Pesquisa | Tecnologia em Aquicultura

Pesquisa

As atividades de Pesquisa têm como objetivo melhorar gradativamente a sistemática de formação do jovem pesquisador. Estas ações englobam o aprimoramento da elaboração dos projetos, relatórios, redação final da monografia ou artigo científico. Na disciplina “Elaboração de Projetos”, o acadêmico será estimulado a definir um projeto de pesquisa e a procurar orientação científica entre os docentes do curso. Também fazem parte das atividades dessa etapa a realização de pesquisa bibliográfica e redação e defesa do projeto elaborado.

Na disciplina “Prática em Pesquisa e Profissionalizante I”, o acadêmico deverá colocar em prática seu projeto e receberá formação sobre formas de divulgação científica. Ao final desta etapa, os alunos devem entregar um relatório com os resultados parciais obtidos. Na disciplina “Prática em Pesquisa e Profissionalizante II”, o acadêmico deverá finalizar suas horas de pesquisa e redigir e defender seu TCC. Os resultados devem ser escritos na forma de  Monografia ou de Artigo Estendido.  A Monografia consiste na redação do trabalho, em língua portuguesa, dividido nas seções de Introdução, Objetivos, Material e Métodos, Resultados e Discussão e Bibliografia segundo modelo sugerido pela Comissão de Curso. O Artigo Estendido compreende uma contextualização , escrita em língua portuguesa, resultante da pesquisa bibliográfica sobre o assunto, seguida da redação do artigo preparado a partir dos dados obtidos, segundo as normas para publicação em revista científica conhecida, e terminando com  suas considerações finais sobre a realização do trabalho e toda  Bibliografia utilizada, também escrita em língua portuguesa. As normas da revista escolhida devem ser anexadas ao final do trabalho.

O aluno deve optar por uma destas duas estruturas para redigir os dados. Esta disciplina será avaliada por uma Banca Examinadora, constituída pelo Professor Orientador  e por dois professores designados pelo coordenador das atividades de pesquisa, preferencialmente de área afim, podendo ser convidado docentes externos à UNIPAMPA. Os Acadêmicos deverão entregar quatro cópias do trabalho,  impressas  em meio digital  com, no mínimo, 14 (quatorze) dias de antecedência da data da apresentação, devidamente assinadas pelo autor e orientador (es). Os professores atribuirão uma nota de 0 a 10, de cuja média resultará a nota da disciplina. As correções e alterações sugeridas pela banca, quando for o caso, deverão ser efetuadas no prazo de 10 dias após a defesa e entregues três exemplares originais encadernados, não estando incluídos os exemplares do aluno e orientador (es). Somente após a entrega final será atribuída a nota da disciplina.