Infraestrutura física | Engenharia de Produção

Infraestrutura física

início > o curso > infraestrutura física

Infraestrutura Atual

Na estrutura atual, o campus conta com salas de aula, auditório, biblioteca, laboratórios de informática, física, química, desenho, sala da secretaria acadêmica, sala da secretaria administrativa, gabinete de professores, sala da direção, almoxarifado, copa e banheiros.
Em particular, o Curso de Engenharia de Produção faz uso, para atividades práticas de disciplinas específicas, do Laboratório de Ergonomia e Segurança Industrial (LABESI), Laboratório de Metrologia (LaMet), Laboratório de Ensaio Mecânicos (LABEM), Laboratório de Processos de Fabricação (LaFa), Laboratório de Automação Industrial, Laboratório de Sistemas e Simulação Computacional, Laboratório de Projeto de Produto e Laboratório de Sistemas Produtivos.

Laboratório de Automação Industrial

OBJETIVO: Neste laboratório estão concentrados diversos equipamentos e tecnologias, de modo a recriar, de forma didática, um ambiente muito similar ao encontrado nas empresas da região, porém com tecnologia de ponta em termos de Automação e de Controle de Processos.

JUSTIFICATIVA: Neste laboratório são desenvolvidas aulas práticas e teórico-práticas da disciplina de Automação de Processos Industriais, envolvendo montagens, testes, medições e avaliações de dispositivos, equipamentos e sistemas de uso industrial.

Laboratório de Projeto de Produto

OBJETIVO: Desenvolver práticas relacionadas ao uso de metodologias e técnicas utilizadas para a concepção e desenvolvimento de produtos industriais e de serviços. Permitir aos acadêmicos um aprendizado na definição das necessidades e requisitos que devem ser satisfeitos a partir do projeto de produto; estabelecendo prioridades e valores para os requisitos definidos; propondo soluções alternativas para atender às necessidades especificadas; analisando e valorando as alternativas propostas, selecionando aquela que melhor atende aos critérios explicitados; produzindo modelos ou mock-up da solução escolhida e identificando os princípios básicos subjacentes às diversas teorias do design.

JUSTIFICATIVA: Conforme a grade do curso de Engenharia de Produção esse laboratório estará apoiando as atividades de ensino para as seguintes disciplinas: Engenharia do Produto I e II que contabilizam 50 alunos por semestre.

Laboratório de Sistemas de Informação e Simulação Computacional

OBJETIVO: Suportar atividades pedagógicas destinadas ao ensino de conteúdos profissionalizantes específicos que necessitem do uso de softwares computacionais.

JUSTIFICATIVA: o curso de Engenharia de Produção faz uso de ferramentas computacionais específicos em diversas áreas. Sendo assim, para que os alunos desenvolvam as competências necessárias para o exercício da profissão é necessário a interação com tais ferramentas. Estando de acordo com as recomendações da Associação Brasileira de Engenharia de Produção (ABEPRO, 2008), os conteúdos profissionalizantes específicos atendidos por este laboratório são: Pesquisa Operacional, Simulação, Engenharia Econômica, Projeto de Fábrica e Layout, Custos da Produção, Controle Estatístico de Processos, Planejamento e Controle da Produção, Sistemas de Informação, Modelagem da Informação e Logística. Sendo estimada uma média de 150 alunos por semestre com uma carga horária média de 17 horas-aula por semana.

Laboratório de Ergonomia e Segurança Industrial (LABESI)

OBJETIVO: Este laboratório tem por objetivo trazer amparo a atividade de ensino, pesquisa e extensão. Referente ao ensino, o mesmo deverá suportar atividades pedagógicas destinadas ao ensino de conteúdos e práticas relacionadas com medições físicas de avaliação de adequação biomecânica do trabalho, organização do trabalho e de conforto ambiental, estudo de métodos e utilização de equipamentos de proteção individual e coletiva. No que tange à pesquisa este laboratório deverá amparar por meio de espaço físico e operacional o desenvolvimento de pesquisas que possuam como mote a melhoria das condições do homem em seu ambiente de trabalho. Agrega-se neste âmbito ainda pesquisas com o intuito de melhorias das práticas que englobam a interação do homem com seu ambiente, mesmo que este não seja o local de trabalho. A extensão é tratada no laboratório por meio de atividades que envolvam a aproximação com a comunidade local e inserção da universidade na região.

JUSTIFICATIVA: O LABESI atende um importante eixo temático no curso de Engenharia de Produção, o qual se relaciona com a condição do homem em  seu ambiente laboral, seja pela segurança nas atividades diárias, seja pela saúde pessoal em seu sentido mais amplo. Assim, o laboratório justifica-se por abranger campos de conhecimento que englobam a interface do homem com seu ambiente de trabalho e sócio técnico. O laboratório permite, conforme a grade do curso de Engenharia de Produção, apoiar as atividades de ensino para as seguintes disciplinas: Ergonomia I, Ergonomia II, Segurança Industrial e disciplinas correlacionadas, como é o caso das disciplinas Engenharia do Produto I, Engenharia do Produto II. Sendo estimado uma média de 150 alunos por semestre.

Laboratório de Metrologia – LaMet

OBJETIVOS: O Laboratório de Metrologia do campus Bagé da UNIPAMPA tem como objetivo geral atender as necessidades do curso de Engenharia de Produção no que tange ao ensino, pesquisa e extensão.
Como objetivos específicos cita-se:
– Dar suporte às atividades didático-pedagógicas dos componentes curriculares dos programas de ensino do curso de Engenharia de Produção;
– Apoiar as atividades de pesquisa;
– Dar suporte as atividades de extensão, no atendimento das necessidades da comunidade, em especial as empresas do ramo metal-mecânico;
– Prestar atendimento às empresas em termos de serviços técnicos e especializados, quando solicitado.

JUSTIFICATIVA: A medição é uma operação antiquíssima e de fundamental importância para diversas atividades do ser humano. Medir é uma forma de descrever o mundo.
A Ciência utiliza amplamente os instrumentos da metrologia para o conhecimento amplo sobre um processo ou fenômeno investigado tanto nas atividades experimentais, que em grande parte envolvem resultados quantitativos de experimentos, quanto na criação, desenvolvimento e verificação de teorias e modelos científicos.
As grandes descobertas científicas, as grandes teorias clássicas foram, e ainda são formuladas a partir de observações experimentais. A descrição das quantidades envolvidas em cada processo ou fenômeno físico se dá através da medição.
A necessidade pela busca da competitividade nacional e internacional tem exigido em todos os mercados o aumento da qualidade dos produtos e serviços prestados. Nos dias de hoje é impossível pensar em qualidade sem lembrar-se da metrologia. A Metrologia é a ciência da medição. Abrange todos os aspectos teóricos e práticos relativos às medições, qualquer que seja a incerteza em quaisquer campos da ciência e tecnologia.
É através da medição do desempenho de um sistema que se avalia e realimenta o seu aperfeiçoamento. A qualidade, a segurança, o controle de um elemento ou processo é sempre assegurada através de uma operação de metrológica.

Laboratório de Ensaios Mecânicos – LABEM

OBJETIVOS: O Laboratório de Ensaios Mecânicos do campus Bagé da UNIPAMPA tem como objetivo geral atender as necessidades do curso de Engenharia de Produção no que tange ao ensino, pesquisa e extensão, sendo ainda uma referência em tecnologia para as empresas da região.
Como objetivos específicos têm-se:
– No âmbito do Ensino, dar suporte às atividades didático-pedagógicas das componentes curriculares dos programas de ensino do curso de Engenharia de Produção;
– Na Pesquisa, dar suporte às atividades de pesquisa no âmbito da UNIPAMPA
– Dar suporte as atividades de extensão, no atendimento das necessidades da comunidade e, em especial, as empresas do ramo metal-mecânico;
– Prestar atendimento às empresas em termos de serviços técnicos e especializados, quando solicitado.

JUSTIFICATIVA: O Laboratório de Ensaios Mecânicos na UNIPAMPA campus Bagé justifica-se pela necessidade de atendimento do curso de Engenharia de Produção nos níveis de ensino, pesquisa e extensão. Neste Laboratório, o aluno poderá visualizar e praticar os ensaios de tração, compressão, flexão, impacto entre outros para avaliação das propriedades dos materiais.

Laboratório de Processos de Fabricação – LaFa

OBJETIVOS: O Laboratório de Fabricação do campus Bagé da UNIPAMPA tem como objetivo geral atender as necessidades do curso de Engenharia de Produção no que tange ao ensino, pesquisa e extensão, constituindo-se numa referência em tecnologia para as empresas do ramo metal-mecânico da região.
Como objetivos específicos cita-se:
– Dar suporte às atividades didático-pedagógicas dos componentes curriculares dos programas de ensino do curso de Engenharia de Produção;
– Apoiar às atividades de pesquisa no âmbito da UNIPAMPA, procurando parceria com a comunidade regional;
– Implementar as atividades de extensão, no atendimento às necessidades da comunidade, em especial, as empresas do ramo metal-mecânico;
– Prestar atendimento às empresas em termos de serviços técnicos e especializados, quando solicitado.

JUSTIFICATIVA: Fabricação pode ser definida como o ato de transformar matérias-primas em produtos acabados através de diversos processos, seguindo planos bem organizados. Dentre os vários processos de fabricação na indústria metal-mecânica, que possuem grande importância econômica e tecnológica na cadeia de produção, destacam-se os processos de usinagem, soldagem, conformação mecânica, etc., importantes tanto na fabricação de componentes para equipamentos e máquinas como em produtos acabados.
Uma visão geral do assunto e o acompanhamento da evolução proporcionada pelo desenvolvimento da tecnologia são de fundamental importância para o profissional que atua na área industrial. O entendimento desde os princípios e fenômenos físicos envolvidos, da dinâmica dos processos aos princípios de funcionamento e o conhecimento das possibilidades de aplicação de equipamentos, máquinas e acessórios, são ferramentas importantes no auxílio à tomada de decisões rápidas e que gerem bons resultados.

Laboratório de Sistemas Produtivos

OBJETIVO: Disponibilizar aos alunos um espaço para interagir de forma concreta com o estado da arte em sistemas produtivos. Neste espaço, proporciona-se ao aluno atividades práticas relacionadas ao trabalho em equipe, resolução de problemas e melhoria de processos num contexto similar ao encontrado em empresas competitivas internacionalmente.

JUSTIFICATIVA: Este espaço é uma forma de superar a carência de exemplos de boas práticas na indústria da região. A vivência de situações típicas das empresas de alta competitividade é fundamental para a formação de um profissional qualificado. Estas experiências contribuirão diretamente no desenvolvimento das competências abordadas nas disciplinas de Sistemas produtivos I e II, Planejamento e Controle da Produção I e II e Projeto e Layout de Fábrica. Ainda, este laboratório é fundamental para atividades de extensão, junto a empresas e escolas, por exemplo, visto que neste espaço é possível ilustrar o objeto de estudo da Engenharia de Produção e as atividades típicas deste profissional.
.
CONHEÇA NOSSO RESPONSÁVEL PELOS LABORATÓRIO
Técnico Responsável pelos Laboratórios: MOZER CARDOSO BOTELHO
Formação: É formado em Técnico em Mecânica Industrial pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul-rio-grandense (2010) e Bacharel em Direito na Universidade da Região da Campanha (2018). Pós Graduado em Gestão Pública pela FAEL.
Currículo lattes: http://lattes.cnpq.br/0547070837886852
Local de atuação: Atualmente o técnico atende as salas 1112 e 1113, correspondendo respectivamente ao Laboratório de Processos de Fabricação – LaFa e Laboratório de Metrologia e Ensaios Mecânicos – LAMet.
Técnico Responsável pelos Laboratórios: RUI ROSA DE MORAIS JUNIOR
Formação: É formado em Técnico em Mecânica Industrial na Escola Estadual de Ensino Médio Frei Plácido, Bacharel em Engenharia de Produção na Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA) e Mestre em Engenheira Mecânica na Universidade Federal do Rio Grande (FURG).
Currículo lattes: http://lattes.cnpq.br/2654812191364057
Local de atuação: Atualmente o técnico atende as salas 1112 e 1113, correspondendo respectivamente ao Laboratório de Processos de Fabricação – LaFa e Laboratório de Metrologia e Ensaios Mecânicos – LAMet.