, além de apoio técnico da Heliar e VZAN, a 7ª Maratona Universitária da Eficiência Energética premia as duas universidades que alcançaram o menor consumo (em cada categoria) com carros da Fiat Automóveis para uso didático. As terceiras colocadas ganham três motores da FPT. É o evento universitário brasileiro com a melhor premiação. No total, são distribuídos seis veículos e nove motores entre as instituições vencedoras. Fontes: http://www.motonauta.com.br/?p=8897 http://www.maratonadaeficiencia.com.br/eficienciaenergetica.htm
- INÍCIO
- O CURSO
- BOLSAS
- ESTÁGIOS
- INFRAESTRUTURA
- CONTATOS
- DOCENTES
- Ciclo Básico e Colaboradores
- Aldoni Gabriel Wiedenhöft
- Alexandre Silva de Oliveira
- Alexandre Urbano Hoffmann
- Gustavo Fuhr Santiago
- Leandro Antônio Thesing
- Leandro Ferreira Friedrich
- Marco Antônio Durlo Tier
- Maurício Paz França
- Cristian Pohl Meinhardt
- Tonilson de Souza Rosendo
- Vicente Bergamini Puglia
- Adriano Roberto da Silva Carotenuto
- EVENTOS
- PROJETOS
- Download