Espaço do aluno

início > espaço do aluno

Perfil do Egresso


Conforme consta no seu Projeto Institucional, a UNIPAMPA, o perfil desejado para o egresso do curso de Engenharia de Produção, é um profissional com sólida formação acadêmica generalista e humanista, conscientes das suas exigências éticas e de sua relevância pública e social, apto de colocar em prática os conhecimentos, habilidades e valores adquiridos na vida universitária e de inseri-los em seus respectivos contextos profissionais de forma autônoma, solidária, crítica, reflexiva e comprometida com o desenvolvimento local, regional e nacional, objetivando a construção de uma sociedade justa e democrática. Cabe ao curso materializar, a partir da concepção e execução dos seus projetos pedagógicos, o perfil de egresso almejado pela instituição.

Para atingir o Perfil do Egresso proposto pelo Projeto Institucional da UNIPAMPA, o curso de Engenharia de Produção, através de sua matriz curricular, busca assegurar o desenvolvimento das competências profissionais em todas as áreas e subáreas sugeridas pela ABEPRO (Associação Brasileira de Engenharia de Produção), a fim de dotá-lo de capacidade para planejar e gerenciar:

  • Sistemas produtivos, competência desenvolvida em componentes curriculares associadas à área de Engenharia dos Processos Físicos de Produção;
  • Sistemas de qualidade, competência desenvolvida em componentes curriculares associadas à área de Engenharia da Qualidade;
  • Saúde, segurança e organização do trabalho, competência desenvolvida em componentes curriculares associadas à área de Ergonomia;
  • Ferramental matemático e estatístico para modelar sistemas de produção e auxiliar na tomada de decisões, competência desenvolvida em componentes curriculares associadas à área de Pesquisa Operacional;
  • Melhorias nos aspectos organizacionais através do desenvolvimento de estratégias empresariais de médio e longo prazo, competência desenvolvida em componentes curriculares associadas às áreas de Engenharia Organizacional;
  • Economicamente sistemas produtivos através da gestão de custos e gestão econômica, de investimentos e de riscos, competência desenvolvida nas componentes curriculares associadas à área de Engenharia Econômica;
  • O desenvolvimento e melhoria de produtos, competência desenvolvida nas componentes curriculares associadas às áreas de Engenharia Organizacional e Engenharia dos Processos Físicos de Produção;
  • Melhorias organizacionais com base na gestão da informação e utilização de tecnologias adequadas, competência desenvolvida em componentes curriculares associadas às áreas de Engenharia Organizacional;
  • A inter-relação dos sistemas de produção com o meio ambiente, tanto no que se refere à utilização dos recursos escassos quanto à disposição final dos resíduos e rejeitos, atento à sustentabilidade, competência desenvolvida em componentes curriculares associadas à área de Engenharia dos Processos Físicos de Produção.

As competências descritas acima têm correspondência direta com as seis áreas ou
subáreas de conhecimento principais sugeridas pela ABEPRO

 

topo