Engenharia de Produção | Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA – Campus Bagé)

Oportunidade de bolsa de apoio à Gestão Acadêmica

Foi aberta a Chamada Interna Prograd nº1/2024 de seleção de bolsistas para o desenvolvimento de ações de apoio à gestão acadêmica. Há uma vaga disponível para atuar junto a Coordenação do Curso de Engenharia de Produção:

Vaga: 12 horas semanais.

Valor da bolsa: R$300,00.

Vigência: de abril a dezembro de 2024.

Inscrições: até 07/04, pelo sistema GURI.

Para mais informações acesse a Chamada Interna.

Acolhida discente do curso de Engenharia de Produção é marcada por experiências inspiradoras

No dia 22 de março, às 18h45min, o auditório do campus Bagé foi o local de um evento importante para os estudantes de Engenharia de Produção. Com a participação de 64 discentes, a acolhida contou com uma série de apresentações e compartilhamento de experiências que prometem guiar os alunos em sua jornada acadêmica e profissional.

O professor Cláudio Albano deu início ao evento, recebendo os presentes e anunciando uma notícia de grande importância: o curso foi acreditado no sistema Arcu-sul, um reconhecimento que reforça a qualidade acadêmica.

Egressas convidadas e professores do curso

Em seguida, os discentes Emanuel Golçalves, Luarny Xavier e Pedro Inocencio tomaram a palavra para apresentar o Diretório Acadêmico e a Empresa Jr SGPampa, duas importantes atividades extracurriculares que oferecem oportunidades de aprendizado prático e interações profissionais.

Mas o ponto alto da noite foi a participação das egressas Marcella Torres, Thayse Mello e Vitória Affonso, que compartilharam suas vivências acadêmicas e trajetórias profissionais. Com histórias inspiradoras, elas ofereceram visões valiosas sobre a carreira e o mercado de trabalho, demonstrando as diversas possibilidades que se abrem para os futuros engenheiros de produção. A conversa foi mediada pelo professor Maurício Carvalho, que estimulou o diálogo entre as egressas e os estudantes, proporcionando um ambiente rico em troca de conhecimento e experiências.

Os discentes do curso entregaram lembranças às egressas, agradecendo o compartilhamento de suas experiências.

Ao final do evento, os participantes saíram com uma visão mais ampla sobre o curso e suas perspectivas futuras.

Estágio Supervisionado junto à Coordenação do curso de Engenharia de Produção

A Coordenação do curso de Engenharia de Produção está ofertando uma vaga de estágio supervisionado obrigatório, por meio da Chamada Interna nº50/2024. As atividades atribuídas ao estagiário são:

a) identificar e mapear os processos em que o curso está envolvido.

b) Modelar e documentar os processos.

c) Planejar e criar indicadores de desempenho para o curso.

Prazo de inscrição: 01/04/24

Local: http://inscricoes.unipampa.edu.br

Mais informações na Chamada Interna.

 

Acolhida discente 2024/01

No próximo dia 22 de março, às 18h45min, no auditório do Campus Bagé, será realizado um evento imperdível para a comunidade acadêmica: a Acolhida Discente do Curso de Engenharia de Produção. Estudantes, professores e interessados estão convidados a participar desse momento de integração e aprendizado.

Com o intuito de promover uma troca de experiências, o evento contará com a presença de egressas do curso, que hoje atuam em diversas áreas da Engenharia de Produção. Essas profissionais compartilharão suas vivências e trajetórias, oferecendo conhecimentos valiosos para os estudantes que estão dando os primeiros passos nessa carreira promissora.

Além disso, a Acolhida Discente também oferecerá uma oportunidade única para os participantes. Serão fornecidos atestados de horas complementares de graduação (ACGs), reconhecendo o valor da presença e participação ativa nesse evento.

A roda de conversa prevista para o encontro promete ser um espaço de diálogo aberto e inspirador, onde questões pertinentes ao campo da Engenharia de Produção serão discutidas e esclarecidas. Desde desafios do mercado de trabalho até oportunidades de pesquisa e desenvolvimento, todos os aspectos dessa área tão dinâmica serão abordados.

Portanto, fica o convite para toda a comunidade acadêmica se fazer presente nesse momento. A Acolhida Discente do Curso de Engenharia de Produção é uma oportunidade única para ampliar horizontes, fazer contatos e se inspirar com histórias de sucesso. Contamos com a sua presença!

Detalhes do Evento:

  • Data: 22 de março de 2024
  • Horário: 18h45min
  • Local: Auditório do Campus Bagé

Engenharia de Produção obteve a acreditação pelo Sistema Arcu-sul

O curso de Engenharia de Produção da Unipampa, localizado no campus de Bagé, obteve a acreditação pelo reconhecido Sistema de Acreditação Regional de Cursos Universitários do Mercosul (Arcu-sul). O Arcu-sul, que busca assegurar os padrões de excelência dos cursos, fundamenta-se em critérios que abrangem desde a estrutura e administração institucional até as políticas educacionais, projetos de pesquisa, ensino e extensão, o projeto pedagógico e a inserção profissional dos graduados.

No Brasil, a responsabilidade pela condução do Arcu-sul é atribuída ao Inep. Além do Brasil, participam desse sistema países como Argentina, Paraguai, Uruguai, Bolívia, Chile, Colômbia, Equador e Peru. Os benefícios advindos da credenciação incluem:
  • Oferta de intercâmbio e mobilidade acadêmica em programas específicos;
  • Simplificação do processo de revalidação do diploma nos países participantes;
  • Reconhecimento da qualidade do curso em esferas nacional e internacional.
Para o curso de Engenharia de Produção, a avaliação foi conduzida de 23 a 27 de outubro de 2023 por uma comissão composta por representantes do Brasil, Colômbia e Bolívia. Durante esse período, uma análise criteriosa de documentos foi realizada, e membros do corpo docente, técnicos, estudantes, ex-alunos e empresários foram consultados a respeito dos critérios de qualidade.
Importante ressaltar que o processo de acreditação é contínuo, com convocações periódicas, e que a credenciação concedida tem validade de seis anos. Para mais informações sobre o Sistema Arcu-sul, os interessados podem acessar o site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep): ARCU-SUL — Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira | Inep (www.gov.br).