Engenharia de Produção obteve a acreditação pelo Sistema Arcu-sul

O curso de Engenharia de Produção da Unipampa, localizado no campus de Bagé, obteve a acreditação pelo reconhecido Sistema de Acreditação Regional de Cursos Universitários do Mercosul (Arcu-sul). O Arcu-sul, que busca assegurar os padrões de excelência dos cursos, fundamenta-se em critérios que abrangem desde a estrutura e administração institucional até as políticas educacionais, projetos de pesquisa, ensino e extensão, o projeto pedagógico e a inserção profissional dos graduados.

No Brasil, a responsabilidade pela condução do Arcu-sul é atribuída ao Inep. Além do Brasil, participam desse sistema países como Argentina, Paraguai, Uruguai, Bolívia, Chile, Colômbia, Equador e Peru. Os benefícios advindos da credenciação incluem:
  • Oferta de intercâmbio e mobilidade acadêmica em programas específicos;
  • Simplificação do processo de revalidação do diploma nos países participantes;
  • Reconhecimento da qualidade do curso em esferas nacional e internacional.
Para o curso de Engenharia de Produção, a avaliação foi conduzida de 23 a 27 de outubro de 2023 por uma comissão composta por representantes do Brasil, Colômbia e Bolívia. Durante esse período, uma análise criteriosa de documentos foi realizada, e membros do corpo docente, técnicos, estudantes, ex-alunos e empresários foram consultados a respeito dos critérios de qualidade.
Importante ressaltar que o processo de acreditação é contínuo, com convocações periódicas, e que a credenciação concedida tem validade de seis anos. Para mais informações sobre o Sistema Arcu-sul, os interessados podem acessar o site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep): ARCU-SUL — Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira | Inep (www.gov.br).